‘Establishment’ democrata em alerta com avanço de Sanders

Contudo, hipótese de fraca elegibilidade contrasta com os resultados apresentados nas prévias democratas até o momento

Bernie Sanders, senador de Vermont e considerado favorito para vencer a prévia democrata para a disputa presidencial nos Estados Unidos. Foto: Reprodução

Jornal GGN – A trajetória do senador Bernie Sanders dentro das primárias democratas acendeu o alerta tanto entre seus rivais como dentro do establishment do Partido Democrata, por conta do temor de um candidato de viés mais à esquerda favoreça a reeleição do republicano Donald Trump em um país que associa o socialismo ao comunismo.

Segundo o jornal El País, sempre que Sanders é lembrado em entrevista ou debate sobre seu socialismo, apressa-se em acrescentar o adendo de “democrata”, ou seja, que é um social-democrata. Em outras palavras: nos Estados Unidos, o tabu de se falar a respeito do socialismo ainda existe mesmo entre progressistas.

“Alguns democratas temem que, diante da alternativa de mais quatro anos de Trump ou uma alternativa à esquerda, os eleitores não só reelegerão Trump como também devolverão o controle do Congresso ao seu partido”, escreveu Kyle Kondik, do Centro de Política da Universidade da Virgínia, em um artigo publicado no The New York Times. Nenhum dos 46 distritos eleitorais que seus pesquisadores consideram estar em jogo em novembro apoia Sanders.

Entretanto, a hipótese da fraca elegibilidade de Sanders contra Trump é contraposta com os resultados obtidos até o momento: o senador ganhou com folga no caucus mais importante até agora, o de Nevada, e sai vencedor nas pesquisas em que enfrenta Trump.

Além disso, a capacidade que os eleitores atribuem a um candidato para derrotar o rival na eleição geral melhora também à medida que vão saindo resultados positivos. Na pesquisa Reuters/Ipsos da semana passada, 26% dos democratas consideravam Sanders como o mais preparado para vencer Trump, seguido de Mike Bloomberg (20%).

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador