Estados Unidos? China? Para militares brasileiros, a França é a ameaça

Teorias da elite militar vão da guerra pela Amazônia até terror no Rock in Rio; embaixada francesa no Brasil elogia “imaginação sem limites” de minuta

Foto: Reprodução

Jornal GGN – Estados Unidos? China? Nada disso. A elite militar brasileira considera a França como principal fonte de ameaça estratégica para o país nos próximos 20 anos.

Minuta acessada pelo jornal Folha de São Paulo foi elaborada a partir de entrevistas realizadas no segundo semestre de 2019, e ajuda a embasar a revisão da Estratégia Nacional de Defesa, que está em andamento e deve ser encaminhada ao Congresso até junho.

O texto de 45 páginas apresenta considerações geopolíticas realistas, mas algumas hipóteses delirantes, que vão da instalação de bases norte-americanas no Brasil, passando por guerras e até o ataque com vírus contra o Rock in Rio de 2039.

A França foi a única ameaça constante em todo o levantamento, por conta do embate recente entre os presidentes Jair Bolsonaro e Emmanuel Macron no segundo semestre de 2019, quando a autoridade francesa sugeriu a internacionalização da Amazônia para enfrentar os incêndios na região.

Porém, a minuta ignora que a França é a principal parceira militar do Brasil, e que o país possui um amplo acordo para a produção de submarinos e helicópteros.

Diante da repercussão de tal minuta, a Embaixada Francesa no Brasil divulgou uma nota em suas redes sociais onde saúdam “a imaginação sem limites dos autores desse relatório”.

“O fato é que o Brasil é o nosso principal parceiro estratégico na América Latina e que a França conserva, há décadas, relações de cooperação diárias, estreitas e amigáveis com as Forças Armadas brasileiras”, pontua a entidade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Influentes, Pastor Everaldo e Peixoto disputaram "feudos" no governo Witzel

15 comentários

  1. Esses são os nossos oficiais de alta patente.
    Tá explicada o apoio a um carniceiro chefe de milícias para a presidência.
    Se reunissem um bando de recrutas zeros o relatório seria mais realista.

    10
  2. Como um documento deste vaza ?!
    Não acho esta analise totalmente incorreta , pois conheço pouco este assunto e a mídia mostra pouco deste região ultramarina da França.

    2
    10
  3. Parasitas ,nesta o Guedes acertou. Militares são parasitas , e patéticos. O que fazem? É preciso dizer ,alardear ,publicar a sua utilidade pública. Sonham com uma guerra de verdade ,que nunca virá ,enquanto isso ,catam folhas e aparam gramas ,quando não estão em uma Missão Impossível ,no Haiti ,onde cometeram barbaridades ,como massacre e o absurdo de engravidar Haitianas menores de idade ,e as abandonarem. Agora ,depois de ¨afinarem¨contra a Venezuela ,quando o Vladimir Putin rosnou ,elegem a França a milhares de Kms , como inimigo mortal . Como se não bastasse ,foram no ¨heróico¨kkk…resgate de 36 brasileiros na China . Elegeram 52 Militares em dois aviões ,para este ato de bravura . Certamente entraram para os anais da história ,e na certa serão condecorados ,com medalhas e banda de coreto . O prêmio será a aposentadoria compulsória . Eis ai Guedes ,os seus PARASITAS !!!

    12
  4. Estão espalhando que as escolas militares promovem uma boa formação técnica e intelectual: eis aí um bom exemplo do que elas produzem!!! Outro exemplo é o próprio Bolsonaro!!! Outro ainda, o tal Gal. Heleno.

    11
  5. Com essas ” INTELIGÊNCIAS” como defensores armados do Brasil certamente estamos condenado à derrota no caso de uma guerra com a Bolívia ou Paraguai.

  6. Sou funcionário público estadual, tenho 69 anos de idade, 49 anos de serviço público, trabalho pelo menos 14 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive quando tiro férias para receber o um terço salarial, todos os dias das 7 da manhã até meia-noite (e a prova disso é que cada recibo de dispensação de medicamentos que digito sai com dia e hora e minuto e segundos da digitação), faço isto (trabalhar muito mais horas do que é minha obrigação) sem que ninguém me peça isto mas sim porque faço questão de ser útil para a população atendida com recebimento de medicamentos de alto custo. Não recebo sequer um centavo a mais do que meus vencimentos mensais por trabalhar mais do que minha obrigação. E a única resposta que tenho a dar ao cafajeste Guedes é esta: VÁ PARA A PUTA QUE O PARIU, SEU ESTRUME FILHO DA PUTA…E SAIBA: NÃO APAREÇA NUNCA NA MINHA FRENTE POIS LHE CUSPIREI NA CARA DE BANDIDO, SEU CRETINO. PARASITA É VOCÊ QUE MILITA O GOVERNO DE OUTRO VERME QUE PASSOU DEZENAS DE ANOS VAGABUNDEANDO NA CÂMARA DE DEPUTADOS, SEM FAZER MERDA NENHUMA DE ÚTIL PARA O PAÍS…QUE ALIÁS ELE ESTÁ DESTRUINDO HOJE EM DIA. SÓ DESEJO A VOCÊS TODOS QUE UM CÂNCER DOS MAIS DOLOROSOS OS ATINJA E OS LEVE MAIS RAPIDAMENTE PARA O INFERNO.

  7. Perderam de vez o senso do ridículo, que já haviam começado a perder ao apoiar quem, sem a menor cerimônia, presta continência à bandeira dos Estados Unidos. A propósito, desapareceu claramente o patriotismo/nacionalismo dos antepassados. E isso é mais trágico que ridículo.

  8. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome