Este Brasil, por Janio de Freitas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
Jornal GGN – Em artigo contundente, Janio de Freitas tenta resgatar o sentido de Brasil, de ser brasileiro. Um país em que ninguém pensa no amanhã, em seu lugar no mundo. Um país rico em recursos naturais que nunca teve política industrial, tornando-se refém de latifundiários e fazendeiros em política de privilégios desordenada. Torna-se difícil pensar o Brasil quando famílias se juntam para celebrar atos anticorrupção e se lixam para uma Presidência ocupada por indíviduo acusado de corrupção, formação de quadrilha e salvo por corrupção de deputados.
 
Janio, na Folha, vai mais longe nesse não entender. Acha difícil uma contradição tão corrosiva dormindo em berço esplêndido. Contradição que vai longe, quando lembra do golpe de 64, em que militares americanófilos e a classe dominante falaram em nome da democracia e instauraram a ditadura; quando esses mesmos foram parte da derrubada de Getúlio em 1945 e impuseram uma ditadura.

 
Democracia sempre foi sua pequena conveniência, diz Janio. Contradição sempre foi sua marca. Mas o Brasil é mais, diz ele, o Brasil é você, somos nós.
 
Leia o artigo a seguir.
 
na Folha
 
Este Brasil
 
por Janio de Freitas
 
Ninguém, parece mesmo que ninguém, tenta pensar o Brasil em seu pleno sentido e em seus possíveis amanhãs. É um país sem estratégia, sem ideia do que é e conviria vir a ser no mundo. Na grande tecitura internacional, não vive do que faça para uma inserção desejada, mas do que cada dia lhe traz. Segue adiante porque os dias se sucedem. Condicionado integralmente pelo mundo exterior, perplexo, lerdo, segue.
 
Com uma gama invejável de minérios, tantos outros recursos e grandes necessidades de consumo, nunca teve uma política industrial. País de latifundiários e fazendeiros, suas políticas agropecuaristas são mera distribuição discricionária de dinheiro e privilégios, de uso à vontade. E nem isso, para uma ciência coordenada com objetivos nacionais e contingências externas.
 
É difícil pensar um país assim. É difícil pensar mesmo o Brasil atual, o país de hoje. Já a partir do mais grotesco e rudimentar na situação imediata: como explicar, por exemplo, o convívio familiar entre a empolgação generalizada com os êxitos contra a corrupção e, de outra parte, a tolerância indiferente com a Presidência da República ocupada e usada por um político acusado de corrupção, formação de quadrilha, obstrução de justiça, e salvo de processos mediante a corrupção de deputados com cargos e verbas do Orçamento?
 
Presidência povoada por notórios como Moreira Franco, marginais como Geddel Vieira Lima, acusados como Eliseu Padilha, e deputados, senadores e ministros com lastros semelhantes na polícia e na Justiça?
 
É difícil pensar um país assim, capaz de contradição tão corrosiva.
 
Mas esse país é o da contradição em que militares americanófilos e a classe dominante deram um golpe em nome da democracia e por 21 anos aprisionaram a nação na ditadura. Muitos dos artífices dessa contradição ali completavam uma outra, de que foram parte quando em 1945 derrubaram o Getúlio para o qual deram um golpe e impuseram uma ditadura.
 
Convertidos à democracia, como diziam, em sua pequena convivência com oficiais americanos na Itália da Segunda Guerra, os derrubadores de Getúlio ajudaram a entrega do poder, por via de “eleição democrática”, ao general que sustentou a ditadura até a queda. A vasta fraude que contribuiu para o resultado eleitoral, movida pelos “coronéis” do interior, foi silenciada a pretexto de não se desmoralizar a primeira eleição da “democracia”.
 
Contradição em cima de contradição. O normal no país em que os primeiros bafejos de democracia vieram de uma ditadura, com a legislação social de Getúlio –inclusive as Leis Trabalhistas agora estupradas.
 
É difícil desenvolver a compreensão desse Brasil, tão inculto, tão controvertido, tão amalucado. Esse Brasil exultante com as ações contra a corrupção e indiferente à ocupação de sua Presidência por uma declarada quadrilha de corruptos.
 
O Brasil é você. O Brasil somos nós.
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enquanto o Brasil não superar a dicotomia Casa Grande e Senzala

    Enquanto o Brasil não superar a dicotomia Casa Grande e Senzala o país não se libertará da sua herança maldita escravocrata. Como diria o Mino Carta: “não existe direita e esquerda no Brasil, o que existe é a Casa Grande e a Senzala”. É justamente isso que explica nossas contradições.

     

  2. SOS Stephen Hawking

    Uma das causas para o desastre pelo qual passamos para não ficar aqui desfilando um rosário delas dentre as citados pelo jornalista JF é sem duvidas a manipulação do povo pela grande mídia em particular pela RGTv. A Rede Globo moldou gerações a sel bel prazer e às suas conveniências. Ou seja, ou saímos das amarras da Globo ou nosso futuro vai ser disso para pior.  O povo brasileiro chegou a um nível tal de desinformação só comparada talvez à dos índios ainda isolados nas florestas do amazonas. É inacreditável. O povo brasileiro parece aquele cara que perdido no deserto encontrando  um pequeno oásis com uma fonte de água contaminada e salobra  acha que tudo está às mil maravilhas e que pode não precisa de mais nada na vida.

    Um caso particular, me espanta que é o caso dos militares brasileiros que sejamos justos tem prestado relevantes serviços ao país mais que por outro lado vêm o país se desmanchando, suas riquezas naturais sendo dilapidadas, suas fontes estratégicas de energia e de água sendo comercializadas como comodities de segunda pelo atual governo, parte de seu território sendo vendido ou em vias de para estrangeiros, e calados estão calados ficam como se isso nada significasse para eles. Ora, se os militares na sua grande maioria bem informados e educados assistem a tudo sem dar um pio, imaginem o nosso povão manipulado e desinformado. Será que acontece por aqui o que aconteceu na pequena cidade americana do meio oeste no cult O Enigma de Andrômeda? Estaríamos nós brasileiros sob o domínimo de algum governo  Alien? Quem sabe o físico Ingês Stephen Hawking pudesse nos eslarecer.

    1. …”se os militares na sua

      …”se os militares na sua grande maioria bem informados e educados assistem a tudo sem dar um pio,”…

       

      Uma curiosidade CBarros. Militares bem informados e educados? Foi isso mesmo? Ou teria sido: domesticado, amestrado?

      Pois, quando assistimos um general como o Mourão, ou, um capitãozinho como o Boçalnaro abrir a boca, é um horror!  A coisa vai ao ponto de provocar arrepios em bloco de gelo, tal a dimensão do que é liberado.

      Orlando

  3. Este Brasil….

    O Brasil é de muito fácil explicação  Ditaduras de Elites Esquerdopatas , na maioria das vezes. Ditadura das Federações, Corporações, Grupelhos bem organizados….Nunca foi “Do Povo, pelo Povo, para o Povo”. Agora descobriram o Povo? Quem apoiou a ditadura militar do golpe dos quartéis de Getúlio Vargas?  Pagou tal apoio com entrega de Sindicatos, Contribuição Sindical Obrigatória, Voto Obrigatório…Álias imposição ditatorial, quase secular, que farsantes pseudo-democratas nunca reclamaram ou extinguiram. As escolas nunca pertenceram ao Povo, sempre foram curral de Sindicatos. Onde e quando o Povo Brasileiro poderia aprender sobre Democracia? Mas explica exemplarmente por que tais elites esquerdopatas, até hoje apoiam e idolatram um Golpe Militar, sobre Presidente eleito diretamente, facultativamente e livremente.Nem o assassinato de Estudantes Paulistas no meio da rua, demoveram tal apoio. E dizem que tais estudantes, defendendo “Elites” e não a Democracia e Voto livre, direto, soberano, facultaivo regido por Constituição Libertária. E ainda dizem não entender o Brasil?! Militares então destituiram um Governo Militar ou oriundo dos quartéis. É surreal !! Os mesmos Representantes do Povo que instituiram as Ditaduras das federações, e as usam como símbolo de Democracia, como OAB. OAB é Ditatorial. Advogados, Guardi~es da Lei e Braço Civil da Justiça, não se representam diretamente. O comando de tal organização é impositivo e indireto. E ainda falam de Democracia?!! E ainda dizem não entender o Brasil?!! É inacreditável !!!!!! Querem falar em pluralidade, quando já iniciam o ataque à Agropecuária Brsaileira, atividade econômica mais nacional possível, rotulando de “latifúndiários e fazendeiros”. Toda atividade econômiuca monopolizada, industrial, estrangeira nunca é citada. O apoio sempre foi contínuo, mas velado. Explica muito este país.O atual silêncio das ruas mostra claramente estas ditaduras impostas e aceitas. O Povo poucoo importa. As Leis, que eles mesmos implantaram, também não. Importa é o Poder. E o Poder parece muito próximo novamente, com as possibilidades do novo-velho Caudilho, inventado por tais Elites. Elites que não se enxergam Elites. Pensam se o Povo. O Povo continua sendo obrigado a aceitar. E ainda dizem não entender o Brasil? Surreal !!!!         

    1. foi em Diamantina…
      [ “…onde nasceu JK que a Princesa Leopoldina arresolveu se casá, mas Chica da Silva tinha outros pretendentes. Joaquim José, que também é da Silva Xavier, queria ser dono do mundo e se elegeu Pedro II. das estradas de Minas seguiu pra São Paulo e falou com Anchieta , o vigário dos índios; aliou-se a Dom Pedro e acabou com a falseta. da união deles doisficou resolvida a questão e foi proclamada a escravidão. dona. Leopoldina virou trem e D. Pedro é uma estação também. 
      o trem tá atrasado ou já passou.”]…

  4. Só para

    ao Jânio que essa quadrilha que está saqueando e destruído o Brasil, foi posta no poder com a ajuda indispensável do Jornal Golpista que o Senhor mantém a sua coluna.

  5. Sociedade brasileira
    A sociedade brasileira é individualista, não tem nenhum senso de coletividade, não respeita direitos alheios, não se importa com a injustiça, com a desigualdade social, com a violação de direitos humanos,com o arpatheid social e econômico.

    A sociedade brasileira é o reflexo do sistema corrupto, violento e arbitrário, ama o dinheiro, cultiva à maldade e o ódio, dá valor as aparências, é de uma hipocrisia gritante, não tem empatia, pensa que a violência é a solução para as mazelas sociais, tem um pensamento punitivista e julgador e tem um falso moralismo enojante.

    A maioria dos brasileiros desconhecem à História do Brasil e nem se interessam em conhecê-la, não tem amor à terra, nem lutam por seus direitos, ora um povo que não luta por seus direitos não é digno deles.

  6. A Folha de São Paulo. . .

    A Folha de São Paulo se transformou num jornaleco, apoiadora do golpe de Aécio e cia e  dos atos insanos de retirada de direitos trabalhistas e sociais desse governo golpista. A coluna de Jãnio de Freitas é apenas um enfeite, como para dizer: “Ei vejam, ainda sou um jornal isento”, mas no resto do jornal só tecem loas ào governo golpista e  elitista de Temer.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador