Estudo avalia benefícios da estocagem de carbono

Em uma área de 11,5 hectares o reflorestamento de 34 espécies nativas resultou na fixação entre 09 e 3,4 toneladas de carbono por hectare ao ano (C/ha/ano). As 80 árvores plantadas no Sistema Agroflorestal (SAF) conservam estocados 7,5t C/ha.

A conclusão é do estudo “Sistemas Agroflorestais e Reflorestamento para Captura de Carbono e Geração de Renda”, realizado pela UTE Termelétrica Eletrobolt, com financiamento do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O objetivo era provar a viabilidade da implantação de SAFs no município de Seropédica, Rio de Janeiro, para promover a fixação de carbono e melhorar a renda de agricultores familiares. Para tanto, foi avaliada a estocagem de carbono em um reflorestamento de 2,5 anos.

Estimativas apontaram que o rendimento adicional, possível com a venda de créditos de carbono, ofereceria lucro líquido anual de R$ 18,3 mil por família, num conjunto de 30 assentados.

O sistema agroflorestal mais eficiente é composto por consórcios entre espécies madeireiras, frutíferas, melíferas (que atraem insetos como abelhas) e culturas anuais. “As”As frutíferas componentes do sistema são: acerola, banana, mamão, laranja e goiaba. No início do ciclo, nas entrelinhas das espécies arbóreas e frutíferas, serão plantadas as seguintes culturas anuais: feijão de porco, milho e mandioca”, explicam os autores do estudo.

Entretanto, os pesquisadores ressaltam que os rendimentos líquidos nos primeiros dois anos serão negativos, entre outras razões, pelo alto custo de mudas agroflorestais e a mão de obra para a implantação do SAF. Uma alternativa seria recorrer a uma fonte externa, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar/PRONAF-Florestal.

Acesse o estudo aqui.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome