EUA vigiaram Mandela como ameaça “terrorista” e “comunista” até 2008

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O grupo Property Of The People (POTP), depois de uma batalha na Justiça, divulgou em homenagem ao centenário de Nelson Mandela uma série de arquivos e documentos das agências de inteligência dos Estados Unidos que provam que o líder africano foi vigiado a partir de uma lista de “ameaças terroristas” até 2008, ou seja, depois de ter cumprido 27 anos de prisão e do governo americano ter expedido sanções contra as políticas do Apartheid.

Reunidos e entitulados como The Mandela Files, os documentos, na maior parte são inéditos e dizem respeito aos trabalhos de serviços como o FBI, CIA, NSA e outros. O POTP afirma que trabalha para revelar ao mundo a extensão dos “esforços da agência de inteligência dos EUA para vigiar e subverter Nelson Mandela e o movimento anti-Apartheid.” 

O grupo quer “esclarecer” por que as autoridades dos EUA entenderam Mandela como uma ameaça comunista, que colocava em risco a segurança do País a ponto de terem mantido o líder numa lista ligada ao combate ao terrorismo até 2008. Além disso, pretende expor “ações” tomadas pela inteligência americana “para impedir os esforços do movimento Mandela e anti-apartheid para garantir a justiça racial e a democracia na África do Sul”.

Entre outras questões, o projeto busca informações sobre o papel dos EUA na prisão de Mandela, e durante sua permanência, ao longo de 27 anos, detido. 

O grupo tentou obter os documentos com FBI, CIA, DIA e NSA, mas todos os serviços “negaram nossos pedidos iniciais de informações sobre o Mandela. A NSA chegou a invocar o Ato de Espionagem de 1917 para justificar a negação da agência. A NSA também se recusou a reconhecer a existência de registros em Mandela, porque ‘o fato da existência ou inexistência dos materiais que você solicita é um assunto atualmente e devidamente classificado […] para ser mantido em sigilo no interesse da legislação nacional. defesa’.”

Por isso, foi necessário abrir um processo na Justiça.

“Através do processo contínuo da FOIA [Freedom of Information Act, uma espécie de Lei de Acesso à Informação] contra o FBI, CIA, DIA e NSA, o POTP já forçou a divulgação de numerosos documentos expondo o FBI visando Mandela e o movimento Anti-Apartheid como uma conspiração comunista que põe em risco a segurança nacional dos EUA.”

O grupo afirma, por exemplo, que o FBI colocou um informante dentro do círculo íntimo de Mandela “para fornecer informações políticas ao FBI sobre Mandela e seus associados anti-Apartheid nos EUA. Nós expusemos o FBI espionando a reunião de Mandela com o Presidente da Iugoslávia. E expusemos a vigilância do FBI sobre o encontro de Mandela com ativistas da independência de Porto Rico.”

Acesse a página oficial do projeto, com link para os arquivos, aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. chocado mas não surpreso.

    Desses paranoicos podemos esperar tudo.

    Os ingleses colocaram uma estatua de frente do parlamento , lá em Londres.

    O correto seria apresenta-lo com o braço erguido e com o punho fechado, como faziam os anti-fascistas.

    (vai ver que não ficaria bem em Londres)

    Esta com os braços levemente levantados como um cantor de gospel.

    Resumindo, é uma meia ~homenagem!

    Merecia mais!

  2. Todo e qualquer movimento ou

    Todo e qualquer movimento ou ação no sentido de questionar a hegemonia do império é enquadrado na categoria de terrorrismo. Não existe nada mais hipócrita do que aquela estátua da liberdade. A Alemanha nazista perdeu a guerra, mas o objetivo de dominação do mundo foi conquistado pelos norte americanos.

  3. Antes de ser preso, Mandela

    Antes de ser preso, Mandela era, de fato, comunista.

    Provavelmente ficou numa lista de ‘monitoramento’ por tanto tempo pq a burocracia americana também é esculhambada… Duvido que estivessem de fato preocupados com ele até 2008.

  4. E aí estão eles!

    Os defensores da Liberdade e da Democracia! Keep on rocking in the free world!

     

    Em tempo, o discursinho foi também usado contra o João Goulart por aqui.

  5. Barak Mandela
    Isso durante o governo do prêmio nobelíssimo Obama?
    Parece filme do Tarantino no magistral Stephen de Samuel L. Jackson.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador