Ex-procuradora atribui perseguição de Maduro à investigação do caso Odebrecht

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Cristian Hernández/EFE/Arquivo

Da Agência Brasil e EFE

A ex-procuradora-geral da Venezuela, Luisa Ortega Díaz, atribuiu a “perseguição sistemática” do governo de Nicolás Maduro a ela e aos funcionários do Ministério Público à investigação do escândalo de pagamento de propina da construtora brasileira Odebrecht em vários países da região. A informação é da agência EFE.

“É o maior caso de corrupção na região e isso os mantêm muito preocupados e angustiados, porque eles sabem que temos informação e detalhes de todas as operações e valores”, afirmou Luisa Díaz em uma participação por telefone na Cúpula de Procuradores e Promotores da América Latina, que se encerra nesta sexta-feira (15) no México.

“Essa investigação envolve o senhor Nicolás Maduro e o seu entorno. Qualquer informação que seja enviada ao Ministério Público será utilizada para fins contrários aos previstos. A evidência será destruída e as informações aproveitadas para atentar contra a fonte”, alertou a ex-procuradora-geral.

Ela foi aliada do chavismo até o início do ano, quando passou a fazer duras críticas a Maduro. Agora, está sendo acusada pelas mortes ocorridas nos protestos contra o governo da Venezuela e é acusada de participar de um esquema de corrupção junto com seu marido, o deputado Germán Ferrer, que teve sua prisão pedida ontem.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Outra procuradora latino-americana cooptada pela CIA/NSA .

    Usando a mesma linguagem dos lavajateiros do brazil bananeiro :

    “…É o maior caso de corrupção na região e isso os mantêm muito preocupados e angustiados, porque eles sabem que temos informação e detalhes de todas as operações e valores”, afirmou Luisa Díaz em uma participação por telefone na Cúpula de Procuradores e Promotores da América Latina, que se encerra nesta sexta-feira (15) no México..”

    Ou ela estava em Marte durante os últimos 40 anos e não conheceu o governo do Carlos André Peres e de outros governos hiper corruptos da Venezuela, México, Colombia etc… ?

    1. Absolutamente nada a ver.

      Absolutamente nada a ver. Luiza Ortgea foi companheira e apoiadora de Hugo Chavez desde a primeira hora, CHAVISTA DE PRIMEIRA LINHA, rebelou-se contra a guangue que hoje se disfarça de bolivarianismo e que comanda a Venezuela .

      Não tem nada a ver com CIA, é um problema da Venezuela e de benezuelanos.

      Se os EUA REALEMENTE quisessem derrubar Maduro já o teriam feito há cinco anos, com absulota facilidade, não precisarIam

      perder tempo com aliaciamento de procuradoras.

      1. Não, nada a ver …A politica

        Não, nada a ver …A politica externa norte americana é muito paz & amor

        Aliás, nem houve pronunciamentos de autoridades da Casa Branca escancarando uma intervenção, UTILIZANDO TODOS OS MEIOS DISPONÍVEIS, para a derrubada do Nicolás Maduro ….

        O tesouro norte-americano gasta dezenas de bilhões de dólares com o pessoal operacional da CIA para que fiquem apenas bebericando chichas em Cátia La Mar ou caipirinhas na orla de Copacabana .

        1. Meu caro, as coisas em

          Meu caro, as coisas em politica externa nunca são preto e branco, há nuances. Se os EUA quisesse derrubar o governo chavista já o teria feito há muito tempo. A UNICA fonte de dolares da Venezuela é os EUA, seu petroleo pesado não pode ser refinado em muitos lugares, a PDVSA refina nos EUA em suas proprias refinarias no Texas e lá distribui em seus 11.000 postos proprios, bastva os EUA proibir a importação de petroleo venezuelano e o governo chavista cairia em um mes, nunca se cogitou disso. Uma das razões é que os EUA são o maior parceiro comercial da Venezuela e tem a maior reserva de petroleo do planeta, cuja concessão é da CHEVRON, concessão negociada por Hugo Chavez.

          Chavez tentou uma forte aliança com a China, tomou 53 bilhões de dolares da China por conta de venda antecipada de petroleo, torrou o dinheiro e esta atrasando a entrega de petroleo já pago aos chineses, que desde 2015 se recusam a dar um dolar ao governo Maduro, estão decepcionados com a Venezuela.

           

          Os EUA não tem interesse em entrar em uma aventura militar na America do Sul e só o fão em ultimo caso.A CIA

           não tem muito o que fazer na Venezuela porque a policia secreta cubanatem 25.000 homens no Pais e controla

          o territorio de forma absoluta, a CIA está toda focada no terrorismo e no Oriente Medio há quinze anos.

          1. Americano é tão bonzinho…

            “..A CIA não tem muito o que fazer na Venezuela…”

            É por isso que eles ficam enchendo a cara de rum nas praias venezuelanas.

            Um vídeo do diretor da CIA Mike Pompeo relatando sobre a “completa irrelevância econômica e geopolítica da Venezuela”

            [video:https://youtu.be/e1vFn3_5Xbw%5D

  2. O POVO DA VENEZUELA SABE QUE

    O POVO DA VENEZUELA SABE QUE É UMA GUERRRA DE CLASSES E GUERREIA VALENTEMENTE POR ISSO SERÃO VENCEDORES. VIVA BOLÍVAR! VIVA CHAVES! VIVA MADURO!

    1. Os que estão fugindo a pé

      Os que estão fugindo a pé para a fronteira do Brasil e vivendo nas ruas de Boa Vista em Roraima são POBRES.

      Não é guerra de classes, é guerra do povo venezuelano contra um MAU GOVERNO.

      Porque não ha guerra semelhante na Bolivia e no Equador? Tambem são governo bolivarianos.

       

      1. POBRE DE TI SER MIDIOTIZADO

        POBRE DE TI SER MIDIOTIZADO QUE NÃO SABE O QUE A VENEZUELA VEM SOFRENDO DESDE CHAVES DE BOICOTES INTERNOS COM FINANCIAMENTO EXTERNO,DEVES PLANTAR ARROZ EM TERRAS INDÍGENAS,NÉ NÃO?

        SABES O QUE DILMA SOFREU?ACABARAM COM O BRASIL MAIS OU MENOS ASSIM E CUIDE-SE QUE LOGO,SE PRECISO,ESTAREI MAIS UMA VEZ CRUZANDO A FRONTEIRA E APANHAREI UMA MELANCIA DE ENTRE SUA PLANTAÇÃO DE ARROZ PARA MERENDAR NO CAMINHO.VIVA MADURO! YANKEE: GO HOME!

        1. Luiz, respeita

          Luiz, respeita Januário….. 

          André Araújo é o colunista do GGN que mais conhece a história recente Venezuela, por conta de sua atividade profissional esteve na mesa de negociação com o próprio Hugo Chavez, quando dos processos de estatização de algumas empresas multinacionais. Desde esse tempo o colunista acompanha a evolução do processo bolivariano na Venezuela, ele publicou ao longo da última décadas vários textos sobre o assunto aqui no blog. Basta pesquisar.

          Ele tem muitas relações e amizades no país, de políticos e empresários à jornalistas.

          O cara é um “crânio” em Venezuela. Pode se  fiar nele. 

  3. Ditadura + Comunismo + Corrupção

    Combinação perfeita para uma guerra civil que está dia a dia mais evidente!

    Após a cubanização total do pais e a consequente destruição, o êxodo Venezuelano baterá na nossa porta!

    Quem sabe a gente troca os que entram pelos que estão aplaudindo aqui!

    E…’Viva La Revolucion”

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador