Ex-secretário de Justiça do governo Temer é preso no Rio de Janeiro

Astério Pereira dos Santos e outras seis pessoas foram detidas em nova fase da Operação Lava-Jato

Astério Pereira dos Santos, secretário nacional de Justiça da gestão Michel Temer – e detido em nova fase da Lava-Jato. Foto: Reprodução

Jornal GGN – Astério Pereira dos Santos, secretário nacional de Justiça da gestão Michel Temer, foi preso no Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira (05/03) em uma nova fase da operação Lava Jato.

Ao todo, foram expedidos nove mandados de prisão, seis em caráter preventivo e três prisões temporárias. A PF ainda não informou o nome de todos os presos.

Segundo a PF, são alvos da investigação pessoas físicas e jurídicas suspeitas de participação em uma suposta rede de pagamentos de propina relacionada às atividades da SEAP (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária) do Rio de Janeiro.

Procurador aposentado do Ministério Público do Rio, Astério foi secretário de Administração Penitenciária do governo de Rosinha Garotinho. Segundo o jornal Folha de São Paulo, ele é suspeito de lavagem de dinheiro e de ter facilitado a fuga do empresário Arthur Cesar Soares Filho, conhecido como Rei Arthur, foragido desde 2017 e acusado de atuar na compra de votos para a escolha do Rio como sede dos jogos Olímpicos de 2016.

De acordo com nota divulgada pela Polícia Federal, tal rede seria organizada por empresários e agentes públicos com o apoio de dois escritórios de advocacia. “Entre os agentes públicos envolvidos há um ex-procurador de justiça, e o esquema beneficiaria integrantes do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro”.

A PF ressalta que “o dinheiro recebido por meio desse esquema de corrupção estaria sendo dissimulado através do uso de pessoas jurídicas, laranjas e familiares dos envolvidos”.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador