Exclusivo GGN Covid Mundo: raio X do Covid pelo mundo com 1 milhão de mortos

O mundo bateu 1 milhão de mortes oficiais pelo Covid-19. Há uma enorme subnotificação, ao não incluir as comorbidades – o aumento das mortes por outras doenças agravadas pelo Covid.

Curva de óbitos

No levantamento de hoje pela manhã, a Argentina já aparece em terceiro lugar em número de óbitos, atrás apenas da Índia.

Na lista de aumentos de óbitos em 14 dias, a Argentina aparece em primeiro lugar, com alta de 41,2%.

Mesmo assim, em números absolutos não figura sequer entre os 10 primeiros. O ranking é liderado pelos Estados Unidos, com 205.070 mortes, seguido pelo Brasil, com 142.058 mortes, os maiores desastres sanitários entre todos os países.

Curva de casos

Só no balanço de hoje, houve 222.878 novos casos no mundo, liderados pelos mesmos 4 países da semana passada: India, Estados Unidos, Brasil e Argentina. A maior alta foi da França, que vive uma segunda onda explosiva, seguida da Argentina.

Neste gráfico mostramos que a India alcançou o mesmo número de casos dos Estados Unidos no começo de setembro.

A 2a onda na Europa

Aqui, a comparação da média diária semanal nos 4 países, em datas diferentes.

Os maiores casos per capita

Aqui, um mapa mundi com todos os países listados pela Organização Mundial de Saúde, com o GGN calculando o número de casos per capita.

Por esse cálculo, o Brasil é dos mais afetados, superando Estados Unidos e todos os países europeus. Perde apenas, e por pouco, para Peru e Chile.

Aqui, um gráfico da média de casos diários calculados per capita para os principais países europeus. Repare que os quatro maiores casos são da Espanha, França, Bélgica e Reino Unido.

Por continentes

No gráfico abaixo, repare que as Américas ainda registram o maior número de casos. Mas a Ásia começa a crescer, assim como a Europa.

Tomando por base 15 de maio, repare que houve um soluço de crescimento na África, rapidamente contido, a estabilização do crescimento da América e a disparada da Ásia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora