Existe Uma Imprensa Livre?

Podemos afirmar com certeza quer existe uma imprensa livre, soberana, autônoma, desapegada de interesses políticos/financeiros?

Num primeiro momento esta expressão é vista como clichê assim com luta democrática,

direita conservadora, esquerda progressista e até mesmo estado democrático.

Considerada o quarto poder, a Imprensa, como instituição, passou a ser vista como a entidade que detém o monopólio da informação e o controle da opinião publica em favor de interesses particulares e exclusivistas, mesmo quando está a serviço de órgãos públicos.

Nos grandes jornais e revistas as opiniões de colunistas, articulistas, comentaristas não podem correr livres e soltas como se pensa a principio, já que devem passar pelo crivo do editor-chefe.

A liberdade de expressão nestes veículos de comunicação é relativa e a contratação de profissionais ou a aceitação de parceiros leva em conta características e tendências que coincidam ou façam ressonância com sua linha editorial.

Isto porque qualquer jornal tem como sua maior fonte de rendas, não a venda de seus produtos (noticias, matérias), mas as contas de seus patrocinadores, e verbas de publicidade.

A verdade dos fatos, embora oferecida muitas vezes como ponto de venda e carro chefe da empresa de comunicação, não pode ser exibida de forma explicita quando conspira contra seus interesses financeiros.

As empresas de comunicação podem ser vistas como um comércio qualquer, cuja linha de produtos é extremamente perecível e tem vencimento cada vez em menor prazo.

Os grandes jornais costumam abrir espaco para o leitor e usar a expressão “as opiniões aqui expostas não refletem necessariamente a linha editorial do jornal”.

Isto permite que leitores postem suas opiniões em pequenas notas e isenta o jornal de responsabilidades quanto sua natureza.

Já uma matéria completa ou reportagem de autor autônomo poderá ser publicada, desde que em espaço comprado, ou então que atenda a interesses da empresa jornalística.

Os chamados Freelancers em jornalismo passaram a ser uma opção interessante para estas empresas, e atuam como caçadores de furos de reportagem. Estas por sua vez são analisadas pelo editor-chefe em dois parâmetros: que tenha apelo midiático e que não ofenda a interesses dos patrocinadores.

Portanto podemos afirmar com toda certeza que não existe imprensa livre no que refere a empresas de comunicação de qualquer porte, estabelecidas legalmente como comercio de noticias e espaços publicitários.

Então voltamos à pergunta inicial: Existe imprensa livre e se sim, onde ela atua afinal?

Creio que esta imprensa existe e pode ser encontrada na Internet, em blogs particulares e sites literários e de opinião que abrigam autores leigos e autônomos, que tem na função de escrever um gosto pessoal e não um negócio lucrativo.

Estes blogs e sites podem até agregar interesses de cunho financeiro de forma pulverizada, que buscam pelos cliques e acesso de leitores, passar sua publicidade.

Nestes blogs particulares e sites o controle de acesso é sugerido e até mesmo imposto pelo provedor quanto à publicação de conteúdos inadequados por faixa etária, mas a opinião do autor não sofre nenhuma restrição quando sua natureza.

Ali cada qual pode dizer o que pensa de verdade e seu trabalho, (que não é fácil) se resume a conquista de novos leitores seguidores, pela qualidade do conteúdo que conseguem produzir.

Para o leitor com acesso a rede, existe uma quantidade infinita de matérias e conteúdos, a maioria de baixa ou nenhuma qualidade. Mas ele pode escolher com liberdade dentro deste o espaço, aquilo que precisa, lhe serve ou o agrada mais.

Discriminando desta forma o que lê ou assiste se qualifica como leitor, e obriga que do outro lado, autores que buscam reconhecimento e aprovação se qualifiquem neste trabalho de imprensa espontânea e autônoma.

Esta é a que mais se aproxima de uma imprensa livre já que formada em boa parcela por autores e jornalistas leigos cujo único compromisso é com os que eles pensam e crêem de verdade. 

 

                                                    João Drummond

 

 

 

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador