Expulso do Twitter, Trump estuda criar a sua própria plataforma

Presidente cessante dos Estados Unidos recorreu à conta oficial da Presidência para se dirigir aos seus apoiantes, depois de ter sido expulso do Twitter, mas a mensagem deixou de estar visível pouco depois

Foto: Alex Brandon/AP Photo

do Público

por Lusa 

Donald Trump condenou a decisão da rede social Twitter de suspender permanentemente a sua conta pessoal e disse estar a estudar a criação de uma plataforma própria para difundir mensagens sem filtros.

“Calaram-me a mim e a vós, os 75 milhões de grandes patriotas que votaram em mim”, declarou o Presidente cessante dos Estados Unidos esta sexta-feira, numa mensagem na conta da Presidência dos Estados Unidos no Twitter.

Esta mensagem deixou de estar visível quase imediatamente após a publicação, mas a Casa Branca distribuiu também um comunicado.

Trump recorreu à conta da Presidência dos Estados Unidos depois de o Twitter ter suspendido a conta pessoal permanentemente na sexta-feira, dois dias depois do ataque ao Capitólio pelos apoiantes do republicano, devido ao risco “de um novo incitamento à violência”.

Em relação à mensagem a condenar a decisão do Twitter, um porta-voz da empresa indicou que ser “contra as regras” utilizar uma outra conta para evitar a suspensão.

“Por isso, (…) vamos tomar medidas para limitar a utilização” das contas governamentais como a da Presidência e da Casa Branca, que “não serão suspensas permanentemente”, precisou.

“Previ que isto iria acontecer”, denunciou o Presidente cessante, anunciando estar a “estudar a possibilidade” de criar uma “plataforma própria”.

“Não nos calarão”, garantiu Trump, que divulgou mais de 55 mil mensagens ao longo de mais de 11 anos e que contava com 89 milhões de seguidores no Twitter.

A suspensão definitiva da conta de Donald Trump no Twitter foi decidida depois de uma “revisão minuciosa” das duas últimas mensagens do Presidente cessante norte-americano, nas quais defendia os eleitores e anunciava que não assistiria à cerimónia de posse do Presidente eleito, o democrata Joe Biden, a 20 de Janeiro,

Para a rede social, estas mensagens estavam a ser interpretadas nas redes sociais como “um recuo em relação ao compromisso prévio” de uma “transição pacífica”, podendo “encorajar quem possa estar a considerar actos violentos [ao deixar claro] que a investidura será um objectivo ‘seguro’” por Trump não estar presente.

A decisão do Twitter não é única, com as redes sociais Facebook e Instagram a bloquearem o acesso de Trump às contas pelo menos até à investidura de Biden. Já a Twitch e Snapchat desactivaram as contas indefinidamente.

Muitos apoiantes de Trump difundem cada vez menos mensagens no Twitter e cada vez mais numa rede social alternativa recentemente criada, chamada Parler, cuja aplicação foi já eliminada da loja virtual do Google, na sequência da invasão do Capitólio, no qual morreram cinco pessoas e 13 polícias ficaram feridos.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador