O material pedagógico da série Mulheres na História da África, da Unesco, por Matê da Luz

O material pedagógico da série Mulheres na História da África, da Unesco

por Matê da Luz

A gente costuma observar e absorver os microuniversos, também chamados de bolhas, que nos cercam. Isso é absolutamente normal e entendo como uma meta em constante movimento o desejo de expandir esses círculos. Frustrar e deixar de caminhar é perigoso e, por este motivo, aconselho sempre a ter na mira a rotina. 

Aqui em Ubatuba, cidade pra onde me mudei há um ano, o bafafá está em torno do blackface praticado e premiado pela Fundart, a Fundação de Arte e Cultura da cidade. Diálogos propostos, discussões emocionadas, personificações desnecessárias e nenhuma definição ainda que seja equivalente ao conforto justo e digno de todos os envolvidos, especialmente a comunidade negra, sempre aparece alguém que levanta a lebre do “mas eu não sabia disso”. 

O próprio artista que venceu o festival de marchinhas com a “melhor fantasia” blackface afirma isso em sua carta de posicionamento. 

No melhor esquema não vou me enervar, mas informar, deixo aqui o link para download do material pedagógico produzido pela Unesco que trata da história das mulheres na África. Informação é a base para a transformação, ainda mais se você é do time que acha que o mundo está ficando chato demais. Pra quem, cara pálida? 

Baixe o material e estude aqui.

Mariana A. Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador