Falhas no combate ao Covid impedem recuperação dos EUA

Da CNN Internacional

A paralisação da frágil recuperação ocorre quando o Congresso debate se a economia precisa de mais estímulo – e, se sim, quanto deve fornecer. Os benefícios semanais de desemprego aumentados de US $ 600 expiram este mês, a menos que os legisladores tomem medidas.

Economistas dizem que não há nada a debater: a recuperação está vacilando.

“As atividades agora estão se contraindo claramente nos pontos quentes da COVID, incluindo o Sun Belt e o Ocidente”, escreveu Aneta Markowska, economista-chefe da Jefferies, em um relatório na segunda-feira.

Isso não surpreende, já que 22 estados revertiram ou interromperam a reabertura devido a problemas de saúde.

Esperanças de recuperação exageradas?

Isso não significa que a economia dos EUA continuará encolhendo no terceiro trimestre. Economistas ainda estão apostando que o PIB se tornará bastante positivo depois de ter caído em cerca de 34% durante o segundo trimestre. Mas agora eles temem que as previsões de crescimento de grande sucesso possam ser excessivamente otimistas.

Por exemplo, a S&P Global Economics alertou quarta-feira que sua estimativa para um aumento no PIB do terceiro trimestre a um ritmo anualizado de 22,2% está “em risco de enfraquecer” por causa da crise da saúde.

“Embora nosso caso base seja uma recuperação gradual até o próximo ano”, escreveram economistas da S&P, “o recente aumento do COVID-19 e hospitalizações levantou preocupações de que um cenário mais provável é que a recessão do COVID-19 não tenha atingido o fundo do poço. . ”

Os últimos indicadores econômicos em tempo real sugerem que essas preocupações são justificadas.

Mais turbulência nas viagens aéreas: o ressurgimento das infecções por coronavírus está atrapalhando a modesta recuperação da indústria de viagens. O número de passageiros aéreos processados pelas linhas de segurança da TSA caiu durante a semana encerrada em 20 de julho, em comparação com a semana anterior, de acordo com o Bank of America. Essa métrica caiu mais de 70% em relação a um ano atrás.

O CEO da United ( UAL ) , Scott Kirby, disse à CNBC na quarta-feira que a companhia aérea “não espera chegar nem perto do normal até que exista uma vacina amplamente distribuída a uma grande parte da população”.

Problemas nos restaurantes: como mostra claramente o painel de recuperação de negócios da CNN , as reservas de restaurantes no OpenTable diminuíram nas últimas semanas. Durante março e abril, quando a pandemia causou estragos, as reservas caíram quase 100% em relação ao ano anterior. Esse número se recuperou para “apenas” 50% em meados de junho, mas desde então rolou e ficou em -65% na segunda-feira.

O tráfego de pedestres até Chipotle ( CMG ) caiu 47% durante a primeira semana de junho, de acordo com o Placer.ai, uma plataforma de análise que usa dados de localização anônimos. O tráfego melhorou para apenas 30% até o final de junho, mas desde então “estagnou” até meados de julho, disse Placer.ai.

Desaceleração do varejo: em abril, o tráfego de varejo nos EUA diminuiu impressionantes 98%, segundo Cowen. O tráfego melhorou constantemente, com o tráfego de junho caindo 57%, mas essa recuperação parou. O tráfego de varejo nos EUA caiu 47% em relação ao ano anterior durante a segunda semana de julho, disse Cowen, uma ligeira deterioração em relação à primeira semana de julho, quando o tráfego caiu 45%.

Paradas de pequenas empresas: até domingo, 24,5% das pequenas empresas nos Estados Unidos estavam fechadas, de acordo com a Jefferies. Isso é pior do que o final de junho, quando apenas 19% foram fechados. Jefferies apontou “uma fraqueza particular nos pontos quentes do COVID” e observou que o emprego em pequenas empresas havia caído para níveis nunca vistos desde o final de maio.

Gastos mais fracos: depois de uma queda de 31% em relação ao ano anterior, no início de abril, as compras com cartões de crédito emitidas pela Synchrony se tornaram positivas no final de junho. No entanto, a Synchrony ( SYF ) disse na terça-feira que os gastos nas duas primeiras semanas de julho caíram 2%.

Visitas a sites de desemprego: o tráfego da Web para portais estaduais de desemprego “se estabilizou em níveis ainda altos, sugerindo que o momento do mercado de trabalho parou”, disse Jefferies. Que as brincadeiras com as estatísticas oficiais do governo no painel de recuperação de negócios da CNN, que mostram que as reivindicações de desemprego caíram de seu pico nesta primavera, mas permanecem elevadas. Outros 1,3 milhão de americanos entraram em desemprego na semana que terminou em 11 de julho. Isso é apenas 10 mil abaixo do nível da semana anterior.

“A disseminação do vírus desde meados de junho claramente teve um efeito adverso na atividade econômica”, escreveram economistas do Bank of America em nota aos clientes na quarta-feira. “Está claro que o caminho da recuperação econômica não pode ser desvendado do caminho do vírus”.

Sem vacina, sem recuperação?

Isso não quer dizer que todos os indicadores em tempo real sejam negativos no momento. Por exemplo, Jefferies disse que uma das últimas métricas para baixo, um índice de listagem de empregos nos EUA que o banco criou com a plataforma de dados alternativa Thinknum, continuou a melhorar até mesmo na semana passada.

Ainda assim, o índice econômico semanal do Federal Reserve de Nova York, composto por métricas sobre o mercado de trabalho, comportamento do consumidor e produção de bens, caiu pela primeira vez desde que atingiu o ponto mais baixo da pandemia no final de abril.

Tudo isso gera riscos na corrida para o desenvolvimento de uma vacina eficaz contra o Covid-19.

As esperanças da vacina, além do dinheiro fácil sem precedentes do Federal Reserve, ajudaram a catapultar o mercado de ações. O S&P 500 disparou 46% desde a baixa de 23 de março e agora é positivo para o ano.

Progresso real está sendo feito em frente a vacina, sublinhada por um acordo de US $ 1,95 bilhões anunciado quarta-feira para Pfizer ( PFE ) para produzir milhões de Covid doses -19 vacina para o governo americano.

No entanto, os executivos da área de saúde permanecem mais cautelosos que Wall Street. Setenta e três por cento dos líderes do setor de saúde consultados por Lazard estimam que uma vacina não estará amplamente disponível até pelo menos a segunda metade de 2021.

“Está ficando claro que, na ausência de uma vacina acessível e amplamente distribuída”, disse Brusuelas, da RSM, “não haverá recuperação econômica completa”.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

7 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

8 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

8 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

9 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

10 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

10 horas ago