Festa do Saci e Seus Amigos e Dia do Saci 31 de outubro

Festa do Saci Outubro 2012, S. L. do Paraitinga
SÃO LUIZ DO PARAITINGA REALIZA 11ª FESTA DO SACI

 

Evento tradicional valoriza o folclore brasileiro com brincadeiras, oficinas e atividades culturais neste final de semana

 

O mês de outubro costuma terminar bem animado no centro histórico de São Luiz do Paraitinga (SP), graças à comemoração do “Dia do Saci”, 31 de outubro, instituído por lei municipal desde 2003. A tradicional Festa do Saci conta com apresentações musicais, oficinas, brincadeiras, contação de histórias e diversas atividades culturais gratuitas, destinadas a todas as faixas etárias.

Em 2013, a 11ª edição da festa acontece de 25 a 27 de outubro, de sexta-feira a domingo, e terá exposições, shows musicais, lançamento de livros, apresentações de teatro e circense e até mesmo um passeio “Saciclístico”, entre outras atrações. As atividades acontecem de manhã até à noite, na Praça Dr. Oswaldo Cruz e no CTC Nelsinho Rodrigues. Haverá também o concerto “Saci Armorial” com o Quarteto Pererê, na Capela das Mercês, e uma “Saciata”, que sairá do Camping do Saci às 21h de sábado.

São Luiz do Paraitinga foi o primeiro município a instituir o “Dia do Saci”, data que consta também de um projeto de lei federal, a fim de valorizar figuras do folclore brasileiro, em contraposição à celebração do “Dia das Bruxas” – ouHalloween – tradicionalmente comemorado nos Estados Unidos e em outros países. Com o mesmo propósito, a Lei nº 11.669, de 13 de janeiro de 2004, instituiu o dia 31 de outubro no Estado de São Paulo, e mais de dez municípios brasileiros também já têm leis que definem o “Dia do Saci”.

Entre as atrações da 11ª Festa do Saci, o desfile dos bonecos João Paulino e Maria Angu, a partir das 11h da manhã de sábado, promete convidar a população e os turistas para entrar nas brincadeiras. Já no domingo, às 9h, haverá a distribuição do tradicional Bolo do Saci. A programação da festa e mais informações podem ser obtidas no endereçowww.sosaci.org/index.html.

Cabe lembrar que o Saci não é uma figura que respeita datas, mas a Sociedade de Observadores do Saci – Sosaci, a Associação Comercial e Industrial de São Luiz do Paraitinga e a Prefeitura Municipal, responsáveis pela organização da festa, fizeram uma programação bem extensa. Vale a pena participar e conferir. Quem sabe…

[Crédito texto: Eliane Freire – outubro 2013].

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador