FHC era freguês da Odebrecht, mas Moro e MPF em Curitiba não quiseram nem saber

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – Enquanto Lula está preso na Lava Jato e tem seu instituto e empresa de palestra na mira da Justiça, Fernando Henrique Cardoso, que foi flagrado em e-mail pedindo “o de sempre” (dinheiro) para a Odebrecht, sequer foi incomodado pelos procuradores de Curitiba ou juiz Sergio Moro – que estão em posse desses e-mails só agora revelados na imprensa. 
 
Em artigo no Balaio do Kotscho, o jornalista Ricardo Kotscho ironiza: quer dizer que FHC era “freguês da Odebrecht e só Moro não sabia?”
 
“Marcelo Odebrecht ficou mais de dois anos preso em Curitiba sob os cuidados de Sergio Moro, que o condenou, mas nunca foi chamado pelo juiz para esclarecer o conteúdo dos emails encontrados nos discos rígidos do computador do empresário.”
 
O episódio, na visão do jornalista, só reforça a “minha impressão, cada vez mais generalizada, de que na nossa Justiça impera a teoria de dois pesos e duas medidas, a depender de quem são os políticos envolvidos.”
 
“Uns vão para a cadeia; outros não são nem importunados, mesmo que haja provas cabais para a instalação de processos.”
 
Kotscho destacou que “é a primeira vez, que o nome de FHC aparece, com provas, como arrecadador de recursos para campanhas tucanas, mas o assunto não mereceu manchetes no noiticiário. O que aconteceu?”
 
FHC respondeu à grande mídia que pode ter pedido recursos para campanhas de tucanos, mas tudo dentro da legalidade e não pode ser questionado por ter favorecido empreiteiras, pois ele não era mais presidente quando fez as cobranças. A desculpa não convenceu Kotscho.
 
“Existe em campanhas algo chamado ‘expectativa de poder’ que move os doadores de recursos e FHC certamente conhece este fenômeno. (…) FHC também conhece, certamente, aquela expressão de que não há ‘almoço grátis’.”
 
Leia a íntegra aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Resposta dos Envolvidos: SILÊNCIO CONSENTIDO!!!

    Quando Moro apareceu em fotos com Dória e Aécio foi obrigado a dar várias desculpas esfarrapadas… por fim chegou a dizer que Lula também tinha fotos com Aécio.

    Parece que dessa vez está faltando até mesmo a “desculpa esfarrapada”.

    UM JUIZ E O MINISTÉRIO PÚBLICO SÃO ESCRACHADOS NAS REDES SOCIAIS E ABAIXAM A CABEÇA ACEITANDO A CULPA… SE CALAM POR NÃO EXISTIR RESPOSTA.

    Deltran Dallagnol é questionado o tempo inteiro no tuiter sobre o partidarismo e seletividade… não pode responder… não tem resposta!

    Boulos no Roda Viva afirmou entre dezenas de jornalista que não existe prova contra Lula… a resposta: MAIS SILÊNCIO!

    NUNCA FOI TÃO FÁCIL DESMASCARAR AS INSTITUIÇÕES!

     

  2. #

    Enquanto esses caras da República de Curitiba continuarem afirmando que AS MESMAS empreiteiras corruptas que doaram caixa 2 ao PT e também ao PSDB, o fizeram em caráter de propina para um e em caráter de doação desinteressada para outro, continuaremos a assistir esse espetáculo deprimente de ATIVISMO político-partidário dentro do Judiciário.

     

  3. Já digo isto a tempos.
    A lava

    Já digo isto a tempos.

    A lava rato JAMAIS teve qualquer preocupação com combate a corrupção.

    De todos os bandidos delatados na lava rato quem está preso e quem está solto?

    Vários petistas foram e estão presos mesmo sem NENHUMA prova de crime, o caso mais notório é o do Lula. Lula só está preso porque lidera as pesquisas eleitorais.

    E os tucanos? Só para citar alguns, temos o aécio, decadelatado, o serra, com recibos com tudo, o fhc, delatado pelo cerveró sobre compra de refinaria na argentina, alckmin, etc etc etc

    Algum tucano foi, pelo menos, levemente incomodado pela lava rato do moro?

    Quem está comprando o pré-sal a preço de banana? Isto é culpa do moro e seu combate a “corrupção”?

    Juiz que diz combater a corrupção aceita “afagos” ao ego de paraisos fiscais?

     

  4. sem enxergar FHC…

    lava jato é um insulto à cidadania

    se bobear é grana que nem apareceu na prestação de contas eleitoral, corrupção clara

  5. Sérgio Moro sempre poderá

    Sérgio Moro sempre poderá alegar não ter sido provocado pelos procuradores, logo ia julgar… o que, se nem denúncia foi apresentada?

    Tirando a hipocrisia, esse juiz tem, sim, papel de acusador. Mas o MPF não pode deixar de ser cobrado.

  6. É o pilantrismo da hipocrisia

    É o pilantrismo da hipocrisia total. Há uma clara falta de justiça que a maior parte do judiciário nem sabe o que é. São paus-mandados das forças colonialistas dos estadounidenses. 

  7. O juiz Sérgio Moro, no caso

    O juiz Sérgio Moro, no caso que envolve FHC, representa o papel clássico do marido traído: é o último a saber … e, quando fica sabendo, NÃO acredita! Na realidade, o juiz suburbano e deslumbrado sente-se um subalterno diante daquele que ele considera um cosmopolita (sqn). 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador