FHC sai em defesa da Lava Jato: “errado quem pensa que favorece partido”

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso saiu em defesa da Operação Lava Jato, em vídeo publicado nas redes sociais. O tucano disse que há uma singularidade nas investigações, ao “ver gente poderosa sendo julgada”.
 
“Quem imaginar que lava Jato é para perseguir alguém, para favorecer partido, está errado. É para fazer com que a Justiça se cumpra no Brasil”, disse FHC, em discurso complatamente contraditório com o último depoimento prestado em ação do juiz da Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro, contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Na ocasião, em audiência junto ao magistrado do Paraná, FHC apesar de não criticar diretamente a Lava Jato, mostrou que as acusações contra Lula eram inconcebíveis, desmentiu que manter o acervo presidencial seria ilegal.
 
“Um problema imenso. Como o acervo é de interesse público, você (qualquer ex-presidente) apela para doadores, porque você é obrigado a manter a coleção de objetos, mas não tem recurso para manter”, havia dito o ex-presidente tucano em depoimento que desmontou uma das teses de acusação contra Lula.
 
Agora, entretanto, FHC sai na ofensiva a favor dos investigadores da Lava Jato. Disse que os procuradores da República e delegados da Polícia Federal têm feito “um trabalho excepcional”. “Muita gente tem me perguntado o que eu penso da Lava Jato, qual é a minha posição. Para começar, a Lava Jato é um órgão de Estado, funcionando e tem feito 1 trabalho excepcional. Tem feito busca dos erros, quem errou aqui, e quem errou ali”, disse.
 
 
Defendeu, ainda, que as críticas contra as investigações ocorrem porque “não estávamos acostumados a ver gente poderosa sendo julgada” e que “temos que prestigiar as instituições”, entre elas a Operação Lava Jato, “para funcionarem plenamente, com liberdade, com democracia”.
 
Afirmou, também, que “se houver” exageros, eles precisam ser contidos, mas que há sim espaço na própria justiça, por um canal legal, para resolver esses problemas, por meio de recursos. “Acho que estamos vivendo um momento novo no Brasil e muito importante”, concluiu.
 
Acompanhe o depoimento completo:

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tucanos não confiam na justiça… confiam na blindagem

    Até na hora de roubar os tucanos sabem que nunca serão investigados… Serra e Aécio nem tem esquema de lavagem de dinheiro… simplesmente abrem contas em paraísos fiscais, acumulam seus milhões e tudo fica por isso mesmo… nunca terão que justificar origem de dinheiro, nunca terão que explicar nada para algum repórter investigativo… e ainda tem uma legião de blogueiros para defendê-los.

    FHC confia na Justiça brasileira… confia que ela vai lhe conceder a eterna blindagem da aristocracia patética brasileira.

  2. O FHC está correto, a Lava

    O FHC está correto, a Lava Jato não favorece partidos, ela prejudica partido, no caso em questão o PT.

    Jà o PSDB não é afetado, porque não é um partido, são capangas do Tio Sam.

  3. Quem vai fazer o papel do FHC

    Quem vai fazer o papel do FHC no filme “A lei é para todos, mas tucanos não vem ao caso”? Tem que ser o ator mais canastrão da Globo

  4. FHC sai em defesa da Lava Jato: “errado quem pensa que favorece

    Quanto tempo a Lava Jato está aí, e só agora toma posição?

    Será que queria saber primeiro, onde estava pisando?

    Ou será que foi informado por fontes seguras que a lava jato está perto fim?

     

  5. Principalmente depois do

    Principalmente depois do golpe de estado ditatorial, percebam como o pôrco mafioso fala num tom como se fosse o proprietário do Brasil, das instituições… Fala como se fosse do bem. É o mesmo formato de todos os demotucanos peemedebistas golpistas ditadores. Observa-se o mesmo tipo de posicionamento em práticamente todos os âncoras dos jornais televisivos golpistas, principalmente na globo, onde falam como se fossem do bem, mas, todo mundo já sacou que são do mal. São a maior gangue já detectada no Brasil. É a gangue do fhc clinton, infiltrada em tudo que é canto do e que continua doando o Brasil e a soberania de seu povo para seus conluiados norte americanos. É êsse tipo de apátrida vira lata covarde que precisa desaparecer do Brasil, a exemplo de alguns que já desapareceram sendo que alguns voltaram depois do golpe.

  6.  
    Não se deve cobrar

     

    Não se deve cobrar coerência desse mentiroso e decrépito idoso. Se quando jovem, em pleno gozo das faculdades mentais o gajo já desfrutava da fama de grande traidor, desleal, falso e sem palavra. Se é, que tudo isso cabe numa só carcaça. FHC, foi um grande impostor.Um grande enganador. Se esse sujeito, tivesse trilhado a carreira de mascate, logo perderia a freguesia. Sendo enxotado de um lado pro outro, tendo que mudar de cidade por vender gato, como se fosse lebre.

    O episódio da traição covarde perpetrada contra o instável mas, honesto Itamar Franco. O baiano-mineiro que pagou caro, por ter dado a mão e a cadeira de presidente a esse pústula. Recebendo como contraparte, a expropriação de seu plano Econômico usurpado por esse merda, que entende de econômia, o quanto pratica de honestidade intelectual.

    Só falta FHC se juntar  com não menos senvergonha do miShell Treme. Outro destituido de carater, e também entreguista.

    Infelizmente,

  7. Boca de Sovaco  primeirão do

    Boca de Sovaco  primeirão do partido da quinta coluna no Brasil apoiado em Sergio Silverio dos Reis Moro, Deltan Calabar Dallagnol, Rodrigo Judas Janot e Gilmar Brutus Dantas.

  8. FHC, mais uma figura que

    FHC, mais uma figura que atirou sua biografia na lama, ao apoiar o golpe de estado. A perversidade e estupidez das oligarquias são transmissíveis aos que circulam no mesmo ambiente delas. 

  9. Reserva moral

    Mas ele está certo. Segundo o Ricardo Boechat(o), na Band(ida) News, FHC é uma “reserva moral” da política, ou pelo menos para a direitona – emendou o novo Jabor.

    Então, como um símbolo da direita brasileira, esperar o quê? Coerência? Fidelidade aos fatos?

    Esse povo tem uma narrativa construída em cima de mentiras que é tão repetidamente replicada, que acho que eles acabam por acreditar nela de um jeito ou de outro.

    Solução: ignorar este ser e tentar dar o menos destaque possível à tão repugnante criatura.

     

  10. Era de se esperar

    Este pavão misterioso e atucanado está apenas sendo coerente com o que ele é; e o que ele é não escrevo aqui para não deixar mal o blogue.

  11. Volta Dilma! A gente era enganado mas era feliz

    .

    Todo político deve ter um dia se feito a pergunta do porque alguém doaria para um único centavo campanha política.  Como só tem gente esperta no congresso, os delatados devem saber muito bem a resposta.   Mas o que pensar dos participantes deste site?   Já passamos pelo mensalão.   O imenso esforço intelectual gasto aqui para  negar o óbvio é patético.

  12. Até quando …

    É inacraditável !!! Até quando o pseudo-puritano, FHC ficará sob o pália da blindagem blindado, juntamente com a corja psdebista?

    Até quando a emissora Globo ditará as regres do sujo joga em meios a esses politiqueiros bandidos? Quanto milhões, esses  disponiblizarão a custo rezo, para manipularem e/ou manterem esses canalhas sob permanente proteção? Por que as outras mídias não põe essa matéria em foco? Será que não existe um caçador para expor  essa “esperta ave” , aos olhos públicos? Sera que Secredo de Justica é suficiente para deter tal exposição?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador