FHC vs Lula/Dilma, um quadro comparativo

Não é verdade que o PT quebrou o Brasil, muito pelo contrário, o que tivemos foi desenvolvimento e inclusão social, claro, até o dia em que a classe dominante optou pelo golpe de Estado:

O BRASIL REAL – DE 2002 A 2013
Por Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira. Fonte: Pátria Latina

1. Produto Interno Bruto:
2002 – R$ 1,48 trilhões
2013 – R$ 4,84 trilhões

2. PIB per capita:
2002 – R$ 7,6 mil
2013 – R$ 24,1 mil

3. Dívida líquida do setor público:
2002 – 60% do PIB
2013 – 34% do PIB

4. Lucro do BNDES:
2002 – R$ 550 milhões
2013 – R$ 8,15 bilhões

5. Lucro do Banco do Brasil:
2002 – R$ 2 bilhões
2013 – R$ 15,8 bilhões

6. Lucro da Caixa Econômica Federal:
2002 – R$ 1,1 bilhões
2013 – R$ 6,7 bilhões

7. Produção de veículos:
2002 – 1,8 milhões
2013 – 3,7 milhões

8. Safra Agrícola:
2002 – 97 milhões de toneladas
2013 – 188 milhões de toneladas

9. Investimento Estrangeiro Direto:
2002 – 16,6 bilhões de dólares
2013 – 64 bilhões de dólares

10. Reservas Internacionais:
2002 – 37 bilhões de dólares
2013 – 375,8 bilhões de dólares

11. Índice Bovespa:
2002 – 11.268 pontos
2013 – 51.507 pontos

12. Empregos Gerados:
Governo FHC – 627 mil/ano
Governos Lula e Dilma – 1,79 milhões/ano

13. Taxa de Desemprego:
2002 – 12,2%
2013 – 5,4%

Leia também:  Especial Dia do Samba: os 50 livros essenciais da literatura do samba

14. Valor de Mercado da Petrobras:
2002 – R$ 15,5 bilhões
2014 – R$ 104,9 bilhões

15. Lucro médio da Petrobras:
Governo FHC – R$ 4,2 bilhões/ano
Governos Lula e Dilma – R$ 25,6 bilhões/ano

16. Falências Requeridas em Média/ano:
Governo FHC – 25.587
Governos Lula e Dilma – 5.795

17. Salário Mínimo:
2002 – R$ 200 (1,42 cestas básicas)
2014 – R$ 724 (2,24 cestas básicas)

18. Dívida Externa em Relação às Reservas:
2002 – 557%
2014 – 81%

19. Posição entre as Economias do Mundo:
2002 – 13ª
2014 – 7ª

20. PROUNI – 1,2 milhões de bolsas

21. Salário Mínimo Convertido em Dólares:
2002 – 86,21
2014 – 305,00

22. Passagens Aéreas Vendidas:
2002 – 33 milhões
2013 – 100 milhões

23. Exportações:
2002 – 60,3 bilhões de dólares
2013 – 242 bilhões de dólares

24. Inflação Anual Média:
Governo FHC – 9,1%
Governos Lula e Dilma – 5,8%

25. PRONATEC – 6 Milhões de pessoas

26. Taxa Selic:
2002 – 18,9%
2012 – 8,5%

27. FIES – 1,3 milhões de pessoas com financiamento universitário

28. Minha Casa Minha Vida – 1,5 milhões de famílias beneficiadas

29. Luz Para Todos – 9,5 milhões de pessoas beneficiadas

30. Capacidade Energética:
2001 – 74.800 MW
2013 – 122.900 MW

31. Criação de 6.427 creches

32. Ciência Sem Fronteiras – 100 mil beneficiados

33. Mais Médicos (Aproximadamente 14 mil novos profissionais): 50 milhões de beneficiados

Leia também:  #ocinemabrasileiroemcartaz, protesto contra o terraplanismo da Ancine

34. Brasil Sem Miséria – Retirou 22 milhões da extrema pobreza

35. Criação de Universidades Federais:
Governos Lula e Dilma – 18
Governo FHC – zero

36. Criação de Escolas Técnicas:
Governos Lula e Dilma – 214
Governo FHC – 11
De 1500 até 1994 – 140

37. Desigualdade Social:
Governo FHC – Queda de 2,2%
Governo PT – Queda de 11,4%

38. Produtividade:
Governo FHC – Aumento de 0,3%
Governos Lula e Dilma – Aumento de 13,2%

39. Taxa de Pobreza:
2002 – 34%
2012 – 15%

40. Taxa de Extrema Pobreza:
2003 – 15%
2012 – 5,2%

41. Índice de Desenvolvimento Humano:
2000 – 0,669
2005 – 0,699
2012 – 0,730

42. Mortalidade Infantil:
2002 – 25,3 em 1000 nascidos vivos
2012 – 12,9 em 1000 nascidos vivos

43. Gastos Públicos em Saúde:
2002 – R$ 28 bilhões
2013 – R$ 106 bilhões

44. Gastos Públicos em Educação:
2002 – R$ 17 bilhões
2013 – R$ 94 bilhões

45. Estudantes no Ensino Superior:
2003 – 583.800
2012 – 1.087.400

46. Risco Brasil (IPEA):
2002 – 1.446
2013 – 224

47. Operações da Polícia Federal:
Governo FHC – 48
Governo PT – 1.273 (15 mil presos)

48. Varas da Justiça Federal:
2003 – 100
2010 – 513

49. 38 milhões de pessoas ascenderam à Nova Classe Média (Classe C)

50. 42 milhões de pessoas saíram da miséria

Leia também:  Hamilton de Holanda lidera última roda de choro do ano no Memorial da América Latina

FONTES:
47/48 – http://www.dpf.gov.br/agencia/estatisticas
39/40 – http://www.washingtonpost.com
42 – OMS, Unicef, Banco Mundial e ONU
37 – índice de GINI: www.ipeadata.gov.br
45 – Ministério da Educação
13 – IBGE
26 – Banco Mundial

Atualização – 12/2/2017 –
Golpistas receberam um pais com numermos equilibrados

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

137 comentários

  1. O fim da Era FHC e o inicio do governo Lula-Dilma

    1 – MÉDIAS BALANÇA COMERCIAL (bilhões de US$)
    – FHC (PSDB) (1995/2002): -2,442
    – Lula (PT) (2003/2005): +34,420 (recorde)

    2 – SUPERÁVIT COMERCIAL (bilhões de US$)
    – FHC (1995/2002): -8,7 (déficit)
    – Lula (2003/2005): +103,0 (superávit)

    3 – RISCO-PAÍS PTS
    – FHC (Jan/2002): 1.445
    – Lula (Jan/2006): 290 (recorde)

    4 – JUROS
    – FHC (Jan/2002): 25,00%
    – Lula (Jan/2006): 18,00%

    5 – INFLAÇÃO
    – FHC(2002): 12,5%
    – Lula(2005): 5,7%

    6 – DÓLAR R$
    – FHC (Jan/02): 3,53
    – Lula (Jan/06): 2,30

    7 – RANKING DO PIB MUNDIAL (PPP) (trilhões de US$)
    – FHC (2002): 1,340 -> 10º
    – Lula (2004): 1,492 -> 09º

    8 – BOVESPA PTS
    – FHC (Jan/02): 11.268
    – Lula (Jan/06): 35.223 (recorde)

    9 – DÍVIDA EXTERNA (bilhões de US$)
    – FHC (2002): 210
    – Lula (2005): 165 – E caindo mês a mês…

    10 – DÍVIDA COM O FMI E COM O CLUBE DE PARIS EM DOLÁR
    – FHC (2002): O governo não informou o valor da dívida.
    – Lula (2005): 0,00

    11 – SALÁRIO MÍNIMO (US$)
    – FHC (2002): 56,50
    – Lula (2005): 128,20

    12 – DESEMPREGO
    – FHC (2002): 12,2%
    – Lula (2005): 9,6%

    13 – TAXA ABAIXO DA LINHA DE PROBREZA
    – FHC (2002): O governo não controlava este índice. Segundo dados,
    ultrapassava os 35%.
    – Lula (2004): 25,1%

    14-incremento no acesso a água no semi-árido nordestino
    Lula: 762 mil pessoas e 152 mil cisternas
    FHC: zero

    15 -Distribuição de leite no semi-árido (sistema pequeno produtor)
    Lula: 3,3 milhões de brasileiros
    FHC: zero

    16-Áreas ambientais preservadas
    Lula: incremento de 19,6 milhões de hectares (2003 a 2006)
    Do ano de 1500 até 2002: 40 milhões de hectares

    17 – Apoio à agricultura familiar
    Lula: 7,5 bilhões (safra 2005/2006)
    FHC: 2,5 bilhões (último ano de governo)
    * O governo Lula investirá 10 bilhões na safra 2006/2007

    18 -Compra de terras para Reforma Agrária
    Lula: 2,7 bilhões (2003 a 2005)
    FHC: 1,1 bilhão (1999 a 2002)

    19 – Investimento do BNDES em micro e pequenas empresas:
    Lula: 14,99 bilhões
    FHC: 8,3 bilhões

    20 – Investimentos em alimentação escolar:
    Lula: 1 bilhão
    FHC: 848 milhões

    21 -Investimento anual em saúde básica:
    Lula: 1,5 bilhão
    FHC: 155 milhões

    22 – Equipes do Programa Saúde da Família:
    Lula: 21.609
    FHC: 16.698

    23 – População atendida pelo Prog. Saúde da Família:
    Lula: 70 milhões
    FHC: 55 milhões

    24 – Porcentagem da população atendida pelo Programa Saúde da Família:
    Lula: 39,7%
    FHC: 31,9%

    25 – Pacientes com HIV positivo atendidos pela rede pública de saúde:
    Lula: 151 mil
    FHC: 119 mil

    26 – Juros:
    Lula: 16%
    FHC: 25%

    27 – BOVESPA
    Lula: 35,2 mil pontos
    FHC: 11,2 mil pontos

    28 – Dívida externa:
    Lula: 165 bilhões
    FHC: 210 bilhões

    29 – Desemprego no país:
    Lula: 9,6%
    FHC: 12,2%

    30 – Dívida/PIB:
    Lula: 51%
    FHC: 57,5%

    31 – Eletrificação Rural
    Lula: 3.000.000 de pessoas
    FHC: 2.700 pessoas

    32 – Livros gratuitos para o Ensino Médio
    Lula: 7 milhões
    FHC: zero

    33 – Geração de Energia Elétrica
    Lula: 1.567 empreendimentos em operação, gerando 95.744.495 kW de potência. Está prevista para os próximos anos uma adição de 26.967.987 kW na capacidade de geração do País, proveniente dos 65 empreendimentos atualmente em construção e mais 516 outorgadas.
    FHC: APAGÃO

    34 – Entre os anos de 2000 a 2005, as ações da Polícia Federal no combate ao crime cresceram 815%. Durante o governo do presidente Lula, a Polícia Federal realizou 183 operações e 2.961 prisões? Uma média de 987 presos por ano. Já nos dois últimos anos do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, foram realizadas apenas 20 operações, com a prisão de 54 pessoas, ou seja, uma média de 27 capturas por ano.

    Fontes: IBGE, IBGE/Pnad (Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar – desde 1994); ANEEL; Bovespa; CNI; CIESP; Ministérios Federais e Agências Reg.; SUS; CES/FGV; jornais FSP, O Globo e O Estado.

    • Muito boa a forma clara das

      Muito boa a forma clara das comparações. Mas gostei mesmo foi o “desaconselhamento” kkkkk

  2. Não tem como fazer uma
    Não tem como fazer uma comparação valida entre o governo do FHC que acabou em 2003, e o governo do PT, já fazem 12 anos, óbvio que o Brasil mudou, e melhorou um pouco, mas não conseguisse mudar em 12 anos seria um absurdo. Reportagem medíocre.

    • Óbvio que tem como comparar,

      Óbvio que tem como comparar, são duas formas de governar COMPLETAMENTE diferentes. A primeira, contracionista, quebrou o país 3 vezes e aumentou a desigualde social; a segunda, expansionista (estado forte e democrático), revolucionou o país com índices históricos de pleno emprego, distribuição de renda e inclusão social. 

      E mediocre é seu português. Não “fazem 12 anos”, FAZ 12 anos (o verbo é impessoal nesse caso) que o Brasil se tornou um país de todos e não só da burguesia escrota!

      • O país tem de evoluir

        Seja com FHC ou Lula ou Dilma, se houver uma governança feita de maneira correta, independente de partido, esperasse que o país continue o seu desenvolvimento. E de preferência um ótimo desenvolvimento.

        Não sei você, mas eu não vejo esse país sensacional. O que eu vejo é um país a beira de um calapso financeiro, mau educado (no sentido de cultura), onde a impunidade e a violência tem sido marcantes.

        O Brasil não evolui o que precisa, muitos são os erros governamentais, cometidos a torto e a direito.

        Os erros estão a todo momento sendo esfregados na nossa cara:

        – Alta carga tributário que NINGUÉM tem coragem de mudar, 

        – Essa reforma politica tanto exigida pela população que não sai do papel, me lembro bem de jul/2013, quando nossa presidente a prometeu

        – Inflação acima da meta do próprio governo

        – Alta taxa de juros

        – Essa impunidade e complacencia dos governos, é vergonhoso ter bandidos sendo tratados como heróis

        entre tantos outros problemas que enfrentamos atualmente.

         

        Não julgo o atual governo capaz para mudar essa realidade e também não julgo que o próximo será.

        O brasileiro queria mudança, mas elegeu mais do mesmo, reelegendo tantos que lá já estavam.

         

        Já fizemos errado novamente.

      • Falta de Informação

        Primeiramente, pesquise o que de fato é quebrar uma economia. No Brasil só teve quebra no governo Sarney.

        Outra informação é a citação do “pleno emprego”. Isso é mentira. Há a APROXIMAÇÃO do pleno emprego em 6 estados do pais, mas em comparação, o indice de desemprego no nordeste se aproxima de 10%.

        É uma vergonha um cidadão se orgulhar de um governo que precise dar dinheiro para população para que melhore o indice de pobreza e extrema pobreza, alem de aumentar a faixa de quem se enquadra em classe baixa e classe média.

      • nao medíocre é vc meu

        nao medíocre é vc meu camarada…pelo menos em metodologia de pesquisa…volte pra escola e estude um pouco sobre bias, confoundings etc…

  3. NADA A VER

    Mano, Não tem como comparar o valor do Real de antigamente a mesmo nivel de hoje em dia, em que um salário minimo de R$784 mal da pra sobreviver hoje e o de antigamente que quem tinha um salário desse era considerado classe média Alta

    • Comparação

      No texto tem a conversão por cesta básica! Eu já ganhei um salário mínino na época do FHC não dava pra nada.

    • Comparação

      No texto tem a conversão por cesta básica! Eu já ganhei um salário mínino na época do FHC não dava pra nada.

      • Comparação por cesta básica

        Comparação por cesta básica não é correta porque itens tem reajustes diferentes tem que se comparar com o cambio atualizado em moeda forte, no caso Dólar.

  4. Comparação absolutamente injusta

    Já adianto que não sou tucano nem petista, vou votar nulo nessas eleições de 2014.
    A comparação é injusta, pois carece de perspectiva do governo pré-FHC. É IMPOSSÍVEL saber quanto o governo do FHC progrediu se você não fornecer os dados antes de ele ser presidente, em 1994.

    Uma comparação justa seria da seguinte forma:

    – FHC (PSDB): de 1995 a 2003 (total de 8 anos)

    Mostrar dados em 1995 e dados em 2003

    – Lula (PT): de 2004 a 2011 (total de 8 anos)

    Mostrar dados em 2004 e dados em 2011

    Outra observação: LULA não é DILMA. Estamos em 2014 e são outros dados, não faz absolutamente sentido nenhum alguém usar os dados deste post, mesmo se apresentasse com os dados pré-FHC.

    Conlusão: este artigo é inválido e inútil.

  5. Faça uma comparação justa !!!
     O Sr comparou Lula com FHC (Que foi o governo que antecedeu o do lula) E FHC ?? Vc comparou com quem ???Totalmente incoerente essa sua comparação 

  6. Claro que é importante comparar!

    KKKKK ‘NÃO SOU TUCANO NEM PETISTA’ – > Comparação justíssima! Nassif compara os dados e indicadores obtidos por dois partidos que estão disputando a corrida presidencial e que já governaram.Claro que é importante comparar isso. Agora que vemos Marina aliada a Aécio, mais ainda. Ficou claro: uns defendem um Brasil que efetivamente claudicou, outros defendem o que avança tanto na área econômica quanto social. De conversa, denúncias e marketing já estamos fartos(as). #Dilma13MudaMais

  7. Olha, quem está satisfeito

    Olha, quem está satisfeito com o governo atual e acha que a vida está facil vota na candidata do PT mas quem não está deve votar na mudança. Votar 45 não é votar no melhor e sim na unica chance de mudança. Politico honesto não existe mas prefiro votar no 45 que continuar com essa política corrupta do PT. Tem aproximadamente 11 anos que não consigo aumentar minha economias ao invés disso tive que recorer a leas varias vezes por causa do aumento da inflação. A cada m~es que passa não consigo comprar tudo que comp´rei no mês anterior. Com muita sorte consegui um reajuste de 7% mas tudo subiu mais de 15% a luz neste mes vai subir 17%. Quem aguenta esse amadorismo do PT?   vejam essa url como a luz aumentou e os comentarios … http://diariosp.com.br/noticia/detalhe/73946/conta-de-luz-tera-reajuste-medio-de-mais-de-17

    Se você vota errado está prejudicando a mim, e minha família, e todos no Brasil. Vote e assuma em quem votou e as consequencias do seu ato.

     

    • corrupção

      Joaquim Crespo, não entendo, o senhor diz que o PT é partido corrupto, não o partido não é corrupto, alguns políticos são, ai o problema é deles , cada um responde por seus atos, se ele se rendeu a corrupção oque podemos fazer, puni-los com expulsaõ do partido, isto se ficar provado o envolvimento.   Até ai tudo bem, mas dizer que vota em político ladrão, que não há político honesto eu não concordo, ai eu lembro do paulista falando que vota no Maluf que é ladrão mas faz, ai eu vou a loucura !   Temos sim que nunca mais colocar estes mafiosos, esses ladrões, estes párias da pátria, esses sangue sungas, e me lembrou outro roubo sem vergonha na época do Fernando Henrique Cardoso que não deu nada, como todos os grandes roubos destes canalhas nunca deu nada, sempre arrumaram um Joaquim Barbosa para engavetar os roubos e assim até os crimes prescreverem !

       

  8. Muito boa estas comparações,

    Muito boa estas comparações, mas me parece que não existiram governos antes do FHC, para se poder fazer

    uma comparação por exemplo  FHC X Collor  FHC X Sarney.

  9. O dinheiro de um desastre

    O dinheiro de um desastre dos 45 escândalo da era FHC e com Dilma a Petrobras perdeu 162 bilhões, quando deveriam ajudar a eliminar o Fator Previdenciário, botando uma parte desse dinheiro na conta do INSS, dos aposentados e pensionistas, até resolver o nosso problema e eliminar o Fator Previdenciário.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    • Esse comparativo da gazeta do

      Esse comparativo da gazeta do povo sob essa manchete compara alhos com bugalhos. Um ano de FHC contra a média da Dilma, o auge do FHC com o mínimo do PT. muito conveniente.

  10. A política da desinformação e manipulação

    Sempre critíco os atuais oposicionistas quando apresentam “dados” negativos contra o atual governo, atribuindo toda a culpa dos problemas do Brasil a um ParTido ou à presidenta atual e/ou seu antecessor …

    Mantendo a linha de pensamento e conduta, não tenho como deixar de comentar que esse texto, de todo governista, é mais do mesmo. Explico:

    Primeiro: Comparar o final do mandato do FHC com o resultado médio de mais de 10 anos de dados, serve apenas para mostrar que houve uma evolução no período, favorecendo o atual, mas omite  o que ocorreu durante os anos de governo FHC, também houve evolução? Não tenho a resposta nesse momento, nem é o caso. Meu ponto é: se queremos passar uma informação, respeitemos o leitor, sua inteligencia, seu direito de chegar às próprias conclusões, enfim, o básico (ou ao menos deveria ser).

    Segundo: Incluir nos comparativos três governantes diferentes e apontar apenas dois dados, não me parece muito correto. Nesse caso a comparação deveria ser entre partidos e não governantes, como sugere o título. Se é para comparar as atuações de cada governante, compare-se então FHC versus LULA, FHC versus DILMA e LULA versus DILMA, aí sim se estará oferecendo uma boa fonte de dados para que então, e apenas então, individualmente cada leitor chegue à sua conclusão. Isso sim é democrático. Isso é respeito. Isso é querer um Brasil melhor – despertar em cada cidadão o senso crítico, a opinião e posicionamento político e sim, claro que existe esse viés, quem sabe simplesmente despertar, convidar cada um a sair da inércia que se instalou em parte da população, dê a essa “parte” a dimensão que julgar caber, e quem sabe a se manifestar, mas se manifestar consientemente não apenas seguindo a onda e atacando a “bola da vez”, que nem sempre difere muito da anterior. Novamente deixo a seu critério dar a dimensão que preferir a esse “nem sempre”.

     

    Osmair. 02/07/2015 – Torcendo e lutando por um Brasil melhor, não por um bloco ou um partido mais poderoso, seja ele qual for.

     

    • esta tambem foi a minha

      esta tambem foi a minha percepção. 

      gostaria imensamente de compartilhar este post e assim divulgar a política de manipulação, porém fica dificil.

       

    • esta tambem foi a minha

      esta tambem foi a minha percepção. 

      gostaria imensamente de compartilhar este post e assim divulgar a política de manipulação, porém fica dificil.

       

    • OsmairCabe, no caso de

      Osmair

      Cabe, no caso de questionamento dos dados apresentados, que quem os questione, tenha outros dados em mãos.
      Cabe tbm, que o interessado( de verdade, não o apenas demagogo) faça sua propria pesquisa, como o autor o fez.
      Nas fontes citadas estão todas as informações economicas, durante vários governos e países, que vc possa vir a pensar, basta fazer um ´”pequeno exercicio mental ” e procurar lá as respostas as suas perguntas.
      Concordamos em ponto:

      Precisamos pensar e discutir mais em poíticas e menos políticos !
      O Brasil é maior que todos eles!
       

  11. Cadê a Dívida Interna

    Muito conveniente também não colocar a dívida interna, todos sabem que o PT trocou a dívida externa pela interna e a aumento e muito.

  12. Analfabetismo

    Vejo um alto grau de analfabetismos em suas comparações colega, não é dessa forma que se compara quem foi melhor, a economia mundial em quase toda sua historia é crescente obviamente com uma economia robusta criada por FHC Lula tem seu mérito na execução, oque Lula faria sem uma moeda forte e uma boa base econômica ao seu favor?

    Lembrando que a reforma econômica e quase todos os importantes programas sociais criados foram na era FHC não existe uma comparação Lula colheu frutos do governo anterior e oque vem depois? Estamos vendo agora RESCESSO HISTORICO 

  13. Analfabetismo

    Vejo um alto grau de analfabetismos em suas comparações colega, não é dessa forma que se compara quem foi melhor, a economia mundial em quase toda sua historia é crescente obviamente com uma economia robusta criada por FHC Lula tem seu mérito na execução, oque Lula faria sem uma moeda forte e uma boa base econômica ao seu favor?

    Lembrando que a reforma econômica e quase todos os importantes programas sociais criados foram na era FHC não existe uma comparação Lula colheu frutos do governo anterior e oque vem depois? Estamos vendo agora RESCESSO HISTORICO 

    • Se a moeda forte a que você

      Se a moeda forte a que você se refere é o Real foi na época do Itamar Franco e não a do FHC.

      Os programas sociais de FHC não tinha controle e era fraco a ponto de não diminuir a fome e a pobreza.

      E pra piorar as únicas coisas que FHC fez foi liquidar com o decreto que combatia a corrupção feito por Itamar e entregar o patrimônio brasileiro de mão beijada a estrangeiros.

      Te desconecta da globo e inVeja que a verdade aparece.

      E recesso hisórico vivemos na época de FHC quando quebramos 3 vezes e tivemos que recorrer ao FMI. Com Lula não só quitamos essa dívida como emprestamos ao FMI… e com Dilma fizemos um banco paralelo ao FMI: o Banco dos BRICS.

      • Real
        Se você pesquisar um pouco mais,você perceberá que o real foi ideia do Ministro da Fazenda em 1994,que era FHC

        • pergunta ao

          Pergunta ao Ciro Gomes, fazia parte da equipe econômica do Itamar Franco. Depois o real perdeu seu valor, quem recuperou foi o Lula. Pesquise a história, saia da Veja.

        • Se você, pesqusar mais, verá

          Se você, pesqusar mais, verá inclusive o Presidente Itamar Franco, desmentindo isso…

  14. Qualquer pessoa com cérebro
    Qualquer pessoa com cérebro de galinha sabe que para comparar é preciso levar em conta as proporções.
    Se for assim, onde estão os números da corrupção, hein??? Seria tão grande a diferença que o governo FHC seria um ladrão de galinha enquanto os petistas, os top!!

  15. Cabeça Fraca

    Cara, seu quadro comparativo está totalmente desajustado, assim como os números apresentados pelo Lula e pela Dilma. São números manipulados, devemos levar em consideração a qualidade de vida oferecida a população! Quando se fatura pouco, mas se tem controle dos gastos, é mais viavel do que faturar muito e roubar quase tudo da população, no bolso de poucos! Número no papel e na telinha do PC, qualquer um coloca! Veja se na gestão do FHC ocorreu algum escândalo desse porte!

    • Cara, é sempre o mesmo papo!

      Cara, é sempre o mesmo papo! Q os números do Lula/Dilma são manipulados ahahah muda o discurso, por favor!!!

    • Sr. Cabeça Fraca,
      na gestão

      Sr. Cabeça Fraca,

      na gestão do FHC não ocorreu nenhum escândalo desse porte porque o procurador Geraldo Brindeiro, para proteger os comparsas do FHC, não investigava nem deixava investigar, engavetava as denúncias! Nunca houve tanta liberdade de investigação por aqui, como agora. Simples assim!

      • E põe cabeça fraca nisso…

        O cara acha q só porque não houve escândalo não houve roubo. Sabe de nada inocente.

        Olha a idiotice dos comentários que questionam os números acima: Quer dizer que se 1 salário mínimo comprava 1 cesta básica e agora compra 2 cestas básicas, isso não é melhora real do poder de compra?!

        Mesmo com o dólar a 4 reais o S.M. ainda está acima dos parcos 86 dólares da época FHC, com paridade cambial na época e tudo mais rsrs.

        14 universidades não é bom investimento???

        E a culpa de tudo é dos programas sociais!  Claro.

        E a violência não tem nada a ver com a incompetência das polícias estaduais, principalmente a tucana em SP? E as leis não tem mais a ver com os parlamentares, onde o pt nem tem maioria, mas sim um bando de chantagistas?

        Esses coxinhas alienados merecem mesmo tomar no Cunha como estão agora. Tomara q o governo lance o bolsa Livro de História, como já foi sugerido em um site, para ver se educa essa classe média alienada que nós temos no Brasil.

        O cara acha q o que não passa na globo e não sai na capa da veja simplesmente não existe.

    • Vê-se que vc conhece muito

      Vê-se que vc conhece muito bem a gestão FHC.
      Vá estudar ou pesquisar um pouco mais antes de falar…Ou ao menos pense.
      Quanto a qualidade de vida, digo-lhe a mesma coisa. Já que o óbvio não lhe chega ao discernimento.
      Desajustado é vc, amigo!

    • Não existiu escândalo??
      Não existiu escândalo?? Banestado te lembra algo? Se não lembra vai pesquisar e estudar urgentemente…pelo amor..

  16. Apenas números

    Números pór si só não dizem nada, de que adianta dizer que a petrobrás valorizou de 15 bilhões para 104 bilhões? E hoje ela vale quanto? (se é que vale alguma coisa)

    Lucro de banco? Todos sabem que os lucros dos bancos são às custas do endividamento da população, banco lucra com juros e taxas, aí vem alguém dizer, o governo aumentou o poder de compra da população, negativo, o governo aumentou o poder de endividamento da população, porém, sem aumentar seu poder de liquidar essa dívida, o resultado está aí pra quem quiser ver, aliás, só não vê quem não quer, ou finge não querer ver.

    Não vou ficar atrelado aos números apresentados acima, pois como afirmei no início do meu comentário, números por sí só não dizem nada, o que realmente importa é o quê e como foi feito para se alcançar a esses números, e obviamente, quais as consequencias para a população das atitudes tomadas para tal feito!

    O que é límpido como a água é que os resultados do que foi plantado no governo FHC caíram de pára-quedas no colo do governo do PT, que por sua vez levou o crédito (nisso o PT foi realmente muito competente), ganhou a confiança dos brasileiros (trouxas), fez o que quis sem ser questionado e agora começamos a sofrer as consequencias dos últimos 08 (oito) anos do governo PT, digo 08 (oito) anos porque até 2008 o governo PT era apenas continuidade do governo FHC em todos os aspectos, daí mudou a matriz econômica, coisa que o Lula sempre quis fazer e usou a crise internacional como desculpa pra fazê-lo, e agora começamos a sofrer as consequencias, não se preocupem, mesmo que esse governo caia, ainda vamos sofrer as consequencias da insanidade dele por vários anos a fio, pois, qualquer criancinha sabe que os reflexos das decisões políticas tomadas pelos governantes nem sempre tem efeito imediato, a conta só chega depois, e vem com juros e correção impiedosos!

    • Estatística então é uma coisa

      Estatística então é uma coisa inutíl do seu ponto de vista.
      Entendi direito?
      Sabe qual era a divida com FMI e quanto é hoje?
      Quer um histórico econômico?
      Sites do FMI e Banco Mundial.
      O Plano Real, é mérito de Itamar Franco, não do PSDB.
      FHC é sociólogo e não economista, portanto não criou o Plano.
      Mas isso vc pode estudar depois.
      Portanto, o Real, de criação do Governo anterior ao de FHC, Itamar Franco, teve oito anos de desempenho pifío durante o de FHC, relatados nos orgão citados. aos quais tivemos que esmolar uma graninha, por 3 x. 
      E que foi pago no Governo PT.
      Mas vc pode alegar que eles são aparelhados pelo PT tbm. É natural nessas horas desconcertantes.
       

  17. Hahahahaa, eu já parei de ler

    Hahahahaa, eu já parei de ler quando lí a primeira linha: “Quadro comparativo do Brasil de 2002 com o de 2013…”.

    Começamos pelo GRANDE erro que os petistas sempre costumam induzir os incautos. A comparação de 2002 com 2013, mais do que obviamente é inadequada, pois, em termos econômicos, não dá para fazer a mesma comparação com valores nominais. A não ser que não exista inflação e a economia nunca cresça, ou seja, seja sempre “igual”. Fato que não existe na realidade.

    Talvez o que você possa fazer, para uma comparação realista e justa, é verificar o desempenho dos governos com relação aos tempos anteriores. E verificar em termos percentuais, não em valores nominais.

    Não da pra se comparar um dado nominal passado com um dado futuro deste forma. Ou seja, obviamente, e graças a Deus, nosso PIB em 2002 era MUITO menor que o de 2013. Isso significa que ao menos o país continuou crescendo. Se fosse igual ou menor, certamente não estaríamos aqui conversando agora. Talvez estivéssemos fugindo pra Venezuela.

    Outro ponto. O governo PT insiste em falar de números se comparando com o governo FHC. Isso é fácil em certos pontos. O PT pegou um país com uma economia crescente e estabilizada, com juros e inflação muito menores, com melhor balança comercial e outro ponto importante, com o país aberto para investimentos externos.

    Ou seja, o PT surfou na crista da onda que foi criada em um governo anterior.

    O governo FHC herdou um país quem vinha de um Plano Econômico (Real) recém criado e que quebrava uma cultura de juros e inflação em níveis estratosféricos. Com balança comercial deficitária, com o país fechado em termos de investimentos e abertura de mercado.

    Disso tudo vocês tem consciência? 

    Vocês conseguem refutar algum dos pontos que lancei acima? Apenas um que seja. Fica o desafio.

    • Zé bolacha ta mais para marajá do caviar

      diante disso tudo que vc falou  me diz uma coisa
      porque então na epoca do FHC havia tanta pobreza?
      tanta desigualdade? hoje quase qualquer um pode comprar um bom celular, e se profissionalizar.
      eu sei de uma coisa, quando estamos por cima, e temos bons beneficios ou condição melhor devido a carreira que temos ou algo que conquistamos, fica muito mais facil olhar para baixo e menosprezar quem não esta no mesmo nivel.
      mas mesmo assim, se nossos beneficios são cortados ou diminuidos, viramos fera, criticamos o governo, e bla bla bla.
      neste ano não votei em Dilma, nem no Aecio, meu voto foi nulo.
      mas digo isso: que o erro do FHC e PSDB foi fazer politica apenas para as classes mais altas, e ignorar os pobres e miseraveis, nisso o PT demorou mais conseguiu a aprovação do restante do povo. Então se hoje o governo esta pior, é culpa dos proprios FHC e PSDB que governavam fazendo acepção de classes, ricos tinham e pobres não tinham.

    • Pessoal anti PT… prestem a
      Pessoal anti PT… prestem a atenção na data da postagem… deixem desse extremismo… banso de cego falando besteira!

  18. kkkkkkkkkkkk

    kkkkkkkk quanta bobagem , esses numeros não dizem nada, momentos economicos diferentes , então que tal um comparativo entre o brasil de hoje e quando era uma colonia portuguesa é a mesma coisa,kkkkkkkkkkk. teve uma evolução na economia e  no cenario mundial muito grande nos útimos anos e o brasil acompanhou os crecimentos, e com muito dinheiro o governo fez o que muitos brasileiros fazem gastou disperdiçou, em bolsas disso bolsa da quilo, numeros elevados de cargos de confiança e logico roubaram até….. (cargos de confiança não são funcionarios publicos )  e precisamos e investimentos pesados na educaçao e leis mais duras o brasil gasta 10% do seu pib com a violencia anualmente são 760 bilhoes de reais no governo petista quanto em qualquer outro governo nada mudou sempre foi assim , para o brasil cresçer é nescessário o basico infraestructura vial, escolar com qualidade e leis duras contra a corrupçao em todos os setores publicos e a populaçao tem que votar em governantes qualificados para o cargos esse governo foi um desastre por mais de 12 anos e os outros partidos politicos são taõ ruis quanto pois nada fizeram para impedir esse desastre 

  19. A real verdade.

    O texto será longo, mas quero que foquem nas dívidas, por isso os números apresentados é apenas uma ilusão de um mal pagador (o elefante que era branco agora virou uma baleia encalhada). 

    Outra coisa importante é mencionar que a maioria das universidades colocadas nesse post foram iniciadas no governo FHC. Outro ponto, não podemos comparar esse periodo àquele, caso contrário poderia afirmar que o Brasil gerou mais empregos no governo FHC do que no periodo colonial (a popolução cresce e o mundo se desenvolve naturalmente com o passar dos períodos). Compare FHC ao governo anterior para você ver o resultado. 

    Quanto ao crescimento do PIB, o país, nos quatro anos de governo Dilma, crescerá apenas 1,8% ao ano, patamar inferior ao do governo FHC. Só o governo Collor foi pior que Dilma. Já em relação à inflação, em 1998 (durante o mandato FHC) foi de apenas 1,6%, a menor da história do Brasil. A inflação de Dilma está acima de 6%, extrapolando a meta de 4,5%. Se compararmos a taxa Selic, nos dois últimos anos de FHC ela foi de 17,5% em média, enquanto nos dois primeiros anos de Lula foi de 19,3% em média, ou seja, foi maior.

    E temos a dívida pública. Em valor absoluto, a dívida bruta total, que FHC entregou em R$ 750 bilhões, hoje ultrapassa R$ 2,2 trilhões – nos 11 anos e meio do governo petista a dívida interna bruta aumentou em R$ 1,45 trilhão, ou seja, 193% maior que FHC. Enquanto isso, com FHC, o superávit primário médio foi de 3,3% do PIB. Hoje em dia, é de apenas 1,3%. Em maio houve déficit de R$ 10,5 bilhões, um recorde negativo.

    E os investimentos em infraestrutura? No primeiro mandato de FHC, foram de 2,6% do PIB. Nos três anos e meio de Dilma, ficaram abaixo de 1% do PIB. Há ainda o pagamento de juros do governo federal. No governo FHC foram pagos R$ 600 bilhões em juros. No de Lula, mais que dobro disso (R$ 1,289 trilhão); e, nos três anos e meio de Dilma, já foram pagos quase R$ 800 bilhões em juros. Isto significa que o governo petista, nos seus 11 anos e meio, já torrou mais de R$ 2 trilhões em juros, ou cerca de 250% a mais que FHC.

    O governo petista aumentou a carga tributária em 4 pontos porcentuais do PIB, o que corresponde a cerca de R$ 200 bilhões a mais por ano. Assim, os brasileiros tiveram de pagar a mais cerca de R$ 2,25 trilhões em tributos. E o pior é que, mesmo assim, o descontrole das contas públicas é total.

    Na era do PT, nenhuma obra termina no prazo e com o orçamento previsto. Há o caso da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, que de um valor inicial de US$ 2,5 bilhões já consumiu US$ 18 bilhões e deve ultrapassar seguramente os US$ 20 bilhões. Na transposição do Rio São Francisco, Lula e Dilma já torraram o dobro e nem metade da obra está pronta. Há centenas de outras obras na mesma situação.

    De 1999 a 2002 (governo FHC), os gastos do governo federal com a educação foram de 0,8% do PIB. Com Lula (2003-2006), o porcentual foi menor, de 0,75% do PIB. Em 1995, a União era responsável por 23,8% dos investimentos na área. Atualmente está abaixo de 20%, porque aumentou a participação dos municípios. E, em relação ao investimento na saúde, de 1999 a 2002 os gastos foram de 1,7% do PIB. Com Lula, no primeiro mandato o porcentual foi levemente menor (1,697% do PIB), e atualmente não passa de 1,6% do PIB.

    E, para finalizar, no caso da atual baixa taxa de desemprego (algo próximo a 5%) há uma enorme distorção, porque ela não capta os cerca de 15 milhões de pessoas que estão permanentemente se revezando na política de salário-desemprego, que vai custar, em 2014, algo como R$ 30 bilhões. Esta política virou uma indústria para não se trabalhar.

    • Esta pesquisa poderia ser

      Esta pesquisa poderia ser refeita, comparando as situações:

      1-Governo assumido pelo Fernando Henrique

      2 – Geverno assumido pelo Lula

      3 – Governo Assumido pela Dilma

      4 – Governo com status atual da Dilma em 2016…

       

      Recomendaria incluir a evolução do dólar, numero de cargos comissionados, de ministérios e nível de despesa pública anual… 

      • F H C azarado ou incapaz?
        Quem criou o Plano Real não foi Itamar, FHC nem a turminha da PUC Rio de Janeiro como querem alguns fazer crer.Quem fez aquilo foi a turma do Consenso de Washington !O legado concreto do príncipe dos ociológos foi e jamais deixará de ser!Foi o único mandatário que conseguiu a proeza de;- ENTREGAR O PATRIMÔNIO PÚBLICO EM TENEBROSAS TRANSAÇÕES.- AUMENTAR A CARGA TRIBUTÁRIA.- E AUMENTAR O TAMANHO RELATIVO E ABSOLUTO DA DÍVIDA.- Ou é muito incompetente ou é por demais azarado; a propósito quem o chama de incompetente é o próprio Bill Clinton; vejam:   https://www.youtube.com/watch?v=MeAOen8vyiQ.Bem. Eu ainda não pude avaliar a possibilidade de Bill Clinton ter se convertido ao Lula Petismo. 

  20. Atualizando….

    #SQN

    Participação da indústria no PIB

    2015: 10,9%

    1950: 11,5%

    Queda do PIB

    2014 a 2016: – 8,1%

    1981 a 1983: – 8,5%

    Juros do cheque especial

    2015: 278%

    1995: 284%

    Rombo nas contas públicas

    2015: 17 bilhões de reais

    1997: 1,8 bilhão de reais

    Inflação

    2015: 10,5%

    2002: 12,5%

    • ótimo comentário… se

      ótimo comentário… se esqueceram de fazer a comparação com outras economias tb… pra ver se nosso crescimento acompanhou o mundo… e podermos isolar o crescimento real do brasil !

  21. Anote ai
    PT vs PSDB Dados de 04.07.2014 (números após não foram computados) Selic TOPO LULA – 19,3%TOPO FHC – 17,5% Então pensa o que será daqui para frente, copom agora em Janeiro!  DÍVIDA PÚBLICA FHC – R$ 750 BilhõesDILMA – R$ 2,2 Trilhões 193% MAIOR SUPERAVIT PRIMÁRIO (sem os juros da dívida, por isso é superavit primário, quanto maior melhor) FHC – 3,3% PIBDILMA – 1,3% PIB (2014, tenha certeza que ela será negativo até 2017). INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA FHC – 2,6% PIBDILMA – ABAIXO de 1% VALOR PAGO DE JUROS PELA DÍVIDA FHC – R$ 600 BIDILMA – R$ 2 TRILHÕES  CARGA TRIBUTÁRIA Certo de que o governo da DILMA já aumentou em mais de 4% em relação ao governo de FHC. E vem mais.Pagamos hoje a miséria de 2,35 Bilhões em impostos.O governo petista aumentou a carga tributária em 4 pontos porcentuais do PIB, o que corresponde a cerca de R$ 200 bilhões a mais por ano. Assim, os brasileiros tiveram de pagar a mais cerca de R$ 2,35 trilhões em tributos. E o pior é que, mesmo assim, o descontrole das contas públicas é total. Na era do PT, nenhuma obra termina no prazo e com o orçamento previsto. Há o caso da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, que de um valor inicial de US$ 2,5 bilhõesjá consumiu US$ 18 bilhões e deve ultrapassar seguramente os US$ 20 bilhões. Na transposição do Rio São Francisco, Lula e Dilma já torraram o dobro e nem metade da obra está pronta. Há centenas de outras obras na mesma situação. De 1999 a 2002 (governo FHC), os gastos do governo federal com a educação foram de 0,8% do PIB. Com Lula (2003-2006), o porcentual foi menor, de 0,75% do PIB. Em 1995, a União era responsável por 23,8% dos investimentos na área. Atualmente está abaixo de 20%, porque aumentou a participação dos municípios. E, em relação ao investimento na saúde, de 1999 a 2002 os gastos foram de 1,7% do PIB.  Com Lula, no primeiro mandato o porcentual foi levemente menor (1,697% do PIB), e atualmente não passa de 1,6% do PIB. E, para finalizar, no caso da atual baixa taxa de desemprego (algo próximo a 8%) há uma enorme distorção, porque ela não capta os cerca de 15 milhões de pessoas que estão permanentemente se revezando na política de salário-desemprego, que vai custar, em 2015, algo como R$ 30 bilhões. Isso pq o governo mudou a política do seguro desemprego.

    • Anote ai
      Histórico das taxas de juros fixadas pelo Copom e evolução da taxa SelicReuniãoPeríodo de vigênciaMeta SELIC
      % a.a. 
      (1)(6)TBAN
      % a.m. 
      (2)(6)Taxa SELICnºdataviés% (3)% a.a. (4) 205ª22/02/2017 23/02/2017 -12,25    204ª11/01/2017 12/01/2017 – 22/02/201713,00 1,4512,90 203ª30/11/2016 01/12/2016 – 11/01/201713,75 1,5313,65 202ª19/10/2016 20/10/2016 – 30/11/201614,00 1,4613,90 201ª31/08/2016 01/09/2016 – 19/10/201614,25 1,7514,15 200ª20/07/2016 21/07/2016 – 31/08/201614,25 1,5914,15 199ª08/06/2016 09/06/2016 – 20/07/201614,25 1,5914,15 198ª27/04/2016 28/04/2016 – 08/06/201614,25 1,5314,15 197ª02/03/2016 03/03/2016 – 27/04/201614,25 2,0214,15 196ª20/01/2016 21/01/2016 – 02/03/201614,25 1,4814,15 195ª25/11/2015 26/11/2015 – 20/01/201614,25 2,0214,15 194ª21/10/2015 22/10/2015 – 25/11/201514,25 1,2714,15 193ª02/09/2015 03/09/2015 – 21/10/201514,25 1,7514,15 192ª29/07/2015 30/07/2015 – 02/09/201514,25 1,3214,15 191ª03/06/2015 04/06/2015 – 29/07/201513,75 2,0013,65 190ª29/04/2015 30/04/2015 – 03/06/201513,25 1,1813,15 189ª04/03/2015 05/03/2015 – 29/04/201512,75 1,8112,65 188ª21/01/2015 22/01/2015 – 04/03/201512,25 1,2812,15 187ª03/12/2014 04/12/2014 – 21/01/201511,75 1,4511,65 186ª29/10/2014 30/10/2014 – 03/12/201411,25 1,0511,15 185ª03/09/2014 04/09/2014 – 29/10/201411,00 1,6610,90 184ª16/07/2014 17/07/2014 – 03/09/201411,00 1,4510,90 183ª28/05/2014 29/05/2014 – 16/07/201411,00 1,4110,90 182ª02/04/2014 03/04/2014 – 28/05/201411,00 1,5310,90 181ª26/02/2014 27/02/2014 – 02/04/201410,75 0,9310,65 180ª15/01/2014 16/01/2014 – 26/02/201410,50 1,1810,40 179ª27/11/2013 28/11/2013 – 15/01/201410,00 1,249,90 178ª09/10/2013 10/10/2013 – 27/11/20139,50 1,229,40 177ª28/08/2013 29/08/2013 – 09/10/20139,00 1,028,90 176ª10/07/2013 11/07/2013 – 28/08/20138,50 1,138,40 175ª29/05/2013 30/05/2013 – 10/07/20138,00 0,887,90 174ª17/04/2013 18/04/2013 – 29/05/20137,50 0,827,40 173ª06/03/2013 07/03/2013 – 17/04/20137,25 0,807,16 172ª16/01/2013 17/01/2013 – 06/03/20137,25 0,907,12 171ª28/11/2012 29/11/2012 – 16/01/20137,25 0,917,14 170ª10/10/2012 11/10/2012 – 28/11/20127,25 0,887,14 169ª29/08/2012 30/08/2012 – 10/10/20127,50 0,827,39 168ª11/07/2012 12/07/2012 – 29/08/20128,00 1,067,89 167ª30/05/2012 31/05/2012 – 11/07/20128,50 0,938,39 166ª18/04/2012 19/04/2012 – 30/05/20129,00 0,998,90 165ª07/03/2012 08/03/2012 – 18/04/20129,75 1,079,65 164ª18/01/2012 19/01/2012 – 07/03/201210,50 1,3010,40 163ª30/11/2011 01/12/2011 – 18/01/201211,00 1,4510,90 162ª19/10/2011 20/10/2011 – 30/11/201111,50 1,2111,40 161ª31/08/2011 01/09/2011 – 19/10/201112,00 1,4811,90 160ª20/07/2011 21/07/2011 – 31/08/201112,50 1,4012,42 159ª08/06/2011 09/06/2011 – 20/07/201112,25 1,3312,17 158ª20/04/2011 21/04/2011 – 08/06/201112,00 1,4911,92 157ª02/03/2011 03/03/2011 – 20/04/201111,75 1,4611,67 156ª19/01/2011 20/01/2011 – 02/03/201111,25 1,2711,17 155ª08/12/2010 09/12/2010 – 19/01/201110,75 1,2110,66 154ª20/10/2010 21/10/2010 – 08/12/201010,75 1,3410,66 153ª01/09/2010 02/09/2010 – 20/10/201010,75 1,3410,66 152ª21/07/2010 22/07/2010 – 01/09/201010,75 1,2110,66 151ª09/06/2010 10/06/2010 – 21/07/201010,25 1,1610,16 150ª28/04/2010 29/04/2010 – 09/06/20109,50 1,049,40 149ª17/03/2010 18/03/2010 – 28/04/20108,75 0,938,65 148ª27/01/2010 28/01/2010 – 17/03/20108,75 1,098,65 147ª09/12/2009 10/12/2009 – 27/01/20108,75 1,098,65 146ª21/10/2009 22/10/2009 – 09/12/20098,75 1,098,65 145ª02/09/2009 03/09/2009 – 21/10/20098,75 1,098,65 144ª22/07/2009 23/07/2009 – 02/09/20098,75 0,998,65 143ª10/06/2009 11/06/2009 – 22/07/20099,25 1,019,16 142ª29/04/2009 30/04/2009 – 10/06/200910,25 1,1210,16 141ª11/03/2009 12/03/2009 – 29/04/200911,25 1,4011,16 140ª21/01/2009 22/01/2009 – 11/03/200912,75 1,5712,66 139ª10/12/2008 11/12/2008 – 21/01/200913,75 1,4313,66 138ª29/10/2008 30/10/2008 – 10/12/200813,75 1,5313,65 137ª10/09/2008 11/09/2008 – 29/10/200813,75 1,7913,66 136ª23/07/2008 24/07/2008 – 10/09/200813,00 1,7012,92 135ª04/06/2008 05/06/2008 – 23/07/200812,25 1,6112,17 134ª16/04/2008 17/04/2008 – 04/06/200811,75 1,4111,63 133ª05/03/2008 06/03/2008 – 16/04/200811,25 1,2311,18 132ª23/01/2008 24/01/2008 – 05/03/200811,25 1,1811,18 131ª05/12/2007 06/12/2007 – 23/01/200811,25 1,4011,18 130ª17/10/2007 18/10/2007 – 05/12/200711,25 1,4011,18 129ª05/09/2007 06/09/2007 – 17/10/200711,25 1,1811,18 128ª18/07/2007 19/07/2007 – 05/09/200711,50 1,5111,43 127ª06/06/2007 07/06/2007 – 18/07/200712,00 1,3111,93 126ª18/04/2007 19/04/2007 – 06/06/200712,50 1,5912,43 125ª07/03/2007 08/03/2007 – 18/04/200712,75 1,3812,68 124ª24/01/2007 25/01/2007 – 07/03/200713,00 1,3612,93 123ª29/11/2006 30/11/2006 – 24/01/200713,25 1,8913,19 122ª18/10/2006 19/10/2006 – 29/11/200613,75 1,4313,67 121ª30/08/2006 31/08/2006 – 18/10/200614,25 1,7514,17 120ª19/07/2006 20/07/2006 – 30/08/200614,75 1,6414,67 119ª31/05/2006 01/06/2006 – 19/07/200615,25 1,9215,18 118ª19/04/2006 20/04/2006 – 31/05/200615,75 1,6915,72 117ª08/03/2006 09/03/2006 – 19/04/200616,50 1,7716,50 116ª18/01/2006 19/01/2006 – 08/03/200617,25 2,1117,26 115ª14/12/2005 15/12/2005 – 18/01/200618,00 1,6618,00 114ª23/11/2005 24/11/2005 – 14/12/200518,50 1,0118,49 113ª19/10/2005 20/10/2005 – 23/11/200519,00 1,6018,98 112ª14/09/2005 15/09/2005 – 19/10/200519,50 1,7119,48 111ª17/08/2005 18/08/2005 – 14/09/200519,75 1,3719,74 110ª20/07/2005 21/07/2005 – 17/08/200519,75 1,4419,75 109ª15/06/2005 16/06/2005 – 20/07/200519,75 1,8019,73 108ª18/05/2005 19/05/2005 – 15/06/200519,75 1,3719,75 107ª20/04/2005 22/04/2005 – 18/05/200519,50 1,3519,51 106ª16/03/2005 17/03/2005 – 21/04/200519,25 1,6919,24 105ª16/02/2005 17/02/2005 – 16/03/200518,75 1,3718,75 104ª19/01/2005 20/01/2005 – 16/02/200518,25 1,2018,25 103ª15/12/2004 16/12/2004 – 19/01/200517,75 1,6317,74 102ª17/11/2004 18/11/2004 – 15/12/200417,25 1,2717,23 101ª20/10/2004 21/10/2004 – 17/11/200416,75 1,1116,71 100ª15/09/2004 16/09/2004 – 20/10/200416,25 1,4416,23 99ª18/08/2004 19/08/2004 – 15/09/200416,00 1,1215,90 98ª21/07/2004 22/07/2004 – 18/08/200416,00 1,1715,83 97ª16/06/2004 17/06/2004 – 21/07/200416,00 1,4615,79 96ª19/05/2004 20/05/2004 – 16/06/200416,00 1,1115,79 95ª14/04/2004 15/04/2004 – 19/05/200416,00 1,4115,80 94ª17/03/2004 18/03/2004 – 14/04/200416,25 1,1316,09 93ª18/02/2004 19/02/2004 – 17/03/200416,50 1,0816,28 92ª21/01/2004 22/01/2004 – 18/02/200416,50 1,2116,30 91ª17/12/2003 18/12/2003 – 21/01/200416,50 1,3916,32 90ª19/11/2003 20/11/2003 – 17/12/200317,50 1,2817,32 89ª22/10/2003 23/10/2003 – 19/11/200319,00 1,3818,84 88ª17/09/2003 18/09/2003 – 22/10/200320,00 1,8119,84 87ª20/08/2003 21/08/2003 – 17/09/200322,00 1,5821,84 86ª23/07/2003 24/07/2003 – 20/08/200324,50 1,7424,32 85ª18/06/2003 19/06/2003 – 23/07/200326,00 2,2125,74 84ª21/05/2003 22/05/2003 – 18/06/200326,50 1,8726,27 83ª23/04/2003 24/04/2003 – 21/05/200326,50 1,7826,32 82ª19/03/2003alta20/03/2003 – 23/04/200326,50 2,1626,32 81ª19/02/2003 20/02/2003 – 19/03/200326,50 1,6826,30 80ª22/01/2003 23/01/2003 – 19/02/200325,50 1,8125,36 79ª18/12/2002 19/12/2002 – 22/01/200325,00 2,0524,90 78ª20/11/2002 21/11/2002 – 18/12/200222,00 1,5821,90 77ª23/10/2002 24/10/2002 – 20/11/200221,00 1,4420,90 76ª ex.14/10/2002 15/10/2002 – 23/10/200221,00 0,5320,90 75ª18/09/2002 19/09/2002 – 14/10/200218,00 1,1817,90 74ª21/08/2002baixa22/08/2002 – 18/09/200218,00 1,3117,87 73ª17/07/2002 18/07/2002 – 21/08/200218,00 1,6417,86 72ª19/06/2002baixa20/06/2002 – 17/07/200218,50 1,3518,40 71ª22/05/2002 23/05/2002 – 19/06/200218,50 1,2618,07 70ª17/04/2002 18/04/2002 – 22/05/200218,50 1,6218,35 69ª20/03/2002 21/03/2002 – 17/04/200218,50 1,2818,45 68ª20/02/2002 21/02/2002 – 20/03/200218,75 1,3818,80 67ª23/01/2002 24/01/2002 – 20/02/200219,00 1,2519,05 66ª19/12/2001 20/12/2001 – 23/01/200219,00 1,6019,05 65ª21/11/2001 22/11/2001 – 19/12/200119,00 1,3919,05 64ª17/10/2001 18/10/2001 – 21/11/200119,00 1,6019,05 63ª19/09/2001 20/09/2001 – 17/10/200119,00 1,3219,07 62ª22/08/2001 23/08/2001 – 19/09/200119,00 1,3219,04 61ª18/07/2001 19/07/2001 – 22/08/200119,00 1,7418,96 60ª20/06/2001baixa21/06/2001 – 18/07/200118,25 1,3418,31 59ª23/05/2001 24/05/2001 – 20/06/200116,75 1,1716,76 58ª18/04/2001 19/04/2001 – 23/05/200116,25 1,4516,30 57ª21/03/2001 22/03/2001 – 18/04/200115,75 1,1115,84 56ª14/02/2001 15/02/2001 – 21/03/200115,25 1,3015,20 55ª17/01/2001 18/01/2001 – 14/02/200115,25 1,1315,19 54ª20/12/2000 21/12/2000 – 17/01/200115,75 1,0515,76 53ª22/11/2000 23/11/2000 – 20/12/200016,50 1,2116,38 52ª18/10/2000 19/10/2000 – 22/11/200016,50 1,4116,56 51ª20/09/2000 21/09/2000 – 18/10/200016,50 1,1616,60 50ª23/08/2000 24/08/2000 – 20/09/200016,50 1,1616,54 49ª19/07/2000 20/07/2000 – 23/08/200016,50 1,5316,51 48ª uso/baixa10/07/2000 – 19/07/200017,00 0,5016,96 20/06/2000baixa21/06/2000 – 07/07/200017,50 0,7617,34 47ª24/05/2000 25/05/2000 – 20/06/200018,50 1,2818,39 46ª19/04/2000 20/04/2000 – 24/05/200018,50 1,5718,55 45ª uso/baixa29/03/2000 – 19/04/200018,50 1,0918,60 22/03/2000baixa23/03/2000 – 28/03/200019,00 0,2818,94 44ª16/02/2000 17/02/2000 – 22/03/200019,00 1,5918,88 43ª19/01/2000 20/01/2000 – 16/02/200019,00 1,4518,87 42ª15/12/1999 16/12/1999 – 19/01/200019,00 1,7419,00 41ª10/11/1999 11/11/1999 – 15/12/199919,00 1,6718,99 40ª06/10/1999baixa07/10/1999 – 10/11/199919,00 1,5918,87 39ª22/09/1999 23/09/1999 – 06/10/199919,00 0,6919,01 38ª01/09/1999 02/09/1999 – 22/09/199919,50 1,0019,52 37ª28/07/1999 29/07/1999 – 01/09/199919,50 1,7819,51 36ª23/06/1999baixa24/06/1999 – 28/07/199921,00 1,9020,88 35ª uso/baixa09/06/1999 – 23/06/199922,00 0,8721,92 19/05/1999baixa20/05/1999 – 08/06/199923,50 1,0923,36 34ª uso/baixa13/05/1999 – 19/05/199927,00 0,4726,96  uso/baixa10/05/1999 – 12/05/199929,50 0,3129,53  uso/baixa29/04/1999 – 07/05/199932,00 0,7731,91 14/04/1999baixa15/04/1999 – 28/04/199934,00 1,0533,92 33ª uso/baixa06/04/1999 – 14/04/199939,50 0,9339,42  uso/baixa25/03/1999 – 05/04/199942,00 0,8441,96 04/03/1999baixa05/03/1999 – 24/03/199945,00 2,0844,95 32ª18/01/1999 19/01/1999 – 04/03/199925,0041,003,9837,34 31ª16/12/1998 17/12/1998 – 18/01/199929,0036,002,1629,21 30ª11/11/1998 12/11/1998 – 16/12/199819,0042,253,0234,93 29ª07/10/1998 08/10/1998 – 11/11/199819,0049,753,2642,12 28ª ex.10/09/1998 11/09/1998 – 07/10/199819,0049,752,5840,18 27ª02/09/1998 03/09/1998 – 10/09/199819,0029,750,4525,49 26ª29/07/1998 30/07/1998 – 02/09/199819,7525,751,7619,25 25ª24/06/1998 25/06/1998 – 29/07/199821,0028,001,8620,45 24ª20/05/1998 21/05/1998 – 24/06/199821,7529,751,8521,23 23ª15/04/1998 16/04/1998 – 20/05/199823,2535,251,9223,16 22ª04/03/1998 05/03/1998 – 15/04/199828,0038,002,7427,51 21ª28/01/1998 29/01/1998 – 04/03/199834,5042,002,7234,20 20ª17/12/1997 02/01/1998 – 28/01/199838,0043,002,4337,47 19ª19/11/1997 01/12/1997 – 31/12/19972,903,152,9739,87 18ª ex.30/10/1997 31/10/1997 – 30/11/19973,053,233,1845,67 17ª22/10/1997 01/11/1997 – 30/11/19971,581,78(5)(5) 16ª17/09/1997 01/10/1997 – 30/10/19971,581,781,5319,05 15ª20/08/1997 01/09/1997 – 30/09/19971,581,781,5919,81 14ª23/07/1997 01/08/1997 – 31/08/19971,581,781,5920,78 13ª18/06/1997 01/07/1997 – 31/07/19971,581,781,6019,04 12ª21/05/1997 01/06/1997 – 30/06/19971,581,781,6121,08 11ª16/04/1997 01/05/1997 – 31/05/19971,581,781,5821,91 10ª19/03/1997 01/04/1997 – 30/04/19971,581,781,6621,84 9ª19/02/1997 01/03/1997 – 31/03/19971,621,801,6424,11 8ª22/01/1997 01/02/1997 – 28/02/19971,661,841,6726,14 7ª18/12/1996 01/01/1997 – 31/01/19971,701,881,7321,73 6ª27/11/1996 01/12/1996 – 31/12/19961,741,901,8023,94 5ª23/10/1996 01/11/1996 – 30/11/19961,781,901,8025,27 4ª23/09/1996 01/10/1996 – 31/10/19961,821,931,8623,48 3ª21/08/1996 01/09/1996 – 30/09/19961,88 1,9025,40 2ª30/07/1996 01/08/1996 – 31/08/19961,90 1,9725,01 1ª26/06/1996 01/07/1996 – 31/07/19961,90 1,9323,28

      Por Estadão Conteúdo | 

      31/05/2016 12:19 

      COMPARTILHE

           Tamanho do texto  

      Dívida do Governo Central, governos regionais e empresas estatais terminou o mês passado em R$ 2,356 trilhões

      A dívida líquida do setor público avançou para 39,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em abril, ante 38,8% do PIB em março, e também subiu na comparação com dezembro de 2015, quando estava em 36,2% do PIB. A dívida do Governo Central, governos regionais e empresas estatais terminou o mês passado em R$ 2,356 trilhões, conforme informações divulgadas nesta terça-feira (31) pelo Banco Central (BC). 

       

  22. O PONTO PRINCIPAL

    O articulista esqueceu de comentar que tais números conquistados somente foram possíveis graças ao Plano Real, que teve em FHC seu esteio para implantação. Se o FHC estivesse no poder até hoje, os números certamente seriam bem melhores dos que atingidos pelos petistas incompetentes, que mesmo assim, conseguiram atingir índices bons, mas que poderiam ser bem melhores, se seguissem a risca os caminhos traçados por FHC e sua equipe econômica.

    A comparação proposta é completamente absurda. É o mesmo que querer comparar a profundidade do mar quando um navio sai do ancoradouro e quando ele chega em alto mar. Ou a velocidade de arrancada de um veículo com sua velocidade final, ou uma criança no pré-primário com um universitário. São momentos e situações completamente diferentes.

    • FHC teve 8 anos pra fazer

      FHC teve 8 anos pra fazer alguma coisa depois do Plano Real, que foi do governo Itamar Franco. E ele fez o que mesmo? Ah, sim. Vendeu várias empresas nacionais a preço de banana.

      • Se não tivesse

        Se não tivesse privatizado…(hoje essas empresas não são falimentares e empregam milhares de trabalhadores), as mesmas estariam em esquemas de corrupção, coisa que esse partido é especialista. Essa comparação de feitos é totalmente ridícula, assim como falar que não foi FHC o criador do plano Real….(foi o LULA..kkk).

        • Mas e quem disse…

          E quem foi que disse que as empresas privatizadas não estão em esquemas de corrupção hoje? E Mariana? E as licenças ambientais? Sonegação deixou de ser corrupção quando? Em 3000 A.C, né? Isso é inocência ou é só cinismo, mesmo?

    • Plano real coisa nenhuma

      Plano real foi no governo do Itamar Franco, sendo que associaram ao FHC apenas para o eleger. Ele não é o pai do Plano Real, como o próprio Itamar já desmentiu. O FHC deixou uma herança de 40 bilhões em dívidas que ele pegava de emprestimos do FMI, o Fundo Monetário Internacional, para maquiar a econômia, e mantinha a dependência econômico dos EUA. No governo Lula houve a diversificação da econômia, com o comércio sendo realizado com os países do BRICS, rompimento da dependência e diversificação das relações do Brasil. Foi mérito do governo Lula e não da herança de dívidas, dependência e privatizações que o FHC promovia para fingir que tudo ia bem enquanto 40 milhões passavam fome.

  23. comparação

    O PT realizou em seu governos o que as elites deste país não realizaram desde a descoberta do Brasil (1500). Se o PT não existisse alguém tinha que inventar.  Não haverá golpe!

  24. Não sou partidária, mas

    Não sou partidária, mas entendo que essa pesquisa deve ser analisada apenas de forma estatítica e não analisando eficiência em Gestão, uma vez que qualquer pessoa que tenha um pouco de sapiência sabe que para medir eficiência, os comparados deve estar em condição análogas. Uma coisa é iniciar uma gestão com inflação de 2700% em 1993, outra coisa é assumir com inflação de 12,5% em 2002, isso sem contar que na gestão de FHC os bancos eram especialistas em ganhar receitas especulando os títulos da dívida pública e na gestão de Lula como eles não tinham mais essa receita e iniciou-se um processo de fomentar a produção, com liberação de crédito. Ambos tem grandes virtudes e grandes deficiências e acho que essa comparação tão costumeira não deveriam ser realizadas.

  25. Falta de tempo do brasileiro para aprofundar nas pesquisas.

    Desejo o melhor para o povo brasileiro indiferente de partido.

    Governo FHC (1995-2002) – Inflação 100,6% – média de 9,1% ao ano.

    (2.700% foi no Governo Itamar – Nesta época muitos países do mundo conviviam com a Hiper-Inflação e foi detectada que se tratava de Inflação Inercial. Em todos estes países foi usado o método do economista alemão Hjalmar Schacht.            

     As privatizações de 70 empresas Federais renderam US$ 70.855.000.000,00 Bilhões de Dolares e mais 55 Empresas Estaduais renderam US$ 34.698.000.000,00 Bilhões de Dólares totalizando assim US$ 105.553.000.000,00 Bilhões de Dólares.

    Isto da mais de R$ 350.000.000.000,00 Bilhões de Reais.

    Sem contar a Vale do Rio Doce que foi avaliada em US$ 90.Bilhões de Dólares e foi vendida por US$ 6.Bilhões de Dolares. (Avaliada pelo valor de Fluxo de Caixa. Metade moeda podre. Metade Financiada pelo BNDS. E a Telebras.

    Com todo este dinheiro eles falavam que o Brasil não tinha jeito por ser um País Continental, com pouca cultura e etc. Agora eles vão alegar que a culpa é do PT.

    O PT pegou o país no FMI com Dívida Externa Impagável.

    Esta entregando o país fora do FMI e com Reservas para pagar 2 dívidas e meia (US$ 375 Bilhões de Dolares).

    Estou preocupado com a minha familia e com todo povo brasileiro.

    • F H C azarado ou incapaz?

      adauri bordonal

       

      Quem criou o Plano Real não foi Itamar, FHC nem a turminha da PUC Rio de Janeiro como querem alguns fazer crer.Quem fez aquilo foi a turma do Consenso de Washington !O legado concreto do príncipe dos ociológos foi e jamais deixará de ser!Foi o único mandatário que conseguiu a proeza de;- ENTREGAR O PATRIMÔNIO PÚBLICO EM TENEBROSAS TRANSAÇÕES.- AUMENTAR A CARGA TRIBUTÁRIA.- E AUMENTAR O TAMANHO RELATIVO E ABSOLUTO DA DÍVIDA.- Ou é muito incompetente ou é por demais azarado; a propósito quem o chama de incompetente é o próprio Bill Clinton; vejam:   https://www.youtube.com/watch?v=MeAOen8vyiQ.Bem. Eu ainda não pude avaliar a possibilidade de Bill Clinton ter se convertido ao Lula Petismo. 

  26. Aprofundar nas perquisas

    Desejo o melhor para o povo brasileiro indiferente de partido.

    Governo FHC (1995-2002) – Inflação 100,6% – média de 9,1% ao ano.

    Inflação de 2.700% foi no Governo Itamar – Nesta época muitos países do mundo conviviam com a Hiper-Inflação e foi detectada que se tratava de Inflação Inercial. Em todos estes países foi usado o método do economista alemão Hjalmar Schacht.                                                                                        

    As privatizações de 70 empresas Federais renderam US$ 70.855.000.000,00 Bilhões de Dolares e mais 55 Empresas Estaduais renderam US$ 34.698.000.000,00 Bilhões de Dólares totalizando assim US$ 105.553.000.000,00 Bilhões de Dólares. 

    Isto da mais de R$350.000.000.000,00 Bilhões de Reais.Sem contar a Vale do Rio Doce que foi avaliada em US$ 90.000.000.000,00 e foi vendida por US$ 6.000.000.000,00 (Avaliada pelo valor de Fluxo de Caixa. Metade moeda podre. Metade Financiada pelo BNDS. E a Telebras.

    Com todo este dinheiro eles falavam que o Brasil não tinha jeito por ser um País Continental, com pouca cultura e etc. Agora eles vão alegar que a culpa é do PT.

    Dados Estatísticos não mostram as negociatas que causaram tantos Dados Negativos.

    O PT pegou o país no FMI com dívida Externa Impagável.

    Esta entregando o país com fora do FMI e com reservas para pagar 2 dívidas e meia (US$ 375 Bilhões de Dolares).

    Estou preocupado com a minha familia e com todo povo brasileiro.

  27. Atualizar os dados

    Tem que pegar agora os dados atuais… e lembrar também o seguinte:

      #PRINCIPALMENTE: QUANTO O GOVERNO ARRECADOU EM 2002 E QUANTO A POPULAÇÃOPAGOU DE IMPOSTOS NA ÉPOCA? Hoje estamos até o momento, em mais de 744 bilhoes de reais, creio que nessa época não era tanto em 5 meses.

      #UTILIZE OS DADOS ATUALIZADOS (DOLLAR. SELIC, DESEMPREGO, DENTRE OUTROS, ESTÃO MUITO MAIS MAIS ALTOS).

      #A INFLAÇÃO ATÉ HOJE É CONTROLÁVEL, DESDE QUE AS CONTAS PÚBLICAS ESTEJAM EQUILIBRADAS, POR EFEITO DO PLANO REAL QUE MODIFICOU TODA A ECONOMIA DO BRASIL E FOI IMPLANTADO POR EM VÁRIAS ETAPAS E DURANTE MUITO TEMPO, LEMBRANDO TAMBÉM QUE LOGO NO FIM DA IMPLANTAÇÃO A INFLAÇÃO BATEU MUITO ALTO MAS FOI UM MAL NECESSÁRIO, LEMBRANDO QUE O PT, NA ÉPOCA, OPOSIÇÃO, FOI TOTALMENTE CONTRA O PLANO REAL, MAS HOJE SE BENEFICIA DELE, E MUITO.

     

  28. Estatísticas defasadas e incompletas

    Necessário atualizar algumas estatísticas. Muito embora o primeiro governo Lula tenha sido bastante coerente, hoje temos alguns problemas que são herança dos governos petistas:

    – 12 milhões de desempregados

    – Petrobras a míngua

    – aparelhamento da máquina estatal sem melhoria dos serviços públicos como saúde e educação

    – criação de cargos de livre nomeação;

    – falta de credibilidade de diversos programas sociais petistas como FIES, PRONATEC, Reforma Agrária, Seguro-Defeso, etc.

    • Atualizando mentes

      12 milhões de desempregados e a culpa é do PT?

      — Quando Dilma foi reeleita o índice de desemprego estava em 4,7% (pleno emprego). Após Lula/Dilma terem criado 22 milhões de novos postos de trabalho com carteira assinada e 15 milhões de empregos informais, eles se esqueceram como é que fazia, é? Passaram a odiar o povo e a querer matar pobre de fome de novo? De quem é a culpa por esse desemprego atual no Brasil?

      — Petrobras a míngua e todo mundo querendo comprar após Arabia saudita ter forçado um rabaixamento de preço até 30 dólares o barril, em acordo com EUA, para prejudicar Irã, Russia, Venezuela e Brasil… tá quebrada, é?

      — Aparelhamento da máquina estatal não vou nem discutir… fonte?!?!

      — Criação de cargos de livre nomeação… informe-se e pare de passar vergonha na rede. Denovo… fonte?!?!

      — A falta de credibilidade quem colocou na tua cabeça foi a revista esgotina e a bbbobo. Acorda rapá!

      • Meu amigo veja quanto era a
        Meu amigo veja quanto era a dívida pública antes do PT.aproximadamente 800 bilhões e depois do PT.mais de 03 trilhões ainda vem defender uma merda dessa

        • A divida era essa sim , mas

          A divida era essa sim , mas quanto era ela quando FHC assumiu ?em 8 anos ele fez essa divida que em 2003 era autoalimentada atraves de juros extratosfericos ..oq foi feito um ajuste de longo prazo que criou reservas e internalizou a divida em reais para evitar especulação cambial podendo assim baixar juros e freia-la .. e como ja diz o post baixando a divida liquida .. com juros baixos eram pagaveis e podia se amortizar a divida … igual a um cartão de credito …que o FHC ESTOUROU (de proposito é claro)

  29. tem que lembrar a alguns
    tem que lembrar a alguns retardados que dizem que essas informações estão defasadas, que esta matéria está comparando os Governos FHC e LULA, o governo de FHC durou 8 anos de 1995 a 2003 e o de Lula tambem 8 anos de 2003 a 2011, e como Lula pegou esse país e deixou na mão da sua sussessora foo exatamente como está nesta matéria.

    • LAVAGEM CEREBRAL EM IDIOTAS

      A parte que o PT quebrou o Brasil, entrou na sua cabeça por OSMOSE, como MERDA em um recinto vazio e fechado. Claro que você é leitor da VEJA, ISTOÉ, FOLHA DE SÃO PAULO, ESTADÃO e adora asssitir a GLOBO, GLOBONEWS, BAND kkkkkkkkkkkkkk

      • Na TV
        Quem acabou o brasil foi PSDB PMDB DEM que não aceitaram uma derrota e em 2015 fez de tudo para afundar o brasil para q gente como vc hj vire para o céu e pergunte oé o ceú é azul

    • Esse post está quase todo

      Esse post está quase todo errado, e quando fala a verdade não leva em conta a inflação nem a desvalorização cambial absurda que vivemos hoje. Certamente é uma tentativa da esquerda de ludibriar o povo. Mas mentem muito mal. Você percebe não tem um número se quer em que o governo FHC é melhorzinho que o do PT? Incrível. O cara criou o plano real. Como pode ter se dado tão mal assim!? Haha.

      • Você sabe realmente o que é e

        Você sabe realmente o que é e foi o plano real??????Não fale besteira,pelo amor de Deus…Sabe as consegu6encias dele???Não vou mais eprder meun tempo com tanta idiotice.

    • Sabe onde está a parte que

      Sabe onde está a parte que você procura?????Está na sua cabeçinha vazia de conhecimento,investigação,pesquisa..Está na sua cabeça de não conseguir raciocinar com seus botões e  sendo teleguiado pela Globo e outros jornalistas,mandados pela emissoras de só dizer o que foi mandado..Pergunte ao Boechart que me respondeu ao meu email ….tenho a resposta do jornalista âncora da band…..E mesmo diante do que está acontecendo você seria capaz de raciocinar e chegar a uma conclusão .?????….O pior de tudo é aguentar suas BOBAGENS e ainda pagar o pato por pessoas como você…Há quantos anos,décadas estão no poder o PMDB,PSDB,e osoutros que criaram partidos novos,com siglas novas e são os mesmos canalhas ladrões…..

      • Combate à corrupção
        COMBATE À CORRUPÇÃOCom Lula e Dilma, combate à corrupção torna-se política de estado. Entre 2003 3 2014 a CGU fiscalizou 2.144 municípios, 38% do total dos municípios brasileiros, pelo Programa de Fiscalização por Sorteio Público.4.847 servidores públicos foram expulsos por envolvimento em irregularidades.Num único ano (2012), a Advocacia Geral da União – AGU recuperou R$ 468 milhões desviados dos cofres públicos. O orçamento da Polícia Federal passou de 1,8 bilhão de Reais em 2002 para 4,7 bilhões em 2013. Com Lula e Dilma, a Polícia Federal realizou mais 2.200 operações. Mais de 2 mil servidores públicos foram presos pela PF entre 2003 e 2014. 11 milhões de brasileiros acessaram o Portal da Transparência em 2013.Fontes: CGU, Polícia Federal e Ministério do Planejamento.

    • E onde foi que vc viu que o

      E onde foi que vc viu que o Brasil esta acabado? Onde um pais com 370 bilhões de dólares estaria acabado? Um pais que devia trilhões ao FMI hoje é credor! Um pais que foi humilhado no encontro das nações unidas hoje figurar entre os 10 maiores do mundo esta acabado? Vcs deveriam parar de ridicularizar o nosso pais e começar a observar o quanto ele representa e o quando crescemos! Hoje pessoas como vc tiram ferias no exterior, viajam de avião para encontrar com amigos, fazem churrasco todos os fins de semana e conhece centenas de jovens universitários! A 20 anos atrás, na rua da sua casa, no máximo tinha 2 universitários! Deixe de demagogia, seja realista, corrupto todos são, mas não generalize as situações reais!

      • Brasil hoje é um gigante.
        Quem diz que o Brasil está quebrado, ou não se informou direito ou não mora aqui. É impossível não notar a diferença entre os governos de FHC e de Lula/Dilma. Sem entrar no mérito de ser este ou aquele um ladrão ou corrupto, pois se colocar na peneira, não sobra um pra contar a história. ESTÃO TODOS NA MESMA VALA, NA MESMA LAMA, meu povo! Se considerarmos somente a questão de corrupção, temos um empate; agora dizer que o PT quebrou o Brasil, aí é ingenuidade!

      • Brasil hoje é um gigante.
        Quem diz que o Brasil está quebrado, ou não se informou direito ou não mora aqui. É impossível não notar a diferença entre os governos de FHC e de Lula/Dilma. Sem entrar no mérito de ser este ou aquele um ladrão ou corrupto, pois se colocar na peneira, não sobra um pra contar a história. ESTÃO TODOS NA MESMA VALA, NA MESMA LAMA, meu povo! Se considerarmos somente a questão de corrupção, temos um empate; agora dizer que o PT quebrou o Brasil, aí é ingenuidade!

      • FHC VS LULA/DILMA

        Tem pessoas que vivem no mundo de Poliana.

        Basta ver: lojas, indústrias, construçao civil, ind. automobilísticas e o povo sem salário.

        Só existe uma categoria empregada: funcionarios públicos e ainda recebendo atrasado.

        3 parentes já fecharam seus comércios….

         

        Isto é o quê?

        • Ué…

          Ué, isso é fruto do golpe, desde 2015 quando o Congresso manipulado pelos miliantes Cunha e Aécio não deixaram Dilma governar mais, isso gerou essa quebradeira q vemos hoje, pois até final de 2014 estava td muito bem. Inclusive a Globo golpista fez uma matéria no final de 2014 mostrando q foi a menor taxa de desemprego da História, e aí? Os números não mentem caro Silas, já suas fontes de informação…

          • PQP, PARE DE SER HIPÒCRITRA

            GOLPE??? 2015? desde 2010 a dilma não fez nada pro brasil, o PIB brasileiro não cresceu mais depois que ela assumiu a presidencia, cresceu somente 1% ate 2015, sendo que o esperado era de 15% pra cima. Vai pesquisar as coisas antes de falar merda. E agora como que ta o desemprego? ainda tem gente que baba ovo desses lixo, bandidos desgraçados, a dilma governou até agosto de 2016, ela que ferrou com tudo. Não tiraram ela em 1 dia não, o governo dela vinha sendo ruim desde 2010, fora os esquemas de corrupção que veio a tona, não sem nem como ela foi reeleita. O povo deve ter pensado “pior doque ta não fica”, e ficou… até q o povo se arrependeu da merda que fez e tomou atitude de ir as ruas, e fazer ela sair. E não culpe o temer não, que ele pegou o brasil ja nessa merda com centenas de escandalos de corrupção, e governou apenas 1 ano e alias, ele não é santo, ele é vice da dilma, ela que escolheu ele, é tudo farinha do mesmo saco.

            Ainda da tempo de se arrepender! pesquise pare de ser ingênuo.

  30. Poderia ao invés de colocar

    Poderia ao invés de colocar os sites de forma genérica, colocar os links diretos? Ficaria muito melhor para os leitores. Obrigado.

    • tambem não sabe

      Engraçado falar que outro não cita as se ele mesmo não as conhece, só sabe que foi a Globo que falou.

  31. Adorei as fontes

    Como eu gosto de postagens em que a pessoa coloca as fontes para o site sem no entanto colocar o link correto dos dados.

    Outra coisa engraçada que reparei, é que o post foi atualizado em 2017, mas o blogueiro só coloca os dados de 2002 a 2013, como se o goberno do PT só tivesse terminado nesse ano.

    No mais seguem os links REAIS dos numeros entre FHC e LULA/DILMA (ATE 2015/2016):

    INFLACAO:
    http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/01/inflacao-oficial-fica-em-1067-em-2015.html

    DESEMPREGO:
    https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2016/05/31/desemprego-bate-112-e-atinge-114-milhoes-de-pessoas-e-o-pior-desde-2012.htm

    CORRUPÇÃO:
    http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/rombo-na-petrobras-pode-chegar-a-r-42-bilhoes-aponta-laudo-da-pf/

    ABORTO:
    http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/10/saiba-como-questao-do-aborto-foi-tratada-nos-governos-fhc-e-lula.html

    CRIMINALIDADE:
    http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-07/p-2brasil-viveu-aumento-e-disseminacao-da-violencia-segundo-mapa-da-violencia

    MISERIA:
    https://economia.terra.com.br/indice-de-miseria-salta-6-pontos-e-alcancara-20-em-2016-afirma-fibra,6822ab0604c0aea46d77df4f40f5d3df3bucpuln.html

    É importante salientar também que alguns dados divulgados até 2014 eram passíveis de maquiagem por Dilma (uma das causas de seu impeachment) e por isso é fácil encontrar mátérias dizendo, por exemplo, que o Brasil cumpriu 100% com as exigencias da ONUI com relação à MIsséria atré 2014.

    Veja ainda que coloquei diversas fontes ( e não somente as que me agradavam), de diversos jornais e meio de notícias tradicionalmente sérios.

     

     

    • Acho graça quando alguém cita

      Acho graça quando alguém cita os canais globo como referência de alguma coisa.  Qual a credibilidade?    Citar 2015  também  é desconsiderar que não houve governo.  Quem governou foi o Eduardo Cunha, todos sabem disso.  Suas refutações são brincadeiras.

  32. Somente uma informação

    Somente uma informação pessoal. O Plano Real não foi criado pelo FHC. Nossa inflação já era pesquisada por economistas da USP a mais de 15 anos. Um desses economistas era o Bresser Pereira, que chegou a ser Ministro da Fazenda. Quando o Plano Real foi exposto, por acaso estávamos no governo FHC. A nossa inflação absurda era uma das mais estudadas pelo mundo, pelo fato de ser única, sui generis, inclusive nomeada de “inflação inercial”, pois avançava sem motivos. Então sinto ter de entristecer os defensores do FHC, quando apelam pra única que seria a grande façanha do seu governo.

    • ERRO!

      “Quando o Plano Real foi exposto, por acaso estávamos no governo FHC”
      Sabe tudo né?
      Menos que o Plano Real começou antes disso, no governo Itamar, quando FHC, ministro dele, lançou a URV, que depois se transformou no R$.

  33. É uma pena ter que ler
    É uma pena ter que ler informações de alguém que em meio a tantos escândalos de corrupção, se presta a defender seus agressores. Com certeza deve ser alguém sozinho, egoísta ou muito ingênuo; que não se importa com o sofrimento dos brasileiros de bem, bem como o de seus familiares e amigos. O que nosso imenso país precisa meu senhor, é de uma lavagem rigorosa, diferente da que fizeram em sua cabeça.

  34. Tá certo o governo do PT foi

    Tá certo o governo do PT foi maravilhoso e FHC não fez nada… ainda ficam dizendo que os demais vivem no céu… pena que a realidade reflete algo completamente difenrente dos números. Não vou nem citar a corrupção instrínsica do governo do PT e a ideologia duvidosa que o partido segue. Independente de FHC ter criado ou não o plano Real teve peito para fazer e isso ninguém pode dizer o contrário não sou defensor de nenhum partido acho que político que rouba tem que ir para cadeia… Lula não fez se quer uma reforma necessário para o futuro do Brasil apenas medidas populistas inconsequentes para ganhar votos e se perpetuar seu legado será um país quebrado e com povo dividido pois acha que o bem estar momentânio está ligado a uma figura despreparada como ele. 

  35. O Maior ato de Corrupção Acontece na noite de Véspera de Eleição

    Concordo em tese com as ambas afirmações mas deixo um adendo, esse atual governo, que usa de artimanhas para se manter no poder, que tenta frear importantes ações da policia federal, que tem um presidente da república em pleno exercicio da sua função envolvido em crimes ainda piores que sua antecessora é demais para o País.

    Lembrem-se senhores, o maior ato de corrupção acorre justamente na noite que antecede as eleições, quando os “Endinheirados” por essa podridão advinda a politica suja, invade os becos e baixadas do nosso querido Brasil, comprando os mais necessitados, costumo dizer sempre que a Corrupção so Existe de houver o Corrupto, o Brasil so irá sair dessa lama com o voto consciente, e não adianta esperar no futuro politicos melhores, temos sim que ter melhores eleitores… 

    A Democracia se fortalece com o exercício do voto!

  36. Dados mágicos

    Criou universidades? Criou, inclusive a minha que tem 100 anos, porém como Lula mudou de CEFET para UTFPR, logo ele criou uma universidade.

    Pobreza caiu? Claro, passamos a ter uma linha de miséria de 70 reais e uma classe média de 350 a 100 reais! Sério isso?

    PIB subiu, obvio… até o PIB da afríca subiu!

    Claro que produz mais energia, tem mais demanada, logo produz mais energia. Ou você acha que com a era digital e com a população maior necessita de menos energia.

    FIES? Maior programa de privatização de universidade que já vi! Milhões de uniesquinas e diplomas que me dão vergonha! 

    Cotas? Bom, pra que melhorar o ensino básico, vamos facilitar a entrada na universidade!

    Minha casa minha vida, gosto desse programa! Nada contra.

    Financiamento de carro? Quanto as industrias estão pagando por isso?

    …………………….e mais n motivos para essa baboseira de comparações! É obrigação de um país em desenvolvimento ter números mais altos com passar dos anos, isso aconteceu na maioria dos governos!

    Agora criar uma falsa economia por base empréstimos, uma falsa classe média com salários abaixo de mil reais, uma falsa classe universitária que não sabe o que é números primos, uma falsa taxa de números de analfabetos……..para mim isso é iludir o povo com falsos dados para se manter no poder!

    • Faça um favor a você mesmo:
      Faça um favor a você mesmo: em vez de perder tempo destilando o seu ódio e papagaiando asneiras, desliga a Globo e vai estudar. Quiçá, ainda chegará o dia em que deixará de ser teleguiado e miquinho amestrado da grande mídia. Seu boçal, energúmeno, metido a sabichão!

  37. Vamos ser sinceros, números

    Vamos ser sinceros, números por si só não significam nada, usando números eu conseguiria mostrar que qualquer governo seria melhor que outro, bastaria ignorar alguns fatores e mostrar apenas aqueles que colaboram com o que eu quero. Mas eu gostaria de citar quatro coisas que foram ignoradas pelo nosso amigo que criou o artigo:

    1- Ele ignorou o valor da inflação

    Se analisarmos pelo PIB, usando a calculadora do Banco Central do Brasil para o índice da inflação IPCA, teríamos que o valor do PIB em 2002 equivaleria a R$ 2,97 trilhões em reais no ano de 2012, e no governo de 2012 o valor era de R$ 4,84 trilhões.

    2- Ele ignorou a tendência mundial de crescimento do PIB, PIB per capita e todos os outros índices

    Se analisarmos o gráfico apresentado no link: http://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.MKTP.CD , veremos que o PIB mundial valia em 2002 o equivalente a U$ 34,6 trilhões e em 2012, US$ 74,8 trilhões. Outro detalhe que devemos analisar no gráfico é que o valor é dado em dólares atuais (Current US$), ou seja, valores já atualizados para o equivalente em dólares no ano de 2016. Desta forma, percebe-se que o PIB mundial mais do que dobrou no período analisado já considerando as perdas da inflação. Se eu fosse igual o autor do post, eu poderia jogar o dobro no valor do item 1, e o valor do PIB brasileiro de 2002 chegaria ao equivalente a R$ 6 trilhões de reais, considerando a inflação e a tendência mundial de crescimento. No entanto, eu sou justo, não posso utilizar a tendência de crescimento mundial em dólar e comparar com o PIB em reais de cada ano, pois o valor do real em relação ao dólar variou muito neste período. Mas, de qualquer forma, no governo FHC tivemos uma média de crescimento REAL do Brasil de 3% e a do mundo também foi de 3%, no governo Lula (2003 até 2010) a média de crescimento REAL foi de 4,2% e a mundial de 4%. Por estes dados, vemos que na realidade, não há muita diferença de um governo para o outro em quesito crescimento, pois seguem um crescimento bem próximo do crescimento mundial.

    3- Ele ignorou, mais uma vez, a interferência do cenário externo

    O preço do petróleo subiu, a China abriu seu mercado e se tornou uma grande importadora de commodities do Brasil, etc. O cenário externo influencia bastante nas exportações, no valor das mercadorias e no PIB mundial, por isto, é comum que o PIB em um país siga a tendência de crescimento mundial. A tecnologia evoluiu no mundo todo, o que tornou celular, televisão, viagem de avião, carros, entre outros acessíveis à população em geral, não foi o governo Lula que fez isso, foi a “Quarta Revolução Industrial” (muitos autores consideram que estamos vivenciando mais uma revolução industrial).

    4- Ele ignorou informações que eram ruins para o governo

    Vocês sabiam que a carga tributária brasileira praticamente dobrou nos 8 anos de governo PT (obs.: este número já está com o valor da inflação corrigido)? Bom, se o país arrecada mais, é esperado um maior investimento no país, no entanto, isto dificulta a vida dos pequenos empresários e encarece os produtos comercializados no país.

    Vocês sabiam que o maior afetado pela carga tributária é o pequeno empreendedor? Enquanto os grandes empresários ganham tantos benefícios do governo para ficarem cada vez mais ricos, os novos empreendedores encontram muitas dificuldades para crescerem, isso gera um monopólio das grandes empresas, pois não há espaço para crescimento de novas empresas para, no futuro, competirem.

    Vocês sabiam que os subsídios gastos pelo Governo Federal com os financiamentos de empresas bilionárias como a JBS superam o valor gasto com o programa Bolsa Família? Não se enganem, de socialista o Lula e seus amigos só tem o discurso, eles aplicam mesmo é o capitalismo, só que não um capitalistamo onde há livre concorrência, o governo que escolhe quais empresas vão para frente.

    Bom, em relação a dívida apresentada pelo autor, ele mostrou os dados da dívida líquida que é o quanto o governo deve – o dinheiro que o Brasil tem em cofres públicos, se formos analisar a dívida bruta total, em 2002 era 77% e em 2012 62% do PIB, ou seja, a diferença não é realmente aquela apresentada. É verdade que o governo tem bem mais dinheiro em cofres, mas também, com o grande aumento da arrecadação de impostos e contribuições, era esperado que o governo teria mais dinheiro no governo PT.

    Existem tantos outros pontos que podem ser mencionados, mas nosso autor decidiu ignorar tudo o que é básico na economia, como a inflação e tendência, e apresentar aquilo que servisse ao seu interesse. Mas vamos ser sinceros, o governo FHC e o governo Lula não foram bons, mas não fizeram cagada com a economia brasileira, já o governo Dilma foi um desastre econômico e o governo Temer, bom, este está tentando fazer algo com as reformas, mas ao mesmo tempo está sendo imoral e desonesto para continuar no governo, ou seja, nós não tivemos bons presidentes, independente de quem tivesse ganho em 2002, eu acredito que o Brasil não estaria muito diferente, pois a realidade é a seguinte: o maior responsável pelo crescimento do Brasil foi o ambiente externo.

    • Claro que os número são

      Claro que os número são manipulados e não significam nada…

      Mas o que isso importa? Os pelegos que acreditam nesses números não sabem porcaria nenhuma de matemática e muito menos de economia. Então os canalhas deitam e rolam…

    • ótimo comentário. Parabéns!!

      ótimo comentário. Parabéns!! O difícil é fazer com que as pessoas entendam.

    • Vamos ser sinceros, números

      Por mais que você tenha tentado minimizar os números economicos do governo Lula, visto que sociais realmente é impossível desprezar, vemos que mesmo assim, ele foi melhor que o FHC.

      Quanto a ter dobrado a carga tributária isso nào se deu em relação ao PIB, ela se manteve estável, ela pode ter dobrado em valor nominal, mas isso porque o PIB também mais que dobrou.

      Entao por mais quem tentem temos que ser honestos que ele fez um bom governo.

  38. dados

    no seu comentário inicial sobre o governo PT não ter sido tão ruim assim, logicamente com base nos dados postados, vc lembrou de considerar que “os bons números” são decorrentes do governo anterior ao do PT, as medidas tomadas por vezes levam algum tempo para produzir efeitos nos numeros e na vida das pessoas? Acredito que seja plausível que o governo do PT apenas surfou o ajuste econômico realizado, independentemente de quem criou esse caos, apenas estou dizendo que defender o governo PT com base nos números carece de fundamentos lógicos quando comparatos aos preceitos, teorias e estudiosos da área econômica, trata-se de uma falha de argumentação, de lógica, pois tenta embasar uma posição que poderia ser defendida por meio de outras razões, ou não, fato é que a conclusão não é razoavelmente lógica em relação ao apresentado “bons números”…sem entrar no mérito de quais são os preceitos da área econômica ou se os números realmente são bons…………..afinal do ponto de vista da lógica é mais fácil guiar algo rodando nos trilhos, do que colocá-lo de de volta…………..o que mais me assuta é que depois de ver pacificada a questão que o Brasil seria o astro dos próximos anos a partir de 2002, como em nome de Deus enfiamos tudo no **….sera que apenas nossa cultura de levar vantagem em tudo foi responsável? será que o governo não enfiou no ** de todos nos ao perder a mão de uma economia que mesmo com todos problemas foi considerada pelo mundo como astro em ascensão?

     

    nascemos e morremos pelo menos em grande parte ignorantes….do alto deminha ignorância ….é esquisito viu…

  39. OPINIÃO

    NINGUEM FALA QUE O FHC FOI O MINISTRO DA FAZENDA DE ITAMAR E FEZ O PLANO REAL QUE O PT FOI CONTRA. NINGUEM FALA QUE O FHC PEGOU O PAIS QUEBRADO COM UMA INFLAÇÃO DE 800% AO ANO E OUTRAS COISAS MAIS. O MAIS ENGRAÇADO É QUE O PT SABE QUE O PLANO REAL FOI BOM, TANTO QUE PEGOU UMA BELA CARONA COM ESSE PLANO, SENÃO ELES TINHAM FEITO OUTRO PLANO. NÃO É VERDADE?.

    É MUITO BOM VPCE PEGAR UM PAÍS EM RECUPERADO  E DAR CONTINUIDADE. PAPAGAIO COME MILHO  PERIQUITO LEVA A FAMA.

    • FHC Ladrão de paternidade

      Ninguém fala que o FHC não era mais ministro da fazenda quando foi elaborado o plano real né, o safado robou a paternidade e até hoje fica rumiltando que foi ele que fez…

      Estuda filho, antes de falar pelos cotovelos.

    • FHC não fez nada mais do que

      FHC não fez nada mais do que colocar em prática a agenda neo-liberal imposta pelos EUA, no consenso de washington, aliás, isso vem sendo colocado em prática desde 64…

       

    • Ninguém fala do apartamento
      Ninguém fala do apartamento milionário que FHC tem em Paris não é mesmo? Pára de falar besteira pois este homem não fez nada de bom ao Brasil, foi com ele que a taxa de mortalidade infantil no Brasil atingiu o maior índice de FOME! Sabe o que significa isto????

    • plano real

      o plano real foi tao bom que o FHC pegou o salario minimo de Itamar valendo 100 dolares e entregou pro LULA valendo 80 dolares. e o lula de 80 passou para mais de 200 dolares, vai estudar amigo, a escola cura qualquer neurose. o resto é falta de carater.

  40. Atualizar a página com dados mais recentes

    Boa tarde! Atualizar a página com dados mais recentes 2014  e atuais. Assimfecha a boca dos golpistas e apoiadores. 

  41. Atualizar com dados atuais
    Gostaria muito destes dados atualizados. Muito bom para mostrarmos a importância do Lula voltar à presidência.

  42. Atualizar com dados atuais
    Gostaria muito destes dados atualizados. Muito bom para mostrarmos a importância do Lula voltar à presidência.

    • como as pessoas não conseguem

      como as pessoas não conseguem ver que esses numeros altos não significam nada, sem as medidas tomada em governos anteriores por exemplo os numeros do governo lua são reflexo de medidas administrativas do governo FHC e os numeros da dilma reflexo das medidas do governo lula e assim por diante, só os numero sem analizar as medidas administrativas não significam nada.

      • Coxinha alienado??? FHC teve
        Coxinha alienado??? FHC teve 8 anos pra tomar medidas administrativas e só o fez pra beneficiar lula e pt? acorda inteligente. no mínimo é eleitor do Aécio.

  43. resposta

    kkkkkkkkkkkkkk so os bancos lucraram e o povo aonde esta se benificiando se os bancos tao faturando e por que o povo ta pagando muito e aumentando a suas dividas e sujando seu nome

  44. Uma série de fatores
    Uma série de fatores internacionais e nacionais ajudaram o governo lula, aproximação com a China e o afastamento dos EUA, realmente existiram várias melhorias , como ProUni, Minha casa minha vida, aumento do Fies, simples nacional etc, não podemos retirar os méritos desses governos do PT, mas na verdade com todo esse populismo implantado nos governos Lula e Dilma, aumento da corrupção para a casa dos bilhões e bilhões de dólares, desarmamento da sociedade, aumento dos gastos públicos, falta de reforma das aposentadorias dos que ganham mais , e a corrupção sistêmica levaram o Brasil para o buraco, a realidade que hoje estamos todos afundando no mesmo barco, isso não é uma questão de esquerda ou direita, pt, PSDB , mdb ou tantos outros partidos existentes no Brasil.Temos que unir a fim de combatermos a corrupção, reduzir o tamanho da máquina pública, acabar com mídias manipuladoras que existem hoje no Brasil , temos que promover uma verdadeira revolução no Brasil para que esse país volte a brilhar algum dia.

    • Voce esta muito mal informado

      Voce esta muito mal informado no que se refere a combate a corrupção. Vou te passar alguns dados referentes a isso. Primeiro é que , ao contrário do que a mídia divulgou e do que tu estas afirmando, não houve crescimento na corrupção, o que houve foi um COMBATE. Na era FHC em 8 anos a PF fez apenas 48 operações contra corrupção visto que todas as denúncias eram arquivadas pelo então PGR Geraldo Brindeiro (amigo pessoas de FHC) que ficou no cargo por 8 anos. Em 2003 LULA começa a respeitar a lista dos procuradores e aceitou 4 procuradores diferenes em 8 anos, o que fez com que aceitassem todas as denúncias de corrupção e por isso saltou de 48 para mais de 1200 operações contra corrupção no governo LULA. PEsquise, tem até um delegado da PF que fala isso em um vídeo no you tube, delegado denuncia isso. O PT foi o único partido que lutou contra a corrupção, ao contrário do que dizem. Foi o PT que assinou a lei da ficha limpa, lei de responsabilidade fiscal, lei Maria da Penha, e a lei da delação premiada, que sem ela nem existiria lava jato. Pesquise e reveja seus conceitos.

       

  45. Vcs deviam ter vergonha de
    Vcs deviam ter vergonha de fazer uma matéria tendenciosa dessa. Façam de TODOS os roubos desse bandido também.

  46. Vocês deveriam citar os
    Vocês deveriam citar os desvios de verbas feito por esses governos,pois não adiantou nada esses registros ao qual essa fonte sugere. O povo brasileiro está a muito tempo endividado,sem saúde e sem educação por causa do esquema corrupto implantado esses governos.

    • Comparação governos FHC x LULA

      Você está equivocado, Gilson.

      Os dados estão aí, só não acredita se não quiser.

      Eduardo Cunha e Aécio neves entraram em um grande acordão com os meios de comunicação para lhe enganar!

      É hora de acordar!

  47. NINGUÉM DISSE QUE EM 2003 O PT FEZ UM MAL GOVERNO

    Se o IBGE que e um órgão sério e outros confirmaram é uma realidade sim, nós vimos isto.  Até os servidores federais que estavam sem REPOSIÇÃO SALARIAL e não AUMENTO SALARIAL tiveram uma migalhinha de retorno no salário.  NO INÍCIO OS GOVERNOS PETISTAS FORAM BONS, DEPOIS SE TORNARAM UM PESADELO.  Muitas ONGS todas comendo o dinheiro do povo.  Privatizaram a saúde, colocando tipos de ONGS para administrar é hoje olha o resultado.  TUDO QUE SE PRIVATIZA NO BRASIL NÃO DÁ CERTO.  Se é público e funciona mal, mas as taxas de serviço são baixas, DEPOIS QUE PRIVATIZA, SÓ EXPANDEM O NEGÓCIO, O SERVIÇO CONTINUA RUIM MAS AS TAXAS AUMENTAM EM MÉDIA 3 VEZES MAIS DO QUE COBRAVAM QUANDO ERA PÚBLICO.  O exemplo das empresas de telefonia, por exemplo, ampliaram o serviço precario para ganhar dinheiro e subiram o preço.  Hoje temos este serviço, mas com cobranças de valores dos mais altos do mundo.

    AS ONGS – A região Norte do Brasil é a que menos concentra organizações da sociedade civil sem fins lucrativos com atividades diretamente relacionadas com o meio ambiente. Segundo o IBGE menos de 1% das 291 mil ONGs brasileiras estão categorizadas como de meio ambiente e somente 120 ONGs das 2.242 com essa classificação estão localizadas na região Norte do país. (FONTE INTERNET)

  48. O MESMO GOLPE QUE O PT DEU EM COLLOR RECEBERAM DEPOIS

    Cadê os BILHÕES ROUBADOS e outros distribuidos entre os amigos e países onde o PT ajudou fazendo de nosso dinheiro um balcão de benefícios.

    • Como o PT deu golpe em Collor se após o governo Collor foi a vez de Itamar Franco e FHC? É que o problema pra deve ser apenas o PT não é?!!! Brasileiro do século XXI que tem informação na palma das mãos e não sabe utilizar de verdades!

  49. Juvenal seu ignorante, o governo posterior ao Presidente Collor foi do FHC… è o obrigado nosso pais estar nessa situação

  50. Com todos esses dados, ainda tem quem acredite na farsa do golpe, na farsa do defict da previdência, na farsa da prisão sem provas, farsas da midia burra, farsas e mais farsas, Aecio, temer, juca, gedel, serra, alckmin, aloisio, richa, rodrigo maia, onix, etc , etc, etc, não vão presos. os casos banco marka, banestado, niobio, furnas, APAE, trensalão, rodoanel, laranjal bozonaro,mafia das milicias, etc. etc. deixaram os golpistas entreguistas tomarem conta para afundar o pais e escravizar os pobres, isso não é ingenuidade, é burrice, deixam roubar, pois o ódio e o preconceito fizeram a vitima que queriam, o pernambucano de origem miserável. Se quisessem mesmo combater a corrupção, só sossegariam com todos presos, in
    clusive os bandidos que estão no poder agora.

  51. Contra fatos não há argumentos. Mas, mesmo assim, os anti-petistas ignorantes (nem todos, alguns falam por interesse e maldade mesmo) ainda dizem que o PT foi péssimo. Tal pensamento advém do anti-petismo criado em 2013, se não o Lula não terminaria o seu governo, em 2010, com 87% de aprovação.
    Gente, quem lembra que o desemprego, no governo FHC, era tão grande, que qdo teve um concurso para uma vaga para gari, tiveram 17 mil inscritos, dentre eles, advogados e engenheiros. No governo do PT pipocou concursos públicos, forma mais ética e justa de entrar no serviço público.
    Se eu for enumerar aqui tudo de bom que aconteceu no governo Lula e Dilma, eu levaria horas. Mas, um povo que confunde mais com mas, há com a etc., acredita nas mentiras. Ou vocês acreditam que Lula roubou o Brasil inteiro para ter um triplexzinho, que nunca usou e nem está em seu nome e um sitiozinho em Atibaia, que tb nunca esteve em seu nome.
    Alguém sabe me explicar o porquê o juiz Moro delimitou que as investigações começassem em 2003? Óbvio, para poupar FHC e, por conseguinte, o seu candidato da época, Aecin.
    Mas, o povo tem o governo que merece. Quando você pensa que não tem como piorar, vem os coxinhas e elegem Bolsonaro.

  52. O povão conforme o desenvolvimento de inforinformações, tá sendo menos trouxa, é com o passar da história e tempo não vai ser mais trouxa…..
    Parem de proteger o que é errado…..
    O PT errou e pronto. E o mínimo que fez , não fez mais que a obrigação.

  53. Comparar FHC com Lula eu acho um pouco cruel com o FHC pois Lula pegou um país bem melhor que o FHC . mais estruturado com um olhar dos investidores bem mais atrativos assim o Lula claro teve tudo para fazer um governo com índices melhores

  54. Matéria com informações manipuláveis. Faltou dizer que fhc e Lula são companheiros a muito tempo que o interesse dos dois seria o revezamento no poder . faltou dizer que o crescimento do Brasil na época foi menor que a média da America Latina . Faltou dizer que a melhorá da economia se deu principalmente pela alta das commodities agricolas a nivel mundial , o Brasil exportou muita soja e alccol por exemplo , mas secou no periodo Dilma quando os preços cairam. Faltou dizer que para o governo federal não ter poucas dividas , os estados ficaram endividados

  55. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome