Fifa decide não punir zagueiro colombiano que atingiu Neymar pelas costas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) decidiu não punir o zagueiro colombiano Zúñiga pela falta cometida no final do segundo tempo do jogo das quartas de final que tirou o atacante Neymar da Copa do Mundo. O Comitê Disciplinar da entidade distribuiu um comunicado oficial explicando os motivos pelos quais não poderia punir o atleta.

No documento, o comitê informou também que não poderá atender ao pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de cancelar o cartão amarelo aplicado ao jogador Thiago Silva durante a mesma partida, na última sexta-feira (4). Segundo o comitê, não há base legal para concessão de tal pedido.

O zagueiro colombiano Zú iga atinge o atacante brasileiro Neymar (Manu Fernandez/AP/Direitos Reservados)

Zúñiga atinge o atacante brasileiro NeymarManu Fernandez/AP/Direitos Reservados

A nota ressalta que o comitê lamenta profundamente o incidente e as graves consequências para a saúde de Neymar. O documento informa ainda que, depois de analisar a questão e os documentos enviados pela CBF, a Fifa concluiu que as condições descritas em seu código disciplinar (CDF) não permitem que o Comitê Disciplinar intervenha em tal situação.

De acordo com a Fifa, no caso da falta sofrida pelo jogador brasileiro, nenhuma ação retrospectiva pode ser tomada pelo comitê, já que o incidente envolvendo Neymar e Zúñiga não escapou da atenção dos árbitros, primeira das duas condições cumulativas e necessárias para que o Artigo 77-A do Código Disciplicar da Fifa seja aplicado.

A federação lembra que, ao mesmo tempo, o Artigo 77-B do CDF, que habilita a Comitê Disciplinar a corrigir erros óbvios nas decisões disciplinares do árbitro, também não pode ser aplicado neste caso, já que o árbitro não mostrou cartão amarelo, nem vermelho ao atleta colombiano. Tal artigo estipula que o Comitê Disciplinar pode corrigir erros óbvios nas decisões disciplinares do árbitro, o que só é possível em caso de confusão na identificação, quando um árbitro mostra cartão amarelo ou vermelho para o jogador errado.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ah sim ! Agora entendi !
    Uai

    Ah sim ! Agora entendi !

    Uai ? O juiz também não apitou falta na mordida do Luiz Suarez.

    Entendi foi nada….

  2. Estranha a justificativa,

    Estranha a justificativa, pois no caso da mordida do Soares , o lance também não foi punido na hora, mas houve a punição posterior da FIFA. O que caberia era dizer que a FIFA considerou que não houve a intenção como houve na mordida.

  3. Entre uma mordida no cangote

    Entre uma mordida no cangote e uma fratura na coluna, Neymar escolheria a mordida. O colombiano só não mordeu por mêdo que o brasileiro o dedurasse, como o italiano dedurou e fudeu com a vida do uruguaio e do seu time.

  4. Comentário

    Essa FIFA é uma entidade comandada por bandidos e criminosos. Como não dar uma punição exemplar a um jogador que cometeu um crime daqueles. As alegações não se sustentam se confrontadas com o caso da Mordida do vampiro uruguaio no italiano, é a mesma situação.

  5.  Ou seja, a Fifa acaba de

     Ou seja, a Fifa acaba de liberar a voadora no futebol, e pelas costas também vale. Contem os mortos e feridos. Depois disso, o lance do Uruguaio virou beijinho no ombro.

    1. A cores!

      Ilustra tudo ‘Gão’!

      Como já tinha dito antes esse cidadão colombiano está mais para bandido do que pra jogador e a fifa simplesmente parece ter referendado seus atos! A falta de padrão em relação ao Suárez e simplesmente patetica!

      Não é bom descuidar também da manhosa argentina que é capaz de qualquer negócio: peru em 1978, o ingenuo Branco na copa de 90 e maradona dopado em 1994. Olho aberto com os ‘hermanos’!

      Vi nesses dias um comentario interessante do Alessandre Argolo que na hora passou batido, porém passados alguns dias vi que algumas colocações são bem pertinentes, podem ir além de uma simples teoria da conspiração, vale a pena conferir:

      https://jornalggn.com.br/noticia/neymar-esta-fora-da-copa#comment-364629

      https://jornalggn.com.br/noticia/neymar-esta-fora-da-copa#comment-364628

      Futebol hoje, mais do que nunca, é interesse, money, dinheiro!

      1. Pois é coincidências demais

          E tem argentino demais nessa história, não entendi essa do barcelona mas não tenho dúvidas, dois treinadores argentinos mandaram bater no neymar, o primeiro foi o Sampaoli do Chile, que quase tirou o Neymar do jogo seguinte , jogador não faz isso sem ter cobertura, pra mim deveria punir jogador, técnico e seleção, o Zuniga não só tentou quebrar o Hulk como pare ter ameaçado o Neymar logo antes da joelhada, não tem chance de isso ser acidente , ele pulou pra pegar as costas do Neymar pois a bola veio na altura da canela dele, o primeiro video mostra bem como ele é dissimulado, também não olha pro jogador na hora mas pula em cima dele olhando pro Juiz, é um bandido mesmo esse cara a solta ainda vai quebrar outro jogador por aí.

  6. Valhei-me Santo Anselmo!

    Na final da Libertadores em 1981, em Montevidéu, jogavam Flamengo e Cobreloa, do Chile, a menina dos olhos do ditador sanguinário de então, e o zagueiro Mario Sotto reinava em campo no anti-futebol: era porrada, socos, faltas no varejo e no atacado. Com o resultado já no papo, com 2X0 no placar, o Carpegianni, técnico do time brasileiro, sacou o Nunes e o Anselmo entrou em campo com a missão única de acabar com a farra do valentão.

    O Anselmo deu uma porrada tão forte no babaca que chegou a cortar os dedos. O barulho deve estar zunindo até hoje nas orelhas do asno. Obviamente, ambos foram expulsos de campo.

    Aí Zuñiga na vida tem sempre um encontro marcado e vai que você volte a jogar por aqui praticando seu anti-jogo covarde e encontre um Anselmo na sua esquina. Aí velho, você vai se lembrar que podia ter aleijado o Neymar, ou mesmo o Hulck, sim, pois se aquela pisada com todas as travas de sua chuteira, na  lateral do joelho esquerdo dele pegasse um pouco abaixo, fazendo uma alavanca, ele iria passar muitos anos sem jogar futebol. Talvez para sempre.

  7. FIFA & erros de arbitragem

    Nassif,

    Só faltava esta,  a FIFA passar a fazer o papel de juiz pós-noventa minutos. Seriam uns 200 casos semanais para serem analisados.

    Juízes e bandeirinhas são humanos, também podem errar ou mesmo “cegar em determinados lances, e caso a  FIFA resolva analisar lances a posteriori, os árbitros perdem a sua utilidade.

    Determinadas jogadas podem ser faltosas para um e normais para o outro, sem isto o futebol perde a graça e ficará, dentre outros erros clamorosos, sem o golaço de mão do Maradonana Copa de 1986.

    Quanto ao tal pedido de cancelamento do cartão amarelo, não passa de um fato bizarro, sem pé nem cabeça.

  8. A fiffa está fazendo de tudo

    A fiffa está fazendo de tudo para dificultar a vida do Brasil, com certeza eles preferem qualquer um ganhe essa copa menos o Brasil, se deram conta que o Brasil com seis titulos desequilibraria a balança já que a tão temida Alemanha que dizem que mais chegou nas fases finais ficaria com 3, a seleção com tres titulos a mais deixaria os europeus muitos anos na rabeta, e o big bussines da fifa é na europa, a gente só é intruso nesse troço.

  9. FIFA é MÁFIA!!!
    Desculpa

    FIFA é MÁFIA!!!

    Desculpa cínica e cretina de um órgão (ou empresa, sei lá) que já não tem mais credibilidade nenhuma em parte alguma!

    Passaram o tempo anterior à Copa enchendo o saco do governo e agora aparece essa vergonha desse trambique dos ingressos com CONIVÊNCIA da FIFA. Nada como um dia atrás do outro…

    Agora, esqueçam título. Depois desse absurdo estou convencido que a “encomenda” é contra nós!

    Olho nas arbitragens.

     

  10. Não há lógica, não há

    Não há lógica, não há coerência, não há justiça em nada do que a Fifa decide, é tudo politicagem, sujeira. O que esperar de uma entidade que levou anos e anos, para decidir usar um recurso que mostra que a bola ENTROU NO GOL ? Seria engraçado se não fosse safadeza pura. Quanto mais recurso tecnológico, menos influência do juiz, quanto menos influência do juiz, menos manipulação. É exatamente o que aconteceu agora, a alegação é de que “o juiz viu o lance, então a Fifa não pode punir”. Precisa dizer mais alguma coisa pra explicar porque os recursos tecnológicos são tão rejeitados pela Fifa ? Se quisessem punir, diriam que o juiz não viu, simples, manipulação pura, o que as câmeras mostram, a verdade, só tem importância quando interessa.

  11. Foi falta de jogo, o jogador

    Foi falta de jogo, o jogador foi muito estabanado e sem noção, porém não teve a intenção de machucar. O pessoal está fazendo esse tumulto todo por que o jogado é brasileiro. Tudo no Brasil vira drama, epopeia, sofrimento e etc. Haja paciência.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador