Fim de incentivo a cotas na pós-graduação foi sugerido pelo presidente da Capes

Jornal GGN – Um dia antes de deixar o Ministério da Educação (MEC), o então ministro Abraham Weintraub assinou, em 18 de junho, uma portaria que acabava com o incentivo de políticas para a inclusão racial em cursos de pós-graduação nas instituições federais. No entanto, a medida foi sugerida pelo próprio presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Benedito Guimarães Aguiar Neto. As informações são do jornal Estado de S. Paulo. 

A tal portaria assinado por Weintraub não foi pra frente. Após pressão de movimentos e parlamentares negros, o governo revogou o texto na semana seguinte e manteve o incentivo às cotas.

Mas, um processo interno do MEC, em que o Broadcast/Estadão teve acesso, mostra que Aguiar Neto afirmou, em 20 de abril, que a regra para estimular a inclusão na pós-graduação, assinada em 2016, é “manifestamente ilegal” e “violou o pacto federativo”.

Para ele, era necessário anular a portaria para restaurar o cumprimento de “imposições formuladas pelo povo por meio de seus representantes” e que a regra cria “obrigações” que só poderiam ser feitas por nova lei e não uma portaria.

A portaria de 2016 que Aguiar Neto se contrapõe determinava que as instituições de ensino apresentassem propostas sobre inclusão de negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência em até 90 dias, mas não forçava a reserva de vagas. 

O texto foi assinado pelo ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante, ainda na gestão de Dilma Rousseff (PT), e foi revogado quando Weintraub assinou a nova portaria, também revogada.

Contrariando o presidente da Capes, a Consultoria Jurídica da Educação chegou a afirmar que não havia ilegalidade alguma no texto, uma vez que ele já havia perdido efeito, pois era de 2016 e trazia determinações para um prazo de 90 dias. 

“Ademais, ainda que o questionamento da Capes tenha como alvo apenas o art. 1º que, como se viu não é mais vigente, entende essa CONJUR que não há que se falar em ilegalidade da Portaria como um todo, pois esta não viola qualquer dispositivo legal, e nem mesmo extrapola as prerrogativas desta Pasta”, afirmou a consultoria.

De acordo com reportagem, a Capes disse ter pedido para o MEC “ponderar” o alcance da regra sobre incentivo às cotas “e a possibilidade legal de tal ato instituir obrigações, até para compreender sua legalidade e os limites de sua aplicação”.

Já o MEC afirmou que a portaria de 2016 foi revogada com base em decreto sobre revisão e consolidação de atos do governo. “Cabe acrescentar que a Lei nº 12.711/2012, em vigor, prevê a concessão de cotas e ações afirmativas exclusivamente para cursos de graduação.”

Redação

Redação

Recent Posts

Coalizão política nos EUA avança com ajuda para aliados

Grupo bipartidário consegue aprovar projeto para enviar US$ 95 bilhões ao exterior; dinheiro pode ir…

10 horas ago

WBO destaca manobra para desmoralizar investigação do STF

Em nota, escritório destaca que extrema-direita brasileira instrumentalizou comissão dos EUA para fragilizar apuração de…

11 horas ago

Pepe Escobar: A ‘Nova Equação’ do Irã vai muito além da Ásia Ocidental

Esta mudança de jogo irá interferir na forma como o sistema anglo-americano gere a sua…

11 horas ago

“Eles queriam reuniões às escondidas”: GGN entrevista advogado que presenciou encontros da Lava Jato com agentes americanos

"Minha intuição dizia que dali não sairia nada bom", diz André de Almeida sobre reuniões…

12 horas ago

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

14 horas ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

14 horas ago