Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “EU JÁ SABIA”: OCASO DE MORO, “ACORDÃO” E LUTA PELA PRESIDÊNCIA

    “EU JÁ SABIA”: OCASO DE MORO, “ACORDÃO” E A LUTA PELA PRESIDÊNCIA

    O Núcleo Duro passa o noticiário (nada…) caótico dos últimos dias em revista.

    E ligando todos os pontos “soltos”.

    Sempre torcendo para estar errado, né…

    O que, infelizmente, nunca se confirma.

    (suspiro)

    Não mesmo! – Fernando Morais conseguiu um furo “exclusivo” dos termos do “acordão” sendo negociado.

    Quer dizer… “exclusivo” apenas para que ~não~ leu o blog nas últimas semanas… rs

    Porque os leitores vão todos repetir comigo em jogral:

    <<EU JÁ SABIA!!>>

     

    LEIA MAIS »

  2. Diretas Já. A regra do jogo é a democracia

    Diretas Já. A regra do jogo é a democracia

    A falsa polêmica, articulada pela Globo e seus serviçais, de que a única saída constitucional é a eleição pela via indireta,  não resiste a breves considerações.

    No caso, a premissa fundamental, a qual se busca restaurar, é o alicerce básico da Constituição, ou seja, primeiro é preciso retomar a democracia.

    Neste sentido, é certo dizer que a democracia e as instituições brasileiras, notadamente o parlamento, foram tomadas de assalto por grandes empresas corruptas e corruptoras que assim o fazendo sequestraram o país.

    Deste modo, para que se restaure a democracia, primeiro é preciso tirar estas empresas,  e seus agentes instalados no Congresso Nacional,  do controle do Estado Brasileiro.

    E ai surge a primeira questão, numa eleição indireta – que serviria para que fosse resgatado o status constitucional democrático -, os atuais componentes do Congresso Nacional  é que  elegeriam o novo Presidente.

    Pois bem.

    Estaríamos então, frente a uma impossibilidade, uma vez que, conforme o acima explicitado –  e que é de conhecimento público -, com a atual composição do Congresso Nacional,  não há como compatibilizar tal medida – eleição indireta para fins de restaurar a democracia –  visto que,  foram estes deputados e senadores  que derrubaram a democracia e seu sentido de cidadania e direito. Falta-lhes legitimidade.

    É de conhecimento de todos que, a quase totalidade dos deputados e senadores, foi eleita por intermédio de “grandes aportes de dinheiro”, dinheiro de empresas que, declaradamente corrompiam estes agentes públicos para defender seus interesses escusos, jamais os interesses do povo.

    Em outros termos, eleição indireta para fins de restaurar a democracia, seria uma farsa, destinada a manter parte do atual grupo que se instalou no poder e em oposição a qualquer ideia que possa fazer de animus democrático.

    Portanto, se o que se procura é retomar a Democracia Constitucional, esta via mostra-se inviável para o propósito que se busca.

    Por outo lado, presentes as condições acima – de clara usurpação do poder constitucional – temos que a única saída que resta é voltar a fazer com que se cumpra a norma fundamental, art. 1º, da Constituição Federal, que em seu Parágrafo único dispõe: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    No caso, com o devido reparo que a atual conformação política exige, seja retirada a locução – por meio de – seus representantes eleitos – e, desta forma, todo o poder seja exercido diretamente pelo povo, nesta retomada da democracia.

    Com toda certeza, se considerarmos os atuais componentes deste Congresso Nacional, veremos claramente que o poder não esta sendo exercido pelo povo.

    E, assim, neste momento, resta ausente seu fundamento básico, o poder do povo, sem o qual não há Estado Democrático, nem de Direito.

    O que efetivamente autoriza as eleições diretas – e deveria ser seu guardião máximo a declará-lo – é o fato que, sem Estado Democrático de Direito não há Estado Constitucional e, sem isso, todas as demais normas são inócuas e ficam sem sentido ou força constitutiva, em outros temos, não há validade que se possa extrair dos ditames constitucionais se não houver dirigentes que estejam democraticamente e em conformidade com eles, pois deles extraem sua legitimidade e não o contrário.

    O Estado Brasileiro só existe efetivamente como Estado e não como a negação dele, se estiver situado num contexto democrático – no qual o povo detém o poder – e este é o direito fundamental a ser invocado.

    A votação de uma emenda que institua eleições Diretas Já, não é uma escolha do Parlamento, mas uma imposição não apenas jurídica, mas de toda sociedade.

    É que, frente a situação colocada de subversão da democracia e da Constituição, somente o exercício elementar de escolha, pelo povo, tem o poder de restaurar a ordem, a democracia, e o Estado de Direito.

    O pressuposto da emenda constitucional é que haja uma constituição sendo respeitada, jamais uma que esteja sendo manipulada por meios e pessoas que ilegitimamente e a despeito dela tomaram o poder.

    Na ausência da permissão da realização de eleições diretas, por parte deste Congresso ilegítimo, resta sejam elas declaradas pelo Supremo Tribunal Federal, na qualidade de guardião da Constituição, ou, se não vingarem estas hipóteses, sejam as Eleições Diretas Já,  impostas pelo povo, único legitimado a decidir e a tomar as rédeas de seu destino.

    Diretas Já, não são contra a Constituição Brasileira, mas sim, neste momento, sua única defesa.   

  3. Não se esquecer que:
    Duas (2)

    Não se esquecer que:

    Duas (2) são as lava Jatos:

    1a. A de Curitiba que protegia (e protege) Cunha (só investigado após dossie fornecido pelo governo da Suiça),Temer, Aécio e quadrilha:

    2a. A de Brasília que trouxe ao público os malfeitos e crimes de Temer, Aécio e suas turmas

    A se ler:

    https://jornalggn.com.br/blog/blogfernando/as-duas-lava-a-jato-e-o-tempo-do-brasil-por-fernando-horta#comment-1101210

  4. O inconsciente da Lava Jato

    Sou um admirador da Palavra.

    Sei o peso que ela possui.

    Vejamos Steven Spielberg, o mago da imagem.

    “Nós perdemos e devemos recuperar nosso caso de amor com a Palavra. Eu sou tão culpado quanto outros por ter exaltado a Imagem às expensas da Palavra”.

    Ao ler palavras como as que li e principalmente as que grifei no texto que compõe a imagem acima, senti calafrios.

    Juiz Sérgio Moro, ao senhor, que gosta muito de usar a expressão “esse juízo”, eu diria que esse juízo já perdeu o juízo há muito tempo.

    E aos procuradores da Lava Jato diria que de tanto procurar (o que convém) acharam o que já estava “achado” também há muito tempo.

    O inconsciente humano é assim mesmo, extremamente poderoso, que o digam psicanalistas e psicólogos.

    Poderoso e traiçoeiro.

    Muito traiçoeiro.

    Às vezes tão traiçoeiro que nos trai em público.

    E foi isso que ele fez com os senhores.

    Observem o que suas excelências disseram:

    “Os últimos acontecimentos, aliás, levam a força-tarefa da Lava Jato a manifestar seu estarrecimento diante da gravidade dos crimes que se tornaram públicos. De fato, recentemente, vieram à tona evidências de crimes atuais praticados pelo presidente da República e por senador então presidente de um dos maiores partidos políticos”.

    Essas palavras têm um peso enorme.

    E ganham muito mais força ainda quando observada a origem.

    Elas foram ditas por quem controla todos os acontecimentos dos últimos anos neste país e sobre eles tem um poder jamais visto.

    Nada, absolutamente nada, acontece neste país que não passe pelas mãos do “juízo” da República de Curitiba, como ficou conhecida aquela comarca.

    Sem entrar em detalhes sobre coisas que já foram amplamente divulgadas pela imprensa, foram inúmeras as vezes em que caíram nas mãos da Lava Jato delações apontando de forma consistente para o envolvimento de Aécio Neves nos mais diversos tipos de corrupção.

    Pedidos de investigação foram feitos.

    O senhor, juiz Moro, nunca ouviu, por acaso, falar de Furnas, para citar somente uma?

    Por que o senhor ficou conhecido como “não vem ao caso”?

    Porque mandou arquivar todos.

    Nada interessa(va) quando se trata(va) de Aécio e do PSDB.

    Por que o senhor e a Lava Jato não permitiram a divulgação das tão famosas perguntas de Eduardo Cunha a Michel Temer?

    Levariam elas ao conhecimento dos fatos recentemente descobertos com a delação da JBS e, portanto, desencadeariam mais cedo o que estamos vendo de mais corrupção ainda, que os senhores tanto dizem combater?

    Por razões assim, excelência, mesmo concordando inteiramente com Spielberg, não posso negar a força da imagem. Aliás, como ele também não o faz.

    Cresci ouvindo que uma imagem vale mais que mil palavras.

    O senhor gosta de se mostrar homem sisudo, de semblante fechado, sorriso inexistente, roupas escuras, imagem que na sua mente, reconhecidamente provinciana, parece encaixar como uma luva no perfil de um juiz recatado e até averso às coisas mundanas da vida.

    Por isso tem sido muito intrigante ver o seu sorriso, quando e principalmente onde ele se manifesta.

    Um sorriso, excelência, que conheci na minha adolescência, numa cena que ficou guardada para sempre na memória daquele garoto de 16 anos de idade.

    Um sorriso que identifiquei naquele exato momento e aprendi a rejeitar todas as vezes que o via e vejo, por me trazer repugnância.

    Com o respeito que o seu cargo deveria sugerir, vejo novamente aquele sorriso que me marcou aos 16 anos.

    O sorriso de quem se vê diante do poder e a ele deve reverência.

    Alguns definem como bajulação, outros como subserviência.

    Na sua simplicidade e sabedoria, o povo usa outra expressão.

    Os salões do poder, com seus holofotes resplandescentes, cegam alguns homens.

    Por isso, senhor juiz, volto a falar de Spielberg para enaltecer outra vez a Palavra, não a palavra, que, com significado e relevância bem menores, pode ser dita por qualquer um.

    A Palavra, não. Esta, só os grandes homens sabem e podem pronunciar.

    No entanto, diante dessas imagens e de tantas outras que existem, reforço o poder da Imagem.

    A força das que vimos me faz buscar a melhor definição para a frase lá em cima.

    Encontro algumas, mas a mais suave que me vem à mente e por isso uso aqui é que ela é absolutamente incompatível com a verdade dos fatos.

    Foi grande o cinismo.

    Tentar mostrar “estarrecimento diante da gravidade dos crimes que se tornaram públicos… recentemente, vieram à tona evidências de crimes atuais praticados pelo presidente da República e por senador então presidente de um dos maiores partidos políticos” é, sob todos os aspectos, absolutamente injustificável e condenável. 

    O povo brasileiro não merece tamanha desfaçatez (para não dizer outra coisa), só explicada pelo inconsciente dos tolos.

  5. O deslocamento do ódio, por Rosana Pinheiro-Machado
     

    Rosana Pinheiro-Machado

    27 de maio às 20:57 · São Paulo ·  

    Há algum tempo eu venho observando certa movimentação dessa direita de haters. Eu acabei de ler uma reportagem sobre um dos líderes do Revoltados Online e tenho impressão que minha hipótese tem algum sentido. Com o PT fora do poder e com o esvaziamento da pauta anti-corrupção (já que o governo atual está afundando em escândalos), os grupos estão se matando entre si, perdendo seguidores e vejo que o ódio agora está migrando de foco. Há uma tendência em criar o novo inimigo: a imigração internacional. Não dou dois anos para que estejamos aqui “assustados” e “estarrecidos” com a xenofobia, que até agora era marcada por pequenos grupos e casos isolados. Creio que isso tenda a crescer de modo a canalizar o ódio e entrar em um novo sistema de culpabilização dos mais fracos.

     

  6. Lava Jato

    Advogado de mulher de Cunha, absolvida por Moro, está envolvido em roubo da APAEs com mulher de Moro.

                                                                Resultado de imagem para Advogado de mulher de Cunha, absolvida por Moro, está envolvido em roubo da APAEs com mulher de Moro.

    A tentativa de o procurador da Lava Jato, Carlos Fernando dos Santos Lima, de atenuar a ação de Moro quando absolveu a mulher de Cunha, dizendo que foi obra de seu coração generoso, cai por  terra diante dos fatos, principalmente da seguinte manchete:  “Advogado de mulher de Cunha, absolvida por Moro, está envolvido em roubo da APAEs com mulher de Moro” (1,2).

    A sociedade já percebe que a Lava Jato e o MPF, transvertidos de combatentes da corrupção, na verdade são cúmplices do PSDB no desmantelamento do país, tanto que as federações petroleiras, FNP a FUP já estão buscando outros mecanismos de denúncia para defender a Petrobrás,

    A FNP já conseguiu várias liminares na justiça barrando a venda de ativos e, na última sexta-feira, a FNP denunciou Pedro Parente à Comissão de Valores Mobiliários – CVM (7), pedindo a sua saída da Petrobrás. Hoje tem julgamento da ação da FNP que pede liminar de suspensão da venda da Liquigás.

    Pasmem! Pedro Parente faz essa liquidação na Petrobrás mesmo já sendo réu em ação movida por petroleiro por venda de ativos, desde quando era  ministro de FHC e membro do Conselho de Administração da Petrobrás (8). E a Lava Jato, designada para investigar a Petrobrás, faz de conta que não vê o bota-fora.

    E Parente se aproveita da omissão da Lava Jato para continuar a vender ativos valiosíssimos como o campo de Carcará do pré-sal, a preço de um refrigerante o barril; e a petroquímica de Suape pelo valor equivalente a cinco dias de faturamento (7,8).

    A certeza da impunidade é tanta que Pedro Parente, além de vender sem licitação, escolhe para quem e por quanto vender.    Patrimônios públicos que, segundo nossa legislação, para a venda seria obrigatória a licitação.

     Para mostrar a cumplicidade do MPF e da Lava Jato com os tucanos, “Dallagnol diz a Boechat que o PSDB está fora da Lava Jato” (3) .

    O juiz Sergio Moro disse nos EUA, de forma descarada, que não julgou casos relacionados ao PSDB porque investigações sobre o partido não chegaram a ele (4).

    Moro! Brincadeira tem hora! São inúmeras as denúncias na Lava Jato de corrupção contra o Governo de FHC, na Petrobrás, algumas envolvendo o próprio filho (5,6).

    Enquanto petroleiro e dirigente do Sindipetro/RJ e FNP, em novembro de 2016, formalizei ação ao MPF revelando a omissão da Lava Jato em relação à gestão do tucano presidente da Petrobrás, Pedro Parente. E o que acontece? O MPF até hoje não respondeu a minha denúncia, mas saiu em defesa do juiz Moro, acusando-me de possível crime contra a honra do juiz (11,12). Esse ministério não é público, é do Moro!   

    Ainda bem que o juiz Moro criou novas celas na sede da Lava Jato em Curitiba. Falei num dos últimos artigos do prefeito de Sucupira que construiu e inaugurou ele próprio o cemitério da cidade, na novela o Bem Amado da Globo.

    A história está cheia de criadores que foram vítimas de seus inventos.    A Lava Jato criou as novas celas em Curitiba e quer inaugurá-las nessa hora é bom lembrar do prefeito de Sucupira (13)!

    Fonte: 1 – http://www.dimasroque.com.br/2017/05/advogado-de-mulher-de-cunha-absolvida.html

    2 – http://www.ceilandiaemalerta.com.br/2017/05/27/advogado-de-mulher-de-cunha-absolvida-por-moro-esta-envolvido-em-roubo-da-apaes-com-mulher-de-moro/  

    3 – http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/286335/Dallagnol-diz-a-Boechat-que-PSDB-est%C3%A1-fora-da-Lava-Jato.htm

    4 – http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/08/nos-eua-sergio-moro-explica-por-que-nao-julga-politicos-do-psdb.html

    5 – http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/09/delator-cita-filho-fhc-esquema-corrupcao-petrobras.html

    6 – http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/10/cervero-filho-fhc-sabia-termeletrica-contratado-petrobras.html

    7 – http://www.viomundo.com.br/denuncias/petroleiros-denunciam-parente-a-cvm-mentiu-ao-mercado-sobre-compradora-de-tartaruga-verde-e-bauna-veja-video.html

    8 – http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2016/06/presidentes-da-petrobras-e-do-bndes-sao-reus-em-acao-por-rombo-bilionario-9872.html

    9 – http://www.redebrasilatual.com.br/revistas/127/escandalo-da-petroquimica-de-suape-a-pasadena-de-temer

    10 – http://www.vermelho.org.br/noticia/285181-1

    11  – http://www.apn.org.br/w3/index.php/nacional/8685-petroleiro-protocola-denuncia-contra-operacao-lava-jato

    12 – http://www.apn.org.br/w3/index.php/nacional/8740-por-crime-de-opiniao-petroleiro-depoe-no-mpf-intimado-por-sergio-moro

    13 – http://www.diariodobrasil.org/urgente-sergio-moro-pede-80-novas-vagas-nas-cadeias-de-curitiba-o-brasil-vai-ferver/

     

     

     Rio de Janeiro, 30 de maio de 2017.

     

     Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, integra a coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), sendo autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro”

     

     OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

     

       (Esse relato  pode ser reproduzido livremente)

     

      Meus endereços eletronicos: 

    https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella

     

      http://emanuelcancella.blogspot.com.

     

     

     

     

         

  7. Nassif, o load da primeira

    Nassif, o load da primeira pagina continua perfeitamente infernal.  A bolinha para e roda e para e roda e para e roda e…

    Tenho razao DE SOBRA pra desconfiar.  Nem preciso especificar, de fato, nao eh o caso de eu nao ter reclamado de interferencias ano apos ano apos ano.

    OU o load da primeira pagina esta defeituosissimo OU tem alguem usando aquela bolinha rodando pra me invadir a privacidade pela bilionesima vez.  E eu ja tou de saco cheio.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador