Revista GGN

Assine

Fora de Pauta

O espaço para os temas livres e variados.

Sem votos
2 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Os EUA não querem democracia. Querem petróleo.

Tijolaço

Os EUA não querem democracia. Querem petróleo.

mini

Não é preciso mais do que o bom e velho raciocínio cartesiano para entender.

Os governos norte-americanos – ora mais, ora menos explicitamente – não se preocupam com a democracia, seja com seus vizinhos de macrocontinente, seja mundo afora.

Do contrário, não apoiariam e armariam a dinastia da Arábia Saudita, aquela que corta cabeças em praça pública e prende garotos que dançam “macarena”.

O caso na Venezuela, hoje, é esse.

Antes, com Hugo Chávez,  poderia ser outro, o de temer a formação de uma liderança continental, um “mau exemplo”  para a “turma do quintal”.

Não com Nicolás Maduro, que governa um país dividido e em dificuldades econômicas, divisões e problemas francamente impulsionados pelos próprios EUA.

O Brasil sempre soube, com Fernando Henrique Cardoso e com Lula, assumir um papel de equilíbrio e moderação porque, desde logo, assumiu papel de protagonista.

Desta vez, virou reboque e Michel Temer tenta sair pela tangente diante da exigência de uma intervenção no país vizinho.

Quem não toma a frente, vai atrás dos outros.

Ainda mais quando seu presidente é uma figura notoriamente desimportante, que dá “graças a  deus” de haver esta crise na Venezuela para que não seja, solene e completamente, ignorada pelo “grande irmão do Norte”.

Isso independe de simpatias ou antipatias ideológicas pelo governo da Venezuela, mas corresponde ao interesse brasileiro de ser um líder do subcontinente sul-americano e não um impensável agente dos negócios petroleiros dos EUA.

Mas é isso a que estamos reduzidos e, depois das jazidas do vizinho, que já estão operativas, levarão as nossas, ainda em potencial.

http://www.tijolaco.com.br/blog/os-eua-nao-querem-democracia-querem-petr...

Seu voto: Nenhum

webster franklin

imagem de Jackson da Viola
Jackson da Viola

Bob

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.