Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Marco Zero do Golpe

    Vamos combinar: o golpe contra a democracia não começou em 2015, começou 10 anos antes, em 2005, com a fraude jurídica do mensalão. Essa fraude já é compreendida como trampolim político para meia dúzia de juízes e procuradores, com destaque para Joaquim Barbosa. Nem o juiz alemão que reformulou a tese jurídica do “domínio do fato”, Claus Roxin, duvidou ou duvida do caráter fraudulento deste processo.

    Mas o que altera a mudança do marco zero do golpe? Do ponto de vista empírico, tudo. Do ponto de vista narrativo, a percepção. Um golpe tem vida útil, tem prazo de validade, tende a apodrecer. E este prazo, no tempo histórico, corresponde a 10 anos, um pouco mais, um pouco menos. Bem ou mal, a opinião pública que rejeita o golpe (são 97%, segundo a última pesquisa CNI-Ibope, um número convincente), gestou essa percepção durante uma década. Já, no mensalão, os ares de fraude eram imensos.

    Quem demora a perceber os fatos – na verdade se recusa – é justamente a massa crítica tradicional: intelectuais, artistas, ativistas e cientistas políticos. Eles são tão conservadores no que diz respeito à interpretação de texto, que convencê-los de qualquer novidade narrativa é tarefa hercúlea.

    Eles acreditam que a Globo continua firme e forte. Eles acreditam que a direita está unida. Eles acreditam que a esquerda está dividida. Eles acreditam que o povo é alienado. Eles acreditam que o golpe só se fortalece. Eles acreditam que não vale a pena lutar por democracia. Eles acreditam que não vai haver eleição. Eles acreditam, basicamente em tudo o que disserem para eles, desde que não seja um cenário de libertação (porque pessimismo para eles é sinônimo de inteligência).

    Pois vos digo: o golpe está podre. Ele já ruiu. A manutenção de toda essa conjuntura do desastre se dá, simplesmente, porque o tempo da história não é o mesmo tempo do desejo.

    Ela, a história, sabe que expelir Temer agora truncaria todo o processo político e jogaria a população no caos absoluto. Ela sabe que uma insurreição de massa agora teria um desfecho violento e imprevisível e seria, paradoxalmente, mais favorável às instâncias tradicionais de poder. Ela sabe o tamanho do valor histórico que é a resistência sutil, progressiva, consistente e democrática, simbolizada por Lula neste momento. Ela sabe, aliás, que foi exatamente assim que Lula conquistou todo o seu patrimônio eleitoral, patrimônio esse que ameaça atravessar meio século e a barreira dos 300 milhões de votos.

    O processo, portanto, é terminal. Golpistas de rua mofam na vergonha secreta. Grupos fascistas apodrecem lutando entre si por copyright. Juízes políticos são expostos em toda sua incompetência e mesquinhez no noticiário internacional. Procuradores políticos afundam no ridículo dos memes de internet. Partidos golpistas definham em contradições múltiplas. Empresários lobistas veem a absoluta confusão nas próprias práticas corruptas que lhes são peculiares, dada a aridez intelectual nos quadros do executivo: é a corrupção da corrupção.

    A conjuntura mostra que, depois de 12 anos de golpe, todos os seus patrocinadores serão arrastados para o desconhecido. Era um risco a se correr, afinal. A Globo é a primeira vítima desta onda que varrerá o passado. Mais que a acusação de corrupção que pesa contra ela, o povo realmente não a aguenta mais. Ela envelheceu 50 anos em 5.

    A rigor, o que se apresenta é, mais uma vez, um imenso drible da vaca praticado por Lula, em sua singular inteligência política. Ele está fazendo a maior limonada da história com toda essa confusão que tomou conta do país. Caminha para uma vitória espetacular, não apenas eleitoral, mas moral. Deixou, na verdade, todos encurralados: Globo, Moro, PSDB e o fiapo que resta do governo ilegítimo. Todas essas instâncias estão apenas alimentando a popularidade de Lula, mais uma vez. Eles não conseguem eliminar Lula e isso é humilhante, afinal, são bilhões e bilhões empenhados em demolir um símbolo que, de maneira inacreditável, vai se tornando mais forte.

    O povo, nesse sentido, é mais inteligente do que qualquer analista político de conjuntura. E a razão disso é gramaticalmente óbvia: o povo é a conjuntura. Essa entidade, tão estereotipada pelos próceres da intelligentsia brasileira, tem lado, dicção, estilo e tempo. Pertencer a ela é uma honra. Ser o seu alvo é sempre um medo.

    1. Povo e otimismo

      Gostaria de participar desse otimismo em relação aos golpes político-judiciais e visão inteligente do povo  se tais golpes não se mostrassem tão eficazes pelo mundo afora configurando-se, aliás, em nova e limpa modalidade de golpe de estado.

      Cada dia mais governos vêm sendo desestabilizados, substituidos ou derrubados por essas práticas e o povo,  sempre convencido do que os golpistas quiserem, ainda que em prejuizo de seus próprios interesses.

      Ultimamente só os governos mais resistentes são derrubados ou desestabilizados pela invasão ou  ameaça guerra.

      No Brasil, caso o temer renuncie ou seja derrubado, não vai acontecer convulsão nenhuma.

      Para haver convulsão social tem que haver mobilização dirigida, e ela pode ser criada até sob um governo estável.

      Não nos iludamos sobre quem ou o que  nos governa.

      Quanto ao Lula, sua notável  inteligência política pode justificar a sua inabalável  sobrevivência política,  mas a sua sobrevivência física, tão logo ela se torne  suficientemente ameaçadora também estará inapelavelmente ameaçada.

  2. Pra quem gosta de diversão

    Pra quem gosta de diversão pueril,.assista todo santo dia ao Mistérios do Detevive Murdochc

    Pretende ser de investigação criminal e não é comédia.

    Duas observações:

    a- Começa depois das 14 horas e antes das 14 30 na Globosat–não há horário fixo.

     b–O único programa da TV brasileira que não há UM segundo de comercial.—-45 ou 50 minutos direto.

     

  3. A destruição dos Estados como objetivo principal.

    Há algum tempo escrevi para o GGN cinco artigos encadeados e falando exatamente sobre o mesmo tema em que postava uma teoria que poderia ser considerada por muitos como algo meio delirante ou fruto de uma teoria da conspiração, e qual era esta teoria?

    O objetivo principal do Imperialismo não era mais dominar a economia dos países periféricos, mas sim destruí-las!

    Nos artigos que põem ser lidos aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

    Como pelo baixo impacto que os últimos artigos tinham produzidos, inclusive que alguns deles não tenham até passados ao corpo principal do GGN, ficando simplesmente depositados no meu blog, comecei até desconfiar da minha intuição e até pensar que era algo paranoico. Entretanto ao ler o artigo de Thierry Meyssan na rede Voltaire.net.org denominado: “Le projet militaire des États-Unis pour le monde.” Ou o projeto militar dos Estados Unidos para o mundo, fui surpreendido por opiniões extremamente idênticas que escrevi nos meus artigos.

    Para quem não conhece, Thierry Meyssan foi o primeiro jornalista no mundo a fazer sérias restrições ao que ocorreu realmente em 11 de setembro, principalmente baseado no “atentado” contra o Pentágono que desde o início apresentava características completamente incompatíveis com um choque de um avião sobre um prédio baixo conduzido teoricamente por um piloto amador.

    Devido ao livro que Thierry Meyssan escreveu ele foi desacreditado pela grande mídia que comprou exatamente pelo preço que venderam o fajuto atentado contra o Pentágono. Atualmente centenas de profissionais de engenharia, arquitetura e aviação levantam sérias restrições técnicas a descrição vendida pelo governo norte-americano. Porém tudo isto é um outro assunto e não o objeto do presente texto.

    Thierry continua a escrever, e no artigo que ele posta em 22 de agosto de 2017 na rede Voltaire, ele escreve literalmente o seguinte:

    “Barnett affirmait que pour maintenir leur hégémonie sur le monde, les États-Unis devaient «faire la part du feu» c’est-à-dire le diviser en deux. D’un côté, des États stables (les membres du G8 et leurs alliés), de l’autre le reste du monde considéré comme un simple réservoir de ressources naturelles. À la différence de ses prédécesseurs, il ne considérait plus l’accès à ces ressources comme vital pour Washington, mais prétendait qu’elles ne seraient accessibles aux États stables qu’en passant par les services des armées états-uniennes. Dès lors, il convenait de détruire systématiquement toutes les structures étatiques dans ce réservoir de ressources, de sorte que personne ne puisse un jour ni s’opposer à la volonté de Washington, ni traiter directement avec des États stables.»

    Que traduzido de forma meio deficiente resulta em:

    “Barnett afirmou que para manter sua hegemonia em todo o mundo, os Estados Unidos tiveram que ” Ceder em parte em alguns pontos para garantir essencial”, isto é, dividir o mundo em dois. Por um lado, Estados estáveis (membros do G8 e seus aliados), por outro lado, o resto do mundo como um mero reservatório de recursos naturais. Ao contrário de seus predecessores (aqui ele está falando de Thomas P. M. Barnett, militar geoestrategista autor do livro “The Pentagon’s New Map: War and Peace in the Twenty-First Century”) , ele não considerou o acesso a esses recursos como vital para Washington, mas afirmou que eles seriam acessíveis a estados estáveis somente através dos serviços dos exércitos dos EUA. Portanto, era necessário destruir sistematicamente todas as estruturas estatais neste reservatório de recursos, para que ninguém pudesse um dia se opor à vontade de Washington ou lidar diretamente com estados estáveis.”

    Parece até meio delirante, porém ao se ver as políticas norte-americanas para o Iraque, Líbia, Afeganistão e Síria, bem como a política de destruição do Estado Brasileiro que estão sendo levadas a caso o delírio começa a dar lugar a constatação.

    Vejamos então o porque da necessidade desta política de destruição dos Estados mantendo-os simplesmente como um depósito de matéria prima, e o porquê da não adoção simples e tradicional de deter o controle da economia destes países.

    No passado a manutenção de empresas produzindo produtos e serviços nos países do terceiro mundo, compensavam os gastos que os mesmos tinham com a importação de matérias primas. É uma análise tradicional que tanto um economista de direita como um de esquerda aceitam, porém, esta condição está superada, pois principalmente pela automação da indústria, tanto a com maior valor agregado no primeiro mundo, como a extrativa no terceiro mundo a necessidade de mão de obra vai se tornando algo marginal, tanto no custo como na quantidade de pessoas trabalhando. Se for possível guardar o máximo possível dos empregos para os países do G8 isto será feito até que também nos mesmos não seja possível (entendam que neste momento entrarão leis de renda mínima, que junto com outros movimentos ainda mais sujos, permitam manter a população numa total subserviência e anomia social, ou seja, recebendo a sua renda mínima, olhando o seu iPhone XXV e fumando o seu baseado.

    Pouco a pouco vem sendo constatado pelos políticos de oposição ao atual governo que não importa tanto a quem vender o patrimônio nacional, mas sim a construção de uma sociedade em que não haja oportunidades de haver qualquer coisa que não seja o decrescimento.

    No último golpe do governo Temer se vê claramente este objetivo, o Pré-sal é vendido ao imperialismo internacional, a quantidade de imposto resultante da exploração destes campos são diminuídos ao máximo para que pouco sobre para o incentivo de políticas de crescimento do país e por fim, o mais importante, quanto menos produtos de fabricação brasileira forem produzidos maior será o retrocesso do país.

    Esta política de demolição do Estado primeiro será feita nos países com maior capacidade de resistência como o Brasil, depois atingirá os outros.

    Pois bem termino o artigo com o título que dei para o primeiro em 2014

    “Eles escolheram a barbárie”.

  4. Garotinho e Rosinha

    Prender Garotinho e Rosinha e deixar livre os golpista Mishell Temer, Aécio Neves, é palhaçada!

    Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=U_IHP_wHAws

    Resultado de imagem para diretor geral da policia federal com nariz de palhaço?

    Fernando Segóvia, da Polícia Federal, foi a protesto com nariz de palhaço.

    Eu tenho mil divergências com o governador Garotinho, mas também tenho convergências, como por exemplo, sempre procuro estar ao lado dos oprimidos e, sempre que posso, ajudo os pobres.  

    As ações do ex-governador Garotinho, em defesa dos mais pobres, me sensibilizaram, como o Restaurante Popular, que chegou a oferecer 37 mil refeições por dia, no estado do Rio, a um real o prato. Construiu também Piscinões, não sei quantos, mas o da praia de Ramos virou point dos pobres. Distribuiu ainda milhares de Cheques-Cidadão para os pobres comprar, principalmente comida, e outros programas sociais.

    Garotinho e Rosinha têm reconhecimento de boa parte dos cidadãos fluminenses. Apesar de ter votado no candidato do Psol, na última eleição, para a prefeitura, não tenho dúvida de que Garotinho cabalou muitos votos para o candidato vencedor, Marcelo Crivella.  E não consta que Garotinho tenha atrasado salários de servidores, fechado farmácia popular ou sucateado as universidades.  

    Os ex-governadores do Rio, Garotinho e sua esposa,  Rosinha Matheus, foram presos:

     “A ação apura os crimes de corrupção, concussão, participação em organização criminosa e falsidade na prestação das contas eleitorais (1)”.

    Garotinho e Rosinha são presos com base em apenas suspeitas, segundo o auto de prisão. Isso não é sério! Não precisa mais de prova para prender alguém?

    Por outro lado, assistimos à posse do atual Diretor Geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, que, discursando no ato de posse, na presença do golpista Mishell Temer disse: “MALA DE DINHEIRO NÃO É PROVA CONTRA TEMER, DIZ NOVO CHEFE DA PF” (4). Não podemos esquecer que Mishell Temer foi apontado como o chefe da quadrilha mais perigosa do Brasil (5).

    Mala de dinheiro não é prova de crime! Mas convicção, bilhete de pedágio, pedalinho, barco sem motor, recibo de aluguel, delação de condenado para diminuir sua pena, creio que também não são provas, no limite podem ser indícios.

       A sociedade começa a questionar nossos ícones criados à sombra do golpe. O advogado Rodrigo Tacla Duran vai depor na CPI da JBS, dia 30/11 (6). Duran, em entrevista à Mônica Bergamo, da Folha, disse que foi procurado pelo advogado Carlos Zucoloto Junior, que, falando em nome da Lava Jato, pediu-lhe propina para celebrar acordo de delação premiada que, entre outras benesses, daria a Duran a prisão domiciliar.

     Zucoloto é compadre de Moro e ex-sócio de sua esposa, Rosângela Moro. E o mais grave é que a revista Veja, com base em informação da Receita Federal, mostrou que Duran fez depósito na conta de Rosângela Moro (7,8).

    Muitos presos confessos da Lava Jato estão cumprindo pena em suas casas, verdadeiros clubes de lazer, construídos com dinheiro da corrupção (9). Será por quê?

    Pesquisa aponta que Moro que, até pouco tempo, era herói nacional hoje em cada dois brasileiros um apoia e outro rejeita Moro (2). E agora “Procuradores se retiram de evento em protesto contra presença de Moro” (3).

    Creio que, independente do cargo, qualquer cidadão ou cidadã está sujeito à prisão, porém tem que lhe ser dado o direito de amplo defesa, o processo tem quer ter transitado em julgado e a pessoa para ser presa precisa ter sido condenada. Este é o caso de Rosinha e Garotinho? Claro que não!

      

    Fonte: 1 – https://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/anthony-e-rosinha-garotinho-sao-presos.ghtml

    2https://falandoverdades.com.br/ipsos-desaprovacao-de-moro-aumenta-e-se-aproxima-dos-50/  

    3 – http://paranaportal.uol.com.br/padrao/4267-procuradores-protesto-moro/

    4 – https://www.brasil247.com/pt/247/poder/328133/Mala-de-dinheiro-n%C3%A3o-%C3%A9-prova-contra-Temer-diz-novo-chefe-da-PF.htm

    5 – http://www.lidernoticias.com/temer-e-o-chefe-da-quadrilha-mais-perigosa-do-brasil-diz-joesley-em-entrevista-a-epoca/

    6 – https://falandoverdades.com.br/bomba-duran-vai-depor-dia-30-de-novembro-na-cpi-da-jbs-e-entregar-compadre-de-moro/

    7 – https://www.brasil247.com/pt/247/parana247/316121/DCM-jornal-espanhol-segue-pista-de-Tacla-Duran-e-comprova-corrup%C3%A7%C3%A3o-no-Panam%C3%A1.htm

    8 – https://www.brasil247.com/pt/247/parana247/315291/Tacla-Dur%C3%A1n-pagou-esposa-de-Moro-diz-Nassif.htm

    9 –http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2016/07/10/interna_politica,654284/delatores-cumprem-prisao-domiciliar-em-mansoes-e-coberturas.shtml

     

    Rio de Janeiro, 22 de novembro de 2017. 

     Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/07/a-outra-face-de-sergio-moro-pontos-de.html.

    OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

    (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

    Meus endereços eletrônicos:
    http://emanuelcancella.blogspot.com.

    https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella

     

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador