Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A troca do bujão de gás por lenha é bem mais grave do que ….

    A troca do bujão de gás por lenha é bem mais grave do que se pensa.

    O aumento desproporcional do preço do gás fazendo com que as pessoas comecem a cozinhar com biomassa tipo lenha ou carvão, está sendo visto por todos como simplesmente mais uma maldade do Governo Federal do que algo extremamente grave.

    A não divulgação dos riscos para uma população que se desacostumou de uso de lenha ou carvão para cozinhar é algo extremamente grave, este sendo substituído por queima de Biomassa pode ser caracterizado como um CRIME CONTRA A SAÚDE PÚBLICA.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte no seu site de mídia sobre a popluição do ar causada pela cocção de alimentos através de combustíveis sólidos (lenha, carvão ou mesmo excrementos de animais) no artigo intitulado “Contaminación del aire de interiores y salud” o seguinte:

    “Datos y cifras

    Unos 3.000 millones de personas cocinan y calientan sus hogares con fuegos abiertos y cocinas en los que queman biomasa (madera, excrementos de animales o residuos agrícolas) y carbón.

    Cada año, más de 4 millones de personas mueren prematuramente por enfermedades atribuibles a la contaminación del aire de los hogares como consecuencia del uso de combustibles sólidos para cocinar.

    Más del 50% de las muertes por neumonía en menores de 5 años son causadas por partículas inhaladas en interiores con aire contaminado.

    Cada año, 3,8 millones de defunciones prematuras debidas a enfermedades no transmisibles, en particular accidente cerebrovascular, cardiopatía isquémica, neumopatía obstructiva crónica y cáncer de pulmón, son atribuibles a la exposición al aire de interiores contaminado.”

    Como nas últimas décadas o uso de gás de GLP se vulgarizou para lares mais pobres, as pessoas não dispõem de instalações com ventilação e chaminés, como ainda há na zona rural, que permitam a minoração dos danos dos particulados gerados pela queima de combustíveis sólidos (que não são gerados com o GLP).

    Se a Petrobrás que ainda possui controle estatal partiu para uma política de aumento dos preços do GLP para adapta-lo aos preços internacionais, há uma clara evidência que o uso de biomassa para cocção, claramente sendo esta usada como substituto do GLP haverá um aumento de mortes causadas por doenças já elencadas no próprio artigo da OMS citado, onde nos 4,3 milhões de óbitos atribuídos a cocção são distribuídos como segue:

    “12% se deben a neumonía

    34% a accidente cerebrovascular

    26% a cardiopatía isquémica

    22% a neumopatía obstructiva crónica, y

    6% a cáncer de pulmón.”

    Chama-se a atenção que grande quantidade de óbitos (principalmente aos devido a pneumonia) são em crianças com menos de 5 anos, logo não é necessário esperar muito tempo para as mais débeis começarem a sentirem os efeitos mórbidos dos particulado.

    Como no artigo 7º da lei 8137 está tipificado como crime:

    ….

    Art. 7° Constitui crime contra as relações de consumo:

    VII – induzir o consumidor ou usuário a erro, por via de indicação ou afirmação falsa ou enganosa sobre a natureza, qualidade do bem ou serviço, utilizando-se de qualquer meio, inclusive a veiculação ou divulgação publicitária;

    Ou seja, quando o governo sobe o preço acima da capacidade de pagamento pela população e esta fica induzida a queima de biomassa em ambiente fechado e instalações inadequadas, haverá um aumento de particulados no ambiente que certamente produzem danos sérios a saúde ou até mortes. O que era de se esperar que no mínimo a Petrobrás ou o próprio governo fizesse uma campanha institucional esclarecendo os riscos do uso de combustíveis sólidos, os malefícios eles produzem e as possíveis formas de mitigar os riscos.

    A ausência de indicação ou a simples omissão de informação, poderia ser classificado como afirmação falsa, e se este processo de uso continuar sem um esclarecimento público, tanto a direção da Petrobrás como os responsáveis pela saúde da população deveriam ser indiciados por homicídio doloso.

  2. Golpe

    Justiça aliada ao golpe quer calar os brasileiros!

    Minha audiência vai ser no dia 13/12/17, quarta feira, ás 14 horas, 10ª Vara Federal Criminal, na Av. Venezuela, 134, BL.2 – 5º andar, saúde RJ. 

    Veja o vídeo desta matéria em:  https://www.youtube.com/watch?v=NqpzfAwJ1Cs

    Resultado de imagem para Justiça aliada ao golpe quer calar os brasileiros!

    A Ação temorosa da Lava Jato destruiu a Engenharia Nacional e a Indústria Naval (15,16). Ambos os setores, com o pré-sal alavancariam nosso PIB e resultariam em milhões de empregos. Em nome do combate a corrupção o juiz Sergio Moro acabou tanto com nossa Engenharia como a Indústria Naval.

    Navios e plataformas agora serão construídas no exterior gerando emprego e renda para os gringos.  

    E não é só isso, Pedro lalau Parente, retomou o Repetro criado por FHC, por este dispositivo aduaneiro as importações de maquinas e equipamentos do setor petróleo ficam isentas de imposto de importação, o que representa uma pá de cal na nossa indústria (17).

    Além disso, Congresso Nacional libera multinacionais para explorar petróleo sem a Petrobrás (2). Quem desenvolveu tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal foi a Petrobrás, inclusive ganhou pela 3ª vez o premio OTC o “Oscar” da indústria do petróleo (4). Por que chamar as multinacionais? Além disso, a Petrobrás chama empresa estrangeira para retomar as obras do Comperj (3).

    A Petrobrás com os impostos que paga financiava cerca de 80% das principais obras do país. Tudo tá parado pelo esvaziamento da Petrobrás e pela “PEC da Morte” que congela investimentos por 20 anos.

    Estranho que no governo do PT a nossa gasolina era dita como a mais cara do mundo e agora, gasolina, diesel, gás de cozinha sobe toda a semana e ninguém faz nada!

    Lembrando que em 2013, nos chamados “Ventos de Junho” um aumento de vinte centavos nas passagens de ônibus botou um milhão de pessoas nas ruas do Rio.

    Paralelo a isso o governo golpista de MiShell Temer faz a reforma trabalhista e vai fazer a reforma Previdenciária. A indecisão dos parlamentares não é pelo conteúdo da Reforma Previdenciária, a duvida é quanto vão pagar  para votar.

    Fato muito grave é que MiShell Temer através de lobby isentou de impostos as multinacionais de cerca de um trilhão de reais (5,6).  

    E foi MiShell Temer que nomeou o tucano Pedro lalau Parente para presidente da Petrobrás. Chamo de Pedro lalau por que este senhor é reu desde 2001 em ação de venda ilegal de ativos que deu um prejuizo de R 5 BI a Petrobrás(7). E Pedro lalau volta a Petrobrás para chafurdar, agora com apoio integral da Lava Jato, chefiada pelo juiz Sergio Moro. Digo isso por que em novembro de 2016 formalizei denuncia no MPF dos crimes perpetrados pelo Tucano FHC e o também tucano Pedro lalau Parente na Petrobrás (13). E nada de investigação.

    A PF já tinha levado para depor coercitivamente o Blogueiro, Eduardo Guimarães do blog da Cidadania e Roberto Ponciano diretor da CUT por criticas ao Juiz Moro (8,9 ).

    O petroleiro, Emanuel Cancella foi intimado duas vezes em um ano a pedido do juiz Sergio Moro por possível ofensa a honra do funcionário público. Fui intimado em dezembro de 2016 e agora dezembro de 2017. Minha audiência vai ser no dia 13/12/17, quarta feira, ás 14 horas, 10ª Vara Federal Criminal, na Av. Venezuela, 134, BL.2 – 5º andar, saúde RJ. Veja a 2ª intimação na integra (12, 14).    

    A procuradora, Ana Paula Ribeiro Rodriguez é a mesma que me denunciou duas vezes. Fato bastante estranho é que Ana Paula, mesmo sem ser dos quadros da Lava Jato, recebeu da Operação, quase cinquenta mil reais em diárias de viagens nacionais e internacionais, repito, mesmo sem ser dos quadros do Rio da Lava Jato (10). Só para se ter uma ideia o chefe dos Procuradores na Operação, Deltan Dallagnol recebeu em diárias quase a metade do que recebeu Ana Paula.

    O juiz que vai julgar o caso escolhido através de sorteio eletrônico é, Marcelo Luzio Marques de Araujo. Marcelo Luzio é um dos juízes que isentou em 2012 a petroleira, estadunidense, Chevron de multa pelo vazamento de 3700 BB de petróleo na bacia de Campos. A ANP culpabilizou a Chevron e chegou a estipular multa de até R$ 50 milhões (11).     

      Fica aí para reflexão a frase do ex presidente americano, Abrahan Lincoln:

    Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo.

     

     

    1 – http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/01/1848858-petrobras-chama-estrangeiras-para-retomar-obras-no-comperj.shtml

    2 – https://www.cartacapital.com.br/politica/congresso-libera-multinacionais-para-explorar-sem-a-petrobras

    3 – http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/01/1848858-petrobras-chama-estrangeiras-para-retomar-obras-no-comperj.shtml

    4 – http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/recebemos-maior-premio-da-otc-e-destacamos-importancia-das-parcerias-no-pre-sal.htm

    5 – https://www.terra.com.br/noticias/climatempo/camara-aprova-mp-do-trilhao-para-o-setor-de-petroleo,b916076970027e0f906d09ba873478f90w2bzgtc.html

    6 – https://www.brasil247.com/pt/247/economia/328004/Bomba-Inglaterra-mudou-regra-do-pr%C3%A9-sal-e-Temer-cedeu-a-lobby-da-Shell.htm

    7 – http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2016/06/presidentes-da-petrobras-e-do-bndes-sao-reus-em-acao-por-rombo-bilionario-9872.html

    8 – https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/286034/Blogueiro-Eduardo-Guimar%C3%A3es-%C3%A9-levado-para-depor-pela-PF.htm

    9 – https://jornalggn.com.br/noticia/diretor-da-cut-rio-e-intimado-por-criticar-sergio-moro

    10 – https://jornalggn.com.br/noticia/lava-jato-paga-viagens-pessoais-de-procuradores-por-marcelo-auler

    11 – http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/07/chevron-poderia-ter-evitado-vazamento-diz-relatorio-da-anp.html

    12 – http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/12/mandado-de-citacao-e-intimacao-contra_6.html

    13 – http://www.apn.org.br/w3/index.php/nacional/8685-petroleiro-protocola-denuncia-contra-operacao-lava-jato

    14 – https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/288251/Petroleiro-%C3%A9-intimado-pela-PF-ap%C3%B3s-criticar-Moro-e-Lava-Jato.htm

    15 – http://www.redebrasilatual.com.br/economia/2017/02/a-lava-jato-esta-esfacelando-a-industria-nacional-diz-presidente-do-clube-de-engenharia

    16 – https://www.ocafezinho.com/2017/04/03/lava-jato-destruiu-industria-naval-brasileira/

    17 – http://www.valor.com.br/empresas/5208705/parente-mp-que-amplia-repetro-deve-ser-aprovada-ate-15-de-dezembro

    Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 2017. 

     Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/07/a-outra-face-de-sergio-moro-pontos-de.html.

    OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

    (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

    Meus endereços eletrônicos:
    http://emanuelcancella.blogspot.com.

    https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella

    Eu sou Emanuel Cancella, Tecnico da Petrobrás por 42 anos, Advogado OAB/RJ 75 300, Ex presidente do Sindipetro-RJ, Ex diretor do Dieese, Ex Diretor e Fundador das duas Federações petroleira, FUP e FNP.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador