Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O povo também pode acabar com a crise.

    
    Pelo jeito a saída a curto prazo para o país, só em Congonhas, Cumbica, ou algum outro aeroporto internacional.

    Até o General que propôs um golpe militar foi exonerado, então, nem pensem nisto. Temer lê Maquiavel e o segue fervorosamente.

    A  longo prazo as saídas são muitas, principalmente na próxima re encarnação.

    ——-

    E por falar de saídas a longo prazo, estes dias, li uma postagem no facebook que gerou muita polêmica. Dizia assim:

    ” – Se você está na miséria, desempregado, e passando fome, recomenda-se que não ponha filhos no mundo. “

    Eu curti, pois sempre fui um entusiasta do controle de natalidade voluntário. Mas percebi que uma multidão o criticou nos comentários, a maioria deveria ser de desempregados e miseráveis.

    Diziam eles: Se o desempregado não puder fazer filhos, vai fazer o que?

    E outras postagens do gênero. Ou seja, o povo é tão egoísta quanto seus políticos. A longo prazo, um controle de natalidade voluntário, zeraria o desemprego, valorizaria o salário, tornando os ajustes e cortes de direitos sem efeito.

    Um controle de natalidade voluntário, outro sim, iria colocar o governo contra a parede, forçando-o a revogar seu plano de governo neo liberalista. Iria implodir o PIB para o lado dos ricos, e forçaria a elite a repensar seu ajuste fiscal.

    Uma queda de natalidade voluntária a longo prazo traria o desemprego para zero, exatamente o que nossa elite não quer, pois elevaria os salários do povo. Acabaria com os déficits da habitação, com a falta de vagas em hospitais, com a super lotação das cadeias, com a super lotação das escolas.  A violência, diminuiria, com a queda do desemprego; as favelas desinchariam, e o número de miseráveis cairia consideravelmente. Enfim, seria a maior arma contra o governo neo liberal, se não for a única arma que temos. Teríamos uma arma contra o Império, e uma arma dentro da lei, ao estilo Mahatma Ghandi, sem usar de violencia nenhuma
    ————-.

    E isto porque hoje em dia é fácil fazer controle de natalidade voluntário, operações como a vasectomia, são muito baratas, de fácil acesso, e a recuperação de tal cirurgia leva apenas 3 dias.

    Mesmo se o povo continuasse a ter filhos, mas poucos por casal, como por exemplo, um filho por casal no máximo, isto já ajudaria em muito. Mas o povo se recusa até mesmo a isto.

    E se o governo quebrasse mais empresas, para aumentar o desemprego novamente, o povo continuando com seu controle da natalidade, cedo ou tarde venceria o governo, nesta disputa.

    O povo quer vencer o governo neo liberal sim, mas desde que não lhe seja exigido nenhum sacrifício e que não tenha de sair de seu comodismo.

    —————–

    Dirão alguns: então a culpa da crise é do povo?

    Eu responderia:

    – Então a pessoa precisa ser culpada para resolver uma crise? Qualquer um que tenha a capacidade de resolver uma crise e não a resolve, é no mínimo cúmplice da situação, mesmo que em princípio não tenha culpa alguma.

    Mas o povo, prova aqui que é tão egoísta quanto seus governantes. Se for solicitado ao povo um sacrifício mínimo que seja, mesmo que seja em prol do bem estar das futuras gerações… O povo fica furioso e recusará. É um povo que vive exclusivamente para si mesmo, lhe falta espírito de renúncia e Heroísmo.

    “ Cada povo tem o governante que merece. “

    “ Toda vitória oculta uma renúncia.”

     

    1. Recomendo

      Antes de tirar conclusões sobre o post acima, sugira dar uma olhada no link abaixo

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_densidade_populacional

      Poderão ver que uma nação como Brasil tem muito caminho a percorrer ainda, em termos de natalidade. Existem lugares com mais de 1000 habitantes por km2. A China, acusada de superpopulação, possui 136 habitantes por km2 do seu território.

      Já o Brasil possu apenas 23 e ocupa o lugar 159 entre 200 países pesquisados.

      América latina inteira está neste patamar, até o México. Ou seja, esse tipo de comentário apenas visa manter estes territórios como compensação demográfica para manter terras, água e materias primas para os outros.

      1. Nos comparando com a China

        Caro Alexis.

        Sua intenção de nos comparar à China, é totalmente fora da realidade. Não somos, não fomos e nunca seremos uma China, ao menos enquanto houver um Império neo liberal chamado Estados Unidos da América, que sempre irá sabotar todas as nossas tentativas de desenvolvimento.

        A China não tem este problema, pois se desenvolveu sobre a proteção da antiga União Soviética, que não existe mais. A China e a Rússia são ditaduras, lá um juiz não poderia simplesmente destruir todas as maiores empresas do país e ficar por isto mesmo. Nós não somos e nunca seremos uma ditadura, pelo menos não uma que seja contra os EUA, disto pode ter certeza.

        Estamos na área de esfera de influência dos EUA. Eles se consideram donos desta parte do planeta em que vivemos, e ninguém jamais venceu os EUA aqui na América Latina. Isto é algo fantasioso, achar que podemos peitar o neo liberalismo yanke, ou suas intenções imperiais.E mesmo que pudessemos enfrentar os EUA, não precisariamos de uma alta taxa de natalidade, como atesta a Rússia.

        O México que o Sr. cita não é um exemplo pra ninguém, com sua alta taxa de miséria e favelização. Eles aliás também são um país ” colônia ” dos EUA, e cuja alta taxa de natalidade agrava em muito a sua pobreza, desemprego e miséria. A taxa de natalidade do México poreḿ vem caindo bruscamente ( atualmente 2,1 filhos por mulher e caindo rapidamente ) , e em breve deverá ser menor até do que a do Brasil. Ou seja, a maioria dos países do mundo que estão desenvolvidos ou em desenvolvimento está com a natalidade caindo fortemente.

        —————-

        O neo liberalismo é anti natalista. Ou o povo se adapta, ou fica desempregado. Eles decidem  e a gente dança conforme a música. Todos os países europeus que sofreram o mesmo ajuste neo liberal que estamos sofrendo agora, por fim ou baixaram sua natalidade a níveis baixíssimos, ou ficaram em eterno desemprego altíssimo.

        O Brasil com uma taxa de natalidade de 1,8 filhos por mulher, é bem mais que a china (1,6 filhos por mulher ) que o Sr. se refere. E muito mais que certos países europeus como Portugal ( 1,2 filhos por mulher) ou Hong Kong ( 1,0 filhos por mulher ) .

        O desmonte neo liberal continuará e ninguém poderá impedir isto, infelizmente. Em breve, o governo Temer será substituido por outro governo neo liberal que eles colocarão lá à força, e Embraer, Petrobrás, Odebrecht, FBS e outras grandes empresas virarão poeira, e os 13% de desemprego atuais subirão muito, se o povo não estiver preparado para isto, o sofrimento será muito pior do que hoje.

        Países como a Espanha, que já chegaram a ter 26%  de desemprego devido ao ajuste neo-liberal, dão uma pequena amostra do que nos espera no futuro, com governos neo-liberais que não podemos impedir que nos sejam impostos, seja por um parlamentarismo fajuta, ou por exclusão e prisão injusta de candidatos como Lula. O nosso ajuste trabalhista foi baseado no ajuste espanhol aliás, e gerou lá muita miséria, que também provavelmente nos aguarda.

        ————–

        Mesmo a China a que o Sr. se refere, adotou um amplo e severo controle de natalidade, com a lei do filho único. Isto, porque a tecnologia irá eliminar cada vez mais postos de trabalho, mesmo lá. A Rússia, está com a natalidade tão baixa, e isto desde a década de 60 que o número de russos diminui, em cerca de 2 milhões por ano. A cada 4 russos que morrem, só nascem 3 para repor. Isto em um país que é o arqui rival dos EUA.

        ” O objetivo não é em primeiro lugar projetar nosso país numa grandeza fictícia que aliás nem depende de crescimento demográfico alto. O objetivo é em primeiro lugar o bem estar do povo. Melhor um povo com desemprego baixo e com pequena população do que termos um país com grande população e altamente vulnerável ao desemprego, que vira e mexe torna a surgir devidos aos golpes”

  2. Feliz O Quê?
    FELIZ O QUÊ?.Eu queria desejar um Feliz Natal a todos, mas não dá. .Não dá pra ficar feliz sabendo que nosso povo está passando necessidade, não dá pra ficar feliz vendo o país voltar ao mapa da fome, não dá pra ser feliz sabendo que os responsáveis nem ao menos fizeram isso por incompetência, foi maldade mesmo..Não consigo me alegrar nem sabendo que muitos que hoje amargam perdas em seus negócios praticamente pediram pra ficar assim batendo panelas nas varandas..Não dá pra me iludir que algo mudou só porque alguns pilantras passaram alguns meses atrás das grades, porque lá continua cheio de gente que não fez fração do que os pilantras fizeram, e não veem chances de perdão. .Não dá nem pra me alegrar de ver que o juiz responsável por isso perder cartaz e popularidade a cada dia, pois os corruptos que ele deixou soltos e em paz riem da cara dele e da nossa..Não dá pra ter esperança de futuro quando nossa única esperança é perseguida e caçada pelos cães de aluguel de uma justiça enviesada, não dá pra acreditar em felicidade quando o povo se acua e deixa a iniquidade se instalar em frente ao sofá de sua sala. .Não dá nem pra ter esperança num novo ano porque o ano muda a cada dia e a esperança se afasta de nós a cada criança morta de fome, ou nascida sem cérebro, ou atingida por bala perdida..Só posso desejar a todos que sofram muito, e desse sofrimento tirem a indignação pois até essa nos foi roubada pelos que riem de nós do alto de suas mesas fartas.

  3. A leveza das coisas feitas com amor

    Que todo Natal seja um recomeço e um resgate, que a saudade e os risos repartidos, divididos, tenham o gosto diferente da partilha, que a festa, o cheiro da comida e os abraços, tenham o gosto da infância, e que novamente fique somente a leveza das coisas feitas com amor. E que a cada momento futuro, possamos voltar a elas, ainda que em pensamentos, e sorrirmos com a felicidade das coisas simples.

    Feliz Natal …

     

    (…um pouco de leveza)

    …quando retornamos a nós mesmos… a lugares (nem sempre físicos) em que temos a sensação de pertencimento… nem sempre é uma volta às lembranças … muitas vezes é um acerto de contas… um recomeço…

    …toda volta …é um reconhecimento…ou um resgate…

    …e tem um pouco de choro e saudade das coisas… das gentes… e muito mais do riso… o “gosto diferente” do riso e das conversas… algumas coisas ficam retidas para sempre… o cheiro da comida, e os abraços…

    …e como viajantes que chegam de longe… fazemos um sonho, um pão… e o repartimos como quem divide e oferece algo precioso…

    …depois, quando partimos novamente, fica somente a leveza das coisas feitas com amor…

    …isso fica impregnado em nossos gestos, em todas as vezes que voltamos… ainda que em pensamentos…

     

    ………Sergio Medeiros Rodrigues……..

  4. Golpe

    Uma ponte para o futuro está levando os brasileiros ao desespero!

                                                             Resultado de imagem para Uma ponte para o futuro está levando os brasileiros ao desespero!

    Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=Y7JHjCVEtGE

    Segundo o próprio MiShell Temer, Dilma Rousseff caiu por não aceitou a “Ponte para Futuro” (1). Um ano se passou e essa ponte leva os brasileiros ao desespero, já que são milhões de desempregados, falência dos serviços públicos, das universidades, dos hospitais e escolas, graças à PEC da Morte.

    Essa PEC, instituída por Temer, de forma inédita no país, conseguiu deixar, os sem salários e os sem 13º até nos serviços públicos,  

    Entretanto, os protagonistas do golpe: presidente, prefeitos, governadores, senadores, deputados, juízes e procuradores continuam a receber regiamente seus supersalários, turbinados por diárias cheias, auxílio moradia, educação, paletó e muito mais.

    Outros que fazem a farra são os banqueiros, pois para eles a ponte do futuro é um elevador no presente: além de abocanharem 47% do Orçamento da União para pagamento da dívida, o Itaú ainda recebeu uma bolsa de R$ BI 25 da União, em perdão de multa. E o Santander, R$ 338 milhões. Não por acaso, o presidente do Banco Central do Brasil, Ilan Goldfajn, é oriundo do Itaú (2,4). 

    Convivemos, nesta era golpista, com o desemprego em massa, retirada dos direitos trabalhistas e, não satisfeitos, ainda querem transformar a aposentadoria em loteria, Querem mexer na aposentaria dos pobres trabalhadores, pois para os mesmo golpistas que estão recebendo seus salários em dia, também a aposentadoria está garantida, jamais perderão direitos, pois sempre ficarão protegidos .

    Até petroleiros, antes uma categoria de ponta, agora vão receber um reajuste de menos de 2% e convivem ainda com ameaça de demissão em massa e retirada de direitos como o Benefício Farmácia. E o pior , aposentados e pensionistas vão ter uma redução de 13% em seus proventos, previsto para começar em dezembro.    

    O tucano Pedro Parente, presidente da Petrobrás, indicado pelo golpista MiShell Temer, por um lado arrocha de forma nunca vista os salários dos petroleiros, mas por outro faz a alegria dos gringos.

    Parente, contando com a omissão da Lava Jato, entrega toda a Petrobrás , e sem licitação:

    – Faz com que navios e plataformas passem a ser construídos no exterior, gerando emprego e renda para os gringos;

    – Pedro Parente tirou da Petrobrás as áreas mais lucrativas e entregou aos gringos, como petroquímica, gás, fertilizantes e biocombustíveis (3).

    Digo que a Lava Jato apoia as ações criminosas de Pedro Parente porque fiz pessoalmente denúncia formalizada da omissão da Lava Jato em relação aos crimes perpetrados por FHC e Pedro Parente na Petrobrás, em novembro de 2016. Veja denúncia na integra(8). 

    E um ano se passou sem resposta a minha denúncia, e nesse período, a pedido do juiz Moro, fui intimado pelo MPF por duas vezes por possíveis crimes contra a honra do funcionário publico (5,6,7), no caso Moro. E a farra de liquidar a Petrobrás continua!

    Já passou da hora de o povo brasileiro explodir esse engodo dos golpistas de ponte para o futuro. Aliás, precisamos acabar com a ideia de Brasil um país do futuro e construirmos um Brasil presente, para todos  brasileiros e sem golpe!

     

    Fonte: 1 – https://www.cartacapital.com.br/politica/temer-impeachment-ocorreu-porque-dilma-recusou-ponte-para-o-futuro

    2 – https://www.brasil247.com/pt/247/economia/304390/Santander-ganha-perd%C3%A3o-de-R$-338-milh%C3%B5es-e-Itau-R$-25-bilh%C3%B5es-junto-%C3%A0-Receita.htm

    3 – http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-09/petrobras-deixara-setores-de-biocombustiveis-petroquimica-e-fertilizantes

    4 – http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/pol%C3%ADtica/uni%C3%A3o-gasta-47-do-or%C3%A7amento-no-pagamento-da-d%C3%ADvida-p%C3%BAblica-1.284496

    5 – http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/12/mandado-de-citacao-e-intimacao-contra_6.html

    6 – http://www.apn.org.br/w3/index.php/nacional/8740-por-crime-de-opiniao-petroleiro-depoe-no-mpf-intimado-por-sergio-moro

    7 –  http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/12/mandado-de-citacao-e-intimacao-contra_6.html

    8 – http://www.apn.org.br/w3/index.php/nacional/8685-petroleiro-protocola-denuncia-contra-operacao-lava-jato

     

    Rio de Janeiro, 25 de dezembro de 2017. 

     Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/07/a-outra-face-de-sergio-moro-pontos-de.html.

    OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

    (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

    Meus endereços eletrônicos:
    http://emanuelcancella.blogspot.com.

    https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella

     

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador