Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A FARSA DO ESTADO DE DIREITO

    Autoria do amigo Oscar Sales da Cruz

    A FARSA DO ESTADO DE DIREITO

     

     Oscar Sales da Cruz (Fev/2018)

                                                      

    Janeiro passou. Mas o dia 24 deixou indelével mancha no seio da Nação. Nesse dia, uma inominável ofensa foi assacada contra um ser humano, notadamente para satisfazer vaidades, atender interesses e alimentar invejas. O ato, em si sórdido, teve a agravá-lo o pretexto do cometimento à conta de se fazer justiça, uma deslavada hipocrisia. O alvo, Lula. Levado à condição de réu foi “julgado” e condenado por três juízes, sem nenhuma prova. Uma repetição do que fora feito anteriormente pelo juiz Moro, de 1ª instância, apenas aumentando-se estrategicamente a pena. Pecados do réu: prestígio conquistado nos dois períodos do seu Governo; sua aprovação, maior na História do país (83%); relevância consagrada pela comunidade internacional. Tudo graças aos seus próprios méritos, corroborados pelos títulos honoríficos que se lhes foram outorgados causando inveja na elite, entre os que não distinguem o ser do não-ser.

    O Julgamento se resumiu a uma extenuante leitura – ensaiada – do script de uma sentença preparada adrede que, por “descuido” de uma emissora de televisão, foi divulgada para o público antes que a encenação no tribunal fosse concluída.

    A trama urdida não é uma novidade, mas a cada nova ofensa, mais dói. Sabe-se, a sanha persecutória não para por aí. A trama insidiosa, nos moldes em que foi arquitetada atinge profundamente a vítima e, por extensão, vitima também a quantos se apercebem da afrontosa injúria. Bem dito, àqueles que não perderam a capacidade de se condoer. No rebanho em que transformaram a sociedade a condolência deu lugar ao comprazimento com a dor alheia. O que conseguiu a mídia utilizando os recursos sofisticados das suas propriedades cruzadas – um abuso de poder – adquiridas por um descuido da lei – para inocular ódio nos incautos. Resultou que espécimes do rebanho se dispõem a discriminar odiosamente seus próprios irmãos: os humanos. Abdicaram da superioridade de pensar por preguiça ou cretinice. Não conseguem enxergar que: “A origem da mentira está na imagem idealizada que temos de nós próprios e que desejamos impor aos outros” – de Anaïs Nin.

    A domesticação do rebanho fica bem delineada no livro “MÍDIA – Propaganda política e manipulação”, de Noam Chomsk:

    “Nos  sistemas político, econômico e ideológico”. […] “Aqueles outros são o que Lippmann chamava de ‘rebanho desorientado’” (pág. 16). […] “O rebanho desorientado” […] “Sua função na democracia […] “É a de ‘espectador’, e não de participante da ação” […]” Ele – o rebanho –  tem a permissão de dizer: “Queremos que você seja o nosso líder” ou “Queremos que você seja nosso líder.” (pág. 17). […] “O rebanho desorientado representa um problema. Temos de impedir que ele saia por aí urrando e pisoteando tudo. Temos de distraí-lo.” (pág. 28).

    Hoje, no Brasil quem empunha o cajado imperial que tange o rebanho é a mídia. A Globo recebeu esse poder através de um contrato – espúrio por ferir nossa Constituição – com a Time-Life, americana, cujos meandros estão destrinchados no livro “História Secreta da Rede Globo”, do professor Daniel Herz, disponibilizado no site L≡LIVROS onde a descrição do livro já anuncia um clarão nas trevas: – […] “O melhor do livro, porém, é a explicação de como a Globo, que foi construída com capital estrangeiro, chegou ao que é.”

    Contrato assinado, indignação generalizada no país. Em particular, na Câmara dos Deputados uma CPI – Presidente deputado Saturnino Braga; Relator deputado Djalma Marinho – foi encerrada a Set/1966, em desfavor da Globo. Em Out/1967, o Consultou Geral da República, Adroaldo Mesquita da Costa, reverteu a situação transformando o desfavor em “a favor”, deixando a esdrúxula situação oficialmente legalizada.

    A ditadura civil-militar de 64 tomava vulto. Moldava-se o novo império midiático brasileiro. Contudo, a evolução dos fatos premeu a necessidade de mais um conciliábulo: a nata civil do poder econômico, a nata militar da recém-finda ditadura e a nata da oposição consentida. Perpetrou-se uma nova constituição.

    Agora, quem começava a tomar vulto era uma “semi-democracia. Fica a impressão na frase de Ulisses Guimarães: “O Brasil precisa de uma Constituição, em que o povo seja fundador, por votação direta, do governo e da lei.”

    Definiram-se os objetivos:

    O dos yanques, pretextando dar asas ao seu desvario de estender seus domínios pelo mundo, sem fronteiras.

    O dos nossos aborígines servis, a pretensão de assumir as rédeas do país.

    O início dessa relação promíscua, reza a lenda (Google), vem de quando Júlio César no Império Romano fundou o primeiro jornal do mundo, o Acta Noturna, cuja finalidade era tão somente patentear sua magnificência.

    Na modernidade, os yanques apostaram mais no seu poder de convencimento menos na honestidade de informação. Para isso, fundaram a SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa, sua sigla em inglês), devidamente aparelhada para a consecução dos seus objetivos.

    Ilustração I – Do próprio portal da SIP na internet: (…) “fundaram o Centro Técnico (…) “Oferecer na América Latina – informações e assistência técnica.

    Mais: – Projeto Chapultepec […] “Mantido com o apoio financeiro da Fundação Robert R. McCormick TRibune […] “Fortalecer os vínculos com as instituições judiciárias e legislativas (…) concentrou-se, então, no ramo judiciário (2002 a 2004) para fornecer ferramentas para uma melhor interpretação da legislação […] “Desde 2005 […] aproximou-se do ramo legislativo […] “ Que a legislação federal esteja alinhada aos princípios, em todos os países do hemisfério […]” (…) O Centro Técnico ampliou suas atividades em1962, com uma doação de US$ 1milhão da Fundação Ford”.

    Ilustração II- Carta Maior, 04/10/2015 – A estratégia dos Estados Unidos para a América Latina – […] “Uma batalha similar pela independência das nações vem sendo travada na América do Sul durante 15 anos” […] “[…] Essa batalha épica vem promovida longe dos olhos dos cidadãos e foi confirmada pelo Departamento de Estado norte-americano, filtrados pelo Wikileaks [..]. Alexander Main e Dan Beaton (…) livro “Wikileaks: o mundo segundo o Império Estadunidense”.

    Exemplos dessa relação obscena é o que não falta. Uma que vem da França:

    Ilustração III – Com Balzac (1799-1850), especialista em comédia humana. Conheceu os meandros da imprensa da França e do imaginário feminino, e fez com a mulher de trinta uma analogia que é marca da sua genialidade: “A imprensa, como a mulher, é admirável e sublime quando conta uma mentira. Não deixa em paz até tê-lo forçado a creditar nela, e emprega as maiores qualidades nessa luta em que o público, tão tolo quanto um marido, sucumbe sempre”. E arremata com o lacônico axioma: “Se a imprensa não existisse, seria preciso não inventá-la”, do seu livro “Os Jornalistas”, pág.114.

    Aqui no Brasil exemplos dessa natureza não faltam:

    Ilustração IV –   Numa afirmação muito grave, Chateaubriand, ícone da indústria cultural da época, Mecenas, Senador da República e Diplomata assim se expressou:

    – “Se materialmente, os jornais brasileiros ainda estão atrasadíssimos, do ponto de vista da ética profissional, dir-se-ia que os nossos jornais se publicam em Luanda” (sic) – “O que é o jornalismo no Brasil” 2.1.1925 – Editorial do Diário de Pernambuco, dia 06/12/2009.

    Materialmente avançadíssimo, eticamente desmoronando, os nossos meios de comunicação hoje fazem vergonha no mundo todo.

    Esse casamento putativo, imprensa com político, (des)Norteado, não operou os requisitos para o fortalecimento da Democracia como se fazia necessário.

    Aos dois poderes assim constituídos – Imprensa e legislativo – se integrou um terceiro. Integrado, o poder judiciário renegou o papel de guardião nos moldes da constituição predita por Ulisses.

    Prevaleceu a “lei Stanislaw Ponte Preta”: “Restaure-se a moralidade ou todos nos locupletemos”; o novo poder optou pelo ou.

    Já nas tentativas de impeachment do Lula no seu 1º mandato, essa trindade começou a sua escalada.

    A fúria de um político, Roberto Jeferson conhecido por sua reputação duvidosa, surpreendido em delito, se voltou contra o Ministro José Dirceu que não entoou o seu refrão, e gritou alto e bom som: – “Existe um mensalão!!!”. Foi o mote para os outros dois Poderes, Mídia e Judiciário, entrarem em ação.

    Criou-se a lei 470, que ficou conhecida como “mensalão”, homenagem do poder imprensa ao político que inspirou o nome artístico daquela lei.

    O egrégio tribunal adotando a máxima de que “A literatura judiciária permite condenar sem prova cabal”, mudou as regras do jogo no decurso do julgamento. A prova não era mais encargo da acusação, e sim da defesa. E num átimo de lucidez vislumbrou uma solução na ‘Teoria do Domínio do Fato’. Não valia para o caso. E o Conjur em 1º/Set/2014 mostrava porque: – “O jurista alemão Claus Roxin, criador da teoria do domínio do fato criticou nesta segunda feira (1°/9), em São Paulo, a aplicação que tem sido dada à sua tese – Conclave em São Paulo sobre o assunto.

    Não valia, mas para o procurador geral Roberto Gurgel, bem como para o relator da 470, Joaquim Barbosa, isso não vinha ao caso: as provas que pudessem inocentar os réus.

    Hoje, no vácuo deixado pelo executivo, reinam absolutos os três poderes – midiático, legislador e o justiceiro. Mas em última instância que está dando as cartas é a 1ª Instância. Isso graças a um programa de “colaboração” entre a justiça dos Estados Unidos e a do Brasil.

    A partir daí, com a deposição da presidenta eleita, em 2014, apagam-se do dicionário os vocábulos soberania, pátria, independentismo, honra, dignidade, equidade e outros que pudessem representar ameaças ao sucesso do programa.

    O combate à corrupção, com o advento das delações premiadas, se transformou em “apoio à corrupção”. Os principais corruptos, hoje desfrutam, no recato dos seus paraísos, os frutos do que plantaram, ainda que com argola no tornozelo.

    Resultado da colaboração o império yanque é agraciado com os melhores lotes do patrimônio nacional; o que seria esperança de melhores dias para o povo brasileiro.

    Do lado do “império subalterno”, a fortuna é desfrutar das bênçãos e sobras do império yanque.

    As peripécias dos três poderes deixa a população atônita sem entender o que se passa na cena política do país. Bem oportuna a obra do pesquisador Rafael Valim, “Estado de Exceção; A Forma Jurídica do Neoliberalismo”. Dados do livro:

    “Persiste uma sociedade profundamente autoritária, hostil aos mais elementares avanços em termos de direitos humanos, o que, naturalmente, explica a facilidade com que a exceção não só é assimilada, como também é dissimulada em seu seio.” […] “na realidade como restará claro, o principal e o mais perigoso agente da exceção no Brasil é o Poder Judiciário.” […] “A partir de novembro de 2014, com o início da chamada “Operação Lava jato”, uma série de prisões cautelares de empresários e agentes públicos, revestidas de grande espetacularização (…) ‘vazamentos seletivos’ (…) grandes veículos de comunicação (…) “instauração do processo de impeachment (…) destituição da presidenta. […] “Uma avassaladora estratégia de desfiguração do modelo do Estado Social de Direito consagrado na Constituição de 1988’.

    Não menos contundente, em o “Brasil de Fato”, 04/Mar/2016, O professor da PUC-SP, Bandeira de Mello foi taxativo: – “Estamos agora em um Estado Policial, em que a imprensa é quem decide as coisas e os outros fazem. E quando acaba o Estado de Direito, tudo pode acontecer.”

    Significa dizer, hoje o que se passa na cena política do país é “A Farsa do Estado de Direito”.

  2. Ás vezes o layout desktop

    Ás vezes o layout desktop aparece no celular e o layout celular aparece no desktop.

    Se for bootstrap é só conferir:

    // Extra small devices (portrait phones, less than 576px)
    // No media query since this is the default in Bootstrap

    // Small devices (landscape phones, 576px and up)
    @media (min-width: 576px) { … }

    // Medium devices (tablets, 768px and up)
    @media (min-width: 768px) { … }

    // Large devices (desktops, 992px and up)
    @media (min-width: 992px) { … }

    // Extra large devices (large desktops, 1200px and up)
    @media (min-width: 1200px) { … }

  3. A convulsão social não se

    A convulsão social não se dará se Lula for preso.

    Se dará é se não for preso.

    Não porque eu quero.

      Apenas porque é a lei.

    Ele solto, que se solte todos condenados em segunda instância.—há centenas presos.

    Sem contar que, apenas neste ano, mais duas condenações de Lula é certa.

     Por mais que se faça gicana , 3 condenações não dá pra fazer.

    Adiar por que ?

    Se a sua não candidatura é unânime no judiciário.

    Espera-se um ato exemplar de Lula.–pra salvar o pouco que resta das nossas instituições.

    Exemplar do ”homem mais honesto do Brasil” ?

    Sim. Talvez ele se converta em honesto MESMO- Admitindo a culpa.

      E parar de dividir o país.

    1…2…..3… e fora outras condenações que virão.resta alguma dúvida ?

     

  4. Em resposta  sobre um cara

    Em resposta  sobre um cara que disse se sou pago pago pra escrever.

    A resposta é sim.

    Pra cada crítica ao PT recebo 3 000  reais( o máximo duas por dia)

    As demais críticas são de graça.

  5. Gleisi, a situação é também

    Gleisi, a situação é também oposição. O PT não serve para nada

    Gleisi Hoffmann, no Twitter:

    “É hora de um enfrentamento mais duro, sim. Vivemos a anormalidade institucional. Vamos barrar essa reforma da Previdência. Temos de obstruir os trabalhos no Congresso indefinidamente a partir de hoje. Não há como funcionar um Parlamento em que a democracia não está sendo respeitada!”

    Gleisi, os partidos da situação já são suficientes para barrar a reforma da Previdência.

    Digo eu: Gleise é quinta coluna ou idiota ,mesmo ?

      Digo 

     

  6. Favelas

    No desfile de carnaval, na Marques de Sapucaí, as favelas do Rio têm que protestar.

     

    Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=9YY623xANZo

     

    Não podemos esquecer que Aécio Neves foi o candidato a presidência dos delegados da Lava Jato que atacaram o PT nas redes. O ministro do STF, Marco Aurélio libera retorno de Aécio ao senado e nega pedido de prisão. A PGR, Raquel Dodge,  atrasa inquérito de Aécio por mais dois meses. E o juiz Sergio Mor…adia chefe da lava Jato nunca importunou Aécio Neves apesar dele ser o mais denunciado na operação Lava Jato.

    Resultado de imagem para moro aecio, temer

     

    Ninguém sofreu mais os efeitos do golpe do que as favelas do Rio de Janeiro. Cerca de dois milhões de moradores dessas comunidades são vítimas, diariamente, da ocupação da Polícia Militar e da Força Nacional(1): é bala perdida, escolas, creche, posto de saúde fechados e violência contra os moradores.

     Briga de facção, drogas e contrabando de armas são as desculpas esfarrapadas para intervir permanentemente nesses locais pobres. Todo dia, pelo menos, uma vítima de bala perdida, e, na maioria dos casos, crianças. Sem contar o sumiço de moradores, fruto da violência, cujo exemplo clássico é o pedreiro Amarildo, em 2013 (2).

     Contrabando de armas tem sido obra muito mais dos militares e dos quartéis, entretanto a culpa recai sobre a favela (3,4,5).

     O governo golpista de MiShel Temer é foco de envolvidos no tráfico de drogas: no PSDB, o braço direito de Temer, senador Aécio Neves, e também o senador Zeze Perela, envolvidos na conexão do Helicoca, e as fazendas dos ministros Aloysio Nunes e Blairo Maggi foram alvos de avião do tráfico de drogas (7,8,9).  Mas isso a Justiça finge que não vê.

    Aécio Neves envolvido até com a denuncia de trafico de drogas é queridinho de todas as instancias da justiça. Além de Temer que recebeu Aécio, para pedir apoio a Reforma da Previdencia;

    E não podemos esquecer que Aécio Neves foi o candidato a presidência dos delegados da Lava Jato que atacaram o PT nas redes. 

    O ministro do STF, Marco Aurélio libera retorno de Aécio ao senado e nega pedido de prisão. A PGR, Raquel Dodge,  atrasa inquérito de Aécio por mais dois meses. E o juiz Sergio Mor…adia chefe da lava Jato nunca importunou Aécio Neves apesar dele ser o mais denunciado na operação Lava Jato.

    A mesma justiça que sem provas quer barrar a candidatura de Lula dá sinal verde para Aécio que   vai decidir se vai disputar o senado ou o governo de Minas. (10,11,12,13,14,15)

     Além disso, as grandes vítimas da reforma trabalhista e reforma previdenciária, em discussão, são os pobres, muitos deles moradores das comunidades, que também são os que mais são penalizados com o fim da rede de proteção social, abolida com o golpe. Na ausência do programa Minha Casa Minha Vida, os pobres e os 12 milhões de desempregados vão buscar moradia nas favelas. 

    Aliás, não tem dinheiro para o programa, Minha Casa Minha Vida mas tem dinheiro para o imoral auxilio moradia para juízes, procuradores e deputados.

    E o carnaval do Rio, a maior festa popular do Planeta, tem, como personagem principal, morro e o favelado. Espero ver, na avenida Marques de Sapucaí,  samba, passistas, mulheres mais lindas, mas também protesto!     

     

    Fonte: 1 – http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/09/com-2-milhoes-de-moradores-favelas-do-rio-seriam-7-maior-cidade-do-pais.html

    2 – http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/cade-amarildo-pergunta-feita-em-2013-tomou-ruas-no-rio-ate-no-exterior-20206016

    3 – https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/2017-10-20/sargento-do-exercito-e-preso-por-fornecer-armas-ao-trafico.html

    4 – https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/12/11/tenentes-do-comando-da-marinha-sao-presos-em-flagrante-no-ms-por-trafico-internacional-de-armas-e-associacao-criminosa.htm

    5 – https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/rj-no-ar/videos/militar-e-preso-suspeito-de-vender-arma-para-traficantes-07112017

    6 – https://www.cartacapital.com.br/politica/so-trafico-drogas-diz-zeze-perrella-em-audio-senador-diz-ter-sido-ironico

    7 – https://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/08/trafico-de-cocaina-e-o-aeroporto-de-claudio-mg.html

    8 – https://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-o-caso-de-apreensao-de-drogas-na-fazenda-de-aloysio-morreu-em-tempo-recorde-por-kiko-nogueira/

    9 – http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/06/1896120-aviao-com-500kg-de-cocaina-decolou-de-fazenda-ligada-a-blairo-maggi.shtml

    10 – https://g1.globo.com/politica/noticia/ministro-marco-aurelio-mello-derruba-afastamento-de-aecio-neves.ghtml

    11 – https://falandoverdades.com.br/pgr-atrasa-inquerito-de-aecio-por-mais-2-meses/

    12 – https://www.brasil247.com/pt/247/minas247/255277/Pol%C3%ADtico-mais-delatado-na-Lava-Jato-A%C3%A9cio-celebra-den%C3%BAncia-contra-Lula.htm

    13 – http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2017-03/temer-recebe-aecio-para-pedir-apoio-para-aprovacao-da-reforma-da

    14 – https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2017/12/15/interna_politica,924969/aecio-diz-que-sera-candidato-ao-governo-de-minas-ou-ao-senado-em-2018.shtml

    15 – http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,delegados-da-lava-jato-exaltam-aecio-e-atacam-pt-na-rede,1591953

     

    Rio de Janeiro, 09 de fevereiro de 2018.

     Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/07/a-outra-face-de-sergio-moro-pontos-de.html.

    OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

    (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

    Meus endereços eletrônicos:

    http://emanuelcancella.blogspot.com.

    Me siga no twitter.com/Ecancella 

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador