Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Xi Jinping, o presidente da China

    Engenheiro químico, tem doutorados em engenharia química e ciência política.  

    Imagem relacionada

    Leia mais a respeito dele na Wikipedia:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Xi_Jinping

    Diz o UOL que Peng Liyuan, a esposa dele, é general. E é cantora lírica muito conhecida na China.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=2D40CzOGcL4%5D

    https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2016/03/01/general-cantora-lirica-e-celebridade-conheca-a-primeira-dama-chinesa.htm

  2. “Um editor de jornal é alguém

    “Um editor de jornal é alguém que separa o joio do trigo –e publica o joio”.

    A blague inteligente atribuída a Adlai Stevenson (1900-1965) é repetida como piada interna nas Redações e usada em críticas à imprensa dos que se sentem atingidos pelo que é publicado.            

    Longa narra vida do mais importante editor do ‘Washington Post’

    Ben Bradlee chefiou jornal à época dos Papéis do Pentágono e de Watergate

                         

     

     

    Um editor de jornal é alguém que separa o joio do trigo –e publica o joio”.

    A blague inteligente atribuída a Adlai Stevenson (1900-1965) é repetida como piada interna nas Redações e usada em críticas à imprensa dos que se sentem atingidos pelo que é publicado.

    No último dia 2, Rosangela Moro estampou em seu Instagram reprodução de uma das capas do caderno especial do aniversário de 95 anos da Folha, em que uma página do jornal embrulha um cacho de bananas, e parafraseou a máxima do político norte-americano.

    “Imprensa… Para o bem e para o mal. Separam o joio do trigo e publicam o joio.” Advogada, fluente nas redes sociais –mantinha a página “Eu MORO com ele”, sobre seu marido, Sérgio Moro–, ela se referia a reportagem do jornal que revelou que o juiz da Lava Jato recebe auxílio-moradia, mesmo tendo imóvel próprio em Curitiba.

    Ben Bradlee foi o mais longevo e importante editor-executivo do jornal “The Washington Post”. Sabia separar o joio (erva-daninha) do trigo –e publicar o último. Por seu discernimento chegaram às páginas do diário que comandava dois dos principais fatos dos Estados Unidos contemporâneos: os Papéis do Pentágono e o Caso Watergate.

    O primeiro arrancou uma vitória da liberdade de imprensa da Suprema Corte, além de fazer o jornal deixar de ter um alcance local e virar referência nacional na cobertura política. O segundo levou Richard Nixon (1913-1994) à renúncia, a única da história do país, em 1974.

    A vida do editor (1921-2014) é tema de um documentário que a HBO Brasil vem exibindo nos últimos dias e que está à disposição no serviço por demanda: “O Homem do Jornal – A Vida de Ben Bradlee”.

    Com 1p0, direção de John Maggio e narração do próprio Bradlee, retirada do audiolivro de sua biografia de 1995, é entremeado por depoimentos de nomes como Bob Woodward e Carl Bernstein, a dupla de Watergate, e David Remnick, editor da “New Yorker”, que teve seu primeiro emprego no “Post” da Era Bradlee (1968-1991).

     

    As novidades estão no que mostra antes e depois dos episódios mais conhecidos (Watergate e Pentágono), já bastante explorados por dois dos melhores filmes do subgênero “thriller jornalístico”, respectivamente “Todos os Homens do Presidente” (1976), de Alan J. Pakula, o melhor, e “The  Post”, de Steven Spielberg, em cartaz.

    De uma família de classe média de Boston, Bradlee teve poliomelite, estudou em Harvard e lutou na Segunda Guerra pela Marinha. Mulherengo, casou-se três vezes. Sua segunda mulher era irmã de Mary Pinchot Meyer, que viria a ser uma das amantes de John F. Kennedy.

    Ex-mulher de um agente da CIA, Mary foi morta em circunstâncias não totalmente esclarecidas meses depois do assassinato do presidente. A amizade de Bradlee e Kennedy era um de seus calcanhares-de-aquiles –acusavam o jornalista de ser parcial quando se tratava do democrata.

    Foi o primeiro “editor-celebridade” e se preocupava com isso, “mas não muito”, revela o filho mais velho, rindo. Ficou amigo de Robert Redford e Dustin Hoffman durante as filmagens de “Todos os Homens” e passou a andar na Redação com o mesmo trejeito criado no filme pelo ator que o interpretava, Jason Robards.

    Seu momento profissional mais difícil foi depois do auge da fama, em 1981, quando uma jornalista ambiciosa publicou série de reportagens sobre um menino de 8 anos viciado em heroína. A história rendeu a Janet Cooke o Pulitzer, principal prêmio jornalístico dos EUA, mas era invenção –assim como aspectos da vida da própria repórter.

    Todos os filtros falharam: o de Bob Woodward, na ocasião editor do caderno de assuntos cotidianos e chefe direto de Janet, e o do próprio Bradlee. Publicado o joio, o editor foi atrás do trigo: comissionou o ombudsman para apurar em que o jornal errara. Sua conclusão estampou a Primeira Página e quatro páginas seguintes do “Post”.

    Bradlee se aposentou em 1991 e seguiu como vice-presidente honorário do jornal até sua morte, em 2014.

     

    “O Homem do Jornal”

    Quando qua. (14), às 14h05, sex. (16), às 13p0, qui. (22), às 6p0, seg. (5/3), às 11p0, sex. (9/3), às 7p0 e ter. (20/3), às 6p0, na HBO e em streaming no HBO Go

    Avaliação muito bom

     

     

     

       

  3. ”’A centro-esquerda fez uma

    ”’A centro-esquerda fez uma aposta de 30 anos numa só liderança e agora está a um passo da pulverização, debilidade que acomete a centro-direita já faz algum tempo. À direita e à esquerda, forças tradicionais resistem à renovação e à autocrítica.”

     

    vinicius mota

      

    Derrubar partidos tradicionais é a última moda no Ocidente

    Ecos de energias selvagens estarão presentes na eleição brasileira de outubro

       Tempos interessantes, na acepção cínica do termo, vive o establishment político ocidental. A empáfia da liderança conservadora no Reino Unido, que dava como certa a anuência bovina nas urnas para continuar tocando os negócios como sempre, foi castigada com o pesadelo do Brexit.

    Nos EUA, um empresário gabola desceu da Trump Tower para subjugar oligarquias acomodadas na máquina centenária do Partido Republicano. Depois arrematou a façanha ao colocar de joelhos a linhagem dourada do progressismo de nariz empinado, encabeçada por Hillary Clinton.

    Dissolveu-se na Alemanha a antinomia entre social-democratas e democratas-cristãos, que marcou o pós-guerra naquele país. Juntaram-se ambos num bloco para resistir ao assalto extremista, mas a fortaleza não dá garantias com prazo longo.

     

    Na França, onde a união de socialistas e gaullistas seria impraticável e a ameaça da direita radical era mais concreta, o edifício das forças tradicionais veio abaixo numa implosão. Uma nova liderança, Emmanuel Macron, com um novo partido arrebatou o poder nacional num chofre.

    Ecos dessas energias selvagens que levaram ao colapso arranjos partidários enraizados estarão presentes na eleição brasileira de outubro. Sem nunca ter feito campanha majoritária, o vingador Jair Bolsonaro é a única certeza de presença no segundo turno se a eleiçãofosse hoje.

    A centro-esquerda fez uma aposta de 30 anos numa só liderança e agora está a um passo da pulverização, debilidade que acomete a centro-direita já faz algum tempo. À direita e à esquerda, forças tradicionais resistem à renovação e à autocrítica.

    Partidos passam a mão na cabeça de correligionários que tiveram a reputação fulminada em escândalos de corrupção. Condenados e investigados por gravíssimas imputações continuam filiados, alguns dando cartas nas negociações políticas. Enquanto isso, os bárbaros esperam.

  4. Segovia ignora liturgia do

    Segovia ignora liturgia do cargo e causa danos à Polícia Federal

    Ao opinar, diretor contamina inquérito sobre Temer e constrange delegado

      É irrelevante o argumento de defesa do diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, de que foi “mal interpretado” nas declarações que deu sobre o inquérito que investiga suspeita de ligação do presidente Michel Temer com suposto esquema na área dos portos.

     

    A agência de notícias Reuters, para quem ele concedeu a polêmica entrevista na sexta (9), chegou a fazer um ajuste em seu conteúdo no domingo (11): o diretor-geral “indicou”, e não “afirmou”, que a tendência da polícia é arquivar a investigação.

    Pouco importa. O mais complicado da atitude de Segovia foi opinar sobre o teor de uma apuração em andamento, conduzida por um delegado —no caso, Cleyber Lopes, desafeto público e antigo do atual chefe da PF.

     

    E esse é o ponto. Em pleno curso do inquérito, Segovia afirma que são “muito frágeis” os indícios de que houve propina por parte da empresa Rodrimar na edição de um decreto que alterou regras na área de concessão de portos a partir de 1993.

    No mérito, o diretor-geral tem até certa razão. A investigação, de fato, ainda não avançou em provas que apontam um esquema de corrupção envolvendo a Rodrimar e Temer.

    Ao palpitar, no entanto, Segovia contamina o inquérito e constrange o delegado. Se lá na frente, Lopes concluir no sentido de arquivá-lo, por absoluta falta de provas, poderá ser cobrado por supostamente obedecer ao chefe. Ou, se buscar complicar a vida de Temer, corre risco de ser acusado de mostrar independência mesmo sem indícios probatórios.

    Bancado por José Sarney para assumir a PF, Segovia, a bem da verdade, não surpreende ninguém. Logo após sentar na cadeira, minimizou a relevância da mala de R$ 500 mil recebida por Rocha Loures da JBS.

    Ademais, virou rotina seus encontros privados e fora da agenda com o presidente Temer. Segovia ignora a liturgia do cargo. Se a escolha dele para dirigir a PF soou como imprópria, a sua permanência a partir de agora só causará danos à instituição.

     Leandro Colon

     

  5. Delegados pressionam

    Delegados pressionam associação a pedir demissão de Segovia do comando da PF

       Sob pressão Delegados da Polícia Federal acharam insatisfatórias as explicações do diretor-geral da corporação, Fernando Segovia, para a entrevista em que opinou sobre a investigação do decreto presidencial que beneficiou operadores de portos. Lembram que esta foi a segunda vez que Segovia apontou fragilidades num inquérito sobre o presidente Michel Temer e pressionam a associação nacional da categoria a pedir em público seu afastamento do cargo se não houver retratação.

    Precedente Ao assumir a função, em novembro, Segovia disse que a mala de dinheiro entregue por um diretor da JBS ao ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, ex-assessor de Temer, era insuficiente como prova de corrupção.

    Segunda chance Dirigentes da associação dos delegados decidiram aguardar a resposta que Segovia dará após o Carnaval ao ministro Luís Roberto Barroso, relator do inquérito no STF. Esperam que o diretor-geral admita que errou e deixe claro que o delegado do caso, Cleyber Lopes, não será perseguido.

    Palavra final Advogados que acompanham as investigações observam que há no episódio uma supervalorização do poder de Segovia para proteger Temer. Quem vai decidir se as provas são suficientes para levar o caso à Justiça é o Ministério Público, não a polícia, lembram.

  6. Lula e Silvio Santos são as

    Lula e Silvio Santos são as duas pessoas mais carismáticas do país.

    Como se não transfere carisma e ambos não deixaram herdeiros nesse quesito, estamos fodidos.

       Ou iguais  a tantos outros paises.

    SS,   Pena que ss apegou ao dinheiro e briga com o teatro por um tijolo a mais no seu império de milhares de tijolos.

       E Lula se perdeu no meio do caminho.-sem volta.

    Uma opinião muito pessoal : O cara é rico,mega instruído, sabe se comunicar e apoia causas populares.

              Apoia Boulos,Lula. No seu partido não sobrou ninguém.

  7. Se  cair uma folha de uma

    Se  cair uma folha de uma árvore.,a GloboNews corta toda a programação e chama todos especialistas do mundo e a Nasa tbm pra falar sobre a folha.

    E assim perdemos a reprise de M.C.

    Que horror !

    TROCA A DIREÇÃO.

  8. Não conhecia a versão com

    Não conhecia a versão com Nilton

     

    Cesar. Apenas com Nelson Ned.

     

    Mas o original é melhor que os dois somados.

    Mais uma vez : Valeu.

  9. Minha tia Josefa que me criou

    Minha tia Josefa que me criou chegou ao Brasli com  16 anos—era espanhola.

    Era analfabeta em espanhol e português.Eem qualquer idoma.

    Casou-se com um italiano culto e rico.

    Então ela estudou pra aprender os 3 idiomas.

    Não conseguia em dois, Mas em italiano virou craque,

    Em casa só falávamos em italiano e espanhol.

    Por isso que curto os dois idiomas.

    Falo muito bem. Mas escrevo mal. Escrevia.

    Agora depois de 2 anos de estudo, até que estou escrevendo bem.

    Escrevo isso pra incentivar meu preguiçoso neto que lê com voracidade este blog.

    Ele se formou em jornalismo e se defende no inglês,Não basta.

    Vai,Lucas !

      

  10. ‘Crimes grandiosos” começou

    ‘Crimes grandiosos” começou agora no ID —ivestigação discovery.

    Sou fascinado por livros e filmes de mistérios,

              Sinopse :

    Quando S P  de 23 anos . desaparece,as suspeitas recaem sobre seu marido ( digo eu : normal em qualquer investigação )policial Drew. A investigação logo revela que  ex mulher ( digo eu : ex mulher é mais do que encrenca . É foda) de Drew também morreu sobre circunstâncias misteriiosas.

    Nem Agatha Cristie consegue criar uma história como na vida real.

    Anunciam sua venda com peso de 672 g.

    Por esse raciocínio, descobri o que iria acontecer no mesmo peso quando compro 100 gde salame.( e salame rende pra caramba)

  11. Carnaval

    O golpe patrocinado pela Globo será reapresentado pela Paraíso do Tuiuti, no sábado, na Sapucaí!

    Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=Z6oFoK_gSgE

    Resultado de imagem para Fatima bernardes na apresentação da Paraiso do Tuiuti na Sapucaí?

    Parabéns à Paraíso do Tuiuti que perdeu por apenas um décimo da campeã, Beija Flor. Foi a disputa do enredo entre o golpe, apresentado pelo Paraíso do Tuiuti, e o combate à corrupção, fazendo menção à Lava Jato, apresentado pela Beija Flor.

    Muito boa a encenação da beija Flor da festa dos guardanapos em Paris, patrocinada pelo governador Sérgio Cabral, que está preso. Marcelo Bretas, juiz da Lava Jato, que prendeu Sérgio Cabral, apareceu até  treinando tiro de fuzil e foi chamado de juiz “fuzileiro”.

    Mas apesar de posarem de bons moços, os cabeças da Lava Jato, juiz Sergio Moro, Marcelo Bretas e o procurador Deltan Dallagnol estão envolvidos no recebimento imoral e ilegal do auxílio-moradia.

    Moro mora num tríplex de luxo, de mais de 400 m², em Curitiba, a 3 km do trabalho e recebe o auxílio moradia; Bretas, que trabalha no Rio de Janeiro, e mora na zona sul do Rio num apartamento de luxo de 500 m², recebe dois auxílios- moradias, um dele e outro da esposa, que é juíza.

    E Dallagnol tem apartamento próprio no Paraná onde trabalha e também recebe auxilio moradia. Com um agravante, Dallagnol ainda comprou duas unidades de apartamento do programa Minha Casa Minha Vida, subsidiadas pelo governo por serem voltadas para pessoas de baixa renda. E Dallagnol comprou não é para morar é para ganhar dinheiro.

    Com relação a Cabral e os corruptos da Petrobrás, foi pego de volta o dinheiro da corrupção, entretanto os cabeças da lava Jato não querem abrir mão, muito menos devolver aos cofres públicos o imoral auxílio moradia que recebem irregularmente!   

    O combate à corrupção, patrocinado pela Lava Jato, é o grande responsável pelos mais 12 milhões de desempregados no país. A lava Jato fez muito bem prendendo os empresários corruptos, mas paralisou as grandes obras no país, punindo os trabalhadores que ficaram sem seus empregos. A Lava Jato acabou com a indústria nacional e a indústria naval (6,7).  

    E pasmem, enquanto milhões de trabalhadores perderam seus empregos no combate à corrupção, os principais bandidos, presos pela lava Jato, estão estranhamente em suas casas, em prisão domiciliar, verdadeiros clubes de lazer construídos com dinheiro da corrupção. Entre eles Sérgio machado, Alberto Youssef, Fernando Baiano, etc (8,9).

    Mas supimpa foi a Paraíso do Tuiuti mostrando as cenas do golpe;  um vampiro com a faixa presidencial; mãos gigantes manipulando figurantes com a camisa da seleção brasileira, que batiam panelas. Teve também, na avenida, os patos da Fiesp e as carteiras profissionais rasgadas.

      A Globo, que patrocinou o golpe de 2016, e monopoliza os desfiles na Sapucaí foi pega de surpresa pela Paraíso do Tuiuti: os comentaristas Fátima Bernardes e Escobar  não sabiam o que dizer.

    Lógico que o enredo da Beija Flor tem um dedo da Globo ou será que foi por acaso o enredo fazendo apologia ao combate à corrupção e menção à Petrobrás.

    O enredo fala dos maus governantes e faz menção a Sergio Cabral, mas a Globo censurou, nas entrevistas, o vampiro neoliberal que representava MiShel Temer que, para os brasileiros, é o pior governante.

    A Petrobrás, citada de forma negativa pelo enredo da Beija-Flor, foi criada nas ruas na década de 50, no maior movimento cívico que este país conheceu, que é “O Petróleo é Nosso! E quando o petróleo era só um sonho. Nenhuma das pessoas que participou da campanha trabalhava na Petrobrás, até porque a empresa ainda nem existia.

    Na década de 90, a Globo, aliada ao governo FHC, fez campanha na tentativa frustrada de privatizar a empresa e comparava a Petrobrás a um paquiderme e chamava os petroleiros de marajás. Como resposta, os petroleiros e a Petrobrás desenvolveram tecnologia inédita no mundo que permitiu, em 2006, a descoberta do pré-sal, tornando o petróleo uma realidade no Brasil.

     A Petrobrás fez a maior capitalização do planeta em 2010 e ganhou, pela terceira vez, o prêmio OCT conhecido como o “Oscar” da indústria do petróleo, pela descoberta do pré-sal (5,6).

    Mas a Globo, em dezembro de 2016, lançou um editorial, “O pré-sal pode ser patrimônio inútil” (3).  

    O pré-sal já é uma referência internacional na produção de petróleo e no Brasil já responde pela metade da produção nacional (4).

    E o combate à corrupção da Lava Jato na Petrobrás funcionou só na gestão do PT. Hoje a Petrobrás está sendo entregue pelo tucano Pedro Parente, que dá continuidade à tentativa da privatização, iniciada pelo tucano FHC. Aliás, Parente foi ministro do “Apagão” de FHC.

    E nem adiantou a denúncia formalizada ao MPF apontando a omissão da Lava Jato, em relação à gestão criminosa de FHC e de Pedro Parente na Petrobrás,  em 24 de novembro de 2016. Veja a denúncia na íntegra (2).     

    Enquanto isso a Globo, golpista, corrupta e sonegadora nem sequer é investigada no Brasil (13,14). Agora foi um tribunal americano que denunciou a Globo por corrupção na Fifa  e a PGR mandou o MPF do Rio investigar (10,11).

    A nossa Justiça, dada a folha corrida, está mancomunada com a Globo.

    No golpe, cuja principal patrocinadora foi a Globo, usaram o engodo do  combate à corrupção para derrubar até a Dilma, uma presidente contra a qual nada se provou, e colocaram no poder um governo altamente corrupto. E agora, usando do mesmo engodo, querem barrar a candidatura de Lula contra quem nenhuma prova existe nem foi apresentada.

    Mas o desfile da Paraíso do Tuiuti mostrou ao Brasil e ao Mundo o que o Congresso Nacional, a Justiça, PGR, STF e a mídia, principalmente a Globo, negam: o golpe no Brasil!

    Sábado tem o desfile das campeãs  na Sapucaí, agora anunciado para o Brasil e o mundo! Parabéns à Beija Flor e principalmente à Paraíso do Tuiuti!    

       

    Fonte: 1 – https://extra.globo.com/noticias/carnaval/beija-flor-fecha-desfiles-do-grupo-especial-com-enredo-que-fala-sobre-corrupcao-22393287.html

    2 – http://www.apn.org.br/w3/index.php/nacional/8685-petroleiro-protocola-denuncia-contra-operacao-lava-jato

    3 – https://oglobo.globo.com/opiniao/o-pre-sal-pode-ser-patrimonio-inutil-18331727

    4 – https://g1.globo.com/economia/noticia/pre-sal-responde-por-quase-metade-do-petroleo-produzido-no-pais-e-fatia-de-estrangeiras-chega-a-33.ghtml

    5 – http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2015-02/petrobras-recebe-premio-otc-o-mais-importante-da-industria-do

    6 – http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/06NV/Maior_Capitalizacao_Da_Historia

    https://jornalggn.com.br/noticia/lava-jato-provocou-50-mil-demissoes-no-setor-naval-em-apenas-tres-anos

    7 – https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2017/11/14/delator-de-caso-fifa-diz-que-globo-pagou-propina-por-direito-de-transmissao.htm

    7 – https://jornalggn.com.br/noticia/para-engenheiros-lava-jato-promovo-desmonte-da-industria-nacional

    8 –http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2016/07/10/interna_politica,654284/delatores-cumprem-prisao-domiciliar-em-mansoes-e-coberturas.shtml

    9 – http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/11/beneficiado-com-de-delacao-baiano-deixa-carceragem-nesta-quarta-feira.html

    10 – https://noticias.r7.com/brasil/pgr-envia-denuncia-contra-globo-ao-ministerio-publico-federal-no-rio-26112017

    11 – https://www.conversaafiada.com.br/mundo/justica-americana-pega-a-globo

    12 – https://www.conversaafiada.com.br/pig/2013/06/28/globo-sonegou-i-renda-a-dilma-vai-cobrar

    13 – https://www.brasil247.com/pt/colunistas/paulopimenta/224699/A-Rede-Globo-e-os-%E2%80%9CPanama-Papers%E2%80%9D-%E2%80%93-O-que-s%C3%B3-foi-divulgado-na-Holanda.htm

    14 – https://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-caso-de-sonegacao-da-globo-e-o-escandalo-hsbc/

     

     

    Rio de Janeiro, 14 de fevereiro de 2018.

     

    Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/07/a-outra-face-de-sergio-moro-pontos-de.html.

    OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

    (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

    Meus endereços eletrônicos:

    http://emanuelcancella.blogspot.com.

    Me siga no twitter.com/Ecancella 

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador