Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. JOVEM MAL INFORMADO VOTA BOLSONARO

    Entre todas as tragedias que o Brasil esta vivendo talvez a pior, a mais grave, seria o fato de uma grande parte de sua juventude pretender votar e se mobilizar pela candidatura de Bolsonaro.

    Diante disso, ou entendemos as razões de tamanha contradição ou não teremos chance de um futuro melhor.

    Lendo este post encontramos algumas pistas.

    Passados quase meio seculo do nascimento do tal “Tropicalismo”, ainda não conseguimos explica-lo e, pior, ainda encontramos afirmações tão absurdas, como considerar Caetano Veloso “o maior compositor de todos os tempos”. Pobre Ary Barroso, como Pixinguinha, Tom Jobim, Baden Pawel e outros.

    E não adianta as entrevistas ultra reacionarias do cantor baiano ao longo do tempo, que encontramos tambem gente dizendo se tratar de um “revolucionario”.

    O Gil,num momento critico da historia brasileira, na feroz eleição de 2014, apoiou a Marina Silva e, mesmo assim, encontramos pessoas dizendo que ele foi ou é um lider de esquerda.

    Tanta baboseira so poderia resultar mesmo numa juventude pedindo a volta da ditadura. Com tantas explicações desencontradas, é claro, esta perdida. Não consegue entender mais nada.

    “Domingo no Parque”, “Alegria Alegria” são cançoes classificadas como o que ha de melhor na musica brasileira, apesar de, se comparadas a Aquarela do Brasil, Carinhoso, Corcovado e milhares de outras do mesmo nivel, não passarem de uma brincadeira, de simples produtos da industria do entretenimento.

    Esta chegando o momento de nos tornarmos serios, olharmos para o que aconteceu com profundidade, para que a juventude atual possa compreender o que significa uma ditadura.

    Os jovens de hoje precisariam saber como um pais que produzia uma das musicas mais tocadas e admiradas no mundo ficou reduzida a um simples “Domingo no Parque”.

    Seria o começo de um caminho para aprenderem sobre os resultados de uma ditadura.

  2. pela plurarilidade de imprensa

    fui ver 4 blogs e um site capítal que se dizem alternativo-progressistas (raramente vou lá porque é uma mesmice). Nenhum deles menciona a denúncia contra o futuro presidente do STF:  “A Mesadea de Toffoli”. Foi publicada por um blog e por sua revista (temporariamente aberta a não-assinantes, mas já fechada). Pelo menos naquela notícia, dá um banho do que seja imprensa. Mas… por ser em geral de direita, o blog e a denúncia são omitidos pelos “democratas-progressistas-deesquerda””. OAntagonista. Dica: o buscador BING por ser menos abarrotado às vezes dá melhroes resultados do que o GOOGLE..

  3. Jovem Mal informado( ou bem

    Jovem Mal informado( ou bem informado) não vota em ninguém.

    Meia idade também. E idosos mais ainda.

       Como todos os partidos disputaram o ”Centrão”, aonde só tem bandidos ?

            E Lula querendo ser candidato e atazanando o Brasil? Não sei se ele é culpado ou não.O que sei é que Lula deveria se empenhar mais na sua inocência do que na sua candidatura.

      Hoje,Elio Gaspari escreveu :

    ”O que os comissários parecem não ter percebido é que desde o século passado, quando criou o PT, Lula pensa primeiro nele. Depois, novamente nele.

    Se o Poste perder a eleição, Lula continuará como vítima. Se ganhar, a vitória terá sido dele, e de mais ninguém.””

                 Alguma dúvida ?

  4. O vocabulário de uma pessoa

    O vocabulário de uma pessoa de baixa escolaridade é de 150 palavras—pode anotar.

    De uma pessoa de média escolaridade é de 250.

       Um intelectual chega a mais de 700.—pouquinho mais

           O dicionário tem milhares de palavras.—sempre lembrando.

             Marina Silva fala mais de milhares de palavras.Muitas delas nem estão no dicionário.

               Não estão, porque eu pesquisei.

              E ela é candidata a presidente.

                Fico pensando, se ela não seria melhor sendo candidata a um novo dicionário.

                  Nota: Hoje temos internet. Mas já fui vendedor da enciclopédia Barsa. Aonde as pessoas compravam em 10 x , pagavam 2 ou 3 e nada acontecia.

               Nota 2 : Era um sacrfício vender uma por mês, mesmo indo com a malinha 22 dias embaixo do braço.

              Nota 3  Por isso que somos um país burro.

  5. Escreveram por aí : ”A

    Escreveram por aí : ”A pluraridade da imprensa’

    Mas o que significa ”pluraridade”?

      O Blog 247 só fala bem do PT.

      O Blog O Antagonista só fala mal.

        A pluraridade é sem sentido num blog só—precisa ler váriios antagônicos.

                 Por que gosto da Folha de São Paulo ?

                 Porque ela é acusada de ser partidária por ambos lados.

                   No mesmo espaço que escreve Janio de Freitas,escreve Joel Pinheiro da Fonseca.

                         Escreve Reinalo Azevedo e escreve Celso Rocha de Barros.

                          Isso é pluraridade.

                  

    1. anarquista

      vc vai ver esporádicos posts meus escritos com erros de digitação, e fica engrraçado quqando alguém vigia. Os sites que eeu vejo mais não são nem 247, nem Ontagonista, nem equivalentes. Destaco APublica.

  6. A Master está viajando e

    A Master está viajando e estou só.–nada mudaria se estivesse aqui mediante o que vou fazer.

    Tomar um banho e ir pro baile.

                            Preste atenção: Vou me barbear.

                     Fazer a barba deve o carma mais terrivel para o homem porque é pra sempre.

                        Uma amiga querida comparou com  a menstração.

                         Será que ela não sabe que a mesntruação tem prazo pra acabar e a barba é pra sempre.?

                   Nem respondi porque ela estava com vestido colado no corpo e minhas intenções eram outras.

                      Vc está lendo,eu sei.—tão viciada quanto eu neste blog.

                           Valeu,Valéria .

                   ps: Se me perdoar por escrever isso, aviso que a Master só volta na terça. Duas noites longas no espaço e curtas no prazer nos esperam.Não faça drama agora.

  7. O Bônus e o Ônus da Hegemonia

    O que se ouve com certa recorrência no meio petista é que o PT tem mais votos, tem protagonismo e que por isso não deve abrir mão do seu poder apoiando candidato de outro partido. Eles se esquecem que para a Dilma ganhar em 2014 com parca margem sobre o mineirinho playboy, além do conluio com o Centrão, foi decisivo o apoio militante de partidos como o PDT, PSB e PCdoB. E para quê? Para que no Governo Dilma o PDT, partido aliado de primeira hora e sempre, tivesse menos cargos no Governo Federal e menos protagonismo que o PSDB. Sim, segundo levantamento feito pelo Governo Temer, o PSDB, tão paulista quanto a cúpula do PT, tinha mais cargos que o PDT (vide link em anexo). E aí o PT diz que não sabe de onde saíram tantos funcionários públicos apoiando o Golpe nas passeatas em Brasília.

    Pois a candidatura Ciro cresce justamente no meio dos antigos petistas que conseguem pensar criticamente por mais de 5 minutos e além do carnaval de emoções “Mexeu com Lula, mexeu comigo”, “Eleição sem Lula é fraude”, “Lula Livre”, “Lula ou Nada”… Eu mesmo já disse pessoalmente a um deputado Estadual do PT que se a esquerda perder a Presidência em 2018, ele vai ter em mim o maior anti-petista que ele já viu na vida, isso depois de eu ajudar o PT não só pedindo votos mas também comprando brigas.

    Lula está inelegível e ponto final. Esse é um dado da realidade com o qual se deve trabalhar. Dificilmente o poste petista ganhará no segundo turno e se ganhar não governará. Teremos outra Dilma.

    A estratégia do PT, caso Alckmin ou Bolsonaro ganhem, será dizer que não teve culpa, que o Golpe impediu o Lula de ganhar, que o Alckmin ou Bolsonaro são ilegítimos porque a eleição foi uma fraude. Ok, isso pode ser verdade. Mas e daí? E a minha vida? Que culpa eu tenho se tornaram o Lula inelegível? E a vida da minha família pelos próximos 4, 8, 12 anos? Que culpa eu tenho se a eleição foi uma fraude e o PT, podendo, não envidou esforços para reverter o Golpe em 2018? Alguém acha que o PT ficaria triste se o PSDB paulista ascendesse à Presdiência?

    Por isso que eu digo: depois não venham com blá blá blá nem chorôrô petista se Ciro, Manuela ou Boulos não ganharem. Sejam homens e assumam suas responsabilidades por “protagonizarem” a esquerda nacional. Afinal, ser protagonista não é ter só bônus, é ter ônus também. Ou o PT acha que uma legião de pensadores, cientistas políticos, historiadores, sociólogos, jornalistas, autoridades internacionais… perdoarão o Lula por entregar o poder ao Alckmin, para a direita porque o PT tem o direito de ser hegemônico?!

    Se o Brasil afundar de vez, o principal culpado será um só: Luis Inacio Lula da Silva, o cara que colocou uma incompetente no poder que se deixou ser golpeada sem desferir um só revide nos conspiradores. Lula, aquele que teve a oportunidade de dar um tiro certeiro no coração do Golpe cavado por ele (… é só emplacar uma chapa Ciro-Haddad que mata o Golpe na hora) mas preferiu brincar de hegemonismo na beira do precipício.

    Flávio Duarte Louzada (Cientista da Computação – UFF, Consultor de Marketing – COPPEAD/UFRJ, Bacharelando em Direito)

     

    https://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2016/05/devassa-ordenada-por-temer-frustra-planos-de-cortes-no-funcionalismo-6394.html

    1. ”Por isso que eu digo:

      ”Por isso que eu digo: depois não venham com blá blá blá nem chorôrô petista se Ciro, Manuela ou Boulos não ganharem.”

      Não se aflija com Masnuela ou Boulos. Ciro até pode ser.

            Não estava entendo muito bem o que escrevia.Havia indícios claros que vc não gostava da postura de Lula.

                    Mas só entendi pra valer no último paráfrago.Paráfrago este que a seita petista não quer,não sabe ou é analfabeta pra entender:

      ”’Se o Brasil afundar de vez, o principal culpado será um só: Luis Inacio Lula da Silva, o cara que colocou uma incompetente no poder que se deixou ser golpeada sem desferir um só revide nos conspiradores. Lula, aquele que teve a oportunidade de dar um tiro certeiro no coração do Golpe cavado por ele (… é só emplacar uma chapa Ciro-Haddad que mata o Golpe na hora) mas preferiu brincar de hegemonismo na beira do precipício.”

      1. ” Golpe cavado pelo Lula”

        Caro Anarquista, seja um comentarista “sério” pelo menos uma vêz na vida …

        De que golpe, vc está falando, advindo do PT e/ou do Lula ?

        Ganhar uma eleição, ser reeleito na sucessão, indicar um “poste” que ganhou soberbamente, e fazer a tal “incompetente” ser reeleita, e que só falhou, por não ter um mínimo de governabilidade, no segundo mandato, pela falta de qualquer apôio do Congresso, envenenado, pelo Aécio, e impedida de terminar o mandato, por este golpe jurídico/midiático, armado pelo vice-presidente e sua gangue PMDBista-PSDBista, que apossaram-se ilegitimamente do Poder.

         

  8. Hoje eu fui na missa na

    Hoje eu fui na missa na Praça Silvio Romero.

    No meio do sermão, o padre disse:

    ”Nós somos livres.Tão livres que Deus nos deu o direito de matar outras pessoas’.

          Nem sei o que comentar.Mas se fosse um direito, o assassino ficaria solto.

                  Ou entendi errado ?

                 Sei lá eu.

               O curioso é que costumo frequentar um centro espírita na rua Izidro Tinoco( 200  metros da Igreja Catíolica) e no mesmo horário.Não sei explicar como fui parar nessa missa.

             Semana que vem vou numa Igreja Evangélica. E de x em quando em budismo.

                Tenho sede de aprender todas religiões.E por mais parodoxal  que possa parecer:

                Não acredito em nenhuma.Mas presto atenção.

    1. Religiões não são leis.

      O que o companheiro não entendeu, é que o sacerdote quis dizer, que Deus dá às pessoas, o livre arbítrio, que é a pessoa ter o discernimento, de escolher o que fazer, de ter a plena liberdade em seus atos comportamentais, o que não significa que ele não terá que prestar satisfações de seus atos, às autoridades estabelecidas, e às leis dos homens.

      Não creio que nas suas andanças em outros templos, ou centros espíritas, ele vá encontrar líderes destas religiões ou seitas, que preguem ou falem o contrário, pois seria uma hipocrisia, achar que o “Deus de cada um” determinaria, o que podemos fazer. Os dógmas de cada religião, mostram os caminhos a seguir, para sermos justos e corretos, porém não podem, nem devem, obrigar seus fiéis, a segirem rigorosamente tais ensinamentos, pois isso seria privar os fieis de sua liberdade de escolha, e aí acabaria o tão pregado ecumenismo, que as diferentes igrejas defendem.   

  9. Petrobrás

    Petrobrás é vitima da maior roubalheira da história!

    Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=JxdfhTbqxPs

     

                                                                   

    Os marcos da Petrobrás, nos governos do PT de Lula e Dilma, conquistaram prêmios e marcas inéditas.

    Foi a Petrobrás que fez a maior capitalização do planeta:

    “Em 2010, estatal brasileira levantou mais de R$ 120 bilhões pela emissão de ações, conquistando recorde entre todas as empresas do mundo” (1).

    A Petrobrás desenvolveu tecnologia inédita no mundo, o que permitiu a descoberta do pré-sal:

    –  Pelo desenvolvimento da tecnologia e descoberta do pré-sal, a Petrobrás ganhou, em maio de 2015, em Houston (EUA), pela 3ª vez, o premio OCT, equivalente ao “Oscar” da indústria do petróleo (2);

    – Em 1992, a Petrobras recebeu o 1º prêmio OCT, por conquistas técnicas notáveis relacionadas ao desenvolvimento de sistemas de produção em águas profundas, relativas ao campo de Marlim;

    – Em 2001, recebeu o 2º premio por avanços nas tecnologias e na economicidade de projetos de águas profundas, no desenvolvimento do campo de Roncador.

    Com o pré-sal o abastecimento de combustível no país está garantido no mínimo nos próximos 50 anos.

    A Petrobrás criou a Petrobras Biocombustíveis. Se o pré-sal garante nossa autossuficiência nos próximos 50 anos, porque o petróleo não se renova,  o seu braço calcado nos biocombustíveis iria garantir nossa autossuficiência nos próximos séculos e seculos. Isto porque a PBIO tem como insumo os vegetais que nunca se esgotam e o Brasil é um país de dimensões continentais e tropical, chegando a ter 3 safras agrícolas por ano.

    Pasmem! O tucano Pedro Parente vendeu as usinas de biocombustíveis e acabou com setor de biocombustíveis na Petrobrás (3).

    A Petrobrás retomou o braço petroquímico e estava construindo o Comperj. A Petroquímica é o setor mais lucrativo da indústria do petróleo. São mais de 3000 mil produtos: celulares, tabletes, notebooks, a maior parte da indústria automobilística vem da petroquímica, garrafas pets, sacos plásticos, tênis, remédios etc. Imagine o lucro, a arrecadação de impostos, os empregos de qualidade neste setor? Pasmem! O Comperj foi vendido para a China (4). Pedro Parente fez pior, tirou definitivamente a Petrobrás da área Petroquímica (8).

      Sabe o gás de cozinha, que já é canalizado nos grandes centros, principalmente no Sul e Sudeste? Junto com o petróleo no pré-sal, a Petrobrás descobriu reservas imensuráveis de gás. Esse gás administrado por um governo honesto seria levado às regiões mais pobres como Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

    Mas o tucano Pedro Parente também tirou a Petrobrás da área do gás. Pedro Parente fez mais, vendeu ou doou o mais importante, lucrativo e estratégico gasoduto, que é a malha do sudeste – NTS.   A Petrobras agora, para usar a malha do Sudeste, vai ter que pagar e entrar na fila junto aos concorrentes (8,9).

      Sabe o fertilizante fundamental para agricultura? Pois é, a Petrobrás, antecipando-se às nossas necessidades, criou várias fábricas para sustentar nossa vocação agrícola. Sabe o que fez o tucano Pedro Parente? Vendeu as fábricas. Parente fez pior, também tirou a Petrobrás da área dos fertilizantes (8,12).

    Na área das refinarias, a Petrobrás já estava construindo mais duas, as do Maranhão e Ceará, o que nos daria a autossuficiência no refino e ainda sobraria um plus para exportação, gerando caixa para a União.

    Mas Pedro Parente, em conluio com a Lava Jato, chefiada pelo juiz Sérgio Moro, cancelou a construção das refinarias. Em nome do combate à corrupção, alegaram superfaturamento nos preços das obras (5).  Não seria mais sensato prender os corruptos e manter as obras em benefício do país? Pedro Parente e agora seu sucessor, Ivan Monteiro, fazem pior, pois querem vender 60% da capacidade das refinarias (6).   

    Sabe quanto o Brasil já pagou aos EUA na importação de diesel, nos últimos 12 meses? US$ 4 BI, os EUA controlam 83% da importação de diesel para o Brasil (10).  

    Sabe a indústria Naval, que constrói principalmente navios e plataformas? Imagine o potencial desse setor com a descoberta do pré-sal? Em conluio, Pedro Parente e a lava Jato destruíram a indústria naval brasileira (7). E agora, como no governo de FHC, navios e plataformas vão ser construídos no exterior, gerando emprego e renda para os gringos.  

    A Venezuela detém as maiores reservas de petróleo, seguida pela Arábia Saudita, depois vem o Brasil. Com o pré-sal o Brasil alcançou a marca da maior descoberta de petróleo no mundo contemporâneo. Segundo os professores Cleveland Jones e Hernani Chaves, do Instituto Nacional de Óleo e Gás da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), as reservas do pré-sal podem alcançar 204 bilhões de barris.

    Além das reservas do pré-sal, o Brasil,  possui um mercado infinitamente maior que Venezuela e Arábia Saudita.  Por exemplo, talvez só os EUA no mundo consomem US$ 4 BI em Diesel em um ano! (10)

    A Lava Jato diz que está combatendo a corrupção, mas os principais ladrões da Petrobrás estão pagando suas penas em casa, verdadeiros clubes de lazer construídos com dinheiro da roubalheira, são eles: Paulo Roberto Costa, Sergio Machado, Fernando Baiano, Alberto Yussef, etc, este último condenado a mais de 80 anos de cadeia (13).

    E o combate a corrupção na Petrobrás só aconteceu na gestão do PT, na gestão criminosa dos tucanos FHC e Pedro Parente a Lava Jato chegou a ser denunciada por omissão em novembro de 2016 e até hoje nenhuma resposta. Veja denuncia na íntegra (15)!

    E para mostrar que o combate a corrupção é para valer, colocaram MiShell Temer no governo, que, segundo o dono da JBS, é “ O chefe da quadrilha mais perigosa do Brasil”! (14)

     

     

    Fonte: 1 – http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/06NV/Maior_Capitalizacao_Da_Historia.

    2 – http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/recebemos-o-premio-offshore-technology-conference-2015.htm

    3 – https://g1.globo.com/economia/noticia/petrobras-inicia-nova-fase-em-venda-de-fatia-da-petrobras-biocombustiveis-na-bsbios.ghtml

    4 – https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,petrobras-anuncia-parceria-com-chinesa-no-comperj,70002387355

    5 – http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/484441-PETROBRAS-CANCELOU-REFINARIAS-PORQUE-DENUNCIAS-DA-LAVA-JATO-DIFICULTARAM-CREDITO.html

    6 – https://petronoticias.com.br/archives/113471

    7 – https://www.ocafezinho.com/2017/04/03/lava-jato-destruiu-industria-naval-brasileira/

    8 – http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-09/petrobras-deixara-setores-de-biocombustiveis-petroquimica-e-fertilizantes

    9 – https://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,petrobras-conclui-venda-de-fatia-em-gasoduto-nts-para-a-brookfield-e-itausa-compra-7-das-acoes,70001726845

    10 – https://www.ocafezinho.com/2017/07/18/eua-assumem-controle-de-83-da-importacao-brasileira-de-oleo-diesel/

    11 – https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/08/12/estudo-aponta-que-pre-sal-pode-ter-ao-menos-176-bilhoes-de-barris-de-oleo.htm

    12 – https://petronoticias.com.br/archives/110350

    13 – http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/politica/2016/07/10/interna_politica,654284/delatores-cumprem-prisao-domiciliar-em-mansoes-e-coberturas.shtml

    14 – https://epoca.globo.com/politica/noticia/2017/06/joesley-batista-temer-e-o-chefe-da-quadrilha-mais-perigosa-do-brasil.html

    15 – http://www.apn.org.br/w3/index.php/nacional/8685-petroleiro-protocola-denuncia-contra-operacao-lava-jato

     

    Rio de Janeiro, 30 de julho de 2018.

     Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/07/a-outra-face-de-sergio-moro-pontos-de.html.

    OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

    (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

    Meus endereços eletrônicos:

    http://emanuelcancella.blogspot.com.

    Me siga no twitter.com/Ecancella

     

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador