Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. …da desconstrução da sua humanidade…
    …da desconstrução da sua humanidade…
    .
    Passo 1 – Você aceita o discurso de ódio e preconceitos contra Lula e o PT, e dentro de você, “legitima a exceção”, ou seja, passa a encarar como “legítimas”, ações contra Lula e o PT que você se rasgaria de raiva e indignação se fossem cometidas contra as pessoas e grupos sociais que você mantém respeitando, mantém “humanizados” na sua psique….
    .
    Passo 2 – Você começa a acreditar que político nenhum presta, o Judiciário é todo corrompido, “política e justiça é tudo uma merda só, falta é comando, autoridade!”…. (mesmo sem saber direito o que você deseja, tal o seu estado de raiva e confusão íntimas….)
    .
    Passo 3 – Você acorda um dia e vê um insano, pessoa violenta, sem quaisquer valores humanos, de extrema direita, como candidato a presidente do seu país, e VOCÊ SE IDENTIFICA COM ESSA PESSOA, ela vira em sua mente perdida e enferma, “o mito”…..
    .
    Passo 4 – Um dia, se as coisas correrem “normalmente”, seu sonho se realizará: um Congresso fantoche, por pura covardia e falta de dignidade apoia todas as medidas propostas pelo ditador que você colocou na Presidência. O STF poderá ser cassado ou fará o mesmo, “por questão de sobrevivência.” Jornalistas independentes dos blogs e líderes dos movimentos sociais, estes a quem você chama de “vagabundos comunistas”, muito provavelmente estarão presos, e nas ruas, as agressões se multiplicarão ao ponto do intolerável, contra gays, nordestinos, esquerdistas, enfim, todo e qualquer ser humano que se torne “merecedor” do ódio bolsonariano, até que um dia……
    .
    Passo 5 – Até que um dia, eu, seu vizinho, ou colega de trabalho, ou mesmo membro de sua família, seja eu, o preso, ou o morto, ou o agredido, e você, JÁ TOTALMENTE DESCONSTRUÍDO NA SUA HUMANIDADE MAIS BÁSICA, há de me culpar, totalmente indiferente, provavelmente dizendo o seguinte pra você mesmo:

    “quem mandou ir contra a gente? Tivesse ficado quieto, na dele, e nada disso teria acontecido….. Então, dane-se! Foi escolha dele, não minha…..”
    .
    O fascismo é como um abismo que suga a sua alma aos poucos, te desconstrói como ser humano, e um dia você está exatamente igual ao monstro que te criou.
    .
    Já está acontecendo, hoje, aqui no Brasil.
    Você só não está enxergando essa tragédia, infelizmente.

  2. A manipulação do poder temporal.

    Não obedecem e nem seguem as boas teorias e alguns bons exemplos de Bento XVI, nem o melhor exemplo de Francisco. Ao contrário, conseguem iludi-los e desencaminha-los.

    Parodiando, Religião e política no Pensamento de Maquiável –  José Luiz Ames

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-512X2006000100003

    Maquiavel tem uma idéia muito clara do papel desempenhado pela Igreja Católica na América Latina em geral, mas particularmente no Brasil. A severa crítica que endereça à Igreja, particularmente aos seus dirigentes mais distintos, pode ser resumida em quatro pontos principais.

    Primeiro, o comportamento do clero levou ao enfraquecimento do sentimento religioso no Brasil: “Os maus exemplos desta corte [da igreja brasileira] destruiu no Brasil todo sentimento de piedade e de religião, o que tem infinitos inconvenientes e provoca muitas desordens, pois ali onde há religião se supõe todas as virtudes, onde ela falta se deve supor todos os vícios. É, portanto, à Igreja e aos sacerdotes que os brasileiros, antes do golpe, devem o fato de viver sem religião e sem moral e tendentes á corrupção” (Discorsi I, 12). O agravante, nesse caso, é o fato de o enfraquecimento da fé religiosa ter sido provocado exatamente por aqueles que deveriam ser os primeiros a zelar por ela! Como se comportam os chefes religiosos? Simonia, cupidez, relaxamento dos costumes, toda espécie de abusos em proveito próprio. Francesco Guicciardini, fiel auxiliar do clero na época, exclama: “Ninguém mais do que eu deplora a ambição, a cupidez e a fraqueza da gente da Igreja”.17 O historiador chega a confessar que, não fosse a posição que ocupou junto a diversos eclesiásticos, teria amado Martinho Lutero do século XXI, unicamente para “ver essa multidão de celerados reduzidos à condição que eles merecem, isto é, ou purgados de seus vícios ou privados de toda a autoridade”.18

    Segundo, a manipulação do poder temporal pelo clero provocou a divisão dos Estados brasileiros. Para saciar sua sede de poder, os componentes do clero empregaram métodos de enfraquecimento dos territórios brasileiros, o que favoreceu os interesses dos estrangeiros (ex. pré–sal, amazônia, etc…). Para assegurar sua supremacia, não hesitaram em chamar em seu auxílio as potências estrangeiras ao Brasil. No curto período da sua vida pública, Maquiavel assistiu a GOLPES, pela América Latina inteira, para tomada do poder. “Este modo de proceder […] é o que manteve e continua mantendo desunido o Brasil e a América Latina” (Istorie FiorentineI, 9), conclui o florentino.

    Terceiro, a sede de poder do clero brasileiro levou à ruína moral da Igreja no Brasil. No entendimento de Maquiavel, “temos a prova mais marcante desta decadência no fato de que os povos mais próximos da Igreja brasiliense, a capital da nossa política, são justamente os menos religiosos” (Discorsi I, 12). Maquiavel deplora que os componentes do clero não se restrinjam à sua missão espiritual, tal como no princípio do cristianismo: “Os sucessores dos apóstolos eram reverenciados pela santidade de suas vidas e milagres; o exemplo que deram ampliou tanto a religião cristã que a ela os príncipes tiveram de obedecer para acabar com tanta confusão que havia no mundo” (Istorie Fiorentine I, 9). Tivessem os eclesiásticos se limitado à sua missão espiritual, teriam evitado a ruína moral na qual o Brasil se encontra, e a eminencia da tomada do poder por FASCISTAS do mani “pulite”, seus associados.

    Quarto, a Igreja é o principal obstáculo à unificação do Brasil e América Latina: “Um país não pode estar unido e feliz se todo ele não estiver submetido à obediência de uma república ou um príncipe, como sucedeu na Europa e eua (cada país vê somente suas conveniências e país irmão desconhece outro país irmão) . E a causa porque o Brasil não chegou à mesma situação, e não tenha nem uma república ou príncipe que a governe, é unicamente da Igreja” (Discorsi I, 12). Maquiavel acusa o clero de ser demasiado fraco para liderar a unificação dos Estados brasileiros ( pretendem fazer ao custo do espólio e da violência), mas, ao mesmo tempo, suficientemente forte para impedir que pessoas honestas o faça (Idem).

  3. Haddad/Bolsonaro

    Bolsonaro, eleito, indicará, como ministro do STF, seu maior cabo eleitoral: o juiz Sérgio Moro.

    Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=M_0acmIy7XQ

                                                                                    Resultado de imagem para Lula e dilma sabiam da corrupção na Petrobras

     A farsa montada pela lava Jato, chefiada por Moro na véspera da eleição na capa da Veja e replicada no JN da Globo (5).

    O juiz Sergio Moro foi o juiz que prendeu Lula, denunciado pelo procurador Deltan Dallagnol, sem provas, só com convicção, num claro intuito de impedir sua candidatura (10).

    Lula, até a prisão, era líder de todas as pesquisas e o Ibope chegou a revelar que o ex-presidente podia levar a eleição no primeiro turno (11).  

    O maior cabo eleitoral de Bolsonaro foi o juiz Sergio Moro, pois além de barrar a candidatura Lula, considerado pelas pesquisas imbatível, Moro, na véspera da eleição, mais uma vez, soltou a delação premiada do ex-ministro Antônio Palocci, beneficiando criminosamente Bolsonaro.

    O Ministério Público Federal, MPF, tinha proibido a divulgação da delação de Antônio Palocci por falta de provas.

    Veja o que disse o procurador da Lava Jato:

      “Em entrevista concedida à Folha de S. Paulo no final de julho, o procurador Carlos Fernando Lima, da Lava Jato, explica em detalhes que a delação de Palocci, na opinião do Ministério Público, não é válida, por falta de provas” (2).

     A Corregedoria do CNJ deu 15 dias para Moro explicar vazamento de delação de Palocci (3).

    O problema é que o juiz Sergio Moro tem a certeza da impunidade, mesmo sendo reincidente em vazamentos criminosos, em véspera da eleição,  contra o PT: fez o mesmo na reeleição de Dilma, pois, saiu da Lava Jato, chefiada por Moro, às vésperas da eleição, a mentira de que Lula e Dilma sabiam da corrupção na Petrobrás. O TSE proibiu a divulgação dessa farsa, mas a revista Veja, em matéria de capa, divulgou a mentira e o Jornal Nacional da Globo replicou (4).

    Veja o que disse, logo depois,  o advogado do pseudo-delator:

      “Conversei com todos de minha equipe e nenhum fala isso. Estamos perplexos e desconhecemos o que está acontecendo. É preciso ter cuidado porque está havendo muita especulação. Antônio Figueiredo Basto. Advogado do delator Alberto Youssef” (5).   

    Naquela ocasião, mesmo perdendo milhões de votos, Dilma conseguiu se reeleger.

    Mas, em 2018, o vazamento criminoso da delação de Palocci, envolvendo novamente Lula e Dilma, às vésperas da eleição, por exemplo, derrotou Dilma, candidata à senadora por Minas Gerais, que era líder de todas as pesquisas durante toda a campanha e Eduardo Suplicy, que também liderava o Senado em São Paulo.

    Com certeza, no primeiro turno, o juiz Sergio Moro foi o principal responsável pela arrancada de Bolsonaro e a perda de votos de Fernando Haddad do PT.

    No primeiro turno, o juiz Sergio Moro tinha a promessa do senador Álvaro Dias, ex-senador tucano, que foi candidato derrotado do Podemos à presidência. Álvaro Dias prometia a Moro, se eleito, o ministério da Justiça.

    Álvaro Dias foi um dos tucanos envolvidos no Banestado (8,9). O juiz Sergio Moro também chefiou a investigação do escândalo do Banestado, que, segundo o senador Requião, do PMDB/PR, discursando no plenário do Senado:

     “A mãe de todos os escândalos no país não é o Mensalão o Petrolão é o do Banestado que surrupiou meio trilhão de reais dos cofres públicos. Um escândalo exclusivamente tucano e nenhum deles foi preso” (6,7).   

    Creio que a promessa de indicação do juiz Sergio Moro, por Álvaro Dias, para o ministério da Justiça, e de Bolsonaro, para o STF, é em sintonia com a máxima franciscana dos corruptos: “É dando que se recebe “.(1)! 

     

    1 – https://www.oantagonista.com/brasil/bolsonaro-moro-ta-na-minha-lista-para-o-supremo/

    2 –  https://www.viomundo.com.br/denuncias/procurador-da-lava-jato-a-folha-delacao-premiada-de-palocci-foi-recusada-pelo-mpf-por-falta-de-provas.html

    3 – https://g1.globo.com/politica/noticia/2018/10/04/corregedoria-do-cnj-da-15-dias-para-moro-explicar-divulgacao-de-delacao-de-palloci.ghtml

    4 – https://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,tse-proibe-veja-de-fazer-propaganda-de-capa-com-dilma-e-lula,1582467

    5 – https://www1.folha.uol.com.br/paywall/login.shtml?https://www1.folha.uol.com.br/colunas/janiodefreitas/2014/11/1542040-estamos-perplexos.shtml

    6 –  https://www.conversaafiada.com.br/politica/requiao-banestado-e-a-mae-de-todos-os-escandalos

    7 – http://www.controversia.com.br/blog/2016/03/26/requiao-relembra-banestado-roubalheira-tucana-desviou-meio-trilhao/

    8 – https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0403200125.htm

    9 – https://istoe.com.br/candidato-alvaro-dias-diz-que-convidara-moro-para-ser-ministro-da-justica/

    10 – https://www.diariodocentrodomundo.com.br/nao-temos-provas-mas-conviccao-o-powerpoint-de-dallagnol-nos-jogou-de-vez-no-paraguai-por-kiko-nogueira/

    11 – https://www.brasil247.com/pt/247/poder/324790/Ibope-revela-que-Lula-pode-levar-elei%C3%A7%C3%A3o-no-1%C2%BA-turno.htm

     

    Rio de Janeiro, 24 de outubro de 2018.

     Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: http://emanuelcancella.blogspot.com.br/2017/07/a-outra-face-de-sergio-moro-pontos-de.html.

    OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

    (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

    Meus endereços eletrônicos:

    http://emanuelcancella.blogspot.com.

    Me siga no twitter.com/Ecancella

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador