Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O estilo confuso e particular dos tweets de Carluxo

    UMA ANÁLISE DO ESTILO CONFUSO E PARTICULAR DOS TWEETS DE CARLOS BOLSONARO

    O filho predileto, o azougue da internet, Carlos joga luz em tudo aquilo que a horda não enxergaRenato Terra04/02/2019 – 12:00 / Atualizado em 04/02/2019 – 15:58Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro Foto: SERGIO LIMA / AFPCarlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro Foto: SERGIO LIMA / AFP 

    “Há, ou houve, algum caso de cegueira na sua família, Nos parentes que conheci ou de quem ouvi falar, nenhum, Sofre de diabetes, Não, senhor doutor, De sífilis, Não, senhor doutor, De hipertensão arterial ou intracraniana, Da intracraniana não sei, do mais sei que não sofro, lá na empresa fazem-nos inspecções, Deu alguma pancada violenta na cabeça, hoje ou ontem, Não, senhor doutor, Quantos anos tem, Trinta e oito, Bom, vamos lá então observar esses olhos.”

     

    Quem acompanha o Twitter de Carlos Bolsonaro é capaz de identificar nesse trecho de Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, a fonte de inspiração de seu estilo. Por exemplo:

    Carlos Bolsonaro, no entanto, adapta o estilo de Saramago com o mesmo talento com que Cecilia Giménez restaurou o quadro Ecce homo . Seus tuítes precisam ser lidos de três a 18 vezes para ser compreendidos. É como se um hacker tivesse inoculado a sintaxe de um síndico dentro da cadência do prêmio Nobel.

    O conteúdo de suas postagens idealiza um casamento (heterossexual) entre “isentões” e “prostitutas do sistema” presidido pela imprensa, cujo único intuito é desmoralizar Jair Bolsonaro. Cria, dessa forma, um inimigo oculto que serve como escudo para qualquer deslize.

    É como se o aviso “O elevador ficará em manutenção hoje das 13 horas às 17 horas” precisasse ser escrito assim: “Você não vai ver isso na grobo, mas devido ao uso continuado de nosso elevador de serviço por ‘isentões’ e prostitutas do sistema, o mesmo estará indisponível para os moradores por motivos de reparos que serão feitos pela empresa responsável das 13 horas às 17 horas hoje e pedimos a compreensão de todos que não sejam filiados ao PT e PSOL”.

    utros pontos marcantes do estilo de Carlos são as grafias erradas dos nomes de quem não é hétero convicto, o uso irônico de aspas e a profusão de pontos de exclamação.

    Há também o uso, sem rigor, de pequenos ultrajes conclusivos — uma marca registrada do Twitter de Donald Trump. São construções que vão no final dos posts e provocam arrebatamento. Exemplos: “O sistema irá até aonde muitos não imaginam!”, “Simples e sujo assim!”, “O sistema!”, “Tire suas conclusões!” e “Notem como a orquestra está tocando!”.

    Há dias em que o vereador exibe, sem modéstia, seu extenso vocabulário. É o caso de 24 de janeiro de 2019. Ao compartilhar notícias, registrou expressões das mais variadas, como “Grande semana”, “Grande notícia”, “Grande dia!”, “Grande revelação”, “Grande descoberta” e, para finalizar com o uso cintilante das aspas, cravou: “‘Grande’ jornalismo de quinta”.

    Eis o estudo filológico, sem ideologia, de cinco tuítes feitos em janeiro por Carlos Bolsonaro à luz de Evanildo Bechara, Antônio Houaiss e Mamãe Falei.

    Após reler o tuíte pela sétima vez, é possível perceber que não estamos diante de uma mensagem de Nostradamus. Trata-se de um post tão rico em significados que poderia ser atribuído integralmente a Gleisi Hoffmann, Kim Kataguiri, Leonel Brizola, Yoda ou Dan Brown. Nem Carlos, o Drummond, conseguiu elaborar um caleidoscópio semântico tão perspicaz.

    “O sistema irá até aonde muitos não imaginam!” é a construção no final do post, consagrada por Trump, que provoca arrebatamento.

    Numa primeira análise, pode parecer que Carlos reagiu com bom humor ao meme em que é comparado com Thammy Miranda. Mas, aqui, o gênio labiríntico nos surpreende mais uma vez: Carlos faz uso exemplar de um recurso dominado apenas pelos intelectuais mais perspicazes: brinca com a forma para ironizar o conteúdo e mostrar que sua intenção reside justamente na mensagem contrária.

    Primeiro, erra a grafia do nome de Thammy. Na mesma frase, usa o termo “opção sexual” para marcar sua posição de que sexualidade é uma escolha e que a pessoa sofre homofobia porque optou por isso. Faz questão de usar o tratamento feminino. E, num lampejo sublime, lembra que a língua portuguesa permite a contração dos pronomes “lhe” com “o” quando pinça “desejo-lho” antes de “um bom trabalho”. E, assim como em Dom Casmurro, deixa a questão em aberto: Carlos cedeu e optou pelo tratamento masculino a Thammy? Ou, folgazão como ele só, optou por mais uma de suas ironias? Seria uma alusão a Diadorim?

    O hábito de grafar errado o nome de quem não compartilha de seu iluminismo virilizante também aparece quando Carlos compartilha um vídeo crítico a Jean Wyllys.

    Mais uma brilhante sacada do príncipe verde-amarelo dos sortilégios, senhor de todos os segredos. Carlos aprimora aqui seu jogo de espelhos. A mensagem que serve hoje para atacar seus oponentes pode servir no futuro para seus oponentes o atacarem. A cereja no bolo é o uso do neologismo “pífica”, uma junção do adjetivo “pífia” com o verbo “ficar”. Certamente, para sublinhar o caráter estático da condição menosprezável de seu personagem.

    O “isentão” é um personagem recorrente no imaginário de Carlos. Cabe publicar outro tuíte em que o autor explica como cunhou o termo.

    Quando a concisão se faz necessária, nenhuma pena é tão cirúrgica quanto a de Carlos. Desde A Gazeta do Rio de Janeiro , lançada em 1808, até esta revista ÉPOCA — passando pelos veículos de Assis Chateaubriand, Carlos Lacerda, Samuel Wainer e Roberto Civita com sua comunista revista Veja —, a imprensa brasileira sempre teve como único objetivo o fortalecimento dos partidos de esquerda. Como resumir isso em duas palavras? “O sistema!” Astúcia, seu nome é Carlos.

    Outro exemplo do poder devastador de síntese está no tuíte a seguir. Com apenas uma pergunta, Carlos desconstrói séculos de ideologia de gênero.

    Fora o uso criativo das aspas, que abre possibilidades para gerações vindouras, Carlos mostra exímio domínio das dualidades hermenêuticas. Quem foi primordial na quebra do sistema corrupto? O Catraca Livre? Olavo de Carvalho? Nunca saberemos. Dessa maneira, Carlos mostra que o raciocínio deve se expandir muito além do sofismo binário que domina os debates políticos contemporâneos. Parabéns!

    Extra! Antes do fechamento desta reportagem, paramos, às pressas, as máquinas de ÉPOCA para incluir um tuíte de última hora:

    Carlos, mais uma vez, brinca com a forma e o conteúdo com a desenvoltura de um Ronaldinho Gaúcho. Ao escrever “cria discórdias que não existe”, ele ignora, de propósito, um plural que existe para criar uma nova discórdia, gramatical, que existe. Na sequência, o malabarista da linguagem atinge seu apogeu com a construção “Estes tem”. A palavra “Estes”, no plural, se refere a uma palavra no singular: “dinheiro público”. E o verbo “tem”, no singular, não concorda com o plural de “Estes”, que foi escrito errado. Ou seja: Carlos reforça sua postura de não concordar com o que está errado. Gênio.

     

    1. Merecimento

       

      Será que o tempo perdido na análise do conteúdo de quem não sabe o que diz tem alguma serventia?

      Não creio que o  mitinho seja digno de tanta atenção.

       

  2. O surto de Renan

    Eu pensava que a agressão de JB a Maria do Rosário (“não a estupraria porque não merece”) era a epítome da escrotidão humana; agora, com o surto de Renan contra a jornalista Dora Kramer, vejo que era mero afago gentil. Essa barbárie crescente nos interpela: será que a vitória de um militar tosco e fanático sobre um professor iluminista e engajado na luta das minorias e desfavorecidos pode estar a descortinar uma degeneração radical de corações e mentes da ‘brava gente brasileira’?

  3. A militarização das escolas já começou no DF.

    Por enquanto, quatro escolas. Tenho notícias de uma delas, localizada na Ceilândia, cidade periférica de Brasília, onde os militares (PM) discutiram e tentaram calar professores e alunos durante assembléia para discutir o assunto. O governador local é Ibaneis, do (p)mdb e já está aplicando por aqui a agenda do capetão.

    Fala de um professor: “O coronel queria suspender as falas de quem era contra. Fui lá falar para ele que tínhamos acordado a dinâmica antes de começar. Aí ele partiu para cima querendo me calar, falando que não era para ser daquela maneira colocando o dedo na minha cara. Logo eu retruquei falando que ali era um espaço democrático e que eles devem respeitar a decisão da maioria, que naquele momento, estavam contra a militarização e o bate boca generalizou.”

     

  4. Bolsonaro

    Moro, para desviar atenção das picaretagens da família Bolsonaro, lança pacote anticorrupção!

    Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=vgAW-6Q9kvc

                                                                      Imagem relacionada

    FHC tem várias denúncias de corrupção na Petrobrás, e em algumas com o próprio filho (1). FHC tem fortes indícios de enriquecimento ilícito através de propriedade de apartamento de luxo em Paris e Nova York e fazenda com aeroporto no Brasil (2,3).  

    FHC chegou a confessar em seu livro, Diários da Presidência, que havia corrupção na Petrobrás em seu governo. Mas, para a Lava Jato, tudo isso não vem ao caso (5).

    E para a Lava Jato o chefe da corrupção na Petrobrás é o ex-presidente Lula, mesmo sem provas, só com convicção (7).

    Também não vem ao caso que Temer, o aliado de Moro, foi três vezes denunciado por corrupção e continuou governando incólume. Isso é inédito na história do país.

    Digo que MiShell Temer é protegido de Moro, chefe da Lava Jato, porque MiShell Temer articulou e sancionou uma alei que isenta em um trilhão de reais em impostos as empresa de petróleo estrangeiras, a mais favorecida a Shell (6). E a Lava jato nada falou!

    Se Temer saiu ileso, mesmo com provas de corrupção, já Dilma sofreu um impeachment sem ter cometido nenhum crime.

     

    A forma como o juiz Sérgio Moro chegou ao ministério da Justiça do governo Bolsonaro foi tirando Lula da eleição, através da sua prisão sem fundamento, num claro objetivo de favorecer Bolsonaro. Lula, segundo o Ibope, ganharia a eleição em primeiro turno (9).

    Estava claro que, do jeito como Moro chegou ao ministério da Justiça, era para ser de total subserviência ao clã Bolsonaro.

    Grande parte da sociedade cobrava um posicionamento público de Moro a respeito do envolvimento da família Bolsonaro com as milícias, como também no caso do Coaf, que já vai para mais de um mês e nada de investigação. Mas Moro, para despistar, lançou o pacote anticorrupção.

    E, como prevê a lei de Murphy: Nada é tão ruim que não possa piorar. 

      

    Fonte: 1 –  http://www.jornalavozdearaxa.com.br/fhc-seu-filho-e-os-negocios-em-familia/

    2 –  https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/fhc-tem-apartamento-em-nova-york-e-em-paris-diz-mirian-dutra/

    3 – http://www.tijolaco.net/blog/a-historia-da-incrivel-fazenda-de-20-dolares-de-fhc-e-seu-aeroporto-de-empreiteira/

    5 – https://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2015/10/fhc-sabia-de-esquema-de-corrupcao-na-petrobras-e-nada-fez-9146.html

    6 – https://congressoemfoco.uol.com.br/especial/noticias/camara-aprova-medida-que-concede-isencao-de-impostos-para-petroliferas-estrangeiras/

    7 – https://www.diariodocentrodomundo.com.br/nao-temos-provas-mas-conviccao-o-powerpoint-de-dallagnol-nos-jogou-de-vez-no-paraguai-por-kiko-nogueira/

    8 – https://oglobo.globo.com/brasil/pacote-anticorrupcao-sera-base-da-gestao-moro-no-ministerio-da-justica-23206775

    9 –  http://atarde.uol.com.br/politica/noticias/1124938-ibope:-lula,-com-47,-ganharia-no-primeiro-turno

     

    Rio de Janeiro, 05 de fevereiro de 2019.

    Em tempo: O meu livro A outra face de Sergio Moro está a venda no Mercado Livre, cuja a renda é integralmente para os demitidos da indústria naval: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.

     Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese.

     Enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

    (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

    Meus endereços eletrônicos:

    http://emanuelcancella.blogspot.com.

    Me siga no twitter.com/Ecancella

     

  5. Bolsonaro

    Bolsonaro diz que está morrendo para  matar o trabalhador!

    Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=89-lAk8k6sc

                                                                        Resultado de imagem para Bolsonaro quer matar trabalhador com a reforma da previdencia

    Foi morrendo que Bolsonaro ganhou a eleição e é morrendo que ele quer fazer a reforma da Previdência para matar o trabalhador.

    Bolsonaro morrendo não foi no debate dos presidenciáveis na televisão, mas no mesmo dia deu entrevista em outra emissora.   

    Agora, na iminência de enviar a proposta de reforma da Previdência ao Congresso Nacional, seu estado de saúde se agrava.

    Vai enganar trouxa! Uma das únicas certezas que a gente tem na vida é a da morte, que começa no nosso nascimento.    

    No Chile, com essa mesma reforma da Previdência de Bolsonaro e Guedes, os aposentados são recordistas em suicídio (6). Mas para o mercado, a Previdência do Chile é uma das melhores no mundo, que se danem os velhinhos. “Chile: 8ª melhor previdência do mundo, mas idosos cometem suicídio (7)”

    Bolsonaro tirou oito reais do reajuste do salário mínimo e, na reforma de Bolsonaro da Previdência, aposentados vai ganhar R$ 500,00 quando, na regra atual, o piso é um salário mínimo (2).

    Bolsonaro votou na reforma trabalhista do Temer, que retira direitos dos trabalhadores. Votou com Temer também na PEC do Fim do Mundo, fazendo com que investimentos em saúde, educação, segurança, salários sejam congelados por 20 anos. Os heroicos bombeiros de Brumadinho, por exemplo,  estão com os salários parcelados, por causa da PEC da morte (8,9).

      Da mesma forma que fizeram no Chile, na capitalização introduzida pela reforma da Previdência, vai ser tirado do trabalhador para enriquecer os banqueiros, já que, nessa capitalização, uma parte do que o trabalhador desconta vai para o banco privado.

    As mulheres e os homens vão ter que trabalhar até 65 anos (1). Essa proposta reforça que Bolsonaro é misógino, assim não reconhece que a mulher tem dupla jornada, e por isso deve ter uma idade menor na aposentadoria. Por que ao invés de reforma da Previdência Bolsonaro deveria priorizar a cobrança dos sonegadores: “Maiores sonegadores da Previdência devem perto de R$ 1 trilhão à União, afirma CPI” (4). Veja quem são os sonegadores (5).

    Quem fica preocupado com o estado de saúde de Bolsonaro, saiba que ele pode estar morrendo ou não, mas com certeza ele já está cavando a sepultura dos trabalhadores brasileiros!

     

    Fonte: 1 – https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/02/04/reforma-da-previdencia-pec-versao-preliminar.htm

    2 – https://luizmuller.com/2019/02/04/previdencia-idade-minima-de-65-anos-para-homens-e-mulheres-e-fim-da-aposentadoria-por-tempo-de-contribuicao/

    3 – https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2017/10/maiores-sonegadores-da-previdencia-devem-perto-de-r-1-trilhao-a-uniao-afirma-cpi

    4 – https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2017/10/maiores-sonegadores-da-previdencia-devem-perto-de-r-1-trilhao-a-uniao-afirma-cpi

    5 – https://epoca.globo.com/politica/noticia/2017/06/quem-sao-os-maiores-devedores-do-governo.html

    6 – https://horadopovo.org.br/sem-previdencia-publica-chile-tem-suicidio-recorde-entre-idosos-com-mais-de-80-anos/

    7 – https://www.gazetadopovo.com.br/blogs/a-protagonista/2019/01/14/aposentadorianochile/

    8 – https://horadopovo.org.br/bombeiros-de-mg-realizam-sua-missao-heroica-sem-13o-e-com-salarios-parcelados/

    9 – https://falandoverdades.com.br/bolsonaro-vota-a-favor-de-temer/

     

    Rio de Janeiro, 05 de fevereiro de 2019.

     

    Em tempo: O meu livro A outra face de Sergio Moro está a venda no Mercado Livre, cuja a renda é integralmente para os demitidos da indústria naval: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.

     Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex- diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese.

     Enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

    (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

    Meus endereços eletrônicos:

    http://emanuelcancella.blogspot.com.

    Me siga no twitter.com/Ecancella

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador