Fora de Pauta

O espaço para os temas livres e variados.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  O que é imunidade de rebanho e por que "não se aplica" a Covid-19

5 comentários

  1. A ilusão dos lucros das commodities: A estagflação.
    .
    .
    Com a desvalorização do Real os exportadores de commodities tanto agrícolas como minerais tiveram um ganho de caixa desse setor e esse está animado e parece que essa seria a grande carta na manga de Guedes, porém para a infelicidade de todos, povo brasileiro, exportadores e governo não haverá a médio prazo um lucro consistente e pior, o país entrará numa estagflação que levará já em 2021 problemas ainda mais sérios que já estamos prevendo.
    .
    Mas a questão é como se procederá essa crise que lançará o Brasil numa crise semelhante a que a Argentina vivencia já a algum tempo.
    .
    O atual ministro da economia não conta com nenhuma recuperação na indústria brasileira, logo não lançará recursos para mover o motor desse ramo da economia, simplesmente porque ele pensa que as commodities que tem alguma vantagem comparativa com outros países mais desenvolvidos conseguirão transformar o país numa imensa “fazenda” com algumas mineradoras fazendo o resto do papel, entretanto como parece que o mesmo não sabe fazer contas ele não conta com os efeitos perversos da subida de preços de produtos industrializados no exterior assim como insumos para o agronegócio cotados em moeda estrangeira.
    .
    O mecanismo é simples, para não necessitarmos ficar com demonstrações de cálculos de uma inflação no primeiro mundo, podemos utilizar os dados previstos no trabalho de Paul De Grauwe e Sebastian Diessner bem recente, intitulado “What price to pay for monetary financing of budget deficits in the euro area”. Como o déficit previsto na zona do Euro é da ordem de 10% do PIB europeu e nos USA é maior do que este valor, em torno de 15% do PIB norte-americano, o que foi calculado no trabalho para a área do Euro pode ser transladado tanto para os USA assim como para a China.
    .
    No trabalho acima referido, utilizando o fator de multiplicação de moeda nessa área como igual o que se tinha em 2019, os autores chegaram a uma inflação na zona do Euro entre 20% (cenário otimista) e 36% (cenário pessimista) que deverá ser dividido a medida que a economia seja retomada. Como a zona do Euro a retomada talvez seja mais lenta que nos USA e China, provavelmente o fator de multiplicação de moeda ainda seja menor do que em 2019 levando a uma inflação em Euro em torno de 8% a 10%, e nos USA algo um pouco acima desse valor. A China seria uma grande incógnita, porém como sua indústria está com baixa lucratividade talvez a inflação chinesa acompanhe o dólar.
    .
    Nesse ponto vem o grande problema para o Brasil, com a desindustrialização da nossa economia, grande parte dos preços dos importados serão transferidos diretamente para os preços internos e como a economia está em queda e a recuperação será ainda mais lenta que nos países do primeiro mundo, os déficits crescentes do governo terão que ser compensados ou pelo aumento dos juros, que causa um aumento maior na recessão, ou pela emissão de moeda, que causará um efeito cumulativo na inflação que importaremos.
    .
    Logo o que se pode prever para 2021 será uma estagflação que acumulará nas costas do povo brasileiro uma perda substancial da capacidade de compra e por outro lado todo o ganho no setor exportador será consumido no incremento da inflação interna causada pela importação da mesma pelos produtos industrializados com alto componente de importados.
    .
    Resumo da ópera, a esperança do setor de commodities salvando a economia não vai ser salvação da lavoura e podemos esperar para o ano de 2021 grandes problemas e distúrbios sociais, pois a capacidade do povo pagar mais essa fatura não será possível.

    • Tão incrível quanto a história da família desse rapaz, é a coragem de denunciar e, não obstante todo o preconceito,em nosso país todas as raças se misturam. Temos tudo para viver em harmonia.
      Devíamos tentar mais.

  2. Li agora no Migalhas:

    https://migalhas.com.br/quentes/330177/gilmar-mendes-mantem-suspensao-de-execucoes-trabalhistas-que-envolvam-correcao-monetaria

    Gilmar Mendes mantém suspensão de execuções trabalhistas que envolvam correção monetária

    “A controvérsia sobre eventuais valores compreendidos no resultado da diferença entre a aplicação da TR e do IPCA-E (parcela controvertida) é que deverá aguardar o pronunciamento final da Corte quando do julgamento de mérito desta ADC.”

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome