Fora de Pauta

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O espaço para os temas livres e variados. Podem ser colocados aqui os vídeos e as notícias em geral. Deixe sua dica nos comentários.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Governo Bolsonaro lidera a revolta da vacina no Brasil

    Postagem no Twitter pela conta oficial da Secretaria de Comunicação do governo destaca frase dita nesta segunda-feira (31) por Jair Bolsonaro: “Ninguém pode obrigar ninguém a tomar vacina”

    https://www.brasil247.com/midia/secom-de-bolsonaro-lidera-o-movimento-antivacina-no-brasil

    E a Secom do Jair Bolsonaro quer que os brasileiros respondam a uma dessas opções:

    a) Entre a vacina contra o covid-19 e a cloroquina, eu prefiro tomar a cloroquina com suco de maracujá no café da manhã. É uma delícia!

    b) Eu prefiro que o veterinário nomeado pelo GENERALÍSSIMO Pazuello me vacine contra a febre aftosa.

    c) Concordo com o grande capetão Bolsonaro quando ele diz: “eu não quero saber de porra nenhuma de vacina contra um vírus que ninguém nunca viu à vista desarmada. E se ele me aparecer de repente, eu o metralho”.

    d) Eu prefiro tomar a vacina Russa, mesmo correndo o risco de ser chamado de comunista anti-fascista vermelhão.

    OBS: a minha escolha é pelo item d)

  2. Deu no NYT
    Uma bandeira para todos os movimentos

    Edivaldo Dias de Oliveira

    “Há um apetite geral agora que nunca existiu da mesma forma antes”, disse Isaac. “Covid e o assassinato de George Floyd criam aquele tipo de ponto de inflexão quando todos ficam chocados e todos desejam ser aliados e fazer coisas. Então, por que não tirar vantagem disso?”
    Coordenador desse trabalho no governo de Teresa May e o endereço da matéria.
    https://jornalggn.com.br/cidadania/na-gra-bretanha-uma-ideia-para-reduzir-a-desigualdade-racial-ganha-impulso/

    Em 27 de agosto o Jornal GGN publicou reportagem do The New York Times sobre um projeto já em fase de estudos e implantação para reduzir as desigualdades salariais entre diferentes etnias na Grã Bretanha, pois o projeto sobre as desigualdades de gênero já foram implantadas por lá.

    Vale dizer que tais projetos foram implantados e estão sendo analisados em governos conservadores, tanto o anterior, de Tereza May como o atual de Boris Johnson.

    Consiste em obrigar empresas públicas e estimular as empresas privadas a publicarem relatório anual sobre as diferenças salarias envolvendo gêneros e etnias, bem como a dificuldade de acesso a cargos de direção, para que com isso as empresas sejam estimuladas a reduzir tais diferenças.

    Os dois projetos poderiam ser unificados e apresentados aqui no Brasil por diversas organizações sociais como os movimentos negros, sindical, de gênero e outros tendo como seus destinatários os candidatos a prefeituras e vereadores que disputam eleições neste ano. Também poderia ser encaminhadas para os governos estaduais progressistas, como o Consórcio Nordeste bem como outras esferas de governos.

    O movimento sindical pode fazer constar das suas pautas de reivindicações tal projeto, sob orientação das centrais sindicais.

    Também deve solicitar aos partidos políticos uma tomada de posição a respeito do tema.

    As unidades da federação – Prefeituras, Estados, Distrito federal e União – deveriam obrigar todas as suas repartições, empresas e autarquias a apresentarem anualmente esses relatórios. Também poderia, na medida em que a lei não proíbe, exigir dos seus prestadores de serviços ou participantes em processos licitatórios, o cumprimento dessa exigência, até como critério de desempate nas licitações.

  3. Inflação ou Hiperinflação – Efeitos finais da pandemia.
    O que aconteceu (resumo da visão deste trabalhador/eu do varejo)?
    Pegamos um exemplo de um fabricante fictício de porta retratos (duas matérias primas principais/madeira e vidro). Vendia para uma grande rede de hipermercados, pequenos lojistas e empresas de e-commerce. Em março, viu os pedidos em carteira bloqueados para entrega e nada de novos pedidos. Colocou os funcionários em férias coletivas, no retorno das férias (abril/maio) alguns pedidos em carteira tiveram entrega liberada (empresas de e-commerce), mas, a maior parte ainda bloqueada. Sem apoio dos governos municipais, estaduais e federal teve que demitir vários funcionários e suspender outros tantos (nas regras do programa federal). Como todo o cenário acima atrasou o pagamento de fornecedores e cancelou pedidos.
    E o varejo?
    Em junho, o varejo começou reabrir e mesmo com as vendas baixas (nos quase 3 meses “paralisado”) viu que seus estoques estavam baixos (saiu e não entrou nada), a reabertura trouxe uma corrida “insana” em alguns pontos de venda. Com pouco estoque as prateleiras esvaziaram. Outro ponto, as vendas dos canais de e-commerce dobraram as vendas no meses de março/abril/maio e mesmo a rede de hipermercados viu seu canal de “WEB” esvaziar seu estoque de porta retratos.
    Com este cenário, as lojas de e-commerce correram e colocaram pedidos de compra na fábrica de porta retratos, mas, a fábrica de porta retratos estava com a sua capacidade de produção reduzida (devido as demissões), e passou um prazo longo para atendimento. Qdo os pequenos lojistas foram comprar, viram os prazos longos e se desesperaram, aumentaram a compra. A rede de Hipermercado não foi diferente colocou o maior pedido de compra de porta retratos de sua historia.
    Cenário da Industria.
    Quando a fábrica de porta retratos suspendeu os pedidos, pq, como falamos os seus clientes suspenderam os pedidos de compra de porta retratos. O fornecedor de caixas de papelão teve que fazer o mesmo (inclusive demitir equipe). Como as caixas de papelão não eram uma das principais matérias primas do porta retratos, a fábrica de porta retratos atrasou os pagamentos.
    Em junho, quando o fabricante de porta retratos foi comprar caixas de papelão, se deparou com o seguinte cenário:
    – A industria de caixas so venderia se recebesse o atrasado;
    – A industria de caixas so venderia com pagamento atencipado;
    – A industria de caixas passou um reajuste de 10%*.
    *A industria de caixas fez o mesmo com o seu fornecedor de papel, porém, o fornecedor de papel faz parte de um oligopólio (chegamos nos commodities) que com a alta do dólar passou a exportar com lucro muito maior. Além do lucro da taxa cambial, o oligopólio “aproveita” do aumento da demanda para aplicar a lei da oferta e demanda (detalhe ele comanda a oferta).
    Para finalizar.
    A industria de porta retratos teve aumento de todos os tipos de custos (pois, lá na origem da sua cadeia de fornecimento estão os commodities que são oligopolizados. Estes aumentaram, corrigindo continuão aumentando o preço a cada novo pedido).
    Com capacidade de produção diminuida (por mão de obra reduzida e escassez de insumos) e com pedidos de compra em “alta”, a fábrica de porta retratos aumenta os seus preços.
    O varejo com custos maiores e falta de produtos aumenta os seus preços.
    Chegamos a inflação ou hiperinflação do “fim” da pandemia.
    Este exemplo teórico com pequenas alterações se aplica a praticamente toda cadeia de suprimentos do varejo. No caso de produtos importados, o modelo muda um pouco, mas, o efeito final é o mesmo, a falta de produtos está causando aumento de preços (somado a taxa cambial).

    segue matéria da folha sobre o assunto:
    https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/08/pandemia-distorce-custos-da-industria-e-cria-ambiente-para-alta-da-inflacao.shtml?utm_source=mail&utm_medium=social&utm_campaign=compmail

  4. “Vou priorizar minha família nesse momento, mas seguirei lutando contra a corrupção”. – Deltan Dallagnol

    Antes da suposta doença da filha do Procurador Deltan Dallagnol, a luta contra a corrupção EXCLUÍA a priorização da sua família, mas agora essas duas coisas se tornaram compatíveis. O Dallagnol vai priorizar sua família e lutar contra a corrupção ao mesmo tempo, ao contrário do que fazia antes, quando priorizava a luta contra a corrupção em detrimento da dedicação à sua família.

    A missão da esposa do Deltan Dallagnol [abrir abrir uma empresa de eventos e palestras, organizar congressos e eventos e lucrar, aproveitando o networking e visibilidade do Deltan também se compatibilizará com a priorização da saúde da filha do casa?

    “Vc e Amanda do Robito estão com a missão de abrir uma empresa de eventos e palestras. Vamos organizar congressos e eventos e lucrar, ok? É um bom jeito de aproveitar nosso networking e visibilidade.
    Antes de darmos passos para abrir empresa, teríamos que ter um plano de negócios e ter claras as expectativas em relação a cada um. Para ter plano de negócios, seria bom ver os últimos eventos e preços”. – Deltan Dllagnol

    “Temos que ver se o evento que vale mais a pena é: i) Mais gente, mais barato ii) Menos gente, mais caro. E UM FORMATO NÃO EXCLUI O OUTRO”. – Pozzobon

    Me engana…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador