Fora de Pauta

O espaço para os temas livres e variados. Podem ser colocados aqui os vídeos e as notícias em geral. Deixe sua dica nos comentários.

O espaço para os temas livres e variados. Podem ser colocados aqui os vídeos e as notícias em geral. Deixe sua dica nos comentários.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Fora de Pauta

11 comentários

  1. Nassif, cobrar do André voltar a escrever. Ainda mais que com o Guedes não estamos nadando em mar de merda, estamos submergindo. Quando o Estadão e seus articulistas começam a concordar neste ponto, e junto com todos os demais jornalistas economicos, mais os independentes, deve significar alguma coisa.

  2. Cacique Marquinhos Xukuru foi eleito, com mais de 50% de votos, prefeito de Pesqueira-PE.
    A vitoria de Marquinhos Xukuru tem um simbolismo muito forte. Ano passado, dirigindo um documentário, tive a oportunidade de conhecer a incrível estoria de resgate e regeneração do povo Xucuru. Nos anos 80 o povo Xucuru estava totalmente desmobilizado, trabalhavam para fazendeiros que ocupavam região originaria Xucuru, os quais não permitiam que a cultura e costumes Xukuru fossem manifestados.
    Nesta época o cacique Chicão, pai de Marquinhos, inicia um movimento de mobilização e valorização da cultura Xucuru. Apartir deste fortalecimento os Xukurus iniciam um processo de retomada de seu territorio. Com muita luta os Xucurus retomam as 30 vilas que pertenciam a seu território. Neste processo, apesar de ter denunciado que vinha sendo ameaçado de morte, o Cacique Chicão Xukuru foi assassinado. “Querem fazer comigo o mesmo que fizeram com Antonio Conselheiro, com Che Guevara e com outras lideranças. Mas não tem nada se este for o meu destino e for autorizado pela Mãe Natureza e por Deus estou disponível. Não vou recuar. “(Veja video abaixo com imagens da epoca)
    Dona Zenilda, viúva de Chicão, durante o enterro faz um discurso histórico que intensifica a luta pela retomada do territorio. “Ele se foi tragicamente. Tiraram a vida dele tragicamente. Mas ele continua no meio de nos. Dando força para nos lutar. A luta não vai parar.(…)Acolha o seu filho Mão Natureza. Ele não vai ser enterrado ele vai ser plantado para que dele nasça novos guerreiros.” Apos a morte de Chicão, Dona Zenilda foi perseguida. Chegando a ter a prisão decretada acusada de ser a mandante do assassinato de Xicão. Mas a luta continuo. Os verdadeiros mandantes foram presos e o territorio Xukuru foi demarcado. Dois anos apos a morte de Chicão, seu filho Marquinho foi escolhido como o novo cacique dos Xukurus. Logo apos, Marquinho ja como cacique, sofreu um atentado, onde dois índios que o acompanhavam foram assassinados. Marquinhos só não morreu por que seu sobrinho de 10 anos pulou nas costas do pistoleiro na hora do disparo e a bala pegou de raspão no rosto.
    Com este atentado os Xukurus se revoltaram e promoveram um quebra-quebra em uma vila de Pesqueira. Marquinhos responde um processo como o mandante deste episodio. E por isso sua candidatura estava sub Judice
    Viva o povo Xukuru, viva o povo de Pesqueira.

    https://youtu.be/jqV4RqjG9V0

  3. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome