Fora de Pauta

O espaço para os temas livres e variados. Podem ser colocados aqui os vídeos e as notícias em geral. Deixe sua dica nos comentários.

O espaço para os temas livres e variados. Podem ser colocados aqui os vídeos e as notícias em geral. Deixe sua dica nos comentários.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  O Xadrez das chagas do sistema judicial com o caso André do Rap

13 comentários

  1. …dos grandes jornalistas, sua necessidade de mostrarem isenção e a injustiça que cometem contra Lula…
    .
    Desde menino, as figuras públicas que se tornaram meus ídolos maiores na vida, aquele “olhar pra cima a pessoa com respeito e admiração”, foram e são os grandes jornalistas.
    Em casa, a assinatura do Jornal do Brasil e do Correio da Manhã me deram o privilégio de crescer lendo alguns dos maiores nomes do nosso jornalismo, claro, perturbando meus pais com dezenas de perguntas sobre os temas que não podia entender, política entre eles.
    Mais tarde, já na adolescência, era o jornalismo esportivo a paixão maior. Apesar da preferência pelo futebol, dependendo do jornalista, do brilhantismo de seu texto, eu virava fã e seguidor, e pedia ao meu pai dinheiro para comprar aquele jornal específico no dia da coluna do jornalista-ídolo, se não fizesse parte dos jornais assinados. Até hoje guardo na memória, comovido, partes de textos que li há mais de quarenta anos, de jornalistas há muito falecidos….
    .
    Essa breve introdução é para situar os amigos sobre a profundidade da minha ligação com o jornalismo – como leitor voraz… – e para que saibam exatamente o que quero dizer, quando, no título desse artigo uso o adjetivo “grandes” para os jornalistas que citarei em seguida: a crítica que faço a esses profissionais admiráveis, não é por desmerecer seu trabalho, mas por enxergar NESSE ASPECTO ESPECÍFICO da injustiça a Lula, uma falha que é, em minha opinião, não só RECORRENTE, mas “quase que obrigatória”, pela necessidade que todo jornalista DE PESO EM UMA SOCIEDADE tem, de parecer isento, “a qualquer custo”…
    Acredito que em relação a Lula, nomes como Luis Nassif, Eliane Brum, Bob Fernandes e outros desse quilate, FORÇAM A MÃO EM UMA DETERMINADA INTERPRETAÇÃO DA HISTÓRIA, cometendo contra Lula uma injustiça gritante!
    .
    A que me refiro afinal? Ao fato desses jornalistas e outros culparem Lula por ter se entregado de corpo e alma ao que chamamos de “realpolitik”, ou à prática secular em nosso país da troca de cargos por apoio político, todos falando dessas práticas de Lula, como uma espécie de “ESCOLHA RUIM”, ou “um pequeno desvio de caráter, de quem não cometeu corrupção mas permitiu que outros aliados a cometessem…”, SEM ALUDIREM EM SUAS CRÍTICAS, AO FATO DE LULA NÃO TER TIDO UMA “OUTRA OPÇÃO” QUE FOSSE PLAUSÍVEL PARA A GOVERNABILIDADE, e aí entra a desonestidade intelectual desses grandes jornalistas, que não percebem que são eles a falsearem a REALIDADE, para encaixarem Lula em um “tamanho menor” – eticamente falando…. – um “Lula um pouco sujo”, por assim dizer, o que é um álibi fantástico para esse desejo deles de poderem falar aos quatro ventos, como uma freira que gosta de apregoar sua virgindade, que são ISENTOS, ao defenderem Lula contra o Lawfare, contra os abusos da Lava Jato, etc., etc., “MAS”…….. – vamos criticar o petista, porque ninguém é de ferro afinal, e “isenção é virtude das boas, não custa nada provar que a pratico”….
    .
    Nada demais em se registrar o elevadíssimo grau de PRAGMATISMO de Lula em seu governo, muito mais do que no governo Dilma, é um fato, sim! Não é preciso ser gênio para pensarmos que Lula provavelmente imaginava que muitos de seus aliados colocariam corruptos em cargos chave, que haveria esquemas como os descobertos na Petrobras, mas o fato de Lula ter aceito participar desse jogo perverso e, sim, sujo, tem que ser apontado DENTRO DE TODO UM CONTEXTO, e não como uma frase solta no ar…
    Que tal lembrarem que desde Sarney, NENHUM PRESIDENTE GOVERNOU sem essa famigerada troca de cargos e favores?
    Que tal lembrarem que Lula tentou arduamente moralizar e preparar as instituições na linha de frente do combate à corrupção?
    Que tal lembrarem que Lula tinha à frente da Polícia Federal um dos mais dignos, sérios e competentes delegados, sr. Paulo Lacerda, e que foi uma tramoia sórdida da oposição e de Gilmar Mendes, a criação do factóide que criou o ambiente em que a saída de Paulo Lacerda se tornou politicamente quase que OBRIGATÓRIA para a sobrevivência do governo Lula…?
    Que tal lembrarem, finalmente, do óbvio dos óbvios, que Lula deve ter pensado algo do tipo: “Ou me curvo à essa corja ou não farei NADA para o qual fui eleito, não teremos distribuição de renda, aumento do crédito, luz para todos, bolsa família, etc., etc., etc.?”
    Ora, à luz da HONESTIDADE INTELECTUAL, o justo, o correto, é qualquer jornalista ou historiador que se puser a julgar o apego de Lula ao “RealPolitik”, se colocar no lugar do ex-presidente, e se perguntar de modo honesto, se era viável, se era plausível, Lula DEIXAR DE REALIZAR TUDO O QUE REALIZOU, para peitar, numa luta inglória e absolutamente impossível que ele vencesse, à turma com quem se aliou, muitos deles, os verdadeiros “barra pesada” do nosso mundo parlamentar, por décadas…..
    .
    Alguns desses grandes jornalistas chegam a insinuar, levemente que seja, que essa espécie de leniência de Lula com os Eduardo Cunha da vida, tem responsabilidade direta no impeachment de Dilma e na própria prisão de Lula.
    Ou seja, é mais ou menos como culpar a moça da saia curta e o excesso de maquiagem, pela violência do estupro a que é submetida por gente covarde…..
    .
    A perversidade, sordidez, frieza e covardia de nossas oligarquias, da Globo, do MPF, do STF, e, aí sim, a inacreditável inabilidade e despreparo do PT para o enfrentamento contra essas hienas, a ingenuidade até, essas são as causas do massacre havido contra o PT, e hoje sabemos, o massacre havido contra a própria nação brasileira, hoje boiando em um lago fétido de esgoto, sem qualquer perspectiva de uma volta à normalidade que vivemos nos governos do PT.
    .
    Que se façam todas as críticas a Lula e ao PT, eu mesmo tenho várias….. Mas que sejam críticas honestas, CONTEXTUALIZADAS EM PROFUNDIDADE HISTÓRICA e não um mero álibi para se parecer “isento”.
    Grandes jornalistas, gigantes mesmo, eu diria, não precisam desses artifícios.
    .
    (eduardo ramos)

  2. “ELE MERECE”. Pode até dividir o prêmio com Bolsonaro

    Trump diz em comício que tiro contra jornalista foi “visão linda”

    Em comício neste domingo, Trump disse que o tiro que o jornalista levou da polícia durante cobertura de uma manifestação pacífica em Minneapolis foi “visão linda”. Os apoiadores de Trumpo riram e aplaudiram.

    https://www.brasil247.com/mundo/trump-diz-em-comicio-que-tiro-contra-jornalista-foi-visao-linda

    Recentemente, Donald TRUMP foi indicado ao Prêmio NOBEL DA PAZ. Poderia dividi-lo com o Bolsonaro, já que eles são irmãos siameses.

  3. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome