Fora de Pauta

O espaço para os temas livres e variados.

Redação

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Curiosidades.

    Nomes mais extensos de localidades.

    Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu

    ou Taumata­whakatangihanga­koauau­o­tamatea­pokai­whenuaki­tanatahu (pronunciação),[1] é o nome maori para uma colina de 305 metros de altura próxima a Porangahau, sul de Waipukurau na região meridional da Baía de Hawke, Nova Zelândia. O nome é frequentemente abreviado para Taumata pelos locais, para facilitar a conversação. O nome é às vezes citado como sendo a palavra mais longa em inglês.

    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/5b/New_Zealand_0577.jpg/300px-New_Zealand_0577.jpg

    Mais… https://pt.wikipedia.org/wiki/Taumatawhakatangihangakoauauotamateapokaiwhenuakitanatahu

    -Llanfairpwllgwyngyll(gogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch)(escute: ? Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch) ou Llanfair PG é a localidade com o nome mais comprido do Reino Unido e um dos mais longos de todo o mundo, com 58 letras (51 no alfabeto galês , em que -ll- e -ch- contam como letras únicas). Está localizada na ilha Anglesey, no País de Gales.

    É uma palavra de origem galesa e em inglês significa “St Mary’s church in the hollow of the white hazel near a rapid whirlpool and the church of St Tysilio of the red cave”, e em português “igreja de Santa Maria no fundão do aveleiro branco perto de um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha”.

    Gorsafawddacha’idraigodanheddogleddollônpenrhynareurdraethceredigion (com 68 letras), era o nome de uma estação de comboio, que havia sido nomeada para rivalizar com o nome desta localidade.

    Nos sinais das estradas, a localidade encontra-se assinalada como Llanfairpwllgwyngyll. Nos mapas, encontra-se como Llanfair Pwllgwyngyll e os seus habitantes tratam-na por Llanfairpwll ou tão somente Llanfair.

    Nesta localidade existe também um clube de futebol cujo nome é Clwb Pel Droed Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch Football Club.[1]

    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/35/Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.JPG/300px-Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.JPG

    Mais… https://pt.wikipedia.org/wiki/Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch

     

  2. A investigação do culpado pronto

    Do Tijolaço

    A investigação do culpado pronto

     

    gato

    A deflagração, agora cedo, a 20ª fase (vigésima!!) da Operação Lava Jato, com mandados de busca e de detenção de pessoas no Rio e na Bahia, não pode deixar de fazer algumas considerações sobre os métodos da força-tarefa de procuradores e do juiz Sérgio Moro.

    Velhos jornalistas, que acompanham noticiário policial há décadas, sabem que não é normal que operações policiais resultantes de investigações ocorram desta forma. Em geral, espera-se reunir uma massa considerável de informações e indício de crimes e, só então, dá-se o “bote”, porque a surpresa é elemento essencial destas ações, permitindo que buscas e apreensões “rendam” provas concretas da culpa ou participação de pessoas e empresas em negócios escusos.

    Está claro, porém, que a Operação Lava Jato segue métodos diferentes.

    Define-se o “alvo”, aqueles a quem se quer “pegar”. E, então, vai-se juntando o que sustente a persecução penal dos “alvos”. Degrau por degrau – parece que o “da vez” é o ex-presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli – em direção a um objetivo pronto, que todos sabem quem é: Lula.

    Algo como definir o “culpado” e aí então procurar as culpas. Se se não acharem, castiga-se com meses, anos de suspeitas espalhadas nos jornais.

    É isso o que denuncia uma ação autoritária, não uma ação de autoridade republicana, que parte dos fatos para apurar sua materialidade e seus autores.

    É próprio dos que têm a distorção mental do perseguidor, daquele que usa o poder para fazer o que deseja, não o que, com sua responsabilidade pública, tem o dever de fazer e nada mais.

    Conduz-se-a como um enredo de novela, onde há um “vilão” que o público vai identificando e “torcendo” para que, ao final, seja “castigado”.

    E os métodos são os de todo autoritário: a pressão, a chantagem moral, o “acuse ou ficará preso o resto da vida”.

    Hoje, a Veja dá a seguinte nota cínica:

    Investigadores que atuam na Lava-Jato preveem uma condenação a 100 anos de prisão para o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, caso ele não feche um acordo de delação premiada. Mesmo que a pena seja essa, o máximo que uma pessoa pode cumprir em regime fechado são 30 anos. Para Marcelo Odebrecht, a previsão está na casa dos 20 anos.

    Mas, se disse tudo o que querem, sai barato, como saiu para Alberto Youssef, que já ficou livre depois da roubalheira do Banestado e Paulo Roberto Costa, que já está em casa, e até sendo aplaudido, segundo ele próprio, que vai sendo entronizado como “São Ladrão”.

    E assim seguem os investigadores dos culpados prévios, conseguindo acusações, transformando conversa em crime, bandido em oráculo e se servindo de qualquer meio para que se encontre qualquer transação que possa ser apresentada como “prova” de que todos são corruptos na política. Ou de um dos lados da política.

    Porque do outro, não vem ao caso.

    http://tijolaco.com.br/blog/a-investigacao-do-culpado-pronto/

  3. Acácia Negra

    Características

    A acácia negra se origina da Austrália. É uma leguminosae que tem o nome científico de Acacia decurrens, produz frutos em forma de uma vagem torcida com sementes negras. Na idade adulta a árvore chega a 6m de altura e 4m de diametro na copa, com folhas lineares e pequenas.

    Ornamentação

    É conhecida como árvore ornamental pois produz lindos cachos de pequenas flores amarelas. Da casca da acácia se extrai o tanino, produto utilizado pelas industrias de celulose e pelos curtumes, para a industrialização do couro.

    Economia

    O plantio da acácia negra é economicamente importante para as propriedades pequenas nas regiões de plantio, especialmente no Rio Grande do Sul, onde cerca de 60% da produção é realizada por pequenos produtores que plantam e colhem a acácia na entressafra e associada a outras produções. Para muitos produtores é a principal fonte de renda rural, e para outros ainda, o plantio de acácia é a atividade principal.

    Produção

    Mesmo considerando-se apenas o processo de produção primária do ciclo da acácia, que é o preparo do solo, o plantio, a trato da cultura, o descascamento, a derrubada, o corte e o baldeio da madeira e da casca, o cultivo da acácia é responsável pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos e o sustento de muitas famílias que vivem da cultura da acácia.

    Meio Ambiente

    A produção de acácia-negra também é muito importante do ponto de vista ambiental sob o ponto de vista ambiental, pois o cultivo de acácia é responsável pela incorporação ao solo de matéria orgânica além de fixar nitrogênio atmosférico. Estas duas capacidades da cultura da acácia são responsáveis pela manutenção e proteção produtiva do solo, no entanto é fundamental o estudo do ciclo de nutrientes em cada região, pois a alternância entre plantio e colheita podem comprometer o ciclo de nutrientes e a produtividade.

    Recuperação do Solo

    No entanto, além destas capacidades, o plantio da acácia negra tem grande importância contra a erosão do solo, especialmente em áreas onde há perca das camadas superficiais, ciclo que pode ser interrompido e revertido com o cultivo da acácia.

    Consórcio

    Finalmente, além dos benefícios econômicos e ambientais, a acácia possui características consideradas multifuncionais, pois além de recuperar e fixar nutrientes ao solo, a acácia possibilita o plantio consorciado de outras culturas como fumo, milho e mandioca e também com a criação de gado, depois do primeiro ciclo.

    FONTE (com posterior inclusão de fotos da Internet):

    http://meioambiente.culturamix.com/agricultura/cultivo-da-acacia-negra

     

    1. JNS
      Mais um post bacana.

      Mas faltou ênfase: a Acácia Negra – que é amarela, veja só – é linda de morrer !!! Bom, sou suspeita: adoro amarelo!!

      Belíssima! Obrigada!

      1. F-A-L-T-O-U-!

                           faltou ênfase para a Acácia Negra

                           porque ela nunca esteve na rota de

                           rebolativos caranguejos excomungados

                           atolados nos mares de lama das Gerais

                           

        Minas consegue tratar água misturada à lama e abastecimento será retomado em Valadares

        A Gazeta | 15 / 11 / 2015

        A técnica consite em misturar à água suja um reagente chamado polímero de acácia negra

        O abastecimento de água na cidade mineira de Governador Valadares será retomado na próxima segunda-feira, após sete dias de interrupção, em virtude do rompimento das barragens da Samarco. O anúncio foi feito neste sábado (14) pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e pela prefeita da cidade, Elisa Costa, durante entrevista coletiva.

        A retomada será possível porque laudos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) comprovaram que é possível tratar a água do Rio Doce misturada a rejeitos de minério no Rio Doce.

        A técnica consite em misturar à água suja um reagente chamado polímero de acácia negra. Ela permite separar a lama da água. Em seguida, o líquido passa pelo tratamento normal.

        Segundo a Prefeitura de Valadares, “depois de experimentado o produto, foram feitos todos os testes, em Belo Horizonte, que asseguram a qualidade da água tratada”.

        Neste domingo, as estações de tratamento da cidade deverão passar por processos específicos de lavagem. A previsão é de que em quatro dias seja possível abastecer todos os imóveis da cidade, de cerca de 265 mil habitantes.

        Tecnologia

        O prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski, afirmou que não trocou informações com técnicos da Copasa. Não há conversas sobre troca de tecnologia entre as cidades, segundo ele. O município do Norte capixaba vive a expectativa de ter de cancelar o abastecimento quando a lama chegar ao Estado.

        “Está ainda tudo muito restrito lá. Se é possível reproduzir em outras cidades, não sabemos. Valadares não tem alternativas. Nós estamos trabalhando com fontes sem nenhum risco”, disse.

        Em nota divulgada ontem, a Samarco confirmou que um laudo da Copasa comprovou “grau de potabilidade” da água. Informou, também, que vai disponibilizar a Valadares uma estação móvel para auxiliar no tratamento e reabastecimento. A unidade vai se somar a outras três.

        “Além disso, duas obras de captação alternativa serão realizadas em Valadares, uma no rio Suaçuí Pequeno e outra no Suaçuí Grande, com o objetivo de prevenir a cidade de eventuais interrupções decorrentes do acidente das barragens”, diz a nota.

        *

        LNO daltônico em escala galática

        é isso aí!

        FUI!

        1. Estou torcendo
          Esta também é linda! Os caranguejos, se há, do Doce vão agradecer!

          Torço – e você sabe – para que rápido teu rio esteja recuperado.

  4. Para proteger suas mentiras e seu golpismo a Globo demite
     

     

    by +Dom Orvandil

     

    Querido amigo Emilio Carlos, Taubaté, SP

    A demissão do jornalista Sidney Rezende, ex-âncora de telejornais da “GloboNews” e um dos fundadores da Rádio “CBN”, antes de terminar seu contrato de trabalho, movivada por um artigo seu postado no seu blog, mostra que as “verdades” da mídia, não só da Globo, começam a fazer águas.

    Como se sabe, a Globo e outros órgãos midiáticos há muito tempo fazem as mentes dos eleitores para eleger governantes e depor eleitos.

    A mídia julga e condena pessoas antes e acima do judiciário, movimentando as opiniões da sociedade. Ser ou não inocentes ou culpados é o que menos importa. O que lhe faz sentido é ganhar muito dinheiro público e de mandar e desmandar nos governos.

    Da mesma maneira que as mentiras viraram “verdade” no mundo com as manipulações nazistas e fascistas, os “noticiários” dessa mídia enchem os pensamentos das pessoas, que agem como cegos guiados por outros cegos. Esses dias no Rio de Janeiro o meu amigo Prof. e Escritor Aluisio Pampolha Bevilaqua lembrava que quase todo o mundo – literalmente – virou nazista, desde o povo aos intelectuais, cientistas, religiosos de expressão e filósofos, graças ao poderio das mentiras impostas a bombas pelo sistema montado por Hitler.

    Assim agem a Globo e a mídia “bombando” a crise e desprestigiando o País e a democracia. A solução que disseminam é a do golpe, como o faz a mídia em todo o Continente.

    Daí encontrarmos alunos, professores, médicos, pastores, padres, bispos, pais, mães, todos de modo irrefletidamente encharcados de mentiras, pregando enraivecidamente o mesmo conteúdo que irresponsavelmente as latas de lixo inoculam na sociedade desprevenida.

    Mas Sidney, na condição de quem trabalhou anos na Globo exercendo papeis importantes, cansou de ser portador de mentiras, de manipulações, do que ele denominou de “notícias ruins”.

    O jornalista demitido questionou os colegas e o jornalismo no exercício profissional de armazenar o mal no governo e de domesticar a opinião pública.

    Dramaticamente Rezende chama os jornalistas de deuses que não se importam com a realidade como os fatos a fazem. Critica-os por se prestarem ao papel da má política de opinar sobre governos, sem analisar com verdade o que se passa no Brasil. Chega a dizer que os jornalistas que se especializaram em política e em economia se esforçam para sufocar a sociedade e estrangular o setor produtivo.

    O artigo de Sidney Rezende é extraordinário alerta para todos nós (leia-o aqui). Chama-nos à consciência para não repetirmos sem análise, sem autonomia e sem verdade o que nos dizem, quer por puxa saquismo, por obediência surda e cega, quer por preguiça e falta de respeito à verdade.

    O sociólogo Laymert Garcia dos Santos alerta para o risco das falsas verdades, quando disse em debate realizado pelo Fórum 21 na manhã de quinta feira (12), na série “Seminários para o Avanço Social”, que “só as versões se tornam realidade, ao ponto de as pessoas não saberem mais o que é real e o que não é”. Quase a sociedade inteira se “enfeitiça” pela manipulação, fazendo com que a espuma valha mais do que a água que corre por baixo como verdade.

    Como se combinasse com o jornalista Rezende, este atropelado, convertido pelos fatos e decepcionado com a ofensiva intermitente do bloco dominante de comunicação, o professor da Unicamp disse que “não existe mais” cobertura (jornalística), no sentido de processar informações reais. “A mídia é parte ativa na criação de versões e ficções sobre o que acontece. O que é de fato real soçobra” (leia mais aqui).

    A diferença entre o jornalista Sidney Rezende e o sociólogo Maymert Gracia dos Santos é que o primeiro serviu enfeitiçado a mídia tradicional dominante e suja enquanto o segundo sempre mergulhou profundamente nas fontes dos fatos para auscultar a verdade e por ela se seduzir.

    Creio que esta realidade nos instiga a processarmos os fatos e por eles nos impactarmos, como aconteceu ao jornalista, mudando de rumo. E também de acolhermos o constante desafio de estudar, de vasculhar móveis e imóveis da realidade, desempoirando tudo para construirmos consciência justa da vida.

    • Abraços críticos e fraternos na luta pela justiça e pela paz sociais.
    • Dom Orvandil, OSF: bispo cabano, farrapo e republicano, presidente da Ibrapaz, bispo da Diocese Brasil Central e professor universitário, trabalhando duro sem explorar ninguém.

    http://cartasprofeticas.org/2015/11/17/para-proteger-suas-mentiras-e-seu-golpismo-a-globo-demite/

     

  5. Cuida com sua carteira: o Brasil tem mais cursos de direito

    do que o restante do mundo inteiro. 

    Fonte: http://acertodecontas.blog.br/sala-de-justica/faculdades-de-direito-brasil-1240-x-1100-resto-do-mundo/

    Um dos conselheiros do CNJ, Jefferson Kravchychyn, informou um dado que seria ridículo, caso não fosse uma tragédia anunciada para nosso país: o Brasil já tem mais faculdades de direito do que o resto do mundo somado.

    Isto mesmo que você está lendo: não importa os 1,5 bilhão de chineses, muito menos os 1,0 bilhão de indianos, nem os americanos, japoneses, africanos, etc.. Não tem para ninguém, o Brasilzão tem 1240 cursos de direito e o resto do mundo somado tem 1100.

    Estima-se que hoje sejam 4 milhões de formados em Direito, dos quais 800 mil conseguiram passar no Exame e estão regularizados na OAB. Mais ou menos 2% da população brasileira se formou em Direito.

    Não é preciso ser um gênio para perceber que está tudo errado.

    Para começar, este desequilíbrio foi causado em parte pelo setor público, que passou a impressão que a melhor coisa da vida é passar em um concurso da área jurídica. Na verdade até é uma das melhores coisas da vida, porque a relação matemática entre salário/quanitidade de trabalho beira o infinito, mas a falácia está em achar que tem espaço para todo mundo nessa boquinha.

    O segundo fato a destacar é a facilidade de ganhar dinheiro em cima da insegurança jurídica do país. Isso resulta em enorme perda de produtividade em todos os setores. É uma tragédia econômica e social em um país onde só pobre vai preso, e disputas jurídicas se arrastam por decadas.

     

    Para finalizar, é uma meia verdade que a culpa é das faculdades de direito. Essa é a ideia que o MEC tenta passar, mas existem muitas faculdades boas, porém que não são milagreiras. É impossível formar um bom advogado quando o aluno deveria estar no MOBRAL. Essa é uma verdade que poucos gostam de falar. As faculdades privadas são incentivadas pelo mercado e pelo Governo a abrirem novos cursos, e nada parece mudar isso.

    E nesta pisadinha, será preciso criar um serviço jurídico de telemarketing e de motoadvogado para empregar os 4 milhões de advogados (ou bacharéis).

     

  6. Se a Petrobras é um desastre,

    Se a Petrobras é um desastre, porque todo mundo quer um pedaço?

     

    petr

    Semana passada, a Petrobras anunciou um prejuízo de R$ 3,75 bi em seu balanço do terceiro trimestre.

    Manchetes das páginas de economia. No dia seguinte, suas ações ordinárias caíram 6,8%, para R$ 9,02.

    Este blog escreveu que era “barulho para enganar trouxa”.

    Hoje, as ações subiram outro tanto e fecharam a R$ 9,38.

    A razão “do mercado”  foram os rumores que se pretendia vender um naco do ramo distribuidor – a BR – da empresa.

    Um pedaço de uma empresa ruim, mal administrada, embebida em corrupção, anacrônica, atrasada, inviável.

    E, como a venda seria só de um pedaço, sem entregar o controle acionário da distribuidora, nem mesmo se pode dizer que seriam outros os métodos gerenciais.

    A Petrobras é “uma porcaria” e o pré-sal, com a queda do preço do petróleo, também “não é grande coisa”.

    Mas todos eles querem.

    E mesmo com tudo o que se diz, o povo brasileiro, há mais de 60 aos, também a quer.

     

     

  7. Que seja mais um passo para acabar com essa praga
     

    Cientistas decifram o genoma do barbeiro

    Análises sobre o inseto podem ajudar no combate à Doença de Chagas

    
Barbeiro: interferências na relação “silenciosa” entre inseto e parasita que provoca a Doença de Chagas podem ser chave para prevenir o mal
Foto: Divulgação/Fiocruz/Ben Beard Barbeiro: interferências na relação “silenciosa” entre inseto e parasita que provoca a Doença de Chagas podem ser chave para prevenir o mal – Divulgação/Fiocruz/Ben Beard
    17/11/2015 6:00 

    RIO – Uma equipe internacional de cientistas, com a participação de pesquisadores de diversas instituições brasileiras, sequenciou e analisou pela primeira vez o genoma do inseto Rhodnius prolixus, uma das espécies dos popularmente conhecidos como barbeiros e apontados como principais vetores da Doença de Chagas. Segundo os cientistas, os dados apontam características únicas deste grupo da subfamília dos Triatomíneos e podem ajudar no desenvolvimento de novas estratégias de prevenção da transmissão do mal provocado pelo parasita Trypanosoma cruzi, que afeta cerca de sete milhões de pessoas no mundo, a maioria na América Latina.

    De acordo com o estudo, publicado na edição de ontem do periódico científico “Proceedings of the National Academy of Science” (PNAS), o genoma do barbeiro apresenta diversas regiões “estendidas” na comparação com os de outros insetos transmissores de doenças que explicam sua evolução para se tornar hematófago, isto é, que se alimenta de sangue. Nestas regiões estão genes responsáveis pela produção de proteínas para identificação de odores que os ajudariam a encontrar suas presas, além de proteínas na saliva com propriedades anticoagulantes e anestésicas que permitem ao barbeiro se alimentar sem ser notado, e proteínas no sistema digestivo para que ele possa digerir o sangue de suas vítimas.

    Mas o dado que chamou mais a atenção dos pesquisadores, e que tem o potencial de auxiliar no combate ao Chagas, é a relação “silenciosa” que se estabelece entre o sistema imunológico do barbeiro e o protozoário causador da doença. Experimentos iniciais que bloquearam duas das mais comuns vias de reação imunológica existentes nos insetos, e também nos barbeiros, não tiveram influência na contagem dos parasitas no seu abrigo, o sistema digestivo dos barbeiros. Os cientistas, porém, esperam que futuros estudos com base nos dados do genoma encontrem maneiras de afetar esta relação para evitar ou dificultar que os barbeiros transmitam Chagas.

    — Já estamos com um trabalho em curso para saber quais genes do barbeiro são mais ou menos expressos (ativos) com a presença do parasita — conta Rafael Dias Mesquita, professor do Instituto de Química da UFRJ e primeiro autor do estudo na PNAS. — Como as vias de imunidade comuns do inseto não controlam a presença do parasita, isso pode nos dar dicas de como os dois organismos interagem e abrir caminho para algum tipo de prevenção do Chagas ao interferirmos de alguma forma nesta relação.

    Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/cientistas-decifram-genoma-do-barbeiro-18067152#ixzz3rkZVb7mj
    © 1996 – 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

  8. Nada é mais perigoso que um idiota com iniciativa

    Do blog Sedentário & Hiperativo

    (http://www.sedentario.org/colunas/nada-e-mais-perigoso-que-um-idiota-com…)

    13 nov 2015 | por em colunas, Mundo Hiperativo às 15:28

    Lembra daquele seu amigo burro do Ensino Médio? Aquele que só conversava de um assunto e odiava todas as matérias? Aposto que hoje ele adora compartilhar opiniões no Facebook. Aborda temas políticos, criminologia, porte de armas, aborto, feminismo, comunismo – enfim – a própria enciclopédia Barsa comentada. O que aconteceu com aquele singelo ignorante do passado? Ele passou a acessar a Internet.

    Lá encontrou uma porrada de textos curtos com explicações rasas sobre tudo que existe. “Por que diabos complicaram tanto na escola se esse blog me ensinou o que é capitalismo em 30 linhas?”, ele se pergunta orgulhoso das noções recém adquiridas. Continua burro, mas agora iludido pela (des)informação. Sua falta de senso crítico o impede de notar que as grandes questões requerem um pouco mais de esforço intelectual, algo que ele sempre se mostrou incapaz de fazer.

    O pior é que esse cara logo se envaidece com o nível de conhecimento que julga ter adquirido. Olha-se no espelho e pensa: devo compartilhar com todos a sabedoria que adquiri lendo essas duas laudas. Vai para as redes sociais com suas sentenças prontas e arrebanha outras almas semelhantes, mais gente orgulhosa do próprio “saber”. Gente que reduz um problema complexo a uma frase de efeito.

    Antes o idiota era passivo, mas a Internet o deixou cheio de si. O ser que surge desse contexto é o maior problema do século XXI. Em breve ele fará um grande mal à humanidade uma vez que nada é mais nocivo que um idiota com iniciativa.

    Pedro Schmaus

  9. Mas afinal, qual é o objetivo

    Mas afinal, qual é o objetivo por trás da “reorganização”?

    16 de novembro de 2015

     
    http://www.passapalavra.info/2015/11/106848

    Só a reorganização da educação em São Paulo pode afetar 3 milhões de pessoas. Por isso faz-se necessário mais uma vez, ousar lutar, ousar vencer. Por Alex Buzeli

     

    Ao promover a primeira separação entre crianças e adolescentes nas escolas nos anos 90, o PSDB visava, principalmente, separar os professores. Normalmente, não como regra absoluta, mas como tendência, os professores do Ensino Fundamental II e Médio são os que mais puxam as greves e manifestações. Os professores do Ensino Fundamental I, os que trabalham com as crianças, possuem receio maior em participar das greves e mobilizações. Ao separar os professores do Fundamental II e Médio do Fundamental I, o PSDB acabou minando uma das principais bandeiras dos professores para pressionar o governo nas suas lutas, uma vez que as crianças não tinham suas aulas afetadas como nas greves anteriores a sociedade deixou de se mobilizar com intensidade em apoio aos professores tornando a greve, cada vez mais, um problema supostamente de professores e não da defesa da educação de qualidade, algo que envolve toda a sociedade.

    escola1

    Essa mudança agora vai pelo mesmo caminho, afetando o potencial mobilizador dos alunos. As manifestações de junho de 2013 mostraram ao país o potencial de luta de uma juventude que não aceita, por ineficazes, os canais tradicionais de negociação e controle de mobilizações. Ao separar o Ensino Médio o governo pretende, entre outros fatores que veremos, impedir a “contaminação” das lutas desenvolvidas pelos estudantes mais velhos para que essas não alcancem os estudantes do Fundamental I. A velha e tão conhecida tática maquiavélica: dividir para governar.

    Outro problema efetivo diz respeito à falta de professores e à quantidade absurda de professores contratados de forma precária, sem direitos e com muitas obrigações. Não é segredo que os baixos salários, a violência e as péssimas condições de trabalho em geral, afastam grande quantidade de professores cotidianamente das salas de aula. O afastamento vem por meio de exonerações com profissionais saindo em debandada da área da educação e por meios de doenças profissionais agudas que afastam professores por problemas médicos. Com isso forma-se um déficit permanente no número de professores na rede. Esse déficit era resolvido pelo governo com o artifício de contratar professores sem vínculo efetivo com o Estado, mais de 50% dos professores de São Paulo trabalhavam sob esse regime. A justiça, que quase nunca defende os serviços públicos, pressionou o governador, vendo o absurdo da situação, a realizar mais concursos visando a alteração desse quadro. O governador não estava disposto a cumprir, mais uma vez, os ditames da justiça, com isso, sorrateiramente, começou a implantar com maior intensidade seu plano de enxugar a educação pública, sobrecarregando os profissionais já vinculados a rede.

    Por um lado, as municipalizações das escolas de Ensino Fundamental I tiraram do Estado muitas escolas e professores, por outro lado, as salas de aulas estão cada vez mais superlotadas com o fechamento de muitas salas; só em 2015 foram 1.400. No lugar de contratar outro professor, ocorre a diminuição de uma sala. A matemática do governo é irrefutável, coloca-se onde tinha um estudante mais um, assim um professor a menos é necessário, desta forma o governo não é obrigado a contratar mais profissionais, não tem aumento de gastos e está tudo resolvido. E a qualidade da educação? Essa é a que menos importa para o governo.

    A reorganização na vida dos docentes

    Em setembro de 2015 o governador Geraldo Alckmin anunciou a decisão de promover um processo de reorganização da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. O processo afetará 1.464 escolas de 162 municípios diretamente. Serão fechadas 92 escolas uma vez que o processo de lutas contra a reorganização já conseguiu reverter o fechamento de duas unidades. A justificativa do governo, como a praticamente 20 anos atrás no mandato de Mário Covas, também do PSDB, é a segmentação das escolas de acordo com a faixa etária, uma retomada do slogan que ajudou a causar o primeiro grande impacto na educação pública paulista “crianças e adolescentes em escolas diferentes”. Desta forma o Ciclo 1, o Ciclo 2, do ensino fundamental, e o Ensino Médio ficarão em escolas diferentes.

    escola2

    Mais de 74 mil professores serão afetados pela reorganização nas 1.464 escolas. Esse número representa 30% dos profissionais da rede. O decreto 61.466, aprovado após a divulgação da “reorganização” da rede, impediu a efetivação de professores aprovados no último concurso e proibiu a renovação de contratos afetando ainda mais a rede.

    O que vai ocorrer com os professores das escolas fechadas? Irão para escolas mais próximas. Qual o problema disso? Ou eles vão tomar o lugar de professores que já estão nessas escolas ou não vai sobrar aulas pra eles, que terão que procurar outra escola. Ou seja, uma escola fechada afeta, indiretamente, muitas outras. O mesmo ocorre com as escolas que terão modificação de ciclos. Os professores de ensino médio, por exemplo, de uma escola que vai fechar essa modalidade de ensino, vão ter que procurar outra unidade provocando efeito cascata, potencialmente, em toda a rede. Verdadeiro caos instaurado na educação. Todo aquele papo pedagógico do professor acompanhar os alunos pelas séries, criar vínculos pessoais e até afetivos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, para saber o potencial e dificuldades dos alunos sem ter que recomeçar do zero sempre vai para o espaço. Nenhuma preocupação pedagógica importa ao governador, somente o corte de gastos sociais.

    O objetivo oculto do governo

    Goiás está demonstrando o caminho que possivelmente o governo do PSDB vai buscar no estado. Lá já estão passando 25% da rede para Organizações Sociais, a famosa OS, “administrar”, um eufemismo para “eu dou dinheiro público para vocês se enriquecerem privadamente sob o discurso que vocês são mais eficientes que o Estado”. O caso da Santa Casa de São Paulo é exemplar. O governo passou milhões de reais para a Santa Casa, o dinheiro foi descaradamente “desviado”, o governo continua a repassar a verba, o atendimento continua indo de mal a pior, o hospital demitiu milhares de profissionais entre médicos, enfermeiros e demais profissões auxiliares, e o hospital permanece sendo administrado por uma OS.

    escola3

    Ou então, o outro caminho explicitado por Goiás, porém já existente em São Paulo. O último objetivo do governo do estado é a educação. O primeiro é deixar os alunos nas escolas para impedir que os mesmos “aprontem” fora da escola. A escola para os governos tornou-se um objetivo de segurança pública, se for escola de tempo integral é melhor ainda, pois os alunos ficam mais tempo “presos” na escola. É triste dizer, mas a escola funciona, hoje, como uma espécie de cadeia não oficial em que o primeiro objetivo é manter os alunos “presos” na escola e o último é ensinar, educar. Assim como ocorre no presídio, o detento está preso, a educação lá funciona para a redução de pena; na escola funciona como paliativo, outra espécie de redução de pena, uma vez que, para o aluno, estar nesse modelo de escola é uma espécie de pena, para o professor seu trabalho assemelha-se cada vez mais ao do carcereiro e cada vez mais frequentemente explodem “rebeliões” dos alunos contra os que eles identificam como seus algozes, os “carcereiros”- professores. E por que Goiás demonstra explicitamente o caminho que a educação tomou em São Paulo? Lá teve início o processo de militarização de algumas escolas, nada mais claro para demonstrar a preocupação policialesca com a educação. Ou seja, a educação como política de segurança pública.

    A repressão não é apenas velada é direta

    O governo demonstra, cada vez mais, sua face truculenta. Todos os que ousam se opor às medidas do governador são presos por desacato ou qualquer outro argumento, são atingidos por bombas de gás, por sprays de pimenta, ou, se moram na periferia, são mortos por grupos de extermínio que possuem ligações com a Polícia Militar de acordo com anúncios, pasmem, do próprio governo.

    O governo utiliza também o poder judiciário para atingir manifestantes. O judiciário estabeleceu multa de 100 mil reais ao sindicato dos professores, por dia, caso esses ocupem diretoria de ensino ou escolas. Além disso, esse poder, que deveria ser independente do estado, mas em São Paulo passa longe disso, vira e mexe estabelece critérios de perseguição legal aos manifestantes, como fez, por exemplo, contra os participantes das manifestações de 2013.

    Nesse momento de ataques frontais e maciços contra os direitos históricos conquistados, com luta, pelos trabalhadores e seus filhos, a necessidade de organização e resistência é cada vez mais presente. Cada derrota pode demorar décadas para ser revertida. Da urgência de estarmos nas ruas depende a vida de milhões de pessoas. Só a reorganização da educação em São Paulo pode afetar 3 milhões de pessoas. Por isso faz-se necessário mais uma vez, ousar lutar, ousar vencer.

  10. Barragens, barreiras e limites

    Documento escrito por uma equipe de Minas Gerais formada por alguns dentro os melhores especialistas em análise de acidentes do país, de diversas instituições (UFMG, Fundacentro, UFSJ, entre outras), sobre o rompimento das barragens da Samarco.

    Para quem quer sair do senso comum, vale a leitura das 4 páginas.

    “Mesmo explicações aparentemente “óbvias”, como os conflitos de interesses econômicos, não podem ser tomadas como suficientes. Nenhum gestor convencido da existência de riscos importantes ficaria surdo, em sã consciência, à necessidade de perseguir segurança, sobretudo a perda de uma barragem que inviabiliza a continuidade das operações. Qual terá sido, então, a rede de determinantes que dificultou o reconhecimento e a valorização dos riscos e a transformação desse reconhecimento em ações corretivas imediatas?”
    (…)
    “Não se trata, aqui, de aproveitar a oportunidade de uma catástrofe para defender utopias libertárias, mas sim de reconhecer que sistemas autoritários de gestão são incapazes de manter sob controle a integridade de sistemas sociotécnicos complexos. Porta-aviões militares e equipes de fórmula 1 horizontalizam as decisões relativas aos riscos operacionais; centrais nucleares funcionam melhor quando os supervisores deixam os escritórios e se aproximam das equipes de campo; a NASA reavaliou seus procedimentos para evitar catástrofes como da Challenger e da Columbia; os médicos reconheceram que pacientes podiam ajudar a desenvolver o controle da AIDS, ou que erros cirúrgicos podem ser evitados se os pacientes são integrados aos sistemas de prevenção. Se ainda estamos longe de democratizar o poder econômico, que pelo menos se reconheça, com alguma sabedoria, que o saber técnico não é exclusividade dos especialistas. Somente assim podemos avançar na prevenção de riscos em sistemas complexos. Caso contrário, catástrofes como essas continuarão a ocorrer…”

    PDF: https://drive.google.com/file/d/0B5r7pzUB3n9iWmRPZVdxTm5Lc2M/view?usp=sharing

  11. Petrobrás

    Denúncia: Globo, PSDB e Lava Jato querem quebrar as petroleiras estrangeiras, em especial a Chevron

    Querem entregar a essas empresas estrangeiras a Petrobrás que eles dizem que está falida

     

    A Globo tentou, junto com o governo de Fernando Henrique Cardoso, privatizar a Petrobrás, entregando nossa empresa a petroleiras estrangeiras. Na ocasião a Globo chamava a Petrobrás de “Paquiderme” e os petroleiros de “Marajás”. Não conseguiram repassá-la, mas não desistiram já que agora o senador José Serra, também do PSDB, tenta emplacar a emenda 131/15, visando fazer o que ele faria se eleito fosse em 2009, ou seja, favorecer a Chevron, petroleira Americana. Em 2009, Serra foi denunciado pelo Wikeleaks que interceptou telegramas trocados entre ele e a Chevron.

    O Lava Jato quer convocou os procuradores americanos para ajudar nas investigações e, principalmente, para juntar provas contra a Petrobrás, no sentido de comprovar que a corrupção na Petrobrás prejudicou os acionistas. Já que a União detém a maioria das ações da Petrobrás, estes procuradores estão aqui para prejudicar o Brasil!

    A mídia quer iludir a sociedade de que a Petrobrás está quebrada e isso aconteceu por causa da corrupção. É tudo mentira! Primeiro porque a empresa está muito bem e a corrupção nunca esteve tão combatida, e segundo o que eles querem mesmo é prejudicar a Petrobrás para vendê-la mais barato. Ludibriam a sociedade quando se sabe que muito provavelmente o culpado pela queda nas ações da empresa é a tramóia montada pelos governos dos EUA e da Arábia Saudita que aumentaram a oferta de petróleo no mercado, derrubando drasticamente o preço do barril. Isso para prejudicar os países produtores de petróleo principalmente a Rússia, Irã, Venezuela e Brasil. Os americanos só têm petróleo para três anos e fazem de tudo, inclusive guerras, para abocanhar o ouro negro dos outros.

    Infelizmente no Brasil eles contam com a colaboração de alguns que se dizem brasileiros, como os globais e tucanos.

    Vale dizer que a mulher de Sérgio Moro, chefe da operação lava Jato, trabalha para petroleiras estrangeiras concorrentes diretas da Petrobrás. O Código de Processo Civil considera nesse caso a possibilidade de suspeição nunca argüida do juiz Moro pelos negócios de sua esposa com concorrentes da Petrobrás.  

    Em pronunciamento no plenário do Senado, diante do exposto, o senador do PMDB do Paraná, Roberto Requião, surpreendeu a todos quando fez a denúncia de que querem prejudicar as petroleiras estrangeiras, em especial a Americana Chevron, repassando parte do pré-sal da Petrobrás, que eles dizem a toda hora se tratar de uma empresa falida.

    Requião defende que o Tesouro Nacional repasse para o BNDES recursos para que a Petrobrás volte ao patamar de outubro de 2015 antes da crise. A Petrobrás possui reservas na casa de 100 bilhões de barris de petróleo o equivalente a US$ 5 trilhões, garantia suficiente para qualquer empréstimo. Aliás, como fez o governo Americano repassando cerca de US$ 16 trilhões na quebradeira de 2008 para empresas privadas para evitar falências e garantir empregos.

    É preciso alertar as petroleiras estrangeiras, e principalmente a Chevron, para que não comprem uma empresa falida como propagandeiam a Globo, o PSDB e a Lava Jato!

    Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2015 

    OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

    Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). 

    http://emanuelcancella.blogspot.com.

     

     

  12. Aos que se julgam “intelectuais”, “proprietários” da verdade.

    LITURGIA DIÁRIA   –                                         

    1 de dezembro de 2015 – 3ª FEIRA da 1ª SEMANA Advento

     http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=12&dia=1  

    Evangelho – Lc 10,21-24

    Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse:                                            
    ‘Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra,
    porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes,
    e as revelaste aos pequeninos.
    Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
    Tudo me foi entregue pelo meu Pai.
    Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai;
    e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho
    e aquele a quem o Filho o quiser revelar.’
    Jesus voltou-se para os discípulos
    e disse-lhes em particular:
    ‘Felizes os olhos que vêem o que vós vedes!
    Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver
    o que estais vendo, e não puderam ver;
    quiseram ouvir o que estais ouvindo,
    e não puderam ouvir.’
    Palavra da Salvação.

    Reflexão – Lc 10, 21-24

    Felizes somos todos nós que nos abrimos à ação da graça divina e reconhecemos a presença de Jesus em nossas vidas. Felizes somos todos nós que aceitamos de bom coração esta presença e acolhemos Jesus. Felizes somos todos nós que nos abrimos à ação do Espírito Santo de modo que, conduzidos por ele, renunciamos à sabedoria do mundo como um fim em si e aceitamos o mistério que nos abre para as realidades eternas e imutáveis. Felizes somos todos nós que somos amados por Deus que, a partir da revelação que nos vem por Jesus, nos permite viver conscientemente aqui na terra as realidades do céu.

  13. Uma vitória de Pirro se anuncia

    Do Diário de Notícias de Lisboa

     

    Em

    17 DE NOVEMBRO DE 2015   00:02  

    Por Pedro Tadeu

    Vamos para a guerra mas não vamos ganhar

    Pub

    Os romanos, donos da civilização mais avançada do seu tempo, que impuseram nos territórios à volta do Mediterrâneo uma paz armada, imperial, nunca perceberam os bárbaros. Nem a sua língua, nem a sua cultura, nem a sua moral, nem a sua economia, nem a sua forma de combater.

    Apesar de terem o exército mais formidável e as maiores riquezas do planeta, os romanos nunca conseguiram destruir, assimilar ou comprar os bárbaros. Em 150 anos de sucessivas invasões e imigrações, a civilização romana ganhou inúmeras batalhas aos godos mas acabou por perder, paulatinamente, a guerra. Dessa derrota nasceu uma série de reinos germânicos, o feudalismo, a Europa cristã, a segunda infância desta atual civilização, autodeclarada “superior”.

    Chamamos agora, como Durão Barroso ontem fez, “bárbaro” ao califado do Estado Islâmico e colocamo-nos, 1600 anos depois, involuntariamente, na posição dos romanos: cheios de superioridade moral, filosófica, ideológica, económica e técnica, mas incapazes de dominar a besta ignorante e atrasada que nos ataca, diretamente ao coração, quando envia suicidas a Paris para se fazerem explodir no meio de multidões.

    Vamos para a guerra ao Estado Islâmico. Estamos, aliás, desde os anos 90, já na fase pós-colonial, em vários pontos do globo, numa permanente guerra europeia e norte-americana contra diversas variantes de fanatismos religiosos islâmicos.

    Neste último quarto de século, com toda a nossa superioridade, vencemos muitas batalhas. Apesar disso, não vemos maneira de ganhar a guerra aos “bárbaros”.

    Vamos ganhar ao Estado Islâmico na frente Síria. É certo. Talvez eliminemos o Daesh. Mas a médio prazo não vamos eliminar o fanatismo que renascerá, outra vez revigorado, noutro ponto do globo. Nessa altura, obrigada a nova batalha sangrenta, como estará a nossa civilização “superior”: mais forte ou, pelo contrário, mais enfraquecida?

    Como estarão, depois de vencer a batalha ao Estado Islâmico, a liberdade e a tolerância? A justiça social e a economia? A paz e a segurança? A democracia e a Europa?

    Para vencer esta guerra temos de ser melhores militarmente, policialmente, diplomaticamente, na espionagem, no direito, na imigração, na inclusão, na repressão, na educação, na propaganda, na teologia, na economia, na justiça social. Temos de deixar de falar em “nós” e em “eles”, para conseguirmos, um dia, sermos todos “nós”. Temos, antes do mais, de perceber os “bárbaros”, começando por encontrar uma explicação honesta para o facto de cinco a seis mil militantes do terrorismo do califado serem pessoas nascidas e criadas na nossa civilização “superior”. Só assim não cairemos num precipício decadente, ao estilo romano.

     

  14. O pt tem problemas sérios na

    O pt tem problemas sérios na base. 

    Tem um tal de paulo teixeira que vi, assisti, se regogizando com um tal de narcio depois deste atacar o luciano coutinho(bndes) e,depois,em outra sessão de cpi o vi cumprimentando o efrain filho que acabava de agredir o lula, vaccari, etc…

    O Dirceu está nas mãos de um adv que se reune com gm. Será que ele sabe disso?

    E o vaccari, cujo adv nunca aparece nas audiencias (como no caso dirceu) . Mandam “proponentes”. ?

    Nunca vi isso. Que raios de partido é este? De aluguel?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador