Fotos: A Controversa Caça às Baleias nas Ilhas Faroe

Em Fotos: A Controversa Caça às Baleias nas Ilhas Faroe

ESCRITO POR ED OU

 

15 April 2015 // 04:30 PM CET

Ano passado, o Motherboard mandou Ed Ou e Elise Coker para as ilhas Faroe para documentar a caça da baleia-piloto na pequena nação, conhecida como grindadráp ou grind, para um documentário que você pode ver aqui 

https://www.youtube.com/watch?v=HYOTkwFhe-w

 Ed também é um incrível fotógrafo, e suas fotografias tiradas para a viagem ofereceram uma perspectiva inteiramente diferente de uma tradição que data pelo menos desde o século IX, quando os colonizadores nórdicos chegaram ao arquipélago feroese.

Acima: Homens puxam baleias-piloto mortas para a praia durante uma caça em Sandur, ilhas Faroe em 30 de Agosto de 2014. Não existe quase nenhuma agricultura nativa nas Feroes, e as baleias tem sido historicamente a fonte de sustento para os Feroeses. Eles chamam essa caça de grind.

A palavra “grind” pode se referir às baleias-piloto em si, à carne da baleia ou ao evento da caça. A tradição tem durado cerca de 1.000 anos. O grind costuma ocorrer no verão, mas não existe data marcada, ou estação marcada. Um grind pode acontecer a qualquer minuto. Quando um grupo de baleias é avistado, todos param de fazer o que estão fazendo e participam da caçada. A carne é dividida entre a comunidade.

Martin Fløghamri pesca com sua filha em sua cidade natal de Oyndarfjørdur. Martin já participou de várias caças à baleia. Ele acha que a oposição ao grind é puramente emocional, e que as pessoas devem ter o direito de se aproveitar de seus recursos locais. (Ed Ou/Getty Images para o Motherboard)

Pastores usam uma corda para puxar um carrinho através de um desfiladeiro em Tjørnuvík. No final de cada verão, os residentes de Tjørnuvík visitam uma ilha remota próxima para pegar ovelhas para o abate anual. (Ed Ou/Getty Images para o Motherboard)

A última baleia a morrer durante uma caça em Sandur, ilhas Faroe em 30 de Agosto de 2014. (Ed Ou/Getty Images para o Motherboard)

Um garoto com um balão explora um barco de pesca em Klaksvik, ilhas Faroe. Não há muito que cresça nas ilhas Feroe, então os habitantes tem sobrevivido através dos séculos caçando pássaros marinhos, pescando, e criando ovelhas. (Ed Ou/Getty Images para o Motherboard)

Ovelhas se juntam perto de um gramado em Runavik, ilhas Faroe. (Ed Ou/Getty Images para o Motherboard)

Foliões participam de uma tradicional dança em corrente durante o feriado nacional de Ólavsøka, em Torshavn, ilhas Faroe em 30 de Julho de 2014. (Ed Ou/Getty Images para o Motherboard)

Em seu laboratório em Kaldbak, o cientista feroese Bjarni Mikkelsen olhando corpos de cinco golfinhos nariz de garrafa, que encalharam na ilha do sul de Suderoy. Caçadores feroeses se aproveitaram da oportunidade para abater baleias pela sua carne. (Ed Ou/Getty Images para o Motherboard)

Uma garota escala uma cama de gelo que mostra a pesca do dia durante um festival da pesca em Klaksvik, ilhas Faroe em 23 de Agosto de 2014. (Ed Ou/Getty Images para o Motherboard)

Bjorn Simonsen fuma no barco de sua família em Elduvik, ilhas Faroe. (Ed Ou/Getty Images para o Motherboard)

Homens tiram a carne de uma baleia-piloto depois de uma caça em Sandur, ilhas Faroe em 30 de Agosto de 2014. (Ed Ou/Getty Images para o Motherboard)

Uma mãe e seu filho andam ao lado de um cavalo pastando em Torshvn, ilhas Faroe. (Ed Ou/Getty Images para o Motherboard)

Foliões ouvem música em uma igreja improvisada erguida durante o festival de verão da música em Gota. (Ed Ou/Getty Images para o Motherboard)

Homens arrastam baleias-piloto mortas na praia durante uma caça em Sandur, ilhas Faroe em 30 de Agosto de 2014. (Ed Ou/Getty Images para o Motherboard)

Membros da equipe de barco do Sea Shepherd incluindo Lamya Essemlali (esquerda) patrulham as águas por baleias cercando as ilhas Feroe em 22 de Setembro de 2014. Em 2014, centenas de voluntários do Sea Shepherd chegaram às ilhas Faroe para interferir com a caça às baleias, que eles dizem ser bárbara e desnecessária. Os Feroeses ferozmente defenderam suas tradições e direito de caçar. (Ed Ou/Getty Images para o Motherboard)

Um homem Feroese limpa uma baleia-piloto depois de uma caça em Sandur, ilhas Faroe em 30 de Agosto de 2014. (Ed Ou/Getty Images para o Motherboard)

Seen Martinsson olha para suas mãos ensanguentadas depois de cortar carne de baleia recém caçada em Sandur, ilhas Faroe em 31 de Agosto de 2014. (Ed Ou/Getty Images para o Motherboard)

Pastores puxam uma ovelha através de um desfiladeiro em Tjørnuvík. Ao final de cada verão os residentes de Tjørnuvík visitam uma ilha remota próxima para colecar ovelhas para o abate anual. (Ed Ou/Getty Images para o Motherboard)

Mulheres olham um leilão de ovelhas em Tjørnuvík. (Ed Ou/Getty Images para o Motherboard)

Um homem anda por um túnel em uma chuvosa noite de verão em Hosvik, ilhas Feroe em 15 de Agosto de 2015. (Ed Ou/Getty Images para o Motherboard)

http://motherboard.vice.com/pt_br/read/em-fotos-a-controversa-caca-as-baleias-nas-ilhas-faroe

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador