Fundação Palmares despreza programação da Consciência Negra na terra de Zumbi

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Diferente de outros anos, a autarquia decidiu não apoiar os atos em homenagem à data na histórica Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), que promove uma programação especial em reverência ao Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares

Parque Memorial Quilombo dos Palmares. | Foto: Fundação Palmares

Jornal GGN – A Fundação Cultural Palmares, braço do Ministério do Turismo e encabeçada pelo bolsonarista Sergio Camargo, deixa clara suas intenções de apagamento da história neste 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra. Desta vez, a autarquia decidiu não apoiar os atos em homenagem à data na histórica Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), que promove uma extensão programação especial, principalmente em reverência ao Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. As informações são do Uol.

No local, há um parque memorial em referência ao Quilombo dos Palmares. O espaço é da Fundação Cultural Palmares, que decidiu ignorar qualquer evento no município alagoano relacionado à data de resistência. A atitude espanta, já que era de praxe da entidade colaborar com a programação em conjunto com a Prefeitura local. 

O parque foi criado em 2007, no alto da Serra da Barriga e reproduz o ambiente da República dos Palmares, o maior refúgio de negros das Américas durante escravidão. Zumbi dos Palmares foi o último líder do grupo, morto em 20 de novembro de 1695, por isso a homenagem do Dia da Consciência Negra. Assim como sua esposa Dandara, Zumbi está inscrito no livro oficial de heróis da pátria desde 1996. 

O atual presidente da fundação, no entanto, já demonstrou não reconhecer Zumbi como um herói negro e chegou a proferir ofensas contra tal, dizendo que ele é uma “fraude”.

LEIA TAMBÉM:

Fundação Palmares censura obras sobre Marighella

Sérgio Camargo, da Fundação Palmares, chama movimento negro de ‘escória maldita’

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador