Fux é eleito novo presidente do STF

Votação aconteceu nesta quinta-feira e seguiu o princípio da antiguidade. Posse está prevista para setembro

Foto: Carlos Moura/SCO STF

Jornal GGN – O ministro Luiz Fux foi eleito nesta quinta-feira, 25 de junho, o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) até 2022. A votação secreta aconteceu em sessão plenária por meio de videoconferência. 

Fux irá assumir o cargo até então ocupado pelo ministro Dias Toffoli. Sua posse deve acontecer no dia 10 de setembro, às 16h, de acordo com informações do jornal Estado de S. Paulo. 

A votação seguiu o princípio da antiguidade, praxe da Corte. Sendo assim, é eleito para ocupar a presidência do tribunal o ministro com mais tempo de atuação e que ainda não assumiu a posição. 

“Na qualidade de presidente eleito do STF, quero fazer uma promessa que vem de dentro. Prometo aos meus colegas que vou lutar intensamente para manter o Supremo Tribunal Federal no mais alto patamar das instituições brasileiras. Vou sempre me empenhar pelos valores morais, pelos valores republicanos, me empenhar pela luta da democracia e respeitar a independência entre os poderes, dentro dos limites da Constituição e da lei. Que Deus me proteja”, disse Fux.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. De peruca nova e bem penteada, o gavião do planalto faz juramento pela justiça, pela democracia, pelos valores morais e barbosas.
    Bom, podia ser pior. Imaginemos o cabra sem peruca e sem juramento formal.
    Que deus nos proteja!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador