Gabrielli participa de formatura de alunos do Mova-Brasil

Do Blog da Petrobras

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participou no último domingo (18/12) da cerimônia de formatura de 2.088 jovens e adultos, de 41 municípios baianos, alunos da 10ª fase do projeto de alfabetização para adultos do Mova-Brasil. Desenvolvido em parceria entre a Petrobras, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Instituto Paulo Freire, o objetivo do projeto Mova-Brasil é a alfabetização de jovens e adultos por meio de visão crítica de sua realidade.

A meta do projeto para 2012 é de formar mais de 4.800 turmas em todo o país. Em 2011, cerca de 31.550 pessoas aprenderam a ler e escrever em 1.159 municípios em 10 estados brasileiros (Alagoas, Amazônia, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Rio de Janeiro). Desde o início do projeto, em 2003, o Mova-Brasil alfabetizou 172.542 brasileiros maiores de 15 anos, sendo 32.823 no estado da Bahia.

No início da cerimônia de entrega de certificados, Gabrielli quebrou o protocolo e saudou primeiro a aluna de 90 anos, Maria Pulquéria, a mais idosa do grupo de estudantes. Depois, o presidente da Petrobras citou conversa entre ele e e o educador Paulo Freire há 27 anos, em Nicarágua. Na época, o criador do método afirmou que mais importante que ensinar a assinar o nome, é dar à pessoa a capacidade de pensar e entender sua realidade. Gabrielli destacou também a necessidade da continuidade do projeto e da geração de emprego e renda.

“Neste sentido, vejo potencial de relacionar o Mova-Brasil com o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp)”, declarou o presidente.

O Prominp tem como meta a qualificação gratuita de 265 mil profissionais até 2020, para atender à demanda de mão de obra por parte dos empreendimentos da Companhia no país e formou 79 mil pessoas em 17 estados desde 2006.

“Quero destacar o papel da Petrobras neste projeto, que mais que um projeto é um movimento social. Paulo Freire já sabia da importância da articulação social para levar a alfabetização à maior quantidade de pessoas. Agora, cabe a vocês, jovens e adultos presentes aqui hoje, continuar sua formação. Batam nas portas das escolas. Façam o fundamental, o médio e cheguem à universidade!”, afirmou Moacir Gadoti, presidente do Instituto Paulo Freire.

João Antônio de Moraes, coordenador da FUP, falou da construção de um Brasil mais solidário por meio das parcerias. “Parcerias como esta entre a Petrobras, a Federação Única dos Petroleiros e o Instituto Paulo Freire é que tornam possível alfabetizar as pessoas, conscientizá-las e dar a elas a oportunidade de participar da construção de um novo país. Um país de diversos saberes, como dizia Paulo Freire, e um país mais humano ”, disse Moraes.

Maria Pulquéria de Jesus, aluna mais idosa do curso, veio de Conceição de Jacuípe, região metropolitana de Feira de Santana, para receber o diploma. Ela aprendeu a ler e escrever aos 90 anos. Maria trabalhou dos oito anos de idade, quando foi dada pela mãe para ser empregada doméstica na casa de outra família, até a velhice.

“O meu sonho era aprender a ler. Agora que tive esta oportunidade, estou muito feliz’, falou Maria, que foi cumprimentada pelas autoridades presentes.

Uilton Santiago é outro aluno do projeto que se alfabetizou depois de adulto. Ele conta que cresceu vendo a família sobreviver da cata e venda de lixo na Toca do Leão, no bairro Cana-brava, em Salvador. “A minha infância foi quase toda perdida, eu e quatro irmãos reciclávamos lixo para poder comprar comida. A gente vivia entre urubus, vendo minha mãe toda suja. Hoje quero ajudar a levar mais gente para o Mova”, afirma Uilton que aprendeu a ler aos 31 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador