Gebran conclui voto sobre sentença de Lula em apenas 100 dias, diz jornal

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – O desembargador João Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, relator do caso triplex, já concluiu o voto sobre a sentença imposta ao ex-presidente Lula pelo juiz Sergio Moro. 
 
Segundo reportagem do Zero Hora, ao concluir o voto em 100 dias, Gebran reafirmou a intenção de julgar o caso em segunda instância rapidamente. Só outros 3 processos da Lava Jato tiveram a mesma movimentação em prazo semelhante. O GGN já mostrou que quando Gebran bateu um recorde quando despachou na ação penal contra Lula no mesmo dia em que os autos foram transferidos da 13ª Vara Federal de Curitiba para o TRF4.

 
Leia mais: Em menos de 7 horas, Gebran dá despacho no caso Lula, por Luis Nassif
 
“O texto com a conclusão de Gebran Neto já está nas mãos de outro desembargador, Leandro Paulsen, revisor da 8.ª Turma. Pelos trâmites internos, Paulsen irá vistoriar o voto do relator, preparar seu próprio voto e encaminhar ambos para o terceiro membro do colegiado, Victor Luis dos Santos Laus. Somente depois disso será marcada a data do julgamento da apelação”, publicou o jornal Gazeta do Povo, nesta segunda-feira (4).
 
O veículo também lembrou que o TRF4 precisa confirmar a sentença de Moro contra Lula até agosto de 2018, para que o petista, que lidera as pesquisas de opinião sobre a próxima eleição presidencial, possa ser inviabilizado eleitoralmente pela Lava Jato.
 
Moro condenou Lula, com base na delação informal de Léo Pinheiro (OAS), por ter recebido um triplex da empreiteira, em troca de contratos com a Petrobras. Ao responder embargos de declaração da defesa de Lula, Moro acabou dizendo, depois, que não havia relação entre os contratos e a suposta propina. Ainda assim, reafirmou a pena de 9 anos e seis meses de prisão, mais pagamento de multa. Ele também congelou os bens de Lula e Marisa Letícia, num total que se aproxima dos R$ 10 milhões.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É a farsa absoluta seguindo

    É a farsa absoluta seguindo seu script.  Homens indignos do cargo que ocupam. Utilizam de um poder que pertence ao povo, pois é público e não privado, para a satisfação de seus desejos íntimos de perseguição e massacre a quem odeiam seja por qual motivo for. Poucos desvios de caráter podem ser tão graves, tão definidores da mediocridade de um ser humano e de sua imensa covardia.

  2. Evidentemente que este voto é

    Evidentemente que este voto é para condenação.

    A única chance de Lula são os demais desembargadores, Leandro Pausen e Victor Laus, ai talvez haja uma chance de que ele possa ser absolvido, já que o processo é bizarro de tão na cara que ali não existe crime algum.

    A defesa de Lula deveria é ingressar com mais questionamentos, principalmente no STF, com vistas a tirar o foro, tanto de Moro quanto do TRF4.

    Há dias, li um excelente artigo no livro ” comentários a uma sentença anunciada, o caso Lula”, o melhor artigo é o de Afrânio da Silva Jardim em uma discussão a respeito do foro. Ali fica claro a arbitrariedade de Moro em querer ‘puxar” sistematicamente todo processo que lhe interesse, com a simples justificativa de ser da “lava jato” ou “relacionado com a petrobrás.

    Ou seja,  o que ele faz é claramente inconstitucional, viola o principio do juiz natural, em que juiz não escolhe caso ou réu e réu não escolhe juiz.

    Impressionamente como o Governo Dilma não agiu lá atrás quando Moro começou a “puxar” processos da Petrobras. Ali era hora de agir e de maneira implacável, em várias frentes, AGU, STF, PGR, usando indicações, pressões e tudo mais.

    Deixaram passar, agora pode ser tarde demais.

  3. A sentença retratou o que

    A sentença retratou o que estava nos autos ..NÃO havia conexão da denuncia (contra a OAS) com o réu (LULA) e a vitima (Petrobrás), logo..

    NÃO há provas cabais  ..somente convicções e “testemunhos” de “ouvir falar”, ou de réu que, torturado, não tinha como atestar, ou negar, o que até então sempre negara nos autos e depois se propunha – em troca de abrandamento – a reeditar

    Diante do quadro, o processo fugiu da alçada do Torquemada(era pra ficar em SP aonde a JUSTIOÇA ESTADUAL já tinha inocentado LULA) alçada do MoUro que se valeu de todos os artifícios possíveis  que só um TIRANO seria capaz de urdir (coercitivas, pressão sobre presos, gravações ilícitas, coleta de provas suspeitas, negativa de acesso a defesa, humilhação de réus em depoimento e, politicação IMORAL como quando pediu pro grande LULA dizer no depoimento das suas “impressões sobre o caso mensalão”, uma causa encerrda pelo STF que, naquela vara do PR, também é HUMILHADO a todo momento (o que quase que confirma a suspeita de que só com os EUA e militares dando suporte tamanha OUSADIA estaria ainda em pleno funcionamento)

    O BRASIL etsa refém, subjulgado e humilhado por meia duuzia de seres !!!

    Sem duvida que sob qq Estado democratico os atores deste teatro de horrores estariam muito preocupados com a cadeia que já lhes deveria estar próxima

    mas  ..mas como penso que este golpe foi dado pra durar uns 20 anos (e não se encerrar em 2018, um golpe que veio pra  passar pela sobrevivência física do DOUTOR LUIZ INACIO  ..acho que isso ainda não é preocupação imediata destes titeres 

  4. se acontecer…

    neste então é que a ONU ficará com a certeza de que Justiça brasileira foi drogada pela mídia e posteriomente estuprada pela lava jato

  5. A justiça fura-fila
    O tucano Azeredo espera ha mais de 12 anos para ser julgado pelo mesmo judiciario golpista e será beneficiado pela prescrição da pena…a Lei é para todos?

    Golpistas não entregam a rapadura facilmente: ficam no trono por pelo menos 20 anos, tempo mais do que suficiente para o saque

  6. Caro Nassif
    Nenhuma novidade,

    Caro Nassif

    Nenhuma novidade, para uma sentença que já está pronta desde o nascimento do Gebram, Moro, DD e outros medievais.

    Saudações

  7. Anotação mental para quando a democracia voltar

    1. Caracterizar como crime de corrupção do magistrado todo e qualquer vazamento de detalhes de processos sob sua guarda para a imprensa, incluindo redes sociais.

    2. Extinção sumária do instituto da delação premiada, com anulação de todas as setenças criminais não fundamentadas em provas materiais, a partir da promulgação da Constituição Federal, em 1988.

  8. .. é um vale tudo arriscado..

    .. além da inexistência de provas, não existe sequer uma “delação premiada”, aí no caso o que houve foi uma “delação informal”, quando o delator não é obrigado a dizer a verdade, mesmo assim a defesa entrou com embargos e o juiz declarou que “essa história de apto não tem nada a ver”.. na verdade, neste processo nada tem a ver com nada.. eles não tem um caso.. qualquer juiz, de qualquer instância, que aceitar esse processo como legítimo precisa ser seriamente investigado.. é sintoma de problema.. isso está muito além de instrumentalizar a justiça, o nível aí é de olhar para uma parede branca e dizer que ela é azul.. é um grau de loucura (ou atrevimento) que sinaliza claramente para a sociedade: vale tudo..

  9. E tem uma galera sonhadora

    Nesse site, mas na esquerda de forma geral que acha que Lula estará na eleição de 2018. Sério é inacreditavel a cegueira. Essa cegueira vai custar caro e por isso é para ontem a necessidade de Lula desenhar uma estratégia para assim que sua condenação for confirmada apoiar um candidato de centro(real) esquerda. Transferir com apoio substancial o maior capital de votos possível.

    Não adianta apostar no tudo ou nada, concorrer com liminar é empossar o 2o colocado por decisão do TSE posteriormente. Ou ainda correr o risco de ser preso no meio do processo ou ainda em uma possibilidade mais remota um golpe militar dessa vez com ideologia neoliberal.

    Lula saia dessa cegueira estratégica, pense o amanhã, ainda da tempo!

    1. Lula pode ser boi de piranha

      E quem disse que não há? Golpistas não deram um golpe de graça para entregar o poder após dois anos.

      Lula deve continuar fazendo campanha normal, costurando alianças e viajando o Pais. Na hora H quando a LavaJato e toda a Justissa Golpista em conluio interditar a sua candidatura entra o Plano B.

      Lula funcionará como boi de piranha vai expor ainda mais esses bandidos e a sua conspiração.

      O PT não creio seja tão inocente, se bem que, há controversias…

       

  10. Plano B pra ontem!

    A esquerda deve abandonar opiniões sentimentais e apaixonadas, e começar a pensar racionalmente, de forma pragmática: Lula não será candidato. 

    O objetivo n° 0 da Lava-Jato sempre foi este, impedir a candidatura de Lula. Sempre foi sonho achar que o TRF-4 não iria condená-lo, assim como é um sonho ainda mais delirante achar que o TSE ou o STF vão permitir que Lula seja candidato por meio de liminar.

    Não adiantam esbravejamentos de que não há provas, que o processo é uma fraude: a Lava-Jato e seus processos, tudo foi um processo de exceção desde o início. Nada vai mudar isso. Lula foi condenado sem provas num processo fraudulento, dentro de uma operação fradulenta e parcial do início ao fim. Mas pelo bem do país, é melhor aceitar isso e começar a trabalhar imediatamente outra candidatura para quem Lula possa transferir o  maior n° de votos, como fez com Dilma em 2010.

    A esquerda, o PT e Lula tem que entender que o Brasil sem fome e justo é maior do que qualquer coisa, e vale qualquer sacrifício. É aceitar isso ou ser governado pelo Bolsonaro. Escolham.

    1. Acordem!

      Ora, deixem de ser inocentes.  O voto do tal Gebran está pronto desde o dia em que o Moro deu a sentença. E quem disse que eles mandam no meu voto? Vou votar no Lula, e ponto final. Se todos manifestarmos essa intenção, quero ver eles cassarem a candidatura. O resultado da eleição será: Brancos, 60%, Abstenção, 25%, o Resto, 15%. Daí eles vão justificar que a proporção de brancos é uma prova do racismo de nossa gente – e olhem que eles nunca encontram provas tão evidentes.

  11. Petista não tem direito a

    Petista não tem direito a descanço. Bastou o datafalha mostrar o Lula subindo que os golpista colocam uma manchete pra tentar melar a alegria dos esquerdistas. E desta vez, mais uma vez, quem entra em cena é o papaléguas do direito torto do brasil, o tal gebran. O homem é um The flahs. Como consegue ser tão rápido? Deve ser o tipo de sujeito que quando é convidado para um velório, consegue chegar antes do cara morrer. Mas isso só acontece com petistas. Como pode alguém não conseguir ver tanta pressa neste processo? Do jeito que está indo, provavelmente se alguém procurar o trf4 no dia de natal e de ano novo, o gebran e os outros dois que julgarão o Lula, estarão lá trabalhando como uns loucos. Tudo pra que? Para cumprir a promessa de entregar a cabeça do Lula antes da Onu se pronunciar. alguém duvida?

  12. Qual o interesse da justça em

    Qual o interesse da justça em apressar uma decisão? Na verdade é a lojinha funcionando a pleno vapor,

     

    Ahh, mas são beneméritos, entendi…………

  13. Quando o judiciario faz politica

    Infelizmente é essa a realidade do judiciario brasileiro. Faz-se justiça conforme o freguês. Se o TRF-4 manter a condenção ipsis litteris de Sergio Moro, eles estarão condenando a si proprios, como juizes que acompanharam a caça às bruxas promovidas por um grupo atuando em Curitiba.

  14. Alguém ainda acredita no Judiciário ?

    Penso que Gebran demorou muito tempo para prolatar sua sentença. Deveria ter feito como o presidente do TRF4: não ler o processo e afirmar que a sentença de Moro é irretocável. Isso demora, no máximo, 24 horas.

    Esse incompetente do Gebran demorou 100 dias ! É muito folgado…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador