General promete entregar 300 respiradores a São Paulo, após reclamação de Doria

Equipamentos devem chegar ao Estado até o final da semana. General Pazuello prometeu também liberar 1,8 mil leitos de UTI que aguardam habilitação

Jornal GGN – Interino no Ministério da Saúde, o general Eduardo Pazuello prometeu entregar, até o final desta semana, 300 respiradores ao Estado de São Paulo. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, Luiz Henrique Germann, durante coletiva de imprensa, nesta quarta (20).

A iniciativa ocorre depois que o governador João Doria reclamou que o Estado de São Paulo não receber um respirador sequer, e nenhum equipamento de segurança individual (EPI), do Ministério da Saúde, desde que a pandemia de coronavírus começou. São Paulo é o epicentro da crise no País, com 69,8 mil casos confirmados e 5,3 mil mortes.

Pazuello, segundo o secretário Germann, teria se comprometido a liberar outros 1,8 mil leitos de UTI que aguardam habilitação junto ao Ministério da Saúde.

“O Ministério da Saúde, desde o ministro Teich, fez a habilitação de 1,6 mil leitos dos que tínhamos solicitados, mas ainda temos 1,8 mil leitos a serem habilitados como leitos de UTI. E o novo ministro, Eduardo Pazuello [interino], estará fazendo esse papel da habilitação. Além disso, ele nos informou que repassou para o Estado de São Paulo 300 respiradores que deverão chegar entre hoje, amanhã e depois.”

“Isso dá para nós uma maior capacidade de atendimento. [os respiradores] serão distribuídos em hospitais próprios, universitários e na periferia de São Paulo, onde temos o maior número de casos”, disse Germann.

Doria anunciou nesta quarta (20) a abertura do quarto hospital de campanha construído com ajuda do governo estadual, na favela de Heliópolis. Além disso, o governador abriu chamamento para contratar 4,5 mil leitos da rede hospitalar privada, com investimento de mais de meio bilhão de reais. Saiba mais aqui.

Recomendado:

SP não recebeu um único respirador do Ministério da Saúde, diz Doria

 

 

2 comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome