Gilmar é relator da ação da PGR contra voto impresso

Ministro já se manifestou publicamente contra a implementação da nova regra aprovada em 2015 no âmbito da minirreforma eleitoral
 
gilmar-mendes-jose-cruz-agencia-brasil.jpg
(Foto José Cruz / Agência Brasil)
 
Jornal GGN – A ação direta de inconstitucionalidade (ADI) contra a implementação do voto impresso, entregue pela Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, no Supremo Tribunal Federal (STF), no início desta semana, foi encaminhada para o ministro Gilmar Mendes, que ficará como relator no lugar do ministro Luiz Fux.
 
A argumentação feita para a mudança, foi que Luiz Fix acabou de assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), antes sob o comando de Gilmar Mendes, solicitando assim a redistribuição a ação direta de inconstitucionalidade promovida pela PGR. 
 
Gilmar Mendes já se manifestou contrário a processo sancionado pela ex-presidente Dilma Rousseff e aprovado no Congress, em 2015, por 368 votos dos 513 deputados no âmbito da minirreforma eleitoral. O objetivo, na época era aumentar a segurança das eleições, em caso de suspeita de fraudes nas urnas eletrônicas, hoje adotadas apenas no Brasil.
 
O TSE já está realizando processos para realizar as mudanças, inicialmente em 5% das urnas, nas eleições de outubro, mas o custo estimado para atender todas as zonas eleitorais é de R$ 2,5 bilhões. A previsão é de compra de 30 mil urnas com essa capacidade, além de bobinas, cabines de votação e hardwares. Duas empresas participaram da disputa: a Smartmatic e a TSC Parcial. A primeira foi desclassificada e a segunda está em fase de negociações com o tribunal.
 
Dodge alega que o processo de impressão fragilizará a segurança do sistema e, ainda, “desrespeita frontalmente o sigilo de voto”, o que significaria “verdadeiro retrocesso”.
 
*Com informações do Estado de S.Paulo 
 
Leia também:
 
Dodge entrega no STF ação contra voto impresso
 
Documento digital substituirá título de eleitor
 
Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fazer o quê?

    Com esse legislativo…

    Com esse judiciário…

    Com esse executivo…

    Com essa imprensa…

    Com essa elite…

    Seria difícil imaginar uma outra escolha…

    Vão dizer que a culpa é do algoritmo…

    O doido é que até o algoritmo joga contra o povo…

  2. Quem garante que urnas eletrônicas não são manipuladas

    Como é uma proposta do governo Dilma então não é vale. Eu fico pensando até quando o Brasil vai andar nessa corda bamba da falta de Garantia em todos os niveis nesse Pais. Até na hora de votar. 

  3. Gilmar….

    Onde estão nossas Instituições e Personalidades, que se proclamam Democratas, a exigir o Voto Livre e Facultativo? Unica Nação com relevância a manter tamanha excrecência. Criticam o Irã, a Venezuela, a Turquia, os EUA, a Siria? Voto Livre. Países que sofreram absurda interferência e colonialismo, e mesmo assim, mantem a Soberana e Livre Opinião da Nação. Dizem que o Capital manipula a tudo nos EUA, mas a Sociedade é livre para seguir e exigir quaisquer caminhos. (Na nossa aberração, tal elite esquerdopata, que retornou na redemocratização, acusava um certo Jogador de Futebol, pela suposição de ter dito que o Brasileiro não sabe votar. ABERRAÇÃO!!!!!!!!! E mantiveram esta latrina, esta excrecência imposta por um Governo Ditatorial que já dura quase 1 século, entre Golpistas e Ditadores) . No país onde a desculpa é falta de dinheiro gastaremos mais de 180 milhões de reais em Biomertria Castradora. 550 milhões de reais em voto eletrônico e obrigatório. 30 bilhões de reais em Justiça Eleitoral. Foi pedido para a próxima década, somente para Eleições, a reserva de 2,5 (Dois bilhões e quinhentos milhões de reais), 1 bilhão de reais para Auxilio-Moradia somente para Juízes. E estamos no país de Doenças Medievais e Falta de Saneamento Básico. O Brasil é esta Latrina. E de muito, mas muito, mas muito fácil explicação. 

  4. Pra que manipular as urnas??? Não há necessidade!!

    Eu vejo muita gente falando em manipular as urnas… mas qual a necessidade disso???

    Vão eliminar todos os concorrentes… qualquer partido de direita representa a mesma merda… o povo está mais imbecilizado que nunca…

    Não há necessidade de se manipular urnas quando todos os candidatos viáveis tem a mesma proposta.

    A disputa será entre Alckmin, Huck, Joaquim Barbosa, Marina… que diferença faz??? Todos farão o governo de acordo com os desejos da Globo, Itaú, Empresários, Multinacionais… etc.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador