Gilmar: juízes querem ser Moro e precisam de psiquiatras, não de corregedores

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Ministro Gilmar Mendes durante sessão da 2ª turma do STF. Foto : Rosinei Coutinho/SCO/STF

do Jota

Gilmar: juízes querem ser Moro e precisam de psiquiatras, não de corregedores

por Luiz Orlando Carneiro

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, cobrou nesta terça-feira (14/8) maior rigor na análise de condutas de investigadores e ainda ações para coibir açodamento em apurações. Classificando a Operação Carne Fraca de constrangedora e de grande movimento contra a economia brasileira, o ministro afirmou que atualmente todos querem virar o juiz Sergio Moro, ganhar minutos de fama e que muitos estrupícios se juntam para produzir resultados desastrosos.

“Uma falha setorial, em um dado setor da economia, se magnificou de uma forma absolutamente irresponsável! Constrangedora! Fala mal das instituições, aponta para um delírio coletivo. Todos querem virar um Moro, ganhar um minuto de celebridade. Não precisamos de corregedores, mas de psiquiatras. Porque é um problema sério. Quer dizer, os estrupícios se juntam e produzem uma tragédia! Produzem uma tragédia! É constrangedor”, disparou.

Um dos principais desafetos do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, Gilmar voltou a atacar sua gestão e disse que “mãos embriagadas” dele induziram ao erro o Supremo, como na prisão do banqueiro Andre Esteves no suposto episódio de compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, no qual acabou inocentado.

“É fundamental que se proíba essas divagações que fazem. Nós mesmos aqui que somos ultracautelosos já cometemos erros, fomos induzidos. O caso André Esteves… Essas colaborações premiadas em que éramos conduzidos pelas mãos bêbadas de Janot. Eu já disse ao ministro Fachin: Vossa Excelência deve ter deferido pedidos feitos pelo Janot embriagado. Obviamente lidávamos com um inimputável. Mas é preciso que nós chamemos o feito à ordem!”, afirmando dizendo que o ex-chefe do MP vilipendiou o tribunal e fez a inversão da institucionalidade.

Janot afirmou que responderá ao ministro Gilmar  “no foro próprio”.

Gilmar voltou a criticar o acordo de delação premiada da JBS. “Aquele acordo seria garantido por cláusula de eternidade. Dois meses depois aquilo tudo se evaporou de maneira constrangedora”.

“Nós que temos uma cautela redobrada temos cometidos erros graves a partir da má conduta de agentes públicos. Vamos fazer um balanço disso”, disse.

A fala ocorreu durante discussão de liminar concedida pelo ministro Dias Toffoli no Habeas Corpus (HC) 151788 para revogar a prisão preventiva do auditor fiscal do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) Juarez José de Santana, investigado no âmbito da operação Carne Fraca. O relator determinou que o juízo de origem fixasse medidas cautelares alternativas à prisão.

A Operação Carne Fraca apurou o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) em um esquema criminoso para liberação de licenças, fiscalização irregular de frigoríficos e também adulteração de carne vencida. A Turma confirmou a soltura de Santana.

Gilmar atacou a operação. “É um caso para não ser esquecido. Eles conseguiram realmente decolar ao colocar 1600 agentes policiais para fazer a maior operação que se tem notícia contra a economia brasileira. Então, a mim me parece caso de escola e nos diz respeito. Somos coautores de maus feitos até por indução. Muitas invencionices, falseamento de versões, manipulações.”

E completou: “o nome acertaram no designo. Carne fraca deles próprios em relação à mídia. Queriam mimetizar a Lava-Jato e produziram isso. Altamente constrangedor. Cada um de nós vá para casa, coloque a cabeça no travesseiro e pense: o que eu tenho feito e o que eu deixei que fizessem. Gente como Janot vilipendiou este tribunal, usou este tribunal para seus propósitos espúrios, nos envolveu em ciladas”.

No julgamento, Fachin divergiu da soltura, afirmando que há muitos indícios de que Juarez é o chefe ainda de organização criminosa e que solto há chance de  continuar na reiteração criminosa.

Luiz Orlando Carneiro – Repórter e colunista em Brasília

Márcio Falcão – Editor em Brasília

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Quero ser temido.”

    Como sempre o Min. Gilmar Mendes assume discurso moralista e agressivo. Me lembra de Geraldo Alckmin dizendo que reprimirá fortemente o crime organizado do PCC, em São Paulo e a corrupção da Alston e da Siemens, ou o ex-ministro Barbosão dizendo-se implacável contra a corrupção: criando para si mesmos uma aura de terror para poderem fazer valer seus interesses, seus lados pessoais e os dos que os apoiam – empresários da iniciativa privada – sem serem incomodados quando forem escandalosa e flagrantemente parciais.

    Truculência. Jair Bolsonaro fez parecido. Só que Bolsonaro não é, como Mendes e Alckmin, membro da casa grande.

  2. É de longe o mais inteligente do STF,

    (ok o padrão é baixo), e ele está sentindo a mudança de ventos.

    No final do processo é até capaz do Gilmar escapar da guilhotina que terá que ceifar vários dos “ministros” responsáveis por este período negro da historia do Brasil.

  3. Quem diria…

    Pelo menos sobra o gosto de exisir alguém que ponha os pontos is, mesmo que seja o Gilmar e que suas intenções não sejam talvez muito confessáveis…

  4. Gilmar adverte a perseguição contra as oligarquias.

    Uma coisa está ficando claro, na histeria do judiciário está sobrando para o grande capital Nacional e Internacional, e as oligarquias já deram as ferramentas para Gilmar estancar os movimentos do judiciário para que eles não atinjam as olgarquias nacionais e internacionais.

    Vão começar a enquadrar os juízes e os colocarem dentro da casinha de novo.

    Prender Lula sem provas, é tolerável, mas atacar o grande capital e o Imperilismo nem pensar.

    1. Fischer Vai suspender os Efeitos?
      Por que o Ministro Fischer, amigo de Gilmar, levou o recurso do Lula em mesa sem informar a defesa??
      E quem esta assessorando ele??
      O Ministro Fischer não costuma fazer isso com a defesa, assim como a Ministra Laurita não costuma pegar pesado como naquela decisão agressiva contra o Des.Favreto.
      Alguma equipe de gabinete ou responsável trabalhou no recesso?? Espantou a todos esses acontecimentos com um processo de tamanha repercussão.

  5. Cenas de uma nave louca.

    Gilmar ataca usando as verdades de longa data conhecidas, mas que ele parece apenas agora reconhecer,e enquanto isto  Moro confessa mais um ato que ele diz ser jurídico: Moro adia uma audiência  com Lula para evitar o uso eleitoral, ( kkkkkkkkk!!!). Em outras palavras, ele já descobriu que quanto mais bate mais ele mesmo apanha.  A entrega de dinheiro para  a Petrobrás, na véspera do pedido de aumento, o indiciamento de Mantega, com base em delações torturadas, às vésperas da eleição, são obviamentes usos políticos dos cargos que possuem. As palavras nos autos referentes ao ex presidente Lula, afirmando ser um absurdo a candidatura, são óbvios petardos midiáticos eleitorais. Ser citado sem negar nem aceitar  o convite de Alvaro Dias, não é para Moro um ato eleitoral. Ou seja o seu viés e o uso de sua posição para se meter na política do país é notória.

    O judiciário já se encontra  desmoralizado internacionalmente. Mas continua o mesmo. O que Gilmar fala  está escrito, de forma explícita,  em autos condenatórios, que falam claramente que não tem  provas, mas sim ilações e convicções. Mas, estes mesmos autos, são confirmados pela instância superior, pois o Supremo terceirizando, liberou a decisão para segunda instância.  Como senhores da Casa Grande, o STF mandou seus subalternos fazerem o serviço. Só que com isso, deram muito  poder aos subalternos que agora não querem mais devolver, contra os quais Gilmar, quem diria, investe.  Não sabemos onde vai dar isto, mas cada dia temos menos espaços para farsas  dos discursos de Barroso e  para os autos de Fachin. Barroso,  assume agora um low profile, mas não faz  discursos legais e sim discursos políticos defedendendo o parlamentarismo. Quando for conveniente usarás sua verve rococó para  fazer discursos   garantistas, tentando se limpar e  deixando Dodge e outros a ver navios. Fachin inapelavelmente continua na mesma senda nao se sabe porque. Mas talvez suas amarras venham do Paraná. No STF alguns preferem fechar os olhos, outros os ouvidos e todos juntos os olhos para esta realidade brutal em que nos jogaram.  A segunda turma parece querer escapar do lodaçal em que se encontra e do qual fizeram parte.  Mas os loucos a que se refere Gilmar Mendes, estão com muito poder. Um poder que ganharam em cada ato de conivência e de cumplicidade do STF. O silêncio político  de um CNJ, e a terceirização  para que instâncias inferiores fizessem o serviço, gerou todo o poder destas instâncias. Agora é tarde, Gilmar grita chia mas disso pouco ou nada resulta.  

  6. huahuahuahuahu…fantástico
    O

    huahuahuahuahu…fantástico

    O sonho desses caras é se consultar com o Bial, assim trocam pseudo-diagnósticos auto punhetantes.

    Não consigo entender, sinceramente.

    Sonhassem com a Fátima ou a total perdição que é a Poeta, vá lá, quem os condenaria?! É díficil mesmo de resistir. Mas não, como não tem nenhuma graça ou talento, nutrem uma fama travestida de reconhecimento intelectual…huhuahuahu

    O que sobra? Uma exclusiva com a Sadi ou a Natuza, que misturam um pouco das duas coisas…huahuahuahu

  7. Quem é você?
    Nas palavras
    Quem é você?
    Nas palavras incrível Min. Barroso: “Você é uma pessoa horrível, mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopata!”
    Não merece atenção!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador