Gilmar pode assumir ação eleitoral do PSDB contra Dilma e Temer

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Após a maioria do Tribunal Superior Eleitoral acolher uma ação de impugnação de mandato contra Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) apresentada pelo PSDB, a ministra Maria Thereza de Assis de Moura decidiu abrir mão da relatoria, uma vez que ela votou contra a abertura da investigação das contas de campanha da presidente reeleita. Dessa maneira, o ministro Gilmar Mendes, vice-presidente da Corte, pode “concentrar os processos, já que foi ele quem puxou a divergência a favor da instalação da ação”, publicou a Folha nesta quarta-feira (7).

Como presidente do TSE, cabe ao ministro Dias Toffoli decidir sobre a relatoria, além de apontar se as demais ações apresentadas pelo PSDB questionando eventuais crimes eleitorais cometidos pela equipe de campanha de Dilma serão delegadas a um só relator.

Crítico ao PT e ao governo, Gilmar tende a usar as acusações feitas contra a campanha de Dilma na Lava Jato para buscar sua condenação. Já no julgamento da ação da OAB que pedia o fim do financiamento privado de campanha, o ministro do Supremo Tribunal Federal sinalizou que as informações colhidas pela força-tarefa da Lava Jato não podem ser ignoradas pelas instâncias superiores, ainda que não sejam conclusivas.

Toffoli, assim como Gilmar, votou pela abertura da investigação inédita das contas de Dilma, somando forças aos ministros Luiz Fux, Henrique Neves e João Otávio de Noronha, que deixou o Tribunal na semana passada. 

Além de Maria Thereza, apenas a ministra Luciana Lóssio, que havia pedido vista do julgamento há algumas semanas, votou pelo arquivamento da ação. Na visão dela, o PSDB fez acusações vagas, sem indícios contundentes de crime eleitoral. Ela também indicou que o partido derrotado na última disputa presidencial tenta “transferir para a Corte Eleitoral uma apuração sobre uma possível ligação de Dilma e Temer com a Operação Lava Jato”, com base em notícias de jornal, delegando à imprensa o poder de “absolver ou condenar”.

Quando o PSDB entrou com a ação, em janeiro, as delações premiadas feitas à Procuradoria-Geral da República comprometendo a campanha de Dilma ainda não haviam se tornado públicas. Só depois da formulação do pedido de investigação é que revelou-se que agentes políticos teriam cobrado doações de empresários em troca de contratos com a Petrobras. O partido nega irregularidades.

Agora, a ação de impugnação de mandato deixou de ser um problema apenas do PT, que fez a defesa inicial. O PMDB também terá de rebater as acusações, pois a investigação atinge a chapa Dilma-Temer, podendo culminar na cassação da presidente e do vice e convocação de novas eleições.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O homem certo no lugar certo

    O homem certo no lugar certo e na hora certa. Gilmar Mendes é um lídimo representante dos interesses do PSDB, ou, o que não faz diferença, é o mais anti-petista dos anti-petistas. 

    O mote agora para a cruzada “tem de que derrubar a Dilma: seja pela Lei ou apesar dela” são as derivações da Lava Jato ecoadas logo por quem? A imprensa partidarizada e compromissada.

    Se o próprio Dr. Moro e a “meninada” do Ministério Público não conseguiram, merce da infinita vontade, emaranhar  a presidente Dilma na operação supra citada, por que agora Gilmar Mendes o fará? 

  2. Hienas

    As hienas vão cercando de todos os lados. Aos poucos chegam mais algumas outras.

    SM, GM, EC, AN e outros mordem e arranham aqui e ali. Vão cansando e sangrando a presa esperando que ela se entregue.

    Hienas. Covardes, sorrateiras. Elas não desistem.

    1. Cara, não faz esta sacanagem com as hienas…

      Hienas são animais respeitáveis, organizados em suas famílias onde seus membros  não assumem atitudes golpistas contra os hierarquicamente acima que, pasmem, são cargos assumidos pelas femeas.

      Estes crápulas são vermes, só isso!

    2. Cara, não faz esta sacanagem com as hienas…

      Hienas são animais respeitáveis, organizados em suas famílias onde seus membros  não assumem atitudes golpistas contra os hierarquicamente acima que, pasmem, são cargos assumidos pelas femeas.

      Estes crápulas são vermes, só isso!

    3. Cara, não faz esta sacanagem com as hienas…

      Hienas são animais respeitáveis, organizados em suas famílias onde seus membros  não assumem atitudes golpistas contra os hierarquicamente acima que, pasmem, são cargos assumidos pelas femeas.

      Estes crápulas são vermes, só isso!

  3. O ministro Gilmar Mendes

    O ministro Gilmar Mendes relator dessa ação? E será que ainda tem quem duvide disso? O homem iria desistir de  uma viagem internacional apenas pra votar?

  4. Fica a pergunta: como se pode

    Fica a pergunta: como se pode dar um basta a isso? Encheu. Já já alguém vai perder a paciência e vai partir pra porrada.

  5. Como é que pode?
    Sinceramente, por tudo que já disse e gritou Gilmar Mentes, ele assumir essa responsabilidade é uma clara afronta aos princípios de Direito, pois a suspeição é crustalina, evidente por demais.

  6. no supremo com gilmar dantas mendes a lona é de cetim

    As prestações das contas devem ser feitas nos mesmos parâmetros, colocando o casto psdb e as suas contas.

    É desta maneira que se julga seu gilmar dantas mendes!

  7. Gilmar é suspeito.

    Isso não cabe a Toffoli decidir. Como bem lembrou a Ministra Maria Thereza, deve ser observado o que diz o CPC e o Regimento Interno do TSE e do STF.

    Qualquer decisão arbitrária de Toffoli cabe recurso ao próprio TSE e ao STF.

    Gilmar Mendes é, evidentemente, suspeito para assumir a relatoria desta ação.

  8. Se o PT não for pra cima do

    Se o PT não for pra cima do Gilmar alegando suspeição, tirando proveito político da situação, sinceramente eu desisto. Não é uma questão de escolha, é dever do partido! Judiciário escandalosamente partidário, só não tira proveito político disso se for muito estúpido, tem que montar em cima e travar o debate nesse ponto e ir desmascarando um a um dos hipócritas que tentarem alegar o contrário. O problema é que falta coragem, e a vida requer coragem… Não é isso presidente Dilma?

  9. Já era! O PT não aprendeu

    Já era! O PT não aprendeu nada com o mensalão. Há tempos, digo anos, se sabe que tudo seria feito pra tentar a cassação do registro do PT e o partido continuou com defesas “técnicas”, abdicando de fazer política.

    Dilma cai e prende-se o Lula alegando domínio do fato, o que, aliás, vão usar contra a Dilma também.

    O Toffoli odeia a Dilma e não pensou no país quando votou.

    Esses rejeitamos deveriam era fazer terapia e deixar de pensar no próprio umbigo.

    Inacreditavel como ex-querda se vende por picuinhas.

    1. Prezada Nilva
      Não se esqueça

      Prezada Nilva

      Não se esqueça que no Brasil, juizes dão deuses……se for da pocilga, brigam para ser zeuuuuuus…..

      Abração

  10. melhor assim, com gilmar…

    e se chafurdar a lava jato, melhor ainda

    chafurdar no sentido de provar, mesmo que sem querer, que doação não é propina

    gilmar já era, pensa sozinho

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador