Giro Econômico GGN: confira um panorama econômico global

Jornal GGN – Os mercados financeiros globais fecharam a semana em baixa, por conta do avanço da covid-19 pelo mundo e por conta das expectativas em torno da eleição presidencial nos Estados Unidos, marcada para a próxima semana.

Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones encerrou a semana com seu pior resultado mensal desde março: o Dow Jones Industrial Average fechou em queda de -0,59%, enquanto o S&P 500 SPX perdeu -1,21% e o Nasdaq Composite COMP caiu -2,45% nesta sexta-feira.

Segundo o site Market Watch, os investidores rejeitaram os balanços corporativos divulgados pelas empresas do setor de tecnologia por conta das perspectivas incertezas quanto ao aumento de casos de covid-19 nos Estados Unidos e na Europa, na medida em que os países europeus começam a adotar restrições mais severas à atividade para responder ao avanço de casos, enquanto os norte-americanos registraram mais de 90 mil novas infecções apenas nesta quinta-feira.

Na Europa, ganhos localizados ajudaram as ações a fecharem em alta, mas os índices de uma forma geral fecharam nos maiores patamares de queda semanal e mensal desde março, uma vez que a adoção de novos bloqueios por conta da disseminação do coronavírus diminuiu as perspectivas de uma recuperação econômica sustentável.

Segundo a agência de notícias Reuters, o índice pan-europeu STOXX encerrou uma sessão volátil com alta de 0,2%, fechando a semana com mais de 5% de perda.

A divulgação de indicadores mostrando que a economia da zona do euro se recuperou em ritmo acima do esperado ajudou a sustentar os mercados, mas os ganhos ficaram estáveis diante dos temores de investidores de que a retomada seria interrompida conforme mais restrições fossem adotadas para conter a segunda onda da covid-19.

Na Ásia, os temores em torno da covid-19 e a expectativa em torno das eleições norte-americanas levaram as bolsas locais a fecharem em queda generalizada. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, o índice acionário japonês Nikkei caiu 1,52% em Tóquio, enquanto o Hang Seng recuou 1,95% em Hong Kong e o sul-coreano Kospi sofreu queda de 2,56% em Seul e o Taiex apresentou baixa de 0,92% em Taiwan. Na China continental, o Xangai Composto caiu 1,47% – registrando sua maior perda diária em mais de um mês, e o Shenzhen Composto recuou 2,29%.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Recent Posts

O comandante do Exército e a síndrome de Sísifo, por Luís Nassif

E o Exército, entrega o quê? Não se vê prioridade nas pesquisas tecnológicas, nem na…

25 minutos ago

Lula em busca de uma grande estratégia, por Fernando Marcelino

Falta ao governo postura firme para conter a ultradireita, sem esperar resultado do cerco judicial…

1 hora ago

As ameaças à democracia e o papel de Barroso, por Luís Nassif

Barroso sempre atuou como vírus oportunista. Foi assim no auge da Lava Jato e, agora,…

2 horas ago

Justiça partidarizada é uma vergonha, diz membro do CNJ no julgamento de Gabriela Hardt

"Se politizou a Lava Jato. E quando se politizou, se trouxe essas ideias de repatriar…

2 horas ago

Um piano versátil. E uma homenagem a Tom Jobim, por Carlos Motta

Em memória aos 30 anos de seu falecimento, em 8 de dezembro de 1994, Adriano…

3 horas ago

Conforme prometido por Musk, deputados dos EUA divulgam decisões sigilosas de Moraes sobre perfis no X

Relatório de republicanos pró Trump aponta suposta "campanha de censura” no Brasil, a partir de…

3 horas ago