Giro GGN: As notícias no Brasil e no Mundo

Algumas das notícias desta tarde de 9 de setembro.

do MPF

Justiça suspende efeitos de instrução da Funai que liberou grilagem em terras indígenas no Sudoeste do Pará

Decisão assegura direitos dos índios em terras reivindicadas, delimitadas, declaradas e aquelas em que há portaria de restrição de uso

A Justiça Federal em Itaituba (PA) suspendeu os efeitos da Instrução Normativa 9/2020 da Fundação Nacional do Índio (Funai), que permitia o registro de propriedades privadas sobrepostas a terras indígenas não homologadas pelo governo brasileiro. A decisão judicial atende pedido do Ministério Público Federal (MPF), que demonstrou que, ao retirar terras indígenas cujo processo de demarcação ainda não foi concluído dos sistemas de gestão fundiária (Sigef) e de cadastro ambiental rural (Sicar), a portaria liberava na prática a grilagem de áreas e poderia intensificar conflitos agrários.

da Bloomberg

A brecha sobre o financiamento público chega ao seu limite na Índia devastada por vírus

O governo da Índia falhou em pagar aos estados a compensação que prometeu para apoiar uma reforma tributária nacional, preparando o cenário para um confronto entre a administração do primeiro-ministro Narendra Modi e as províncias.

da BBC News

Incêndios florestais na Califórnia: fumaça torna o céu laranja

Uma nuvem de fumaça de incêndios florestais no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, desceu sobre a área de São Francisco, fazendo com que o céu da região ficasse laranja.

do Estadão

BRASÍLIA – O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) , João Sanzovo Neto , afirmou nesta quarta-feira, 9, que deve ocorrer uma campanha para o brasileiro substituir o arroz pelo macarrão. Segundo ele, não há prazo para que o preço do produto seja reduzido para os consumidores.

do Estadão

Ministério da Justiça notifica supermercados e produtores de alimentos por alta nos preços

 

 BRASÍLIA – Após o presidente Jair Bolsonaro pedir lucro “próximo de zero” aos donos de supermercados , uma Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça , notificou nesta quarta-feira, 9, empresas e associações cooperativas ligadas à produção, distribuição e venda de alimentos da cesta básica para questionar a alta nos preços dos produtos.

da Bloomberg

JPMorgan descobre que alguns trabalhadores embolsaram fundos de ajuda indevidamente

JPMorgan Chase & Co . constatou que alguns de seus funcionários solicitaram e receberam indevidamente dinheiro de alívio da Covid que se destinava a empresas legítimas dos EUA prejudicadas pela pandemia, de acordo com uma pessoa com conhecimento do assunto.

do Extra Online

Incidente em teste de vacina não altera contrato do Brasil com AstraZeneca, diz Ministério da Saúde

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A paralisação dos testes da vacina de Covid-19 em desenvolvimento pelo laboratório britânico AstraZeneca devido a um evento adverso com um voluntário não causará qualquer alteração no acordo firmado pelo governo brasileiro com a empresa para a aquisição da vacina e transferência posterior de tecnologia, afirmou nesta quarta-feira o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco.

do Extra Online

Ministro da Saúde diz que houve ‘subnotificação absurda’ de Covid-19 no país por orientação inicial

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quarta-feira a integrantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que houve uma subnotificação “absurda” no país em razão do protocolo inicial da pasta para a Covid-19, que orientava a população a procurar atendimento médico só quando sentisse sintomas graves, como falta de ar. A informação foi divulgada em texto oficial do CNS após reunião com Pazuello.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador