Giro GGN: As notícias no Brasil e no Mundo

Alguns dos destaques da tarde desta quarta-feira, 30 de setembro.

do Alagoas 24 Horas

Com valor abaixo do esperado, Casal é leiloada à empresa canadense

A empresa estatal Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) foi privatizada na manhã desta quarta-feira (30). A venda foi confirmada através de leilão. A empresa que adquiriu o direito de administrar o serviço de fornecimento de água e esgoto foi a BRK Ambiental.

A concessão dos serviços serão por 35 anos em atuação nas cidade de Maceió em alguns municípios da região metropolitana. São eles: Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba.

de A Tarde

Guedes está desequilibrado, diz Maia ao ser acusado de travar privatização

Após o ministro da Economia Paulo Guedes dizer que há boatos de o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), fez um acordo com a esquerda para travar privatizações, Maia rebateu Guedes. “Paulo Guedes está desequilibrado. Recomendo ao ministro assistir o filme ‘A Queda’ “, afirmou.

O filme citado pelo presidente retratada as últimas horas de Adolf Hitler à frente da Alemanha nazista. A história conta o cerco a Hitler na Segunda Guerra Mundial e a derrota do ditador.

da Folha

Bolsa cai 4,8% em setembro e tem pior mês desde março

 

A Bolsa brasileira teve o segundo mês seguido de desvalorização em setembro, com recuo de 4,8%, maior queda desde março, quando a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou pandemia de Covid-19 e o Ibovespa tombou quase 30%.

Nesta quarta-feira (30), o Ibovespa recuperou parte da forte queda do início da semana e subiu 1%, encerrando o período a 94.603 pontos, patamar semelhante a junho, quando o índice se recuperava da queda no primeiro trimestre, o pior de sua história. Neste terceiro, o índice teve leve queda de 0,5%.

de O Globo

Governo exonera auditores de controladoria que ajudou a detectar indícios de irregularidades na Saúde do Rio

 

RIO — De uma só vez, o Governo Estadual do Rio de Janeiro exonerou seis auditores do estado que estavam trabalhando na Subsecretaria de Controladoria Geral da Secretaria de Saúde, e não nomeou substitutos. O órgão fiscaliza os gastos executados pela pasta, e a decisão foi publicada ontem no Diário Oficial. Em julho, um relatório da Controladoria-Geral do Estado (CGE), que analisou pareceres técnicos elaborados pela subsecretaria, apontou indícios de irregularidades em vários contratos assinados para o combate à pandemia de Covid-19.

de O Globo

Arroz custa mais caro na Rocinha que no Leblon

Além do botijão de gás, o pobre paga mais caro pelo arroz, se comparado ao resto da população. Pelo menos é o que acontece na Rocinha. Lá, cinco quilos do grão custam R$ 35, enquanto que em um mercado da Dias Ferreira, a rua dos das confusões, no Leblon, o produto é encontrado por R$ 27. Não dá para entender.

de O Globo

Prisão domiciliar de Pedro Fernandes é revogada: ex-secretário estadual de Educação do Rio vai para penitenciária

 

RIO – Terminou, nesta quarta-feira, por determinação da Justiça, a prisão domiciliar do ex-secretário de Educação do Rio, Pedro Fernandes. Policiais foram à casa dele, num condomínio na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Fernandes chegou à Corregedoria da Polícia Civil, por volta das 10h22, em um carro descaracterizado. Ele usou uma mochila para cobrir o rosto.

Fernandes é investigado na segunda fase da Operação Catarata por supostos desvios em contratos de assistência social no governo do estado. No dia 11 deste mês, quando agentes da Polícia Civil e promotores chegaram à casa do então secretário, ele apresentou um atestado médico informando que estava com Covid-19.

do Extra

Votação do STF sobre venda de refinarias da Petrobras fica para quinta-feira

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) – A votação do processo que definirá se a Petrobras tem direito de vender parte de suas refinarias sem aprovação legislativa ficou para a sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) de quinta-feira, conforme o presidente da corte, Luiz Fux, após a conclusão nesta quarta das sustentações orais dos envolvidos.

O julgamento vai ser retomado na quinta-feira à tarde com o voto do relator da ação, ministro Edson Fachin, informou Fux.

da CNN Internacional

Trump se recusa a condenar os supremacistas brancos

O momento surpreendente veio quando o moderador Chris Wallace perguntou a Trump se ele estava pronto para condenar os supremacistas brancos e disse que eles precisavam se retirar durante as manifestações em andamento em todo o país.

“Claro, estou disposto a (diga-lhes para se retirarem), mas eu diria que quase tudo que vejo é da ala esquerda, não da direita. Estou disposto a fazer qualquer coisa. Eu quero ver a paz, “Trump disse.

do Washington Post

Dado que os comentários do presidente Trump no debate sobre os “Proud Boys” continuam a gerar intensa controvérsia, é estranho que um tópico de alta relevância no Twitter sobre esse assunto de um ex-funcionário do próprio governo de Trump não esteja recebendo mais escrutínio.

do Bloomberg

Reino Unido estima que perdas com empréstimos pandêmicos podem atingir US $ 30 bilhões

O governo do Reino Unido estima que pode perder até 23 bilhões de libras (US $ 30 bilhões) em empréstimos que garantiu para ajudar a sustentar as empresas durante a pandemia.

O cálculo do pior caso foi divulgado no último relatório anual do Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial. O cenário de melhor caso projetado considera perdas de cerca de 13 bilhões de libras. As estimativas, que usam faixas de perda com base em perdas históricas de programas anteriores semelhantes e combinam perdas de crédito e fraude, foram relatadas anteriormente pelo Financial Times.

do ABC News

Os negros americanos estão deixando suas casas para começar suas próprias comunidades totalmente negras

Este relatório é parte de “Turning Point”, uma série inovadora da ABC News que examina o cálculo racial que está varrendo os Estados Unidos e explorando se pode levar a uma reconciliação duradoura.

Por enquanto, o pequeno pedaço de terra conhecido como Freedom, Geórgia, é apenas um acampamento na argila vermelha sob o sol quente. Mas para os negros americanos que estão se mudando para cá, é um sonho.

Até agora, cerca de 19 famílias, a maioria das quais é da Geórgia, juntaram seu dinheiro para comprar os quase 97 acres de terra no condado de Wilkinson, que fica cerca de duas horas ao sul de Atlanta. É sua fuga, disseram eles, do racismo cotidiano que parece fazer parte da vida nos Estados Unidos.

do New York Times

Um grande estudo na Índia oferece informações sobre como a propagação do vírus difere por idade e sexo.

Um novo estudo ambicioso de quase 85.000 casos de coronavírus na Índia e quase 600.000 de seus contatos, publicado quarta-feira na revista Science, oferece informações importantes não apenas para a Índia, mas para outros países de renda baixa e média.

A Índia agora tem mais de seis milhões de casos , perdendo apenas para os Estados Unidos.

da BBC News

Coronavírus de Madrid: Espanha ordena bloqueio em meio a aumento de casos

O governo espanhol ordenou um bloqueio na capital Madrid e nas áreas circundantes gravemente afetadas pelo coronavírus após um aumento nos casos.

Sob as novas restrições, os residentes não poderão deixar a área, a menos que tenham que fazer uma viagem obrigatória.

No entanto, o governo regional de Madri diz que o bloqueio não é legalmente válido.

A Grande Madri é responsável por mais de um terço dos 133.604 casos diagnosticados na Espanha nas últimas duas semanas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora