Giro GGN: As notícias no Brasil e no Mundo

As notícias que foram destaque na tarde de 5 de outubro.

Uma conversa com Tom Friedman do The Times sobre como a Covid-19 mudou a posição dos Estados Unidos nos assuntos globais.

A pandemia perturbou a vida como a conhecíamos, e o governo Trump também alterou as políticas americanas. O colunista de relações exteriores do Times, Tom Friedman, juntou-se a nós para uma ligação do DealBook Debrief para dar sentido a tudo.

do Financial Times

Por que os evangélicos dos EUA estão migrando para Trump

‘Trump nem sempre mostra os frutos do espírito. Mas a escritura nos ensinou a julgar uma pessoa por suas ações ‘

da Folha

Indicado ao STF sinaliza ser pró-tese que pode beneficiar Alcolumbre e diz se inspirar em Teori

 

Indicado para substituir o decano Celso de Mello no STF (Supremo Tribunal Federal), o juiz federal do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) Kassio Nunes tem dado a aliados e senadores uma ideia de como deve se posicionar na corte.

A pessoas próximas o magistrado indicou concordar com a tese da AGU (Advocacia-Geral da União) e do MPF (Ministério Público Federal) sobre a possibilidade de reeleição ao comando do Senado e da Câmara, o que favorece os planos de Davi Alcolumbre (DEM -AP).

do The New York Times

Imprensa da Casa Branca enfrenta riscos quando o coronavírus invade a ala oeste

 
Pelo menos três correspondentes deram positivo para o coronavírus, junto com a secretária de imprensa e dois de seus deputados.

Os visitantes da Casa Branca notarão uma placa improvisada colada na porta da Sala de Briefing de Imprensa James S. Brady, ponto de entrada para o corpo jornalístico que cobre regularmente o presidente Trump e sua administração. “Máscaras necessárias além deste ponto”, diz. “Por favor, use máscaras sobre o nariz e a boca o tempo todo.”

A placa não foi colocada pela Casa Branca. Os correspondentes tiveram que fazer isso sozinhos.

da Folha

Russomanno é amigo de velha data e estou pronto para ajudá-lo, diz Bolsonaro

O candidato à Prefeitura de São Paulo Celso Russomanno (Republicanos) afirmou que o Jair Bolsonaro (sem partido) vai ajudá-lo na campanha para responder à frente de escolhida ao presidente criada pelo prefeito Bruno Covas (PSDB).

“Eu não pretendia entrar nas decisões municipais, mas Russomanno é amigo de velha data e estou pronto para ajudá-lo no que for preciso”, disse Bolsonaro ao lado do candidato em São Paulo nesta segunda-feira (5).

do Medical Xpress

Visitas de cuidados primários diminuíram nos primeiros meses da pandemia

(HealthDay) —Houve uma diminuição nas visitas aos consultórios de atenção primária durante a pandemia de COVID-19, de acordo com um estudo publicado online em 2 de outubro no JAMA Network Open .

G. Caleb Alexander, MD, da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg em Baltimore, e colegas quantificaram as mudanças nacionais no volume, tipo e conteúdo da atenção primária prestada durante a pandemia COVID-19 examinando o atendimento ambulatorial do primeiro calendário trimestre (primeiro trimestre) de 2018 ao segundo trimestre de 2020.

do The Washington Post

As falhas de caráter de Trump prejudicaram o país. Eles determinarão seu destino político.

Após seu diagnóstico cobiçado de 19, o presidente Trump desfrutou de cerca de 10 minutos de simpatia bipartidária apropriada antes de seu subterfúgio, egoísmo e estranheza começarem a varrer tudo de lado.Os detalhes de sua doença foram rapidamente colocados sob a proteção de um guarda-costas de mentirosos incompetentes e conflitantes. Os verdadeiros guarda-costas de Trump – o Serviço Secreto – estavam sujeitos a um risco elevado durante uma manobra de publicidade móvel. E em vez de aceitar votos de boa sorte como um convalescente normal, Trump teceu uma narrativa de heroísmo pessoal. Ele “não tinha escolha” a não ser se sujeitar ao risco de infecção. “Este é o país mais poderoso do mundo”, explicou. “Não posso ficar trancado em um quarto no andar de cima, totalmente seguro.”

do A Tarde

Defesa de Moro pede que plenário do STF mantenha depoimento presencial de Bolsonaro

A defesa do ex-ministro Sergio Moro protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira, 5, uma petição que defende o depoimento presencial do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), dada anteriormente em decisão do ministro Celso de Mello. Ambos são investigados no inquérito sobre supostas interferências do chefe do executivo na Polícia Federal (PF).

do Extra

Na pandemia, governo deixa Anvisa sem três diretores, impossibilitada de tomar decisões colegiadas

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está sem três dos cinco diretores que compõem a agência. Com isso, a Anvisa não pode tomar decisões colegiadas, como a edição de normas relativas a medicamentos, já que o quórum mínimo é de pelo menos três diretores.

O mandato interino de 180 dias de três diretores provisórios – Marcus Aurélio Miranda de Araújo, Meiruze Sousa Freitas e Romison Rodrigues Mota – acabou no domingo e novos nomes não foram indicados pelo presidente Jair Bolsonaro até o momento. Os três foram nomeados em abril, durante a gestão do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

do Medical Xpress

Prêmios Nobel dizem que ‘vontade política’ é necessária para acabar com epidemias de vírus

Os avanços tecnológicos e a cooperação internacional aceleraram a compreensão científica do COVID-19, mas será necessária vontade política para acabar com os surtos de vírus, disseram os novos ganhadores do Nobel de medicina na segunda-feira.

Os americanos Charles Rice da The Rockefeller University e Harvey Alter do National Institutes of Health foram homenageados junto com o britânico Michael Houghton pela descoberta do vírus da hepatite C.

do Washington Post

A preocupação aumenta para os funcionários residentes na Casa Branca, pois seu local de trabalho surge como um ponto quente de vírus

O pai de Charles Allen, Eugene Allen , que foi o tema do filme “O Mordomo” de 2013 e serviu a oito famílias da Casa Branca dos Trumans aos Reagans, nunca perdeu um dia de trabalho em 34 anos de serviço governamental. Mas se seu pai ainda estivesse trabalhando na residência da Casa Branca hoje, Charles diz que teria um conselho muito simples: “Eu imploraria que ele se aposentasse”.

do CNN Internacional

Democratas buscam registros relacionados aos discursos domésticos de Pompeo

O principal diplomata dos EUA fez uma série de discursos nas últimas semanas dirigidos ao público doméstico – um em uma megaigreja no Texas, um para legisladores estaduais em Wisconsin e, mais recentemente, um virtual para uma organização cristã conservadora na Flórida.

“É preocupante que o secretário de repente esteja cruzando o país às custas dos contribuintes para falar com legisladores estaduais e grupos privados e que esses eventos pareçam estar aumentando de frequência com a aproximação das eleições de 3 de novembro”, disseram os representantes Eliot Engel e Joaquin Castro . “O nexo de discursos sobre as crenças religiosas pessoais do secretário, a uma legislatura de estado indeciso acompanhado por um ex-oficial do partido republicano e em um evento de acesso pago para um grupo de defesa antiaborto, às funções oficiais do secretário como liderança da América diplomata não é claro e possivelmente ilegal. ”

do The Hill

O médico de Trump se recusa a fornecer informações importantes sobre sua saúde

Médico da casa branca Sean Conley na segunda-feira evitou as repetidas perguntas dos repórteres sobre Presidente TrumpA saúde de e o cronograma de sua infecção por COVID-19, mesmo quando ele insistiu que o presidente está bem o suficiente para deixar o hospital e retornar à Casa Branca.

Conley, que está sendo investigado por oferecer declarações conflitantes sobre a saúde do presidente nos últimos dias, informou aos repórteres horas antes de Trump deixar o hospital Walter Reed, onde foi tratado contra o vírus por três dias.

do RFI

Exposição fotográfica sobre incêndios florestais na França dialoga com catástrofes na Amazônia

A fotógrafa Lúcia Guanaes apresenta até o final de novembro no Sul da França duas direções. As mostras são baseadas nas consequências dos incêndios florestais vividos pela região em 2017. Mas o evento acabou ecoando a situação da Amazônia.

do The New York Times

Paris fechará seus bares e muitos cafés por pelo menos duas semanas a partir de terça-feira.

Os bares em Paris fecharão por duas semanas a partir de terça-feira, anunciaram as autoridades locais na segunda-feira, enquanto a França tenta conter um surto de casos de coronavírus em sua capital. A medida também afetará a maioria dos cafés, que em muitos casos servem álcool, mas pouca ou nenhuma comida. Os restaurantes poderão permanecer abertos se seguirem um protocolo de saúde estrito.

do Medical Xpress

A vacinação contra a gripe pode fornecer um roteiro para prevenir COVID-19 em pacientes com doenças cardiovasculares

O desenvolvimento e a produção em massa da vacina sazonal contra influenza, bem como três ensaios internacionais de resultados cardiovasculares da vacina contra influenza atualmente em andamento, podem informar os esforços futuros direcionados ao desenvolvimento e avaliação de estratégias de vacinas para COVID-19, de acordo com uma revisão de última geração no Jornal do American College of Cardiology . Os autores do artigo também avaliaram se as redes existentes de testes de gripe poderiam oferecer estratégias de prevenção primária e secundária para pacientes com doença cardiovascular em risco de complicações devido ao COVID-19.

do AquiNotícias

Celso de Mello arquiva pedido de impeachment contra ministros Pazuello e Azevedo

 

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal , determinou o arquivamento de uma notícia de fato em que a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) apontava suposta prática, pelos ministros Eduardo Pazuello (Saúde) e Fernando Azevedo e Silva (Defesa) de crimes de responsabilidade e atos de improbidade administrativa em razão da produção e indicação de uso da hidroxicloroquina para tratamento da covid-19. O decano acolheu parecer da Procuradoria -Geral da República e considera que a legitimidade para a instauração, perante o Supremo, processo de impeachment contra ministro de Estado pertence exclusivamente ao PGR.

do HypeScience

Múmia intacta, lacrada no sarcófago por 2.500 anos, é revelada ao público

 
Arqueólogos no Egito confirmaram ter encontrado 59 sarcófagos de madeira extremamente preservados e lacrados nas últimas semanas, sepultadas há mais de 2.500 anos.

Um dos sarcófagos ricamente ornamentado foi aberto revelando uma múmia encoberta em uma mortalha possivelmente tão colorida como quando foi pintada repleto de hieróglifos.

do Extra

TCU vai investigar gastos de Salles contra desmatamento e mudanças climáticas em 2020

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu investigar a execução orçamentária do Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2020. Aconteceu após O GLOBO publicar reportagem mostrando que o ministério comandado por Ricardo Salles só gastou 0,4% dos recursos existentes às ações finalísticas do órgão, como a criação e a implantação de programas de proteção e preservação do meio ambiente.

A decisão do TCU foi tomada na semana passada. Segundo o acórdão ao qual O GLOBO teve acesso, os ministros decidiram ampliar uma investigação que já tramitava na Corte sobre os gastos de Salles a frente do MMA em 2019.

do Extra

Irmão de ex-assessor de Flávio Bolsonaro vai para comunicação da Defesa Civil

O tenente-coronel bombeiro Lauro Botto foi nomeado, na edição desta segunda-feira (05) do Diário Oficial, chefe da assessoria de comunicação da Secretaria estadual de Defesa Civil.

De comunicação, Botto entende.

Ele foi um dos cinco militares que se revezaram na função de líder e porta-voz da greve dos bombeiros fluminenses em 2011. Na época capitão, ele e os companheiros (entre eles, o hoje famoso Cabo “Glória a Deus” Daciolo) chegou a ser presos pela ousadia.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador