Giro GGN: Notícias no Brasil e no Mundo

Algumas notícias desta tarde de 23 de setembro.

da Folha

Gilmar Mendes suspende investigação contra Baldy, secretário licenciado de Doria

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou nesta quinta-feira (23) a suspensão de duas ações penais contra Alexandre Baldy, secretário licenciado dos Transportes Metropolitanos do governo João Doria (PSDB) em São Paulo.

O magistrado apontou haver indícios de que o juiz Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro, não deveria ser o responsável por conduzir os casos.

de O Globo

França vai dobrar período de licença-paternidade

O regime de licença-paternidade aumentará de 14 para 28 dias na França, sendo pelo menos sete deles obrigatórios, conforme legislação que entrará em vigor em julho de 2021, anunciou o governo nesta terça-feira (22).  “O tempo é um fator essencial na construção de um vínculo forte entre a criança e os pais. Atualmente, o período de 14 dias é muito curto”, disse a presidência em comunicado.

de O Globo

Flamengo soma novos casos positivos de Covid-19 e chega a 13 contaminados na delegação

Os casos de Covid-19 não param no elenco do Flamengo. Após desembarcar no Brasil, o Rubro-Negro viu a sua lista de infectados aumentar com a presença do vice-presidente de futebol, Marcos Braz, do zagueiro Rodrigo Caio, o lateral-esquerdo Renê e do goleiro Gabriel Batista. Ao todo, são 13 contaminados na delegação que viajou para o Equador.

de O Globo

Com patas queimadas pelo fogo no Pantanal, onças-pintadas recebem tratamento com células-tronco; veja fotos

RIO — Nas últimas semanas, o Pantanal vem sendo manchete no Brasil e no mundo devido às queimadas que atingem e destroem parte de seu ecossistema. Nesta tragédia ambiental, animais feridos e até carcaças daqueles que não conseguiram superar o fogo fazem parte da rotina de quem trabalha na contenção das chamas.

Um hospital específico para tratar onças-pintadas queimadas pelo fogo foi criado na cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, onde os animais são submetidos a tratamento com células-tronco.

de O Globo

Em depoimento de mais de 6h, Eduardo Bolsonaro é perguntado sobre Allan dos Santos, compra de rádio e atuação nas redes

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) prestou nesta terça-feira (22) um depoimento de mais seis horas à Polícia Federal no inquérito dos atos antidemocráticos. A oitiva foi feita no gabinete de Eduardo na Câmara dos Deputados, em Brasília, e foi conduzida pela delegada da Polícia Federal Denisse Dias Ribeiro, que está à frente do inquérito. O parlamentar falou como testemunha.

do G1

O mistério dos vírus mortais que desapareceram sem deixar vestígios

A história de como novas ameaças virais emergem já é familiar, mas o que ocorre no final da existência de um vírus está só agora começando a ganhar interesse. Por que alguns vírus desaparecem? E o que acontece com eles? Além do Sars, apenas dois outros vírus foram levados à extinção propositalmente: varíola e peste bovina.

da Bloomberg

Trump diz que a Suprema Corte precisa de um nono juiz para decidir a eleição

O presidente Donald Trump previu que a Suprema Corte dos EUA decidirá o resultado da eleição de novembro e argumentou que o Senado deve confirmar sua nomeação para substituir a falecida juíza Ruth Bader Ginsburg para desfazer qualquer empate.

Depois de reclamar novamente sobre expansões de votação por correspondência em meio à pandemia de coronavírus, Trump disse na quarta-feira que “acho que isso vai acabar na Suprema Corte e acho que é muito importante ter nove juízes”.

do New York Times

Calor e seca se associam com mais frequência, com resultados desastrosos

Um novo estudo descobriu que o que costumava ser um golpe duplo de clima raro tem ocorrido com mais frequência nas últimas décadas por causa das mudanças climáticas.

A combinação de condições de seca e ondas de calor, que podem tornar os incêndios florestais mais prováveis, está se tornando cada vez mais comum no oeste americano, de acordo com um novo estudo . Os resultados podem ser previsivelmente desastrosos.

Já está bem estabelecido que tanto as secas quanto as ondas de calor têm ocorrido com maior frequência nas últimas décadas. E embora essas condições possam causar danos isolados, “sua concordância pode ser ainda mais devastadora”, escreveram os autores.

do The Hill

Democratas pedem investigação sobre desinformação eleitoral visando latinos na Flórida

Os democratas da Câmara estão pedindo ao Federal Bureau of Investigations (FBI) para investigar a suposta desinformação generalizada que parece ter como alvo os eleitores hispânicos na Flórida, um bloco eleitoral chave que terá um papel desproporcional no estado de batalha.

do Washington Post

O juiz ordena que o filho de Trump, Eric, se encontre com os investigadores do gabinete do procurador-geral de NY até 7 de outubro

NOVA YORK – Um juiz estadual ordenou na quarta-feira que Eric Trump fosse deposto até 7 de outubro no exame do procurador-geral de Nova York sobre as práticas financeiras da Trump Organization, rejeitando um protesto do filho do presidente Trump, que disse estar muito ocupado para se encontrar com os investigadores até depois da eleição de novembro

da Folha

A Anvisa dá aval a ampliar estudos de vacina da Sinovac de 9 mil para 13 mil voluntários

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou nesta quarta-feira (23) um aumento no número de voluntários que devem participar de estudos da vacina em desenvolvimento pela empresa chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

Segundo a agência, até então, a previsão era que 9.000 pessoas participassem dos estudos clínicos da vacina no Brasil. Com o aval, o número deve chegar agora a 13.060 voluntários.

do Washington Post

As dramáticas mudanças de governo que os democratas podem fazer se assumirem o poder

Os republicanos do Senado se uniram em torno da votação do eventual candidato do presidente Trump para substituir a juíza da Suprema Corte Ruth Bader Ginsburg, enfurecendo os democratas, que não têm nenhuma ferramenta processual para impedi-los.

da OPAS/OMS Brasil

OPAS pede que países planejem vacinação contra a COVID-19 antecipadamente para reduzir mortes

23 de setembro de 2020 – Os países não devem esperar que uma vacina contra a COVID-19 seja desenvolvida para começar a planejar e se preparar para sua chegada, afirmado nesta quarta-feira (23) pela diretora da Organização Pan-Americana da Saúde ( OPAS), Carissa F Etienne. Enquanto isso, também deve continuar com outras medidas de saúde pública recomendadas para conter o vírus.

da Unicamp

A dificil inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

 

No Brasil, toda empresa com 100 funcionários ou mais é obrigada por lei a ter de 2% a 5% dos seus cargos preenchidos por pessoas com deficiência. É o que prevê o artigo 93 da Lei nº 8.213 / 91, também conhecida como Lei de Cotas, que apesar de seus quase 30 anos ainda não é plenamente cumprida. Em se tratando de mercado de trabalho, as pessoas com deficiência ainda enfrentam muitos desafios.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador