Gleisi define o tratamento correto para os escrachos, por Luis Nassif

Nas séries norte-americanas, frequentemente aparece o herói mambembe, pessoas desajeitadas que vestem roupas de heróis de gibis e saem às ruas para enfrentar o crime da forma mais desajeitada possível. Sâo os personagens preferidos para cenas hilárias.

No Brasil pós-2013, essa figura grotesca assumiu a face de harpias ensandecidas, dispostas a escrachar personalidades políticas com as piores grosserias em público, pelo gosto de filmar e colocar nas redes.

A primeira vítima desse procedimento deplorável foi o Ministro Ricardo Lewandowski, quando ousou pequenos passos fora do script do “mensalão”. A mídia foi a principal incentivadora desse tipo de selvageria. Parou quando cobriram o Estadão de merda e os escrachos chegaram aos estúdios da Globo em São Paulo.

Por seu turno, a vingança da esquerda foi estimular o mesmo procedimento contra adversários. Estimulando, validava as truculências do MBL e dos bolsomitos contra suas vítimas.

Assisti pessoalmente uma manifestação de harpias desvairadas na frente do prédio de Sérgio Cabral, quando sua esposa foi posta em liberdade e estava no apartamento com o filho pequeno. Foi o mesmo sentimento que tive na campanha do impeachment de Fernando Collor. Imaginei o que seriam aquelas pessoas no dia-a-dia. Provavelmente pequenos malandros faturando em cima do ódio e das manadas.

Não sabia onde estavam os bandidos, se do lado de Collor ou de linchadores desvairados. Tendo todos os motivos para engrossar a campanha, pulei fora para não me contaminar por aquele clima de ódio, que trazia à tona o que de pior existia nas pessoas.

Finalmente, a presidente do PT Gleisi Hoffmann colocou o escracho nos devidos termos: é agressão e, sendo agressão, é caso de polícia. Criado o precedente, vítimas do outro lado passarão a agir assim também, e escrachadores de ambos os lados pensarão duas vezes antes de repetir o feito.

O papel anti-pedagógico da mídia é tão funesto, aliás, que a reportagem do G1 fez questão de salientar que a baixaria contra Gleisi foi aplaudida por outros passageiros. E a prova eram algumas vozes isoladas no fundo da gravação.

Aliás, Gleisi trouxe para a direção do PT duas atitudes que desapareceram completamente durante a campanha do impeachment: coragem e discernimento. Coragem tem demonstrado no dia-a-dia.

A iniciativa de convidar Fernando Haddad e Márcio Pochman para montar o programa do partido junta o melhor formulador de políticas públicas do país com o melhor desbravador dos novos tempos.

Antes, a disputa interna no partido mantinha ambos afastados, com receio da cúpula partidária de perder espaço internamente.

Falta apenas conquistar de novo a rapaziada, que o PT jogou ao mar nas manifestações de 2013.

 
Luis Nassif

47 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A polícia, justiça ou o que

    A polícia, justiça ou o que quer seja certamente atenderá com a máxima presteza e eficiência queixas ou denúncias realizadas por petistas e progressistas em geral contra agressores fascistas. Papai Noel me garantiu. Me desculpem, mas quando a gente vê a aplicação de dois pesos e duas medidas sem nenhum pudor pela justiça contra o mais popular presidente da república que este país já teve, fica difícil acreditar que agressores de “petralhas” em geral terão o mesmo tratamento que aqueles garotos que caíram numa armadilha antes de uma das manifestações contra o golpe.

  2. Na verdade a primeira

    Na verdade a primeira manifestação pública de intolerância e agressão mesmo, foi  em Brasília, de um homem tentando acertar José Dirceu com bengala.

      1. Tiveram um orgasmo plenamente

        Tiveram um orgasmo plenamente sádico e assasino.

        Escutei de uma advogada riquíssima e bem velhinha “que pena que não lhe partiu a cabeça”.

        A dama sem dúvida se deu muito bem na ditadura, e como dizem, a canalha e os monstros também envelhece.

  3. O país está sob um golpe

    O país está sob um golpe muito pior que o de 1964.

    Agora está sob domínio de ladrões e bandidos da pior espécie, inclusive traficantes de droga e assassinos.

    Lula será preso, o PT extinto. Depois disso, que preparem-se todos os outros petistas, possivelmente até simpatizantes e eleitores.

    Afirmo que a ÚNICA maneira de deter o rumo dos acontecimentos é a PANCADARIA.

     

  4. falta muito  ..falta

    falta muito  ..falta reconquistar os 85% de aprovação que LULA já teve  ..e isso só com políticas voltadas TAMBÈM a Classe Média que não pode, assim como os demais segmentos sociais, esperar DÈCADAS pra que ALGUNS dos seus anseios se realizem  ..dentre eles, a diminuição da VIOLÊNCIA e o aumento da sensação de segurança pública

    Quanto aos escrachos  ..sim, é caso de polícia sim  ..partido de quem partir ..problema é que as policias fazem do mesmo  ..fazem quando humilham – e acham natural – o povo da perifieria  ..ou quando dão as tais coercitivas

  5. Vi em …
    Vi em outros sites (não aqui) apoio a este tipo de tratamento ao Ministro Barbosa na época do mensalão , caminho perigoso este do “meus direito” …

  6. Uau!
    Apanham da polícia nas

    Uau!

    Apanham da polícia nas greves e da mídia todo santo dia; judiciário e parlamento retorcem leis e regimentos quando querem… Agora nem palavras de ordem vão poder falar…

    Vão tomar surra pelados no meio da rua, mas, com toda elegância…

    “Chique”! “Muito chique”!

  7. Nassif, você tem razão em

    Nassif, você tem razão em dizer que escracho é selvageria, mas considere o seguinte: O “outro lado”, como você diz, só começará a agir da mesma forma (tratando escracho como caso de polícia) porque o “lado de cá” resolveu reagir a mesma moeda, pagando agressão com agressão. Se a esquerda tivesse ficado quieta, passiva, aguentando a agressão calada e chamando a polícia, isso serviria de estímulo para que a direita agisse com violência cada vez maior.  A polícia, o judiciário e a imprensa são dominados pela direita. Eles só agem coibindo agressões quando a agressão se volta contra eles mesmo. Aí está Gilmar Mendes para confirmar. O próprio exemplo da mídia parar de incentivar os escrachos quando o Estadão foi vítima deles, demonstra o que estou dizendo.

    A conclusão óbvia é: se eles baterem, temos que revidar com a mesma força. Cada escracho de um lado tem que ser revidado por um escracho do outro, para parar somente nos escrachos e não falar de olhos perdidos em manifestações, que mereceriam o mesmo tratamento. Só o caos pode trazer o império da lei de volta, e é preciso mostrar que estamos dispostos a ir para o caos, e não aceitar como ovelhas, se formos submetidos à agressão.

     

    1. Sem falar que as agressões

      Sem falar que as agressões fascistas dos coxinhas e bolsominions são tratadas com uma baita vista grossa pelas Polícias.

      No que deu aquele caso de Perdizes?

      No que deu a bomba jogada no Instituto Lula?

      No que deu a destruição da fachada da sede do PT em SP?

      Nada!

  8. Uns tabefes bem dados `e o

    Uns tabefes bem dados `e o melhor rem`edio talvez n’ao no epis`odio de GLEISI, na frente de todos. Se o maluf tivesse levado uma surra, ou a justi;a o tivesse coibido  nas bandidagens ainda pequenas,  talvez n’ao tivesse praticado tantos crimes, impunemente t`a na cara que agora, n’ao vai ficar preso.  A pris’ao, hoje, `e pra ingl”es ver.   Tamb`em a surra com vara de marmelo e depois o banho com sal grosso para tirar a ruindade, `e muito bom meu bisav”o j`a dizia! 

    Certo `e que gente ruim s`o aprende apanhando pra valer!

  9. Pegando o mote do último parágrafo…

    No último parágrafo Nassif afirma:

    “Falta apenas conquistar de novo a rapaziada, que o PT jogou ao mar nas manifestações de 2013.”

    Algum leitor deste GGN esteve na UERJ, no última dia 8? Se sim deve ter observado uma juventude engajada, politizada e militante das causas históricas do partido. Em outras manifestações anti-golpe e em homenagem a Lula eu não tinha visto uma juventude tão aguerrida e participativa.

    Mas na frase final de Nassif ainda persiste anquele auto-engano com relação ao que foram as “jornadas de junho de 2013”. Incrível como Nassif tem essas recaídas, mesmo sabendo que aquelas manifestações nada tiveram de espontâneas e que foram planjejdas e financiadas por organizações estrangeiras, visando desestabilizar um governo que carecia de apoio parlamentar.

    O golpe de Estado começo exatamente com as manifestçãoes de 2013. E na época o PT era governo, pelo menos formalmente.

    1. Concordo.
      Pra mim estava na

      Concordo.

      Pra mim estava na cara que aquelas “jornadas” nada mais eram que o início de um golpe de Estado.

      As primaveras árabes já mostraram isso na época.

      Era visível que só eleitor anti-PT ia nas tais jornadas.

      Vários colegas de trabalho meus iam “protestar por melhorias no transporte público” mesmo não abrindo mão dos carrões por anos.

      A Globo mudou radicalmente sua posição sobre os protestos da noite pro dia (Arnaldo Jabor foi um ícone disto)

      Eu estava na Alemanha e quando perguntado por alguns colegas alemães, não hesitei em afirmar que se tratava de um início de golpe de Estado. Os alemães mesmo entenderam assim também, e meu colega brasileiro que viajou comigo hoje me diz que fui profético.

      Me recordo bem naquela época daquelas conversas de que “se fazia necessário entender a cabeça dos jovens”, “os jovens querem mais”, “é uma revolução” e outras cirandas.

      Deu no que deu.

      2013 foi o divisor de águas, tudo no país foi ladeira abaixo depois de 2013.

    2. A Primavera a caminho

      Não vi e não conheço um do PT (do psol, alguns) que tenha participado daquelas manifestações de 2013, muito pelo contrário, mesmo nos primeiros dias já olhávamos com muita desconfiança. De uma hora para outra, praticamente do nada, as ruas se encheram; só desconhecendo o Brasil e a nossa história para acreditar na espontaneidade de um movimento daquela magnitude.

      Lulão na UERJ e a moçada do “Pode tremer, pode tremer, aqui está a juventude do PT!”, foi de arrepiar; as fileiras não param de aumentar.

      PT: Presente!

  10. Minha irrestrita

    Minha irrestrita solidariedade à senadora Gleise Hoffmann em  processar e pedir a prisão desta mulher, que age a serviço de sabe-se lá quem. A esquerda brasileira precisa agir com rigor contra a massa fascista que visa impedir o soberano direito de ir e vim sem ser importunado. As prerrogativas dos parlamentares estão amparadas pela Constituição e cada vez mais que presenciamos um ato fascista, a nossa fragil democracia fica mais abalada. Lugas de fascista é na cadeia. Viva a senadora Gleixe Hoffmann! Viva o Brasil!

    1. Lembre-se também que foram

      Lembre-se também que foram hostilizados:

      – Guido Mantega (uma vez lá no Albert Einstein quando acompanhava a hoje finada esposa doente)

      – José Dirceu (inúmeras vezes, aliás, a direita vibrou uns 10 anos atrás quando um idoso o agrediu com uma bengala)

      – Alexandre Padilha (em um restaurante por um sujeito que hoje é militante do Partido “Novo”)

      – Teori Zavascky (o que dizer da tal “La Banda Loka Liberal”?)

      – José de Abreu (o agressor teve que levar para casa uma cusparada e teve a pulada de cerca divulgada)

      – Chico Buarque de Holanda (aquele fedelho que o chamou de “merda”?)

      – Gregório Duvivier (em um restaurante foi chamado de “esquerda caviar”)

      – Letícia Sabatella (que aliás por pouco não apanhou em Curitiba)

      – Dona Marisa (teve gente batendo panela em frente ao Sírio Libanês nos últimos momentos de vida da ex-primeira dama)

      – Lula (por pouco não foi agredido em Alagoas por um fascista que se infiltrou em um evento da caravana que ele fez semanas atrás)

      – Instituto Lula (jogaram uma bomba no portão do instituto e a polícia nada fez. Aliás, no que deu o inquérito policial?)

      – Maria do Rosário (teve fotos da sua filha divulgadas por seguidores do Bolsonaro e inclusive compartilhada por aquele deputado da tatuagem do Temer).

      – Dilma Roussef (foi tratada com termos chulos na abertura e no encerramento da Copa do Mundo em 2014).

      – Dilma Roussef (foi chamada de “anta” por João Dória Jr. em um evento empresarial)

    2. E daí? O texto não se omitiu

      E daí? O texto não se omitiu quanto à prática também se estender ao outro lado do espectro. Só que, agora é a minha opinião, numa dimensão bem menor. 

    3. Porra solle mio,depois que

      Porra solle mio,depois que Pallocci tornou-se o cachorro do cachooro,você perdeu o rumo.Quem diabos iria perder tempo em arreliar Miriam Leitão.PQP como Dona Bella faz falta.

    4. Porra solle mio,depois que

      Porra solle mio,depois que Pallocci tornou-se o cachorro do cachooro,você perdeu o rumo.Quem diabos iria perder tempo em arreliar Miriam Leitão.PQP como Dona Bella faz falta.

  11. Desbravador dos novos tempos
    Desbravador dos novos tempos seria o Haddad Nassif? Aquele que comprou do memrcado a ideia de idade minima para aposentadoria? Será que ele ja desistiu daquela idéia de controle remoto para controlar o ódio da mídia contra as esquerdas do Brasil? Esse desbravador precisa repensar muita coisa.

  12. Gleiss Hofman
    O desabafo da cidadã faz parte do cenário em que está metida a senadora. No senado ou no congresso, apesar de se entitularem casas do povo, nenhum cidadão comum tem direito à manifestar sua repudia aos senhores deputados e senadores, que agem como se donos fossem do voto que receberam do povo. Se o eleitor com relação aos desmandos , roubalheiras e crimes contra o patrimônio publico cometidos por parlamentares tomar a mesma decisão que a “nobre” senadora tomou, que é desacato, difamação ou agressão, e é caso de polícia, entao é hora de votar melhor, aliás, muito melhor, pois mais da metade do congresso nacipnal não merece o nome de congressista. Existem na nossa língua pátria nomes bem mais apropriados para designar muitos parlamentares.

  13. “A rapaziada que o PT jogou

    “A rapaziada que o PT jogou ao mar”…. quem ? 

    Aqueles que diante do Mais Médicos ainda queriam protestar pelas árvores do pátio do Hospital de Clínicas, que não podiam serem cortadas para dar espaço à ampliação do hospital público?

    Aqueles que paralizaram as cidades para não ter Copa, não ter Olimpíadas, não ter obras viárias nas cidades, que endossaram toda e qualquer suspeita de irregularidades, para paralizar toda e qualquer obra de duplicação, metro ou VLT?

    Aqueles que foram contra a parceria da Petrobrás com a China dentro da vantojosa lei de partilha, cobrando 12 bi de luvas, e agora ficam silentes com a entrega completa da empresa e dos seus ativos por quase nada? Desnorteados por pitacos venenosos de figuras públicas da esquerda?

    Esse pessoal não foi jogado ao mar, essa turma balançou o barco, deu risada quando afundou e está bem de vida porque papai sustenta, já foram morar no estrangeiro, voltaram para suas vidas de classe média, estão jogando lo, fazendo suas faculdades e preparando seu papel de “oposição de faz de contas” para legitimar uma eleição sem Lula.

    1. Pois é, boa parte da tal

      Pois é, boa parte da tal “rapaziada” está indo para o Canadá ou para Portugal depois de destruir o país.

      Boa parte da “rapaziada” repetia o bordão “Não vai ter Copa”, suplicava para seus amigos e conhecidos estrangeiros não prestigiarem a Copa do Mundo no Brasil.

      A tal “rapaziada” quis mudar o Brasil, mudou e acabou com ele.

      No mais, muitos desses que estão indo para o estrangeiro estão passando aperto por lá (são estrangeiros, ponto).

    2. Prezado xará, não tenho a

      Prezado xará, não tenho a pretensão de interpretar pensamentos mas me parece que o Nassif fala de uma rapaziada e você fala de outra, as duas existiram e ainda existem.

      1. Mateus primeiro os teus,reza

        Mateus primeiro os teus,reza a Biblia.Você está em debito comigo Duduoutro.Não respondeu corretamente quem é o Pavão Misterioso da Esplanada dos Ministerios.Não é aqule porra nenhuma,o que me refiro não tem nada a ver com João Gilberto.Você vai cair de costas.Depois da adubação,procure arkx ou Joel Lima,não Briguilino amigo do Moreno.Um dos dois sabem.

          1. Erradissimo.Agora so pela
            Erradissimo.Agora so pela linha interna,visto que, na dica que lhe enviei,o Moreno interceptou o comentario.Voce ja deve esta cansado de saber,ate em Blog’s ditos como progressistas tucanos sao blindados,ninguem conseguem falar qualquer coisa que melindre esses sacripantas.Engracado,eu ouvia dizer que mineiros nao eram solidarios nem no cancer.Parece que eu me enganei.

  14. “A rapaziada que o PT jogou

    “A rapaziada que o PT jogou ao mar”…. quem ? 

    Aqueles que diante do Mais Médicos ainda queriam protestar pelas árvores do pátio do Hospital de Clínicas, que não podiam serem cortadas para dar espaço à ampliação do hospital público?

    Aqueles que paralizaram as cidades para não ter Copa, não ter Olimpíadas, não ter obras viárias nas cidades, que endossaram toda e qualquer suspeita de irregularidades, para paralizar toda e qualquer obra de duplicação, metro ou VLT?

    Aqueles que foram contra a parceria da Petrobrás com a China dentro da vantojosa lei de partilha, cobrando 12 bi de luvas, e agora ficam silentes com a entrega completa da empresa e dos seus ativos por quase nada? Desnorteados por pitacos venenosos de figuras públicas da esquerda?

    Esse pessoal não foi jogado ao mar, essa turma balançou o barco, deu risada quando afundou e está bem de vida porque papai sustenta, já foram morar no estrangeiro, voltaram para suas vidas de classe média, estão jogando lo, fazendo suas faculdades e preparando seu papel de “oposição de faz de contas” para legitimar uma eleição sem Lula.

  15. Prezado senhor Luis

    Prezado senhor Luis Nassif

     

    Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe…

     

    Ja há algum tempo Márcio Pochman & cia disparou convites de participação/interação para think tank’s que vão de Coppe/ Petrobrás e membros de escolas de EM das FFAA.

    Desde do idos iniciais do segundo Governo Dilma não nos procuravam ou ofereciam espaço para discussão de projeto/ implementação de cadeias tecnológicas.

     

     

  16. Um trecho me incomodou =

    Um trecho me incomodou = “Imaginei o que seriam aquelas pessoas no dia-a-dia. Provavelmente pequenos malandros faturando em cima do ódio e das manadas.”  Que no meio há pessoas faturando em cima, é liquido e certo. Mas não é só esse perfil.  Imagine a seguinte cena =  a mãe de uma prisioneira que está cuidando dos netos, pois a filha, presa por ser mula do tráfico,  cumpre os 3 Ps (preta, pobre e periférica) que impedem que ela tenha o correto direito de cuidar do filho pequeno, ao vê-la saindo do prédio a escrache e a xingue .E Adriana por isso a processe. Como não conta com a mesma conta bancária de Adriana, não terá como pagar alguma indenização. Terá sua vida – já difícil –  mais destruída proporcionalmente que a de Adriana. Dúvido que ela fique três anos num presídio. Aí sairá pra prisão domiciliar e poderá usufruir do parte do dinheiro que ela obteve por meios ilícitos. Enfim, o crime compensa no caso dela. 

    A verdade é que o povo pobre no Brasil, por medo, não vai onde moram as autoridades que as prejudicam, mesmo num caso claro como o confisco feito por Collor. Num país em que houvesse povo e não público, Collor, na melhor das hipóteses pra ele,  teria que governar rodeado de agentes federais pra não ser alvejado a la presidente kennedy. Que nada = o que aconteceu foi ele ser aplaudido enquanto fazia suas corridas pra bancar o super-homem. Sim, é execrável o que fizeram na frente do hospital com a mãe do Collor – como também foi execrável o que Collor fez com as pessoas que tiveram a poupança de uma vida toda roubada e assim se abateram tanto que acabaram morrendo. 

    Nosso povo é bonzinho – em outros países, por muito menos, já teria havido uma revolução ao estilo da revolução francesa ou russa. 

    1. Joel Lima ou Joel Lima,o

      Joel Lima ou Joel Lima,o Briguilino,amigão do peito de Nassif?Você me aparteou debochadamente insuflado pelo mobralinos daqui,eu lhe devolvi o deboche de forma elegante,lhe fiz um desafio também regado a deboche e você escafedeu-se:Saberia me responder qual dos Ministros da ORCRIM de Don Altobello,de altissimo coturno,mandou tatuar um “Pavão Misterioso”nas costas e o tatuador inadvertidamente tatuou um “Dragão do Mar”,e o bicho? alucinou-se a ponto de querer tocar fogo na Esplanada dos Ministerios.Meu amigo e seguidor Duduoutro,quis dá uma de gato mestre,dizendo que era barbada achando que o dito cujo tinha alguma coisa a ver com João Gilberto.Escorregou feio.De Jazz eu sei que o senhor é o cão chupando manga,quero ver se o senhor tem alguma coisa parecida com Noé,aquele da Arca.

  17. A bela,destemida e competente

    A bela,destemida e competente Senadora Gleisi Hoffmann foi engolida quando Chefe da Casa Civil da Presidente Dilma Roussef,pela prepotencia,arrogancia e amadorismo politico da autoridade maior e alguns puxa sacos de galocha e incompetentes a perder de vista,comandados por Zé da Justiça e Aloisio Mercadante,ambos mordidos pela mosca azul.Assim como o gostoso relato de Nassif ontem sobre Collor/Janio Quadros, deu no que deu.

  18. Onde faltou discernimento

    Colocar só homens, brancos e do sudeste formulando programa de governo mostra falta de discernimento. Faltaram mulheres, pessoas negras, pessoas dos estados onde está a maioria dos votos que elegem governos do PT etc etc

    Boas políticas públicas e bons passos adiante não provêm de cabeças iluminadas (por mais iluminadas que sejam), mas são construídas com a diversidade, o empenho e o discernimento das e dos interessados. 

  19. Gleise apoia o governo da

    Gleise apoia o governo da Venezuela por escrito.

    E não falta muito pra apoiar a Coreia do Norte.

    Tenha dó de mim. Nassa.

    A amante, codinome da própia, não é descriminatório.

    Mas de quem ? Ou de quais ?

    Calma lá, não sou eu  que digo.

    Está nos registros da Odebrecht.

    Seria de Maduro ?

     

     

     

    1. Sério, GGN não é SUS e Não Cura Síndrome do Millenium

      GGN também é terapia em grupo e ‘de grátis’.

      Se bem que uns deveriam pagar por excesso de bagagem, ao confundir terapia em grupo com sexo grupal, na suruba do cáJu. 

    2. Sério, GGN não é SUS e Não Cura Síndrome do Millenium

      GGN também é terapia em grupo e ‘de grátis’.

      Se bem que uns deveriam pagar por excesso de bagagem, ao confundir terapia em grupo com sexo grupal, na suruba do cáJu. 

  20. E se eu encontrasse o Cristóvam Buarque?

    Não apoiei manifestações agressivas nem contra o Eduardo Cunha no aeroporto ou Romero Jucá no avião, que dirá contra às senadoras Vanessa Grazziotin e Gleisi Hoffmann, mulheres corajosas que deram a cara pra bater durante todo o período do impeachment da presidente Dilma. Me dá nos nervos ver alguém encurralado aos gritos, sabendo que o agressor vai correndo colocar o vídeo nas redes sociais. Duvido até da motivação. Há formas mais civilizadas e inteligentes de manifestarmos nossa indignação. Já prometi a mim mesma manter a voz baixa se encontrar Cristóvam ou Marta Suplicy,por exemplo. A ver.

    1. Eu só acho que a Gleisi está
      Eu só acho que a Gleisi está colhendo o que plantou. Quem suporta a política e a corrupção que se instalou no país no governo que ela preside? Ela também tem que se defender das acusações que pesam sobre ela, e não são poucas.

      1.   Ora, meu caro! Você e

          Ora, meu caro! Você e muitos outros eram até outro dia “milhões de Cunhas”, agora arrota indignação? De mais a mais, que governo é esse que Gleisi preside? Peço que diga porque todos nós outros não sabemos o que Gleisi presidiu ou preside além do PT.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador