Globo convoca times para discutir perspectivas futuras

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Enviada por ROSE

 

Globo faz reunião extraordinária com clubes para debater até atletas de base

Da Folha de São Paulo

Bernardo Itri, do Painel FC

Dani Blaschkauer, editor-adjunto de “Esporte”

 

Detentora dos direitos de transmissão dos principais campeonatos do país, a Globo convocou os 20 clubes da Série A do Brasileiro para reuniões nas próximas semanas, a fim de discutir o futuro do futebol nacional.

O primeiro encontro foi marcado para quinta-feira (7), na sede da emissora em São Paulo. As equipes foram divididas em grupos e cada um será recebido nas semanas seguintes.

A pauta proposta pela emissora inclui desde o calendário do futebol até a formação de jogadores.

No comunicado enviado, a Globo descreve que o objetivo da reunião é “estreitarmos nosso diálogo com vistas à melhoria do futebol e, em especial, da capacidade de investimento dos clubes na formação de jogadores”.

O convite feito por e-mail é assinado por Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esporte, braço da emissora responsável por negociar o direito de transmissão dos campeonatos nacionais.

Na carta, Pinto cita que também estarão na reunião os integrantes do Comitê de Esportes da Globo: Renato Ribeiro, Anco Márcio Saraiva, Roberto Marinho Neto, Pedro Garcia e Eduardo Gabbay.

O convite causou estranhamento em presidentes de clubes, que não viram sentido em a emissora convocar uma reunião para tratar da formação de atletas. O assunto, segundo um dirigente, não tange à emissora.

A pauta da reunião cita também outros pontos, como “processo de gestão dos clubes e das entidades de organização do desporto, equação financeira, oportunidades de novas receitas nos estádios”.

A CBF também deve ser representada no encontro para participar das discussões.

Essa reunião com a Globo acontecerá quase duas semanas depois de os clubes se reunirem com a presidente Dilma Rousseff.

No dia 25 de julho, 12 clubes participaram de um encontro com Dilma no Palácio do Planalto. Estiveram em Brasília representantes de Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Botafogo, Flamengo, Inter, Grêmio, Atlético-MG, Bahia, Coritiba, Santa Cruz e Paysandu. Os cartolas pediram urgência na aprovação da lei de refinanciamento das dívidas fiscais.

Procurada pela reportagem para comentar o propósito da reunião, a Globo não se pronunciou até a publicação desta reportagem.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Querem entrar no negócio não

    Querem entrar no negócio não simplesmente comprando um time como fazem os modestos magnatas russos. Mas sim comprando logo de cara o campeonato todo. É um delírio de grandeza perigoso!!!!! E é bom lembrar que a globo é bem adminstrada apenas se levarmos em conta a capacidade que tem de influenciar a esfera política. Ainda bem que a cartolagem, ao contrário de muitos por aí, pode ser acusada de tudo, menos de ingênua. 

  2. Nossa, o convite é a certeza

    Nossa, o convite é a certeza de que o futebol brasileiro foi apossado por uma emissora de televisão, é a certidão de óbito do futebol brasileiro.

  3. A Globo assumindo de ver o

    A Globo assumindo de ver o papel de gestora do futebol brasileiro, sem mediações.

    Pleo jeito depois dos 7 a 1 ela viu que só a rainagem de curto prazo não lhe trará os melhores ganhos em médio prazo.

  4. FORA DO GALINHEIRO

    Técnico tomou decisão por conta do “calendário ridículo” do futebol brasileiro

    Levir acaba com concentração no Atlético em jogos de BH: “Se não cumprirem, quem sai sou eu”

    Técnico do Atlético deu voto de confiança para os jogadores e tirou a concentração antes dos jogos em BH

    Não haverá regime de concentração no Atlético para o jogo deste domingo, contra o Atlético-PR, no Independência, às 18p0. O técnico Levir Culpi dá um voto de confiança para os jogadores, mas diz que a responsabilidade é toda dele.

    “Vai ser assim e espero que todos possam entender. Vai fazer bem para todo mundo. Ninguém gosta de concentrar. Dormir com a família é muito melhor do que ficar 30 homens dormindo aqui no centro de treinamento”, afirma o treinador, que adotará a medida sempre quando o Atlético for mandante.

    Caso a ‘novidade‘ não dê certo, Levir avisa que poderá entregar o cargo para a diretoria, já que assumiu a responsabilidade da decisão. “Se eles não cumprirem, quem vai sair sou eu. Não passei para eles a responsabilidade”, ressalta.

    O comandante alvinegro teve uma conversa franca com o grupo de jogadores. Ele espera que todos passem a noite de sábado em casa, descansando. Mas sair para jantar com a família é algo permitido. Depois, os relacionados se apresentam para almoço na Cidade do Galo às 11 horas de domingo.

    “Tem que estar em casa. Não vai estar na concentração. Pode jantar com a família, tomar uma taça de vinho. Não vai é tomar o garrafão inteiro”.

    Segundo Levir, a decisão se dá por conta do apertado calendário do futebol brasieiro. “A decisão é minha e é por conta do calendário ridículo que o futebol brasileiro tem. Os jogos são desgastantes, as viagens são longas e não temos horários bons”.

    O comandante atleticano espera uma resposta positiva dos atletas, principalmente dos jovens. “Agora, temos que tomar um cuidado. São meninos jovens, que pensam diferente de quem tem experiência e isso pode levar a um erro ou outro. Mas aí vamos sentir se o grupo está fechado ou não”.

    Sobre a decisão tomada, o treinador também comentou que o diretor de futebol Eduardo Maluf não é a favor. Mesmo assim, ele decidiu tomá-la e a vê como uma evolução no futebol brasileiro.

    “Vejo muita cobrança sobre evolução do futebol brasileiro. Lá fora é feito isso, na Europa e no Japão. Como mandante, o jogador não se concentra e se apresenta para o jogo. Mas ele tem que estar em casa. É muito profissional isso. Se eu não conseguir esse entendimento, é porque não há capacidade no Brasil de se mudar as coisas. Tem que ser de cima para baixo. Maluf não vê dessa maneira, por exemplo. Mas digo, a gente faz algo para mudar essa situação, colocar o atleta profissional dentro do que ele tem para fazer e buscar o resultado”.

    Thiago de Castro | Superesportes | 01/08/2014

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/ultimas-noticias/1,1208,1,9/2014/08/01/noticia_atletico_mg,289996/levir-tira-concentracao-e-assume-consequencias-se-nao-cumprirem-quem-sai-sou-eu.shtml

  5. Reunião de cópula.

    Início da reunião:

    -Olha aqui, se vocês continuarem se atolando em dívidas, montando equipes de baixíssimo nível técnico, não renovarem seus elencos e prosseguirem vendendo os melhores jogadores para o exterior, as transmissões do Brasileirão terão cada vez menos audiência. Não fará mais sentido, portanto, financiarmos eventos deficitários, sem atrativo nenhum. Então fica assim: ou alteram esse quadro ou a mamata acabou. Vão vender seus torneios pra Rede TV.  Obrigado a todos e tenham um bom dia.

    Fim da reunião.

     

  6. Será?

    O que vai ser agora? A Globo vai dar um carteirada? Ela bem que poderia começar a dar exemplo e pagar o que ela sonegou na Copa de 2002. Se isso não rolar é mera carteirada hipócrita. Aliás, o capitalismo e o mercado são hipócritas sempre e principalmente hoje. Vide a ajudar dos EUA para a “autodefesa” de Israel matar as crianças palestinas. Tudo tem a ver com tudo quando se trata de dinheiro.

  7. E a CBF?

    Esse não deveria ser o papel da CBF?

    Ah, que importa, é a Globo quem manda mesmo. A CBF é apenas mais uma convidada, coadjuvante, se tanto.

  8. ” A Globo convoca times para

    ” A Globo convoca times para tratar do futuro do futebol brasileiro…”

    Num país dominado por mafiosos incrustados nos principais poderes da república só poderia acontecer este tipo de coisa .

    Qualquer país onde impera a lei, as emissoras públicas são as responsáveis pela transmissão e disseminação da  cultura e dos principais esportes nacionais .

    Aqui no Brasil, onde um banqueiro bandido tem nos bolsos diversos ministrins e parlamentares , esta anomalia é anunciada com  toda pompa .

     

  9. Na verdade, isso deve

    Na verdade, isso deve acontecer faz tempo. Só que chegou uma hora que a Globo é tão onipotente na coisa toda que já nem veem sentido em ficar escondendo isso. 🙂

  10. Falta estranha

    Nenhum dos clubes envolvidos nos episódios da final de 2013, na entrega de jogo e na marmelada – participaram da reunião com o Governo: Cruzeiro / Vasco e Portuguesa / Fluminense.

    1. Êpa!
      Há um engano aí neste

      Êpa!

      Há um engano aí neste seu comentário.

      Só DOIS times foram diretamente envolvidos, pela ordem:

      FLAMENGO (no jogo contra o Cruzeiro) e

      PORTUGUESA (no dia seguinte); e que portanto, por uma surpreendente coincidência, salvou o Flamengo do rebaixamento.

      O resto, é desvio de atenção patrocinado pela mídia, para salvar alguns intere$$ados…

      1. Deixe o Flamengo fora desta
        Deixe o Flamengo fora desta história.

        Pra incluir tiveram que fazer inúmeras contas e possibilidades.

        O Flamengo não estava na zona.

  11. inicia-se a reunião…

    – eu quero assim!

    – quanto me dá por vitórias?

    – dou tanto!

    – e por derrotas?

    – nada! porque você já chegou aqui derrotado!

    – e da renda?

    – do leão cuido eu, não se preocupe!

    – quanto pagas?

    – nada!

    – ah! agora entendi!

  12. Ah! ditados maravilhosos.

    O lobo pode perder os dentes, porém sua natureza jamais

    Para quem está se afogando jacaré é tronco

    É muito fácil ser pedra, o difícil é ser vidraça.

    O cão não ladra por valentia e sim por medo.

    As más companhias são como um mercado de peixe; acabamos por nos acostumar ao mau cheiro.

  13. reunião acaba; chega o Dunga…

    – onde estou? quem são vocês?

    – somos o que nunca fomos!

    – mas como vou chegar aonde quero?

    – STF é pra lá e CBF pra cá?

    – pra cá?

    – tanto faz!

  14. Que história é essa da Globo

    Que história é essa da Globo convocar clubes para discutir capacidade de investimento? Ora, a principal razão hoje para a crise dos clubes é justamente os ciclos viciosos causados pela própria Rede Globo.

    A emissora transmite jogos em um horário péssimo. Só consegue ganhar dinheiro com Corinthians e Flamengo. Em seguida, promove um racha entre os clubes que aceitam as migalhas oferecidas pela emissora, principalmente os imorais adiantamentos para fazerem frente aos times de maior ibope. No fim, os times passam por dificuldades financeiras e a viúva é chamada para pagar a conta e a TV diz que o problema é de gestão.

    Enquanto a emissora não for claramente identificada como parte do problema, não haverá solução.

  15. É a falencia de tudo no

    É a falencia de tudo no futebol Brasileiro : CBF ( corrupção e incompetência ) , Federações ( idem ) , Dirigentes ( idem ) e Clubes ( idem )  . Quanto a Globo , tenta desviar o foco de suas atribuições e obrigações , que seria patrocinar o evento e oferecer um produto de boa qualidade na TV em horários adequados a população.

  16. A que ponto chegamos. Uma

    A que ponto chegamos. Uma emissora de TV, concessão pública, que detém o monopólio das transmissões, o que por si já é uma aberração, agora se dá o direito de convocar reunião com os Presidentes dos principais clubes de futebol, para tratar assuntos, inclusive de formação de craques…. Onde estão as autoridades responsáveis que não se manifestam??? 

  17. Se a Globo convocou reunião é

    Se a Globo convocou reunião é para destruir o que sobrou do nosso acabado futebol, afinal tudo o que a Globo toca vira……

  18. a anomalia do coronelismo

    a anomalia do coronelismo eletronico agora é escrachada na nossa cara e parece que a rapinagem não será nem a médio prazo.

    é agora ou nunca, porque a globo tá perdendo audiência.

    e uma das atitudes do sistema globo foi passar a cobrar no g1 e no globo.com 12 reais para o torcedor  ver os gols do time que está seguindo na internet.

    ora, se isto é para remeter o navegante para a telinha da globo, esquece, não vai dar certo….

    e mesmo que o cara seja meio fanático por futebol, duvido que vá pagar prá ver esse campeonatozinho fajuto….

    experiencias de cobrança nos eua já mostraram que isso não deu certo.

  19. Futebol

    Ponto 1 = A rede Goebbels não dá ponto sem nó. Se está fazendo isto é para deixar o futebol ainda mais de joelhos para ela;

    Ponto 2 = Tropinha medíocre essa de gestores do futebol brasileiro. Vão que nem cachorrinhos com o rabinho entre as pernas atender o chefe;

    Ponto 3 = Tudo está caminhando para a continuidade. Isto é, pouco futebol e muita esculhambação;

    Ponto 4 = Presidentes dos clubes só sabem chorar e pedir perdão de dívidas, geradas por péssima administração. Cadê a reformulação do futebol brasileiro;

    Ponto 5 = cansei….

  20. Tem que se discutir o

    Tem que se discutir o monopólio da transmissão do campeonato brasileiro.

    É um crime a Globo obrigar a realização dos jogos durante a semana às 22hs.

    Que se lasque as novelas da Globo, jogos durante a semana tem que ser realizados às 20hs, no máximo às 20:30hs.

    Não é possível que só a Globo tem grana para bancar o campeonato brasileiro.

  21. O INDISCUTÍVEL

    Também, Nassif, estes palermas agora deram para seguir a revista Veja com esta besteira de “perguntas”. Os palermas da oposição se omitem na CPI da Petrobrás, aí os idiotas, veja e globo, querem que o PT seja oposicionista à Petrobrás. Os caras estão pirados. Acho que se fosse o PSDB no poder os políticos deste partido “torpedeariam” a Petrobrás. Coisa de idiota, e hoje o JN ocupou espaço com este cocô de maétia. Tem que pedir o PT para ser oposição, porque esta que aí está, é isso aí. Vocês precisam traçar comentários veementes a esta asneira.

  22. “Estamos matando a galinha dos ovos de ouro…”

    “Estamos matando a galinha dos ovos de ouro, temos que unir esforços para mudar tudo e manter tudo como está”, deve ter sido a tônica da reunião.

    A turma que governa o futebol de besta não tem nada. Vide o fato de Dunga ter retornado a ser treinador da seleção, numa tentativa canhestra de emular Joachim Löw, treinador da tetracampeã Alemanha. Em termos práticos, nas quatro linhas, é difícil que a medida dê em alguma coisa. Mas em termos políticos, demagógicos, melhor dizendo, foi um gol de placa. O povo gostou. Ouve-se que Dunga nem deveria ter saído em 2010. Talvez seja até o comentário certo a fazer. Dunga perdeu, mas não perdeu por 7 a 1. Talvez o que aconteça em termos práticos seja que o time perca, mas perca com um mínimo de dignidade. 10 gols em dois jogos, em casa, são uma enormidade para uma equipe que tem na história a conquista de cinco campeonatos mundiais. 

    Demagogicamente, Globo e CBF são craques juramentados. A reunião é um reforço naquilo em que são bons. Tudo mudará para que fique tudo igual a antes. Coisa de craques na arte da demagogia.

  23. Neoliberalismo


    Há 16 anos acabamos com o liberalismo na governança do Estado Brasileiro. No futebol ele continua firme e forte.

    Quem continua mandando são os poderosos. Os que acreditam que a iniciativa privada resolve tudo, devem estar felizes.

    Fazem o que querem e os torcedores nem podem mais agitar bandeiras no estádio. Sei!…

  24. A economia global: Futebol S/A

    O futebol foi arrancado do gramado e das arquibancadas e agora sobe, com chuteiras e tudo, para a nuvem virtual dos negócios, sem mais nenhum traço de “esporte”. Como qualquer atividade econômica global, o futebol é sublimado, tirado das mãos dos torcedores e dos atletas, e é colocado nas mãos dos donos de tudo. A Globo cria uma MATRIX virtual, onde jogadores fingem que jogam e os torcedores assistem a um desfile de novos penteados e corpos sarados. Gol da Brahma! Pênalti em favor da Coca-Cola! e, num show de tecnologia, câmaras com velocidade reduzida poderão enxergar os detalhes de cada cuspe lançado no gramado. Duplas sertanejas e cantoras baianas irão cantar o hino, fazendo marketing também com ele.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador