Wilson Ferreira
Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.
[email protected]

Globo reage à crise com desespero metalinguístico

Sai a estética futurista de Hans Donner, entra os passos do funk e um visual menos high tech onde até a icônica zebrinha dos anos 1970 que dava os resultados do futebol parece renascer com nova roupagem. E tudo isso com muita auto-referência e metalinguagem. Essa é a repaginada do programa dominical “Fantástico” e dos telejornais da emissora que parecem sentir o golpe da perda de audiência e credibilidade. Uma simulação de reunião de pauta com telespectadores dando palpites sobre temas pré-estabelecidos no “Fantástico” é o desespero metalinguístico de criar uma percepção de transparência e credibilidade de um jornalismo que tenta se equilibrar entre o papel de oposição política assumido pela emissora e a necessidade de aparentar objetividade noticiosa. A transformação da estética Hans Donner na identidade visual da emissora parece apontar para o sintoma da sua perda de relevância e o fim de uma utopia modernista que a TV Globo representou durante da ditadura militar e não consegue mais sustentar diante do novo cenário. E a resposta da emissora é autofágica.

Os tempos estão mudando e a TV Globo já não é mais a mesma. As audiências vêm despencando há muito tempo numa irresistível curva descendente para uma emissora que já chegou a 100% de audiência com a novela Selva de Pedra em 1972 e o Jornal Nacional dando 80% nos anos 1980. Bem diferentes são os tempos atuais: o Jornal Nacional desce aos 17%, a estreia do Novo Fantástico no último domingo registrou média de 16,5%, Silvio Santos supera os números de audiência do reality show musical SuperStar e assim por diante.

Paradoxalmente, o faturamento da emissora é mantido em patamares elevados. Para os analistas, graças ao impacto no mercado publicitário do famoso “incentivo”chamado BV (Bonificação por Volume) – comissões repassadas da TV Globo para as agências de publicidade que variam de acordo com o volume de propaganda negociado entre elas. Seria o principal mecanismo que perpetuaria o monopólio midiático da emissora.

Mas deter poder financeiro, monopólio midiático e influência política principalmente quando se transformou no principal partido de oposição ao atual governo pode não ser o suficiente a médio prazo: sabe que os telespectadores estão cada vez mais não só virando as costas para ela como também cresce na opinião pública a percepção de que a Globo é uma emissora cujos conteúdos estão perdendo a credibilidade, devendo ser colocados em constante suspeita.

Fim da estética Hans Donner?

A estreia do chamado “Novo Fantástico”, assim como a repaginada visual e tecnológica que todos os telejornais da emissora estão sofrendo, apontam para esse temor de uma emissora que vê mudar rapidamente o cenário tecnológico (Internet e redes sociais), cultural (a chamada nova classe média e os novos hábitos do consumo representados, por exemplo, pelo “funk ostentação”) e político (a incapacidade da oposição criar um projeto político, deixando para a TV Globo o papel de oposição ao Governo Federal na base da linha editorial “esse País é uma merda!”).

É sintomático nessa repaginada o visível abandono da estética space opera do artista digital austríaco Hans Donner que por décadas conferiu a identidade visual da Globo valendo-lhe o apelido de “Vênus platinada”.

Uma forçada “reunião de pauta” para simular
transparência e credibilidade jornalística

O que vimos nesse último domingo é o Fantástico tentando ser menos high tech e adotando um visual, por assim dizer, mais “orgânico” e menos metálico e artificial: assoalho do cenário que simula ser em tábuas de madeira, cenário instalado no meio de uma redação jornalística com pequenas plateias onde se mesclam celebridades globais com anônimos ao lado de telões, computadores e equipamentos discretamente posicionados para simular uma integração dos temas e matérias à comunidade por meio de redes sociais. Isso sem falar na conversa do apresentador Tadeu Schmidt sobre a rodada de futebol com dois bonecos de pano, revivendo uma estética pré-Hans Donner da icônica zebrinha que dava os resultados da rodada dos campeonatos.

Mas o principal sintoma de como a TV Globo acusa o mal estar diante da sua crise de credibilidade: o Fantástico simula uma reunião de pauta como fio condutor do programa. Novamente anônimos mesclados com celebridades globais dando palpites sobre temas pré-estabelecidos. Para quem não conhece o jargão jornalístico, as chamadas reuniões de pauta são reuniões onde editores e sub-editores se encontram para estabelecer a pauta de temas da edição do dia que orientará os repórteres ao descrever o viés da matéria, quem será entrevistado, onde e como.

No Fantástico tudo muito forçado e simulado já que vemos na verdade os apresentadores executando a função de uma espécie de ouvidor de opiniões e palpites de uma “amostragem” de uma plateia que representaria o público do programa. Uma simulação desesperada de transparência como resposta às críticas recorrentes de manipulação no seu telejornalismo? Malabarismo da emissora para se manter entre a credibilidade jornalística e o papel de oposição ferrenha ao governo federal?

Hans Donner: sai o futurismo 
entra o funk

O abandono progressivo da estética futurista de Hans Donner (saem as mulheres metálicas e os sólidos geométricos voando em círculos no vazio, entra uma cara mais “nova classe média C” com os passos do funk) e a metalinguagem generalizada de um programa que quer simular a si mesmo produzindo matérias para criar a estética da transparência talvez sejam os sinais do início do seu fim. Não a falência e o desaparecimento da emissora, mas o fim de uma época onde a estética Hans Donner imponha ao País um ideal de modernidade desejável.  Hoje a TV Globo sente o golpe dessa crise da relevância de uma utopia que ela mesma criou e tenta reverter a situação mergulhando em progressivas metalinguagens e auto-referências.

Mas isso pode resultar em algo patológico: o “tautismo” (tautologia + autismo): a doença de todos os sistemas que em crise de dissipação de energia começam a devorar a si mesmos na esperança de estender um pouco mais a própria existência.

A utopia modernista da TV Globo

Hans Donner entrou na TV Globo em 1975, pelas mãos do fotógrafo David Drew-Zingg que o apresentou a Walter Clark, então o diretor-geral da emissora. O design futurista de Donner caiu como uma luva não só para a emissora, mas também para as necessidades ideológicas do regime militar. Graças à rígida formação intelectual dentro do Positivismo de Augusto Comte, os militares viam o desenvolvimento do País somente possível por meio de uma elite de técnicos aos quais seriam submetidos tanto os políticos como o povo. Esse novo visual idealizado por Hans Donner transmitido diariamente em rede nacional criaria a roupagem estético-ideológica necessária para esse projeto paradoxal que unia modernidade e ditadura.

Design e utopia: a modernização do
mito da mulher e natureza brasileiras

Para a TV Globo era a chance da modernização da imagem do País que facilitasse a inserção dos produtos da emissora no mercado internacional. Se o principal produto oferecido para o mercado externo ainda eram mulheres e natureza, deveriam superar os velhos clichês como Carmen Miranda, baianas e carnaval. Tudo isso deveria ser “modernizado” em atmosferas futuristas e new wave em vinhetas e aberturas com pirâmides, esferas e cones movimentados digitalmente.

Além disso, criava a ideia de um “Brasil Grande” dentro do período do chamado “milagre econômico” da ditadura militar para uma nova classe média identificada com a modernidade transmitida pelos “enlatados” da TV Globo – pacotes com minisséries, filmes e desenhos animados principalmente norte-americanos.

E a última e o não menos importante função que a estética futurista de Hans Donner cumpriu: as bancadas dos telejornais como fossem naves espaciais translúcidas e as aberturas e vinhetas em computação gráfica conferiram ao jornalismo da emissora uma aparência de objetividade emprestada das tecnociências. Enquanto a mídia impressa era vista como partidária e ideológica, a estética space opera de laptops nas bancadas e os logotipos desenhados a partir de sólidos geométricos platônicos conferia uma imparcialidade científica aos noticiários e o trabalho da edição das notícias como fosse realizado em laboratórios assépticos e high tech.

 

Wilson Ferreira

Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Tinha a mesma importância que
      Tinha a mesma importância que tem Pai Guido, The Elf.

      Com uma pequena diferença, Mãe Dinah acertava mais os prognósticos do que a Mantega.

  1. Globo

    ,A Globo apresentou sua nova e inédita programação, Fantastico com mais de trnta anos, Faaustão deste 1988.Video Show la dos anos oitentas, e suas eternas novelas decadentes num mundo onde se produz grandes novidades em seriados que são apresentado por temporadas, isto sem falar do inutil prograna de Ana aria Braga onde até um ridiculo papagaio de plastico que rouba-lhe a cena, ainda temos que reviver suas eternas reprises das suas novelas anacronicas. Na verdade a Globo  sempre é a mesma coisa, onde tenta mostrar o que é velho e anacronico omo algo maravilhosamente atual, só mesmo braileiros que ainda não se deram conta de uma nova ordem mundial ainda aguarda para se atualizar pelo old jornal Nacional, Tenha dó.

     

     

  2. Globo

    ,A Globo apresentou sua nova e inédita programação, Fantastico com mais de trnta anos, Faaustão deste 1988.Video Show la dos anos oitentas, e suas eternas novelas decadentes num mundo onde se produz grandes novidades em seriados que são apresentado por temporadas, isto sem falar do inutil prograna de Ana aria Braga onde até um ridiculo papagaio de plastico que rouba-lhe a cena, ainda temos que reviver suas eternas reprises das suas novelas anacronicas. Na verdade a Globo  sempre é a mesma coisa, onde tenta mostrar o que é velho e anacronico omo algo maravilhosamente atual, só mesmo braileiros que ainda não se deram conta de uma nova ordem mundial ainda aguarda para se atualizar pelo old jornal Nacional, Tenha dó.

     

     

  3. Globo

    ,A Globo apresentou sua nova e inédita programação, Fantastico com mais de trnta anos, Faaustão deste 1988.Video Show la dos anos oitentas, e suas eternas novelas decadentes num mundo onde se produz grandes novidades em seriados que são apresentado por temporadas, isto sem falar do inutil prograna de Ana aria Braga onde até um ridiculo papagaio de plastico que rouba-lhe a cena, ainda temos que reviver suas eternas reprises das suas novelas anacronicas. Na verdade a Globo  sempre é a mesma coisa, onde tenta mostrar o que é velho e anacronico omo algo maravilhosamente atual, só mesmo braileiros que ainda não se deram conta de uma nova ordem mundial ainda aguarda para se atualizar pelo old jornal Nacional, Tenha dó.

     

     

  4. O problema não é só esse, é

    O problema não é só esse, é um de um jornalismo tão safado que, muitas vezes usa conjunções adversativas de uma forma totalmente negativa e tendenciosa  São especialista em criar crenças impositivas contra o governo.

     

    Ex: A economia vai bem obrigado, mas o juros são os mais altos do mundo.

     

     

     

  5. globo = entulho da ditadura

    A globo é um grande entulho da ditadura.

    Os filhotinhos de papai roberto marinho e mamãe ditadura ainda tentam sustentar o Apartheid Social… mas o povo não aguenta mais tanto lixo e tanta mentira produzidos nesta organização corrupta.

    A globo que vá pros quintos dos infernos!

     

    Viva Brizola!

  6. A globo não resiste/sobrevive

    A globo não resiste/sobrevive se o PT ficar no poder por mais 12 anos.

    A reeleição de Dilma agora, e o PT de novo em 2018 e 2022.

    Po isso o desespero da emissora, ela sabe que isso é factível.

    1. O PT entregou mais de 6

      O PT entregou mais de 6 bilhões em publicidade à globo desde 2003 e não cobra o DARF.

      O LULA salvou a globo da falência com empréstimos de BNDS no início do seu governo..

      Então, com o pT no poder a Globo pode ficar tranquila. E batendo no PT, inclusive mandando seus líderes para a cadeia.

  7. Vênus Platinada

    Wilson Ferreira,

    Se a trajetória da audiência televisiva segue descendente, a do $$$ continua no lugar ou próximo dele.

    Enquanto a emissora dos Marinho continuar a fazer a montanha $$$$ anual, pouco mudará, até porque não existe e nunca existiu adversário à sua altura.

    A emissora optou por apostar no desconhecido, ao fazer alterações no realmente Fantástico show da vida, botando a rapaziada como pauteiro de araque e abandonando Hans Donner, e dificilmente terá condições de voltar ao estado anterior, que, bem ou mal, dava pro gasto.

    Se aquele rol de novelas é capaz de colocar milhões de brazucas parar aquilo que estão fazendo prá se hipnotizarem sentados no sofá, o núcleo do noticiário permanece péssimo, e durante época de eleição pior fica.

    Os programas fixos parecem ser de lascar,  Luciano Huck, Faustão, AMBraga,Fátima Bernardes,o gordo bobo, poucos destes devem liderar a audiência em seus respectivos horários, e por fora emenda de trivela com o dramático BBB 89.

    Sem o BV, aquele que comeu praticamente toda a $$$ do mensalão do capitão do mato, toda esta conjunção de fatores tem destino certo, e com BV, continua como dantes no quartel de abrantes, caindo como acontece com todas as “co-irmãs”, em conjunto. A emissora tem, ou melhor, sempre teve em mãos um negócio chamado Poder, o que confere a ela enorme importància.

    Menos $$$ de BV e do governo federal, e Regulação do Marco das Comunicações é a dupla de providências que pode consertar as enormes distorções provocadas por uma equipe que nem direito de resposta é capaz de conceder, uma equipe sem qualquer pudor.

  8. Coitado do autor, que teve

    Coitado do autor, que teve que assistir o fantástico. Até onde li, as palavras mais usadas foram: simulação, cenário,  e expressões semelhantes.  Ou seja: não mudou nada, inclusive a percepção deles lá que seus espectadores são realmente muito trouxas.

  9. Novelas

    Esta semana vi um artigo (do Stycer ou do Ricco, não me lembro ao certo) sobre o aumento de audiência dos canais pagos. A novela das 9 perdeu 30% de audiência entre janeiro e abril, e quem sai ganhando com isso são os canais pagos, para onde estão migrando os telespectadores do horário.

    Manoel Carlos nos brinda novamente com um texto abordando um cenário irreal e uma camada da sociedade irreal: a classe média-alta do Leblon, tema recorrente em suas novelas. O texto é desconectado da realidade e ninguém, absolutamente ninguém, consegue se identificar naquele cenário fantasioso, supérfluo, medíocre, raso, efêmero e errante como uma bola de sabão.

    Os personagens também são inverossímeis. Natália do Valle mãe de Julia Lemmertz, Vanessa Gerbelli tia de Julia Lemmertz, Humberto Martins teria que ser mais novo que Gabriel Braga, e a atriz que faz a mãe do Gabriel Braga perfeitamente podia ser sua esposa ou irmã.

    Não colou, nada colou. Nem texto, nem temática, nem personagens. E a audiência foi pro beleléu. Uma despedida melancólica de um autor octagenário, também ele, um homem totalmente avesso e alheio ao que acontece hoje no Brasil.

  10. THE END

    A Globo ao acabar como todos almejam ,não será por incompetência , mas unicamente pelo sinal dos tempos.Senhores a outra Rede até que tentou durante 10 anos , em vão, superar a futura finada.Para a alegria e satisfação geral teremos a Rede Brasil, A Única.

  11. A GLOBO É NOSSA

    Não podemos desejar e deixar a Globo a ponto de “afundar”, pois no cenário global é tão importante para o Brasil na extração e divulgação de informações e produção de entretenimento, quanto a Petrobrás é na extração de petróleo e produção de derivados, hoje e no futuro. 

    Assim que a família conduzi-la mais uma vez rumo a insolvência e ao desfazimento, cabe ao governo dessa vez, não emprestar dinheiro para salvar os interesses marinhos e sim injetar dinheiro para tornar-se sócio majoritário da empresa, como na Petrobrás, “despachar” de pronto a extensa família marinha às águas profundas e tornar a Globo a nossa GloBBC, no mercado global de informação, entretenimento, divulgação da cultura e imagem do país.

    Perdemos a oportunidade no inicio desse governo e o grande defensor e benfeitor da familia marinha na ocasião está hoje preso em regime fechado na Papuda, graças aos esforços envidados por essa gente cada vez mais odienta e rancorosa, exatamente por terem que ter contado e aceito a benevolência bem intencionada de quem sempre tiveram preconceito, ódio e rancor, pelo fato de sempre defenderem e lutarem para o fim da desigualdade e da miséria do povo,  ameaçando assim seus privilégios e interesses, baseados na conservação do status quo estabelecido.      

    1. A emissora maioral

      Francisco,

      O grupo não tem $$$ nem estrutra para sustentar a diversidade exigida por um mercado que supera os 200 milões de pessoas.

      Você tem razão, a empresa “escapou entre os dedos” de Carlos Slim no governo de Lula, mas a regulação do novo marco da Comunicação (participação do capital estrangeiro no setor, como em quase todos os lugares do mundo) pode vir a ser o toque de degola dos barões da grande mídia tupiniquim, já que incapazes de enfrentar as grandes do mundo no setor, todas de olho no único grande mercado ainda disponível.

      Os Marinho serão encostados na parede, por bem ou por mal, pois a disputa pelo mercado $$$ acabará com eles.

  12. Rompendo todos os laços com a GLOBO !!!!

    Pessoal, eu usava aqui o provedor GLOBO.. Mandei encerrar. chegou a última fatura.. uhuuuuuuu

    Vou escanear e postar aqui no blog!! Pagarei a última.. meu $ esses FDP não recebem mais.

    Que tal todos que têm alguma coisa ainda das organização Globo mandarem cancelar?

    Vou procurar ver com calma tudo que direta ou indiretamente beneficie a grobo e vou cortando..  Vambora??

  13. globo

    Não é que o povo não goste da Globo. 

    O povo descobriu que a Globo odeia o povo.

    Odeia as cotas,  o bolsa famíilia, o poder aquisitivo do salário mínimo, o mais médicos, Prouni, Pronatec, minha casa, minha vida , solidariedade com o povo cubano e iraniano, com os africanos, o CPMF na saúde, juros baixos.

  14. Só tenho a dizer…
    Obrigado Internet.

    Globo, o fim está próximo. Por falar nisso, o BV só é crime quando envolve o PT, é? Se o STF fosse sério, e com base no entendimento sobre o que seria o BV para os juízes, metade de São Paulo e do Rio estaria na Papuda

  15. fui obrigada a assistir a globo, nao acreditava no que escutava

    o problema nao é só político.  Ontem, em um lugar público, fui obrigada a assistir a Globo News. A entrevista com Joao Jardim sobre Getúlio, ele foi ótimo. O problema é que a entrevistadora era Miriam Leitao, depois que ele deixou claro que tudo foi um golpe armado, ela mudou de assunto, perguntou sobre a vida íntima de Getulio com a mulher, ele confirmou que era fria, entao ela perguntou sobre a vida íntima com a filha, as trocas de olhares, os toques, os sorrisos. .. insinuando uma monstruosidade que ela nao pode provar na política, porque o diretor nao permitiu.  Ele nem entendeu, respondeu normal, que eram muito amigos, porque é homem.  Mas as mulheres entendemos, a Miriam Leitao é um monstro.   Ela só tem mesmo desgraca na cabeca, qualquer que seja o assunto.   É uma mulherzinha vazia tipo comadre de interior que só pensa em destruir a vizinha, assim de medíocre.  Mas o pior estava por vir.  Outro cliente chamou o garcom e protestou, pediu para mudar de canal, queria ver a Globo aberta.  Entao um tempo depois tava no Zorra Total. Eu nao entendia nada, há anos que nao via globo nem esta coisa estranha deste programa.  Eu nao podia acreditar no que eu estava vendo, uma degradacao humana completa, humilhacoes, vexacoes, acossos, ridicularizacoes, todo tipo de discriminacao ilegal e criminosa segundo nossa Constituicao.  Quando a “professora” travesti chamou uma mulher de vaca e partiu para agredi-la fisicamente, quase vomitei, de corpo e de alma.  Realmente eu achava que nao tinha que ter controle de conteudos na Lei de Meios, mas agora acho que já se trata de crime contra o ser humano.  Isso definitivamente nao é liberdade de imprensa nem de expressao.  Isso é muito pior que lixo, porque o lixo pelo menos voce recicla.  Isso é nazismo mesmo.  Nem sei o que propor, mas que é anti-humano e criminoso o que fazem nestes programas, disso nao há dúvida.  

  16. Muitos analfa-funcionais…..

    Bom, como todo reinado, um dia chega ao fim!!! 

    É como o autor do artigo diz – ”  …  a estética da transparência talvez sejam os sinais do início do seu fim. Não a falência e o desaparecimento da emissora, mas o fim de uma época onde a estética Hans Donner imponha ao País um ideal de modernidade desejável.”

    Continuando também diz ele – “Paradoxalmente, o faturamento da emissora é mantido em patamares elevados. Para os analistas, graças ao impacto no mercado publicitário do famoso “incentivo”chamado BV (Bonificação por Volume) – comissões repassadas da TV Globo para as agências de publicidade que variam de acordo com o volume de propaganda negociado entre elas. Seria o principal mecanismo que perpetuaria o monopólio midiático da emissora.”

    Todos estes recursos a meu ver, podem protelar o precípicio, mas nada fará com que sua conduta de PIG, como diz O PHA, tenha novamente a credibilidade de autrora!

    Lembro bem uma entrevista dada ao OI, onde o entrevistador AD, entrevistando  o âncora do JN Sr. Bonnemer, disse ele : ” Minha postura deve seguir a liturgia do cargo, e por isto passo esta imagem de seriedade”.

    Após esta entrevista, qual não foi minha surpresa o dito cujo dizer que o JN teria sua pauta direcionada aos Hommer Simpsons, pois do contrário não entenderiam!!!

    Finalizando vamos ver no que vai dar, pois infelizmente ainda temos um contingente enorme de analfa-funcionais!!!!

  17. Essa aí pode pintar de ouro

    Essa aí pode pintar de ouro que aos meus olhos será sempre golpista, interesseira defensora dos interesses dos ricos, dos americanos. Essa erva  daninha que se chama globo é tão cínica que já fez vinheta comemorando os seus 45 anos em alusão ao PSDB. A realidade é dura, a globo apoiou a ditadura!  

  18. criticas

    Quando surgiu a “Vênus platinada”, nem deveria aparecer na tela da televisão esse seu Hans já deveria cair fora da globo a muito tempo e dar oportunidade pra outros talentos, demoro hem!!! o seu filho da mãe, casilda meu!!!! karaca veio……….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador